Sumário
Histórico
Shining Force é um jogo de RPG tático desenvolvido pela Climax Entertainment e Sonic! Software Planning, lançado originalmente para o console Sega Genesis (Mega Drive) em março de 1992 no Japão. O jogo foi publicado pela Sega e chegou ao mercado norte-americano em julho do mesmo ano. No Brasil, Shining Force foi lançado oficialmente em 1993, distribuído pela Tec Toy, que era responsável por trazer muitos títulos do Mega Drive para o país.
O desenvolvimento de Shining Force foi liderado por um time que incluía o designer Hiroyuki Takahashi e o compositor Masahiko Yoshimura. O jogo é parte da série Shining, que começou com Shining in the Darkness, um RPG de masmorras em primeira pessoa. Shining Force, no entanto, inovou ao introduzir elementos de estratégia em turnos, diferenciando-se de seu antecessor e estabelecendo um novo subgênero dentro da série.
Sobre o Jogo
Shining Force é ambientado em um mundo de fantasia onde o jogador assume o papel de Max, um jovem guerreiro que lidera um grupo de heróis contra as forças do mal lideradas por Darksol. A narrativa se desenrola através de uma série de batalhas estratégicas em turnos, intercaladas com momentos de exploração e diálogos que aprofundam a história e o desenvolvimento dos personagens. O visual do jogo é caracterizado por gráficos coloridos e detalhados para a época, com sprites bem animados e cenários variados que ajudam a criar uma atmosfera envolvente.
O áudio de Shining Force também merece destaque, com uma trilha sonora composta por Masahiko Yoshimura que complementa a ambientação épica do jogo. As músicas variam de temas de batalha intensos a melodias mais calmas durante os momentos de exploração, contribuindo para a imersão do jogador.
A jogabilidade de Shining Force é centrada em batalhas táticas em turnos, onde o jogador deve posicionar estrategicamente seus personagens em um campo de batalha dividido em quadrículas. Cada personagem possui habilidades únicas e pode evoluir ao longo do jogo, ganhando novos equipamentos e habilidades. A progressão é linear, mas permite alguma exploração entre as batalhas, onde o jogador pode interagir com NPCs, encontrar itens e recrutar novos membros para o grupo. Não há um sistema de pontuação tradicional, mas o sucesso nas batalhas e a gestão eficiente dos recursos são cruciais para o avanço na história.
O legado de Shining Force é significativo, tendo influenciado muitos jogos de RPG tático que vieram depois, como a série Fire Emblem e Final Fantasy Tactics. O jogo se inspirou em títulos anteriores como Fire Emblem: Shadow Dragon and the Blade of Light, mas trouxe inovações que ajudaram a popularizar o gênero fora do Japão. Shining Force continua a ser lembrado como um dos pilares dos RPGs táticos, com remakes e relançamentos ao longo dos anos que mantiveram seu legado vivo.
Mercado
Shining Force foi uma peça importante na estratégia da Sega para competir no mercado de consoles de 16 bits, especialmente contra a Nintendo, que já tinha uma forte presença com seus RPGs. O jogo ajudou a diversificar o catálogo do Mega Drive, oferecendo uma experiência de RPG tático que era relativamente nova para muitos jogadores fora do Japão.
Internacionalmente, Shining Force foi bem recebido, com críticas positivas que destacavam sua jogabilidade inovadora e narrativa envolvente. No Brasil, o jogo encontrou um público fiel graças à distribuição da Tec Toy, que ajudou a popularizar o Mega Drive no país. Embora não tenha atingido números de vendas astronômicos, Shining Force consolidou-se como um clássico cult, influenciando o desenvolvimento de futuros jogos do gênero.
Ficha Técnica
- Desenvolvido Por: Climax Entertainment, Sonic! Software Planning
- Publicado Por: Sega
- Mídia: Cartucho
- Lançado Em: 20 de março de 1992 (Japão)
- Plataformas: Sega Genesis (Mega Drive)
- Designer: Hiroyuki Takahashi
- Compositor: Masahiko Yoshimura
- Taxonomia: RPG tático
- Jogadores: 1 jogador
Curiosidades
Uma curiosidade interessante sobre Shining Force é que ele foi um dos primeiros jogos a introduzir o conceito de promoção de classes, onde personagens podem evoluir para classes mais poderosas após atingirem um certo nível. Isso adicionou uma camada extra de estratégia, pois os jogadores precisavam decidir o momento ideal para promover seus personagens.
Além disso, o jogo possui alguns segredos e personagens ocultos que podem ser recrutados se certas condições forem atendidas, incentivando a exploração e a experimentação por parte dos jogadores. Esses elementos ajudaram a aumentar o fator replay do jogo, tornando-o ainda mais atraente para os fãs de RPGs.
Links de Referencia
- https://segaretro.org/Shining_Force
- https://en.wikipedia.org/wiki/Shining_Force
- https://www.giantbomb.com/shining-force/3030-20113/
- https://www.mobygames.com/game/6819/shining-force/
Atualiazado em 25/10/2024 por lgodoy