Sumário
Street Fighter 2 foi lançado em 1991 e foi sem dúvidas um dos jogos mais importantes da história dos vídeo games. Nascendo nos arcades o jogo se espalhou para vários outros consoles, recebendo adaptações até os dias de hoje. Talvez a mais curiosa versão do jogo é para o Master System, principalmente porque foi totalmente desenvolvida por programadores brasileiros.
Introdução
Durante a década de 90 o lançamento de Street Fighter 2 revolucionou o gênero dos jogos de luta, com gráficos ótimos, um modo “Versus” – aonde jogadores poderiam jogar um contra o outro – e uma excelente captura de input dos jogadores para máxima precisão na execução de comandos o jogo dominou o cenário competitivo da época.
Enquanto isso aqui no Brasil o Master System ainda rendia, e a Tectoy que já tinha experiência com o console queria produzir o jogo para a plataforma. Mas mesmo que fosse do interesse da Capcom lançar o seu jogo para outros consoles ela não achava interessante a ideia de lançar seu jogo para uma plataforma ultrapassada como o Master System, isso por que eles não queriam que seu jogo fosse associado com um console obsoleto, assim negando os pedidos da Tectoy de lançar oficialmente o jogo.
Entretanto um evento marcante ocorreu aqui no Brasil na época quando a RomStar, representante dos jogos arcades da Capcom na época, veio para o Brasil e trouxe um dos responsáveis pelo desenvolvimento do jogo. A Tectoy então conseguiu se encontrar com ele e fez uma pegadinha. Eles lhe entregaram controles de Mega Drive e em segredo o colocaram para jogar uma cópia do Street Fighter 2 para Master System que eles haviam produzido mesmo sem a permissão da Capcom. Durante a jogatina o rapaz, que acreditava estar jogando uma versão do jogo para Mega Drive, soltou várias críticas, apenas para no final lhe ser revelado que ele na verdade jogara em um Master System, aonde logo após uma reação de surpresa ele viria a permitir a distribuição da nova versão do jogo. Infelizmente o jogo foi lançado muito tarde sendo um dos últimos jogos produzidos para o console.
O Jogo
Devido à grande diferença tecnológica entre os consoles da época e o Master System esta nova versão do Street Fighter 2 foi produzida visando o limitadíssimo hardware que o console tinha para a época de produção.
A jogabilidade do jogo não era das melhores chegando até mesmo a dificultar a execução de certos movimentos. Devido ao controle do Master System possuir apenas dois botões vários ataques e combos foram retirados desta nova versão do jogo, permanecendo apenas 2 especiais para cada personagem.
Todas as animações tiveram o número de sprites reduzidas, algumas animações foram retiradas, os cenários foram simplificados e espelhados e tiveram vários objetos retirados. O jogo também não tinha pontuação e nem marcação de rounds.
Curiosidades
- Juntamente com o jogo o console ainda recebeu um novo controle de 6 botões, o qual possuía os botões 1, 2, 1+2 e suas respectivas funções Turbo.
Ficha Técnica
Desenvolvido por: Tectoy
Publicado por: Tectoy
Lançado em: 1997
Console: Master System
Taxonomia: Luta
Periférico: Joystick
Jogadores: 2
Referências
Wikipedia
Sega Nerds
Uol Mais
Retro Bits
Sega Retro
Atualiazado em 29/05/2017 por Daniel Gularte