Sumário
Sapo Xulé foi uma trilogia de jogos Rom Hack da Tectoy onde contava com as versões: S.O.S. Lagoa Poluída, O Mestre do Kung Fu, Os Invasores do Brejo.
Tendo seu lançamento em 1995, Sapo Xulé: SOS Lagoa Poluída foi uma cópia do jogo Astro Warrior que foi desenvolvido e publicado pela SEGA para o Master System. O jogo Sapo Xulé S.O.S. Lagoa Poluída é baseado em um personagem fictício criado pelo escritor Paulo José; o Sapo Xulé foi inspirado na canção “O Sapo que não lava o pé”, tendo até mesmo uma série de brinquedos e animações.
O personagem Astoro Raider do game Astro Warrior era substituído pelo Sapo Xulé em um submarino, já o ambiente que originalmente se passava no espaço havia sido substituído por uma lagoa.
Conceito
Roteiro
O jogo resumia-se em três fases e os cenários eram os mesmos do Astro Warrior, a diferença eram pelos inimigos e um fundo verde. O jogo era infinito, derrotando o ultimo chefe voltava-se para o início com um grau de dificuldade maior e assim consecutivamente. Quando o Sapo Xulé morria os Power-up eram perdidos, mas ao derrotar o ultimo chefe o Power-up que o jogador tivesse naquele momento era mantido.
Na embalagem da caixa, em sua região traseira, existe uma descrição explicando a história do jogo. Sendo ela a seguinte:
Três gananciosos cientistas uniram-se num projeto ambicioso: construir um complexo secreto de usinas submarinas processadoras de lixo, que poderiam gerar energia barata, porém, com grande prejuízo para a natureza. Resolveram instalar as usinas no brejo e, a bordo de três submarinos ultramodernos, colocaram o projeto em andamento.
Em pouco tempo, o fundo da lagoa já estava repleto de lixo: eram pneus, garrafas, latas, tambores, botas e mais uma infinidade de outros detritos utilizados como matéria-prima pelas usinas. A vida dos animais da região já estava ameaçada!
Os seres do brejo, desesperados, foram consultar o velho sábio Cágado Adão que, sem demora, encontrou uma forma de eliminar o lixo do fundo da lagoa, destruir as usinas e ainda expulsar os invasores: construiu uma poderosa nave submarina munida com uma metralhadora laser e duas armas com grande poder de fogo, que funcionavam sincronizadas com o movimento da nave.
O Sapo Xulé foi escolhido para realizar a missão e, pilotando o submarino especial, partiu rumo ao fundo da lagoa onde estavam instaladas as usinaosis.
Pelo radar, os cientistas detectaram o perigo e imediatamente refugiaram-se em seus poderosos submarinos. Utilizando-se do lixo submerso, os bandidos construíram armas terríveis para enfrentar o Sapo Xulé. Eram garrafas-torpedos, pneus-bombas, naves-parafusos, cascas de bananas giratórias e muitas outras engenhocas letais comandadas à distância e que deveriam proteger as usinas, os submarinos e ainda destruir o Sapo Xulé.
Numa guerra submarina com forças tão equilibradas, a vitória só poderá pertencer aos mais inteligente e hábil dos guerreiros.
Em resumo, o jogador colocava-se na pele de um sapo chamado Xulé e navegava em uma lagoa utilizando um submarino. A missão era derrotar três cientistas que estavam poluindo o lago. Enfrentando inimigos desde tesouras até naves vasilhas.
Personagens
O jogo possui uma série de personagens de elementos inusitados, desde o próprio protagonista sendo um sapo que navega em um submarino até naves cotonetes que atiram. Alguns dos inimigos são até mesmo complicados de identificar o que é. Segue uma lista de alguns dos inimigos, aqueles de fácil identificação:
- Palitos de fósforo explosivos
- Tesouras
- Botas
- Naves parafusos
- Maçãs
- Cascas de bananas giratórias
- Naves cotonetes
- Lâmpadas
- Naves vasilhas
- Fatias de melancia giratória
Cenários
Os cenários eram os mesmos do jogo Astro Warrior, longos e com vários elementos ao longo dela. A única diferença de cenário entre Astro Warrior e Sapo Xulé: SOS Lagoa Poluída era o fundo que era verde em Sapo Xulé.
O jogo possui um total de três fases no qual o cenário movia-se para baixo e vários elementos eram apresentados. Alguns objetos do próprio cenário poderiam ser destruídos.
Game Play
Não existe grande diferenças de outros jogos Shooter 2D. O jogador assume o personagem dentro de um submarino e atira para derrotador os inimigos até chegar no chefe da fase, embora os inimigos sejam realmente inusitados como uma nave cotonete que atira bolas amarelas.
O HUD não apresenta nenhum elemento, apenas é mostrado as informações de vida, fase e pontuação ao passar de fase ou quando o jogador morre.
O jogador movimenta o submarino por toda a tela, nos eixos X e Y. Existe um Power-up que são pequenas naves que seguem o jogador e atiram ao mesmo tempo em que o jogador atira, outro que aumenta a quantidade de tiros e mais um que aumenta o comprimento do tiro. Caso o jogador seja atingido por algum tiro das naves, ele morre imediatamente e perde os Power-up.
Quando derrota-se o chefe da terceira fase o jogo volta para o início, mas mantendo-se os Power-up que o jogador possuíam ao derrotar o chefe; além disso o jogo aumenta a dificuldade como o acréscimos da quantidade inimigos. Cada vez que se chega no final do ultimo chefe, o jogo recomeça e assim sucessivamente.
Curiosidades
As versões portuguesas e brasileiras possuíam diferenças em sua embalagem e história. Na versão brasileira a caixa é toda azul enquanto a portuguesa é em quadriculados roxos. Atrás da caixa encontrava-se o texto de apresentação do jogo, embora a mensagem fosse a mesma algumas informações eram diferentes.
Galeria
Ficha técnica
Desenvolvedora: Tectoy
Publicadora: Tectoy (BR), Ecofilmes (PT)
Lançamento: 1995 (BR), 1996 (PT)
Console: Sega Master System
Taxonomia: Shooter, 2D vertical
Jogadores: 1
Referências
en.wikipedia.
orgsegaretro.org
sega-brasil.com.br
segaretro.org
greenhillszone.wordpress.com
Jogado e observado pelo autor.
Atualiazado em 11/05/2017 por Daniel Gularte