Sumário
Introdução
Em 1988, a Sega lança, para Master System, o jogo Kenseiden. Um jogo de ação com uma temática mais adulta, bastante semelhante aos primeiros jogos da série Castlevania, lidando com demônios invocados, magia negra e honra manchada.
O jogo foi lançado pela TecToy sem muitas pretenções, mas acabou sendo um dos melhores jogos do Master System, não somente por sua complexidade e dificuldade mas por sua primazia em seu game design. Confira nos próximos parágrafos a análise descritiva deste game.
A jornada pela honra
Após ter sua honra manchada pelos Warlocks, os quais roubaram os 5 pergaminhos secretos e a Espada do Dragão Rei de sua família, Hayato, um guerreiro samurai, inicia sua jornada para recuperar os artefatos de sua família e a sua honra, pondo um fim no império dos Warlocks.
O Japão Feudal
O jogo se passa no Japão durante o século XVI. O tema das fases variam entrem florestas, montanhas, templos, pontes e castelos, totalizando 16 cenários diferentes. Após completar uma das fases de Kenseiden, o jogador tem a opção de trilhar o seu caminho por entre as provincias japonesas, dando a opção ao jogador de trilhar rotas diferentes até o desafio final, além de permitir a possibilidade de repetir fases.
A lâmina samurai
Com foco em ação, Kenseiden coloca o jogador em um ambiente hostil repleto de demônios. Munido apenas de uma Katana para se defender, o jogador deve desenvolver reflexos para garantir sua sobrevivência e progresso.
Todas as ações de Hayato, do seu andar cuidadoso, dos seus altos pulos e seus golpes de Katana; são bem animados e bastante polidas para a época em que foi lançado. Os ataques de Hayato, em sua maioria, são idênticos aos usados por samurais de verdade. Os golpes são básicos, como o de um corte rápido a um corte forte e preciso, usado para quebrar capacetes.
As batalhas contra os chefes se diferenciam do convencional do jogo, sendo no estilo um contra um, onde se deve idetificar a fraqueza do Warlock para mata-lo mais facilmente, ao derrota-lo Hayato recuperará um dos artefatos de sua família, assim, melhorando o desempenho de Hayato.
Explorando o mapa, o jogador pode acabar encontrando um dos templos de treinamento. O jogador precisa superar desafios, como: espinhos no chão, flechas e lanças móveis. Se o sucesso for alcançado, o jogador será recompensado com itens que irão deixar Hayato mais forte para o combate.
Trilha sonora
A trilha sonora de Kenseiden conta com quinze músicas e tem o objetivo de ambientar o jogador na era do Japão Feudal. Confira as músicas do jogo abaixo:
Mídia
Curiosidades
- Kenseiden pode significar “A lenda da espada sagrada” ou “A lenda do mestre da espada”.
- A cabeça de Alex Kidd aparece em uma das fases do jogo.
- Na versão japonesa do jogo, Hayato tem cabelos loiros, enquanto na versão internacional os cabelos são negros.
- O jogo tem uma versão Coreana. Nela o mapa de seleção das fases usa parte do atual território norte coreano e o território sul coreano. Essa diferença é, possivelmente, por conta das desavenças entre o Japão e a Coreia, durante e pós Segunda Guerra Mundial.
Ficha Técnica
Desenvolvido por: Sega
Publicado por: Sega
Lançado em: 1988
Console: Master System
Taxonomia: 2D / Ação
Periférico: Joystick
Jogadores: 1
Referências
Wikipedia
Manual do jogo
Esse texto foi produzido em uma colaboração conjunta com o Grupo de Leitura de Jogos.
Jogo utilizado: Kenseiden para Master System 3 da TecToy. Ambos disponibilizados pelo acervo do Bojogá.
Responsáveis: Jefferson Jales e Pedro Henrique
Atualiazado em 11/02/2017 por Daniel Gularte
jogo estranhamento bom para a epoca! eu tinha nasciado a 1 ano… a musica é otima para o master system e empolgante.. a dificuldade é para Adultos vc pega espadas novas e fica mais forte é um jogo muito bom