Sumário
Histórico
Sonic The Hedgehog Chaos, conhecido no Japão como Sonic & Tails e conhecido também como Sonic Chaos, foi lançado em 1993 para o console Master System e também para o Game Gear. Desenvolvido pela Aspect Co., Ltd., o jogo foi publicado pela Sega. No Brasil, o jogo foi distribuído pela Tec Toy, que era responsável pela adaptação e distribuição de muitos jogos da Sega no país. O desenvolvimento de Sonic Chaos foi uma resposta à popularidade crescente da franquia Sonic the Hedgehog, que havia se estabelecido como um dos principais produtos da Sega.
A equipe de desenvolvimento da Aspect Co., Ltd. trabalhou para adaptar a experiência de Sonic para as limitações técnicas do Master System, que era menos potente que o Mega Drive. A ideia era criar um jogo que mantivesse a essência da série, mas que fosse acessível para os jogadores que possuíam o console de 8 bits. O jogo foi bem recebido pela crítica e pelos fãs, especialmente por sua jogabilidade fluida e pela introdução de novos elementos na série.
Sobre o Jogo
Sonic Chaos segue a narrativa clássica da série, onde Sonic e Tails devem impedir o Dr. Robotnik de coletar as Esmeraldas do Caos e dominar o mundo. O jogo se destaca por seus gráficos coloridos e detalhados, que eram impressionantes para a época, especialmente no Master System. A trilha sonora, composta por Kojiro Mikusa e Masanobu Tsukamoto, complementa a ação com músicas animadas e memoráveis.
A jogabilidade de Sonic Chaos é semelhante aos jogos anteriores da série, com Sonic e Tails correndo por fases cheias de inimigos e obstáculos. O jogo introduz novas mecânicas, como a habilidade de Sonic de usar o “Spin Dash” e a capacidade de Tails de voar por curtos períodos. A progressão é linear, com os jogadores avançando por diferentes zonas até enfrentar o Dr. Robotnik em uma batalha final. Não há um sistema de pontuação complexo, mas os jogadores podem coletar anéis e itens especiais ao longo das fases.
Sonic Chaos teve um impacto significativo na série Sonic, influenciando jogos subsequentes com suas inovações de jogabilidade. Embora não tenha sido tão influente quanto os títulos principais da série, ele ajudou a solidificar a presença de Sonic em consoles de menor capacidade. O jogo se inspirou em elementos dos títulos anteriores, como Sonic the Hedgehog 2, mas trouxe suas próprias inovações, como a jogabilidade diferenciada de Tails.
Mercado
Sonic Chaos foi uma parte importante da estratégia da Sega para manter a relevância do Master System e do Game Gear em um mercado cada vez mais competitivo. A empresa buscava expandir a presença de Sonic em todas as suas plataformas, e Sonic Chaos ajudou a atingir esse objetivo. No Japão e na Europa, o jogo foi bem recebido, mas foi no Brasil que ele encontrou um sucesso particular, graças à popularidade do Master System no país.
Embora não existam números exatos de vendas disponíveis, Sonic Chaos foi considerado um sucesso comercial, especialmente no Brasil, onde a Tec Toy desempenhou um papel crucial na sua distribuição. O jogo não recebeu prêmios significativos, mas é lembrado como um dos melhores títulos do Master System. Sua recepção positiva ajudou a manter a franquia Sonic relevante durante a transição para a era dos consoles de 16 bits.
Ficha Técnica
- Desenvolvido por: Aspect Co., Ltd.
- Publicado por: Sega
- Mídia: Cartucho
- Lançado em: 1993
- Plataformas: Master System, Game Gear
- Designer: M. Shima, Ray, Tadashi Ihoroi (5OOZO)
- Compositor: Kojiro Mikusa e Masanobu Tsukamoto
- Taxonomia: Plataforma
- Jogadores: 1
Curiosidades
Uma curiosidade interessante sobre Sonic Chaos é que ele foi um dos primeiros jogos a permitir que os jogadores controlassem Tails, oferecendo uma experiência de jogo diferente da de Sonic. Além disso, o jogo possui algumas diferenças entre as versões de Master System e Game Gear, principalmente em termos de design de fases e gráficos, devido às limitações técnicas de cada plataforma.
Outro fato curioso é que Sonic Chaos foi um dos poucos jogos da série a ser lançado exclusivamente para consoles de 8 bits, enquanto a maioria dos títulos principais da franquia eram desenvolvidos para o Mega Drive. Isso destaca a importância do jogo na estratégia da Sega de alcançar uma audiência mais ampla.
Links de Referencia
- https://segaretro.org/Sonic_Chaos
- https://www.mobygames.com/game/10344/sonic-the-hedgehog-chaos/
- https://sonic.fandom.com/wiki/Sonic_Chaos/Staff
- https://en.wikipedia.org/wiki/Sonic_Chaos
Atualiazado em 12/02/2025 por lgodoy