Sumário
Introdução
Em 1988, a Taito lança Bubble Bobble para Master System, originalmente feito para os arcades. O jogo foi relançado para abocanhar uma nova e crescente fatia de mercado: o de consoles caseiros. Entre as versão de Bubble Bobble refeitas, a de Master System é considera a melhor, por apresentar uma qualidade, tanto gráfica como sonora, parecidos com o original e também por apresentar mais elementos de jogabilidade. Confira agora uma pequena analise sobre essa versão.
Roteiro
A história do Bubble Bobble é contada em doses homeopáticas. É dado tão pouco ao jogador, que o mesmo pode até ficar confuso no decorrer da simples narrativa do jogo.
Bub e Bob, os dois dragões que soltam bolhas, estão explorando a caverna dos monstros, a princípio, apenas pela aventura “fantástica”. Após algumas salas, você descobre que os dois dragões estão atrás de salvar duas donzelas. Apenas na metade do jogo que é revelado que os dragões são irmãos que foram transformados pelas criaturas e tiveram suas respectivas namoradas sequestradas pelos monstros.
Mecânicas
Usando apenas o direcional e dois botões, Bubble Bobble apresenta mecânicas
bem simples. Movimentar-se com o direcional, pular com um botão e soltar uma bolha com o outro. O jogo todo gira em torno das bolhas, pois é com elas que você derrota os inimigos e passa por obstáculos. Para conseguir derrotar os monstros, os dragões deverão aprisionar seus inimigos e, após isso, estourar a bolha, seja ela com seus pés, pulando em cima da bolha, ou usando seus espinhos, os quais se encontram nas costas e na cabeça. As bolhas também podem ser usadas como apoio para chegar em lugares mais altos.
Alguns recursos são usados para deixar o jogo mais dinâmico como guloseimas, que dão pontos ao jogador; Power-Ups, que modificam o jogo, como fazer o pequeno dragão soltar bolas de fogo ou ficar invencível; itens mágicos que transformam todos os monstros em joias; e bolhas contendo algo dentro, como fogo, água e raios, os quais podem ser usados para derrotar os inimigos.
Trilha sonora
Contando poucas faixas, a trilha sonora de Bubble Bobble, criada por Tadashi Kimijima, é simples, mas que acaba grudando na cabeça. Confira, nos links abaixo, as músicas do jogo:
Opening | Name Set | Bad End |
Main Theme | Game Over | Happy End |
Hurry Up | Attack Super Drunk | Scal Monster |
Chakun Heart | Mysterious Floor |
Curiosidades
- Um dos primeiros jogos a ter múltiplos finais.
- No Brasil, sua versão de Master System foi vendida com o nome de Dragon Maze, em 1994.
Ficha Técnica
Desenvolvido por: Taito
Publicado por: Taito
Lançado em: 1988
Console: Master System
Produtor: Fukio Mitsuji
Taxonomia: 2D / Plataforma
Periférico: Joystick
Jogadores: 1 a 2
Referências
Wikipedia
Arcade History
Esse texto foi produzido em uma colaboração conjunta com o Grupo de Leitura de Jogos.
Jogo utilizado: Bubble Bobble para Master System 3 da TecToy. Ambos disponibilizados pelo acervo do Bojogá.
Responsáveis: Jefferson Jales e Pedro Henrique.
Atualiazado em 07/11/2016 por Daniel Gularte