Sumário
Histórico
Marvel vs. Capcom 2: New Age of Heroes é um jogo de luta desenvolvido e publicado pela Capcom. Lançado inicialmente em 2000 para o arcade, o jogo rapidamente se tornou um sucesso, levando a sua adaptação para o console Dreamcast no mesmo ano. No Brasil, o jogo também foi lançado em 2000, acompanhando o lançamento global. O desenvolvimento do jogo foi liderado por uma equipe da Capcom que buscava criar uma experiência de luta que combinasse personagens icônicos da Marvel Comics com os da Capcom, utilizando a placa de arcade Sega NAOMI, que permitia gráficos mais avançados e uma jogabilidade mais fluida.
A equipe de desenvolvimento de Marvel vs. Capcom 2 contou com nomes como Tatsuya Nakae e Katsuhiro Eguchi, que foram fundamentais para criar a experiência de luta dinâmica e inovadora do jogo, assim como outros designers. O jogo foi projetado para ser acessível tanto para jogadores casuais quanto para os mais experientes, com um sistema de combate que permitia combos complexos e estratégias variadas. A Capcom, já conhecida por seus jogos de luta, buscava com Marvel vs. Capcom 2 consolidar sua posição no mercado de jogos de luta, aproveitando a popularidade dos personagens da Marvel e a base de fãs já estabelecida de seus próprios jogos.
Sobre o Jogo
Marvel vs. Capcom 2 não possui uma narrativa complexa, focando principalmente na experiência de combate entre os personagens. O jogo apresenta um elenco de 56 personagens, divididos entre heróis e vilões da Marvel e personagens clássicos da Capcom. Visualmente, o jogo se destaca pelo uso de sprites 2D detalhados sobre cenários 3D, criando um efeito visual único para a época. A trilha sonora, composta por Tetsuya Shibata e Mitsuhiko Takano, é marcada por uma mistura de jazz e funk, que se tornou icônica entre os fãs.
A jogabilidade de Marvel vs. Capcom 2 é centrada em batalhas de equipes de três contra três, onde os jogadores podem alternar entre os personagens durante a luta. O sistema de combate é conhecido por sua profundidade, permitindo a execução de combos aéreos e especiais devastadores. O jogo utiliza um esquema de controle simplificado em relação aos seus predecessores, com apenas quatro botões de ataque, além de botões para chamar assistências dos personagens reservas. A progressão no jogo se dá através de lutas contra equipes controladas pela inteligência artificial ou contra outros jogadores, sem um sistema de pontuação tradicional, mas com foco na vitória das batalhas.
O legado de Marvel vs. Capcom 2 é significativo no gênero de jogos de luta. Ele influenciou muitos jogos subsequentes, especialmente no que diz respeito ao combate em equipe e à inclusão de personagens de diferentes universos. Jogos como Dragon Ball FighterZ e BlazBlue: Cross Tag Battle adotaram mecânicas semelhantes de combate em equipe. Marvel vs. Capcom 2 também se inspirou em jogos anteriores da Capcom, como X-Men vs. Street Fighter e Marvel vs. Capcom: Clash of Super Heroes, expandindo e refinando as ideias apresentadas nesses títulos.
Mercado
Marvel vs. Capcom 2 foi uma peça chave na estratégia da Capcom para dominar o mercado de jogos de luta no início dos anos 2000. O jogo foi bem recebido tanto no Japão quanto internacionalmente, vendendo mais de um milhão de cópias em suas diversas plataformas. No Brasil, o jogo também encontrou um público fiel, especialmente entre os frequentadores de fliperamas, onde o jogo era uma atração popular. A Capcom conseguiu capitalizar a popularidade dos personagens da Marvel, que estavam em alta devido ao sucesso de filmes e quadrinhos na época.
O impacto de Marvel vs. Capcom 2 no mercado foi amplificado por sua presença em torneios de jogos de luta, onde se tornou um título regular. O jogo recebeu diversos prêmios, incluindo elogios por sua jogabilidade e design de personagens. Apesar de não ter quebrado recordes de vendas, sua influência e longevidade no cenário competitivo garantiram seu lugar como um dos jogos de luta mais importantes de sua geração. A Capcom continuou a explorar a franquia com sequências e relançamentos, mantendo o interesse dos fãs ao longo dos anos.
Ficha Técnica
- Desenvolvido Por: Capcom
- Publicado Por: Capcom
- Mídia: GD-ROM
- Lançado Em: 2000
- Plataformas: Dreamcast, Arcade, PlayStation 2, Xbox, PlayStation 3, Xbox 360
- Designers: Tatsuya Nakae, Katsuhiro Eguchi, Shintaro Kojima, Oni Suzuki, Shinichirō Obata e Hidetoshi Ishizawa
- Compositor: Tetsuya Shibata e Mitsuhiko Takano
- Taxonomia: Luta
- Jogadores: 1-2
Curiosidades
Uma curiosidade interessante sobre Marvel vs. Capcom 2 é que ele foi um dos primeiros jogos a utilizar a placa de arcade Sega NAOMI, o que permitiu uma transição mais fácil para o Dreamcast, já que o console compartilhava a mesma arquitetura. Isso resultou em uma versão caseira que era quase idêntica à experiência do arcade, algo raro na época.
Outra curiosidade é que o jogo foi relançado digitalmente em 2009 para PlayStation 3 e Xbox 360, mas foi removido das lojas digitais em 2013 devido a questões de licenciamento com a Marvel. Esse relançamento digital trouxe uma nova geração de jogadores para o título, revivendo seu status cult e aumentando a demanda por uma nova sequência.
Links de Referencia
- https://www.ign.com/articles/2009/07/30/marvel-vs-capcom-2-review
- https://www.gamespot.com/games/marvel-vs-capcom-2/
- https://en.wikipedia.org/wiki/Marvel_vs._Capcom_2%3A_New_Age_of_Heroes
- https://segaretro.org/Marvel_vs._Capcom_2:_New_Age_of_Heroes
Atualiazado em 28/01/2025 por lgodoy