Sumário
No início da década de 80 o Garimpo de Serra pelada estava em alta, todos conheciam ou ouviram falar do mais novo atalho para a riqueza e várias pessoas sonhavam em explorar Serra Pelada, mas um desenvolvedor de jogos da época resolveu explorar o garimpo de uma maneira um pouco diferente das pessoas comuns.
Histórico
Durante o começo da década de 80 a Serra Pelada era o garimpo mais famoso do Brasil aonde toneladas de ouro esperavam por garimpeiros corajosos para serem encontradas. Alguém pensou que este seria um ótimo cenário para se ambientar um jogo, e foi então que Renato Degiovani desenvolveu outro jogo de sua autoria, utilizando sua engine de criação de jogos de aventura de texto para a mais nova edição da revista Micro Sistema da época, da qual ele não só era leitor como também um colaborador frequente.
Game Design
Aventuras em Serra Pelada é um jogo de aventura em texto, logo seus comandos são executados através de palavras digitadas pelo jogador.
Uma opção comum no jogo é o comando “garimpar”, no qual o jogador pode coletor ouro no local, contanto que o jogador tenha os itens necessários.
Todo ouro que o jogador obtiver deverá ser vendido na Caixa Econômica. Além disso, o jogador pode sacar dinheiro a vontade e sempre nos valores de R$ 100, R$ 200 ou R$ 300 reais. É sempre bom que o jogador tenha cuidado, pois em Serra Pelada mora um meliante conhecido como Bôca de Traíra e ele vai querer suas coisas. O jogador também pode acessar um mapa simples do garimpo para lhe auxiliar.
Conceito
Nascendo no auge da fama da Serra Pelada, Aventuras em Serra pelada é um jogo aonde o jogador é um aventureiro que parte em uma aventura no garimpo em busca da “Dívida Externa”, assim nomeada a recém descoberta pepita de ouro de três quilos, descoberta por João Dente de Ouro que misteriosamente desapareceu.
O jogo começa no quarto dia do mês, e o jogador tem até as 12 horas do dia 30 para sair de Serra Pelada com ou sem a Dívida Externa, e para isso o jogo disponibiliza ao jogador diversas maneiras de atingir seu objetivo sem medo de testar a moral ética do jogador.
Tecnologia
O jogo foi desenvolvido usando uma engine de desenvolvimento de Adventure games, criada pelo próprio autor do jogo ao trabalhar em um projeto anterior, o Aventuras na Selva.
Mercado
Sendo publicação da revista Micro Sistemas o jogo foi recebido por todos os compradores da edição de Janeiro de 1984 da revista. Além disso no final do ano foi produzida uma versão para os micro TRS 80, em 87 foi lançada uma versão para MSX, em 91 teve uma versão para CGA para micro compatíveis com o IBM PC e uma versão colorida para placas VGA em 92. Em 2004 o jogo finalmente recebeu uma versão para Windows.
Ficha Técnica
Desenvolvido por: Renato Degiovani
Publicado por: Micro Sistemas
Lançado em: 1984
Console: PC Sinclair ZX81
Mídia: Disquete 5 1/4
Taxonomia: Aventura de texto
Periférico: Teclado
Jogadores: 1
Referências
Tilt.net – Serra Pelada
Atualiazado em 17/05/2017 por Lucas Couto