Sumário
Em um tempo aonde se produzir jogos era algo muito complexo até mesmo no exterior um brasileiro realiza a façanha de produzir uma engine na qual ele ainda viria a programar muitos jogos.
Histórico
Em 1981 o hobby da informática era pouco difundido, ainda mais aqui no Brasil, mas havia acabado de nascer a revista Micro Sistemas que viria a se tornar fonte de conteúdo para os amantes da área não somente adquirirem conhecimento mas também para interagirem já que a revista também aceitava conteúdo de seus leitores.
Enquanto isso em 1982, Renato Degiovani desenvolveu uma engine própria para o desenvolvimento de jogos de aventura em texto, fazendo isso sem a necessidade de nenhum tipo de referência documentada ou auxílio das grandes desenvolvedoras sobre como fazê-lo. A engine fica pronta e em Janeiro de 1983 o jogo Aventuras na Selva é terminado.
Renato Degiovani sendo um dos leitores da Micro Sistemas após algumas trocas de cartas é convidado a ter seu jogo distribuído pela revista, assim Aventuras na Selva é oficialmente lançado em Agosto do mesmo ano para PC Sinclair ZX 81 e compatíveis.
Em 1985 o jogo é relançado com o nome de Amazônia pela Ciberne Software, agora reformulado para um maior desafio para o jogador e desta vez totalmente escrito em Assembly para um melhor desempenho.
Game Design
Sendo um jogo de aventura em texto as ações do jogo são executadas através de comandos contextuais, o jogador deve prestar atenção durante o jogo pois a sede do personagem aumenta com o tempo e os problemas a serem solucionados no jogo apresentam várias maneiras de serem solucionados.
Outra coisa que dificultava ainda mais o jogo era o fato de que o jogo possuía eventos aleatórios, a qualquer momento o jogador poderia se deparar com a cobra ou com a onça sendo que segunda dava apenas alguns segundos para o jogador resolver a situação antes de puxar a tela de game over.
Conceito
No jogo o jogador sofre um acidente de avião e cai na floresta amazônica, próximo a uma aldeia de índios aonde seu objetivo é sobreviver até achar uma pista aonde poderá ser socorrido, e para fazer isso o jogador não deve apenas prestar atenção nas suas necessidades mas também sobreviver aos animais da selva.
Tecnologia
O jogo foi produzido utilizando uma engine própria criada pelo autor para o desenvolvimento de jogos do gênero para o PC Sinclair ZX 81 e programado em Basic.
Curiosidades
- O jogo vinha com o código fonte em um livreto, assim permitindo aos usuários criarem suas próprias aventuras.
Ficha Técnica
Desenvolvido por: Renato Degiovani
Publicado por: Ciberne
Lançado em: 1985
Console: ZX Spectrum e TRS 80 modelo III
Mídia: Disquete 5 1/4
Taxonomia: Aventura de texto
Periférico: Teclado
Jogadores: Um
Referências
Cosmic Effect
Cantinho TK90X – Amazônia revisitada
Tilt.net
Atualiazado em 17/05/2017 por Lucas Couto
[…] deu origem para a versão comercial Amazônia e — para mim a mais divertida — Aventuras em Serra Pelada cujo enredo era não linear, […]