Sumário
Produzido em 1983, nasce o primeiro jogo brasileiro distribuído comercialmente através de uma das maiores revistas de informática brasileiras da época, a Micro Sistemas.
Histórico
Nascia em 1981 a primeira revista de informática do Brasil, a Micro Sistemas. Bolada pela filha do dono, a revista era muito boa e em cerca de um ano e meio a revista já contava com a participação colaborativa de seus leitores. Ela era quase como um ponto de encontro de uma pequena comunidade deste hobby extremamente novo, ao qual entusiastas podiam usar para acessarem esse tipo de conteúdo que era muito difícil de se achar na época.
Depois de algum tempo se comunicando com a equipe Renato Degiovani é chamado para fazer publicações de seus jogos na revista, que ao participar pela primeira vez com sua criação “Aeroporto 83” em Julho de 1983, faz as unidades da revista esgotarem nas bancas, tornando assim “Aeroporto 83” o primeiro jogo programado em linguagem de máquina a ser publicado em uma revista.
Game Design
No jogo o personagem é um avião que deve pousar e para fazer isso ele deve derrubar bombas para eliminar os obstáculos no local de pouso.
O avião se movimenta sozinho para a direita, e ao chegar no final da tela ele volta para o começo porém em uma camada mais abaixo.
As bombas lançadas pelo jogador percorrem um caminho diagonal, de forma a acompanhar o movimento horizontal do avião e o jogador pode lançar apenas uma bomba por vez.
Se o jogador chegar na ultima camada para aterrissar e ainda houver obstáculos na pista o jogador morre. Além disso, caso o jogador destrua a torre e o radar ele perderá pontos.
O jogador inicia o jogo com zero pontos, logo se ele destruir a torre e o radar logo no início do nível ele tecnicamente não sofre penalidades. O jogador recebe pontos ao destruir os obstáculos e ao finalizar o nível com sucesso.
Conceito
Na primeira versão do jogo os objetos e personagens eram todos representados por caracteres gráficos, sendo o jogador representado por um “>”, bombas eram representadas por um ”.” e os obstáculos e o resto do cenário eram feitos usando blocos pretos sólidos e outros pontilhados.
Tecnologia
O jogo foi programado em linguagem de máquina e foi feito para ser compatível com o PC Sinclair ZX81 da época.
Mercado
Publicado através de uma edição da revista Micro Sistemas, o jogo atingiu todos os consumidores daquela versão da revista que teve suas edições esgotadas logo no primeiro mês.
Curiosidades
- O número 83 do nome do jogo vem do ano em que o mesmo foi lançado: 1983.
Ficha Técnica
Desenvolvido por: Renato Degiovani
Publicado por: Micro Sistemas
Lançado em: 1983
Console: PC Sinclair ZX81
Taxonomia: Ação
Periférico: Teclado
Jogadores: 1
Referências
Tilt.net – A primeira versão do jogo
Aventuras na Selva: O pioneirismo no design de videogames no Brasil
Aeroporto 83 4.5 – Super Downloads
Atualiazado em 17/05/2017 por Lucas Couto
Que legal. Foi o primeiro jogo que eu, com 8 anos, e meu pai digitamos no tk 82C.
Na época não tínhamos gravador cassete, então digitavamos o jogo, copiando da revista, jogávamos e depois desligavamos o computador, perdendo tudo.
Para jogar novamente, pacienciosamente eu digitava tudo novamente. E na maior alegria.
Depois com o gravador cassete ficou bem mais fácil….bons tempos