Sumário
Histórico
Q-Bert é um jogo de arcade desenvolvido pela Gottlieb e lançado em 1982. O jogo foi posteriormente portado para o console Atari 2600, entre outros sistemas. No Brasil, Q-Bert foi lançado em 1983, rapidamente se tornando popular entre os jogadores da época.
O desenvolvimento de Q-Bert foi liderado por Warren Davis e Jeff Lee, que criaram um jogo inovador para a época, com uma jogabilidade única que envolvia a mudança de cores de cubos em uma pirâmide tridimensional. A ideia original era criar um jogo que utilizasse a perspectiva isométrica, algo que não era comum nos jogos da época.
Sobre o Jogo
Q-Bert coloca o jogador no controle de um personagem chamado Q*bert, que deve saltar sobre cubos dispostos em uma pirâmide, mudando suas cores para completar cada nível. O jogo não possui uma narrativa complexa, mas sua simplicidade e desafio cativaram muitos jogadores. O visual do jogo é caracterizado por gráficos coloridos e uma perspectiva isométrica que dá uma sensação de profundidade.
O áudio de Q-Bert é notável por seus efeitos sonoros peculiares, incluindo os sons emitidos por Q*bert e os ruídos quando ele cai da pirâmide. A trilha sonora é simples, mas eficaz em criar uma atmosfera envolvente.
A mecânica de jogo de Q-Bert é relativamente simples: o jogador utiliza o joystick para mover Q*bert em quatro direções diagonais. O objetivo é mudar a cor de todos os cubos da pirâmide, evitando inimigos e obstáculos. A progressão é baseada em níveis, com a dificuldade aumentando à medida que o jogador avança. O jogo também possui um sistema de pontuação, incentivando os jogadores a melhorar suas habilidades para alcançar pontuações mais altas.
Q-Bert foi influente em seu tempo, inspirando outros jogos a adotarem mecânicas de perspectiva isométrica e jogabilidade baseada em quebra-cabeças. Jogos como Marble Madness e Crystal Castles seguiram essa tendência. Além disso, Q-Bert se inspirou em jogos de arcade anteriores, mas trouxe uma abordagem única que o destacou no mercado.
Mercado
Q-Bert foi uma parte importante da estratégia da Gottlieb para entrar no mercado de jogos de arcade, que estava em plena expansão no início dos anos 1980. O sucesso do jogo ajudou a consolidar a presença da empresa no setor de entretenimento eletrônico.
Internacionalmente, Q-Bert foi bem recebido, vendendo milhares de unidades e se tornando um clássico dos arcades. No Brasil, o jogo também teve um impacto significativo, sendo um dos títulos mais populares do Atari 2600 na época. Embora não existam números exatos de vendas, o jogo é frequentemente lembrado como um dos mais icônicos de sua geração.
Ficha Técnica
- Desenvolvido Por: Gottlieb
- Publicado Por: Gottlieb
- Mídia: cartucho
- Lançado Em: 1982
- Plataformas: Atari 2600, Arcade, ColecoVision, NES, entre outros
- Designer: Warren Davis
- Compositor: David Thiel
- Taxonomia: arcade, quebra-cabeça
- Jogadores: 1
Curiosidades
Uma curiosidade interessante sobre Q-Bert é que o personagem principal foi originalmente concebido para atirar bolas de nariz, mas essa ideia foi descartada durante o desenvolvimento. Além disso, o jogo é conhecido por seu ‘swearing sound’, um efeito sonoro que simula palavrões quando Q*bert cai da pirâmide.
Outra curiosidade é que Q-Bert apareceu em várias mídias ao longo dos anos, incluindo filmes e programas de televisão, solidificando seu status como um ícone da cultura pop dos anos 1980.
Links de Referencia
- https://www.arcade-museum.com/Videogame/q-bert
- https://www.retrogamer.net/retro_games80/qbert/
- https://en.wikipedia.org/wiki/Q*bert
Atualiazado em 11/02/2025 por lgodoy