Sumário
Histórico
Battlezone foi lançado originalmente em 1980 pela Atari, Inc. nos Estados Unidos. O jogo foi adaptado para o console Atari 2600 em 1983. No Brasil, o jogo também foi disponibilizado na década de 1980, embora não haja uma data específica de lançamento registrada. O desenvolvimento do jogo para a versão arcade foi liderado por Ed Rotberg, um dos principais designers da Atari na época, porém a versão para Atari 2600, lançada em 1983, foi programada por Mike Feinstein, Josh Littlefield e Brad Hauser, da General Computer Corporation (GCC). Battlezone foi inicialmente concebido como um jogo de arcade, utilizando gráficos vetoriais para criar uma experiência de combate em primeira pessoa.
A versão para Atari 2600, no entanto, teve que ser adaptada para as limitações do console, resultando em gráficos rasterizados e uma jogabilidade simplificada. A equipe de desenvolvimento enfrentou o desafio de traduzir a experiência imersiva do arcade para um hardware doméstico mais modesto, o que exigiu criatividade e inovação técnica.
Sobre o Jogo
Battlezone é um jogo de simulação de combate em tanques, onde o jogador assume o controle de um tanque em um campo de batalha tridimensional. A narrativa do jogo é bastante simples, focando na destruição de tanques inimigos e outros alvos, como mísseis e OVNIs. Visualmente, a versão do Atari 2600 apresenta gráficos coloridos e simplificados, com um horizonte montanhoso ao fundo e objetos geométricos representando os inimigos. O áudio é minimalista, consistindo em efeitos sonoros básicos que acompanham as ações do jogador.
A mecânica de Battlezone no Atari 2600 envolve o uso do joystick para mover o tanque e disparar contra os inimigos. O jogo é jogado em uma perspectiva de primeira pessoa, e o objetivo é acumular a maior pontuação possível destruindo alvos. Não há níveis ou fases distintas; em vez disso, o jogo continua até que o jogador perca todas as suas vidas. A progressão é medida pela pontuação, incentivando os jogadores a melhorar suas habilidades e estratégias.
Battlezone é frequentemente citado como um dos primeiros exemplos de jogos de tiro em primeira pessoa, influenciando o desenvolvimento de futuros títulos no gênero. Embora a versão do Atari 2600 não tenha sido tão influente quanto a original de arcade, ela ainda é lembrada por sua tentativa de trazer uma experiência de combate tridimensional para o ambiente doméstico. O jogo inspirou outros títulos de simulação de combate e jogos de tiro, ajudando a estabelecer algumas das convenções do gênero.
Mercado
Battlezone foi uma parte importante da estratégia da Atari para capitalizar o sucesso dos arcades no mercado doméstico. A adaptação para o Atari 2600 visava expandir o alcance do jogo, tornando-o acessível a um público mais amplo. Embora não tenha alcançado o mesmo nível de sucesso comercial que a versão arcade, a versão para console ajudou a solidificar a presença da Atari no mercado de jogos domésticos.
Internacionalmente, Battlezone foi bem recebido, especialmente nos Estados Unidos, onde a cultura dos arcades estava em alta. No Brasil, o jogo encontrou um público entusiasta entre os proprietários de Atari 2600, contribuindo para a popularidade do console no país. Apesar de não ter números de vendas específicos amplamente divulgados, Battlezone é lembrado como um título icônico da era dos jogos de 8 bits.
Ficha Técnica
- Desenvolvido Por: General Computer Corporation (GCC)
- Publicado Por: Atari, Inc.
- Mídia: cartucho
- Lançado Em: 1983
- Plataformas: Atari 2600
- Designer: Ed Rotberg
- Compositor: Informação não disponível
- Taxonomia: Simulação, Tiro em primeira pessoa
- Jogadores: 1
Curiosidades
Uma curiosidade interessante sobre Battlezone é que o exército dos Estados Unidos encomendou uma versão modificada do jogo, chamada The Bradley Trainer, para treinar operadores de veículos blindados. Esta versão especial foi desenvolvida pela Atari em colaboração com o exército, destacando a versatilidade e a inovação do jogo original.
Além disso, Battlezone é frequentemente lembrado por sua interface de visualização em primeira pessoa, que foi uma inovação para a época. Essa perspectiva influenciou muitos jogos posteriores, estabelecendo um padrão para o design de jogos de tiro e simulação.
Links de Referencia
- https://www.atariprotos.com/2600/software/battlezone/battlezone.htm
- https://en.wikipedia.org/wiki/Battlezone_(1980_video_game)
Atualiazado em 11/02/2025 por lgodoy