Sumário
Bobby is Going Home é um game plataforma para o sistema Atari 2600/VCS, onde um garoto precisa voltar pra casa, mas durante o percurso ele tem que desviar de animais, objetos em movimento, pontes e buracos. O seu personagem só tem duas ações a realizar durante o game. Andar e pular. Com mecânica semelhante ao jogo Pitfall, o jogo era uma opção para o Atari 2600 do estilo Super Mario Bros, que veio anos depois.
Histórico
Como parte de uma das empresas independentes de desenvolvimento de jogos que inundou o mercado de cartuchos para o Atari 2600, a Bit Corporation produziu seu software original para o Atari 2600 a partir de 1982, que foi lançado mundialmente sob seu próprio nome e da marca Puzzy, além de ser distribuído pela Zimag. Dentre esses jogos incluíam títulos como Bobby Is Going Home, Snail Against Squirrel, Mr. Postman e Open, Sesame!, que foi um dos dois únicos jogos para o sistema Atari a apresentar síntese de fala. A empresa também produziu jogos para o NES e Famicom, incluindo Duck, Othello, Jackpot e Crime Busters; todos, menos os Crime Busters, foram lançados na Austrália pela HES Interactive, enquanto Crime Busters foi lançado no Brasil pela Gradiente.
Bobby is Going Home foi o primeiro e mais conhecido jogo da empresa Bit Corp no mundo, principalmente no Brasil com o nome Bobby vai para Casa. Por se um jogo não licenciado, foi amplamente fabricado por outras empresas como:
- CCE
- Cello’s
- Dactar / Milmar
- DataSoft Software
- Digitel Dinamivision
- JVP
- Rentacom / Game Action
- Robby
- Star Game
- Supergame
- Taiwan – Cooper Black Taiwan – Cooper Black
- Taiwan – Other
- Taiwan – V-Case
- Video Tiger
- Videomac
Por causa disso, o jogo teve diversos nomes em todo o mundo:
- Bob Go Home
- Bob Is Going Home
- Bob”s Going to Home
- Bob’s Going Home
- Bob’s Home
- Bobbi
- Bobby
- Bobby Geht nach Hause
- Bobby Geht nach Hause / Bobby Geht Heim Bobby Go Home
- Bobby Goes Home
- Bobby Is Go Home
- Bobby Is Going Home – Bobby Geht Heim
- Bobby Is Going Home – Bobby Vai Para Casa
- Bobby Torna a Casa
- Bobby Va a Casa
- Bobbys Go Home
- Bobe Volta Para Casa Boby
- Boby Is Going Home
- Felix Return
- Jacky Jump
- Jumping Jack
- Niky Wanders
- Smurf
O jogo
Como quase todos os games do Atari, a historia de Bobby is Going Home não é muito desenvolvida: Bobby está em uma trilha e precisa apenas voltar pra casa, mas a sua missão não será nada fácil. Falando da estética os games para o Atari VCS são em sua grande maioria simplórios e objetivos visualmente. Bobby é um game alegre e portanto tem cores vibrantes. O fundo da tela não é todo escuro e monocromático como ocorre na maioria dos games do console como, H.E.R.O., Megamania entre outros. Os gráficos são bem desenhados e animados, levando em consideração o poder do console; era possível distinguir boa parte dos inimigos e objetos que apareciam na tela – tudo é claro pela pregnância da forma (apesar de alguns problemas de relação figura e fundo com as cores). O som do game é um ponto forte, afinal os jogadores eram acostumados com jogos onde apenas os efeitos especiais tinham som, e quando um game apresenta uma trilha sonora, mesmo sendo bem simples, já é algo impressionante.
O jogo tem o total de 256 telas (máximo permitido por cartucho para qualquer jogo do sistema Atari 2600). O jogador precisa guiar Bobby tela por tela da esquerda para a direita e, quando necessário, pular usando o botão de tiro do joystick. São 32 fases divididas por 8 cenários cada. O conjunto de cenários é o mesmo para cada fase, alterando apenas a velocidade, posição e quantidade de obstáculos que Bobby deverá enfrentar. Esse recurso de design era muito comum nos jogos do Atari 2600, uma vez que não era possível codificar muita coisa pelo pouco espaço de memória.
As cenas do jogos são:
- rocha, ponte quebrada
- lagoas, falcão, fonte
- galinhas, borboleta
- roseira, morcego feio, buracos complicados
- ponte mágica, cerca
- armadilhas, nascente de água
- pedras rolantes, falcão
- Bobby chega em sua casa
Depois de chegar em casa é apresentada a música “HOME, SWEET HOME”, melodia composta por Henry Bishop no século XIX. Após esse descanso, o pequeno Bobby começa sua jornada novamente. Todos os obstáculos aparecerão aleatoriamente com várias cores em diferentes nas cenas para a nova fase. Bobby falha em sua missão se tocar em algum obstáculo ou cair em um buraco, tendo assim um total de 5 tentativas.
O sistema de pontuação do jogo obriga o jogador a sempre andar com Bobby pelas telas – o tempo do jogo é regressivo e se chegar a zero o jogo acaba. Passando por uma cena o jogador ganha 1.000 pontos. Caso Bobby falhe na cena ele recomeça com mais 1.000 pontos. Caso Bobby falhe 5 vezes, o jogo terminará. No entanto, no caminho, não é possível ficar parado por muito tempo; os pontos estão diminuindo progressivamente em 10 pontos por frações de segundo. Se o cronômetro chegar a zero é retirada uma vida de Bobby e acrescentados mais 1.000 pontos na cena.
O jogo não usa a opção de alterar dificuldade do Atari e é considerado como um jogo difícil, considerando usar apenas cinco vidas para passar por 256 cenários com pontos restantes.
Mercado
Bobby vai para Casa, em função do seu design em geral, é considerado um jogo para crianças que ainda não tinham familiaridade com videogames. Talvez esse seja o maior sucesso do jogo que, em sua própria propaganda na caixa, trazia um texto voltado para o público infantl:
Pulando, pulando e pulando! Sempre feliz, sempre alegre no pequeno mundo colorido de Bobby. Não deixe as rochas rolantes e as lagoas impertinentes chatear você, fique longe pássaros e galinhas problemáticos. Não deixe a borboleta ou o morcego feio incomodar você, até mesmo a extremamente complicada ponte não pode parar você. Porque não caminhar ao longo do rio para apreciar o campo verde e o céu azul. Na canção da alegria, ajudaremos o pequeno Bobby a ir para casa!
Bobby is Going Home é um game para se brincar – é colorido e muito animado – o Atari precisava ser um console com muitas opções de jogo e a Bit Corp conseguiu seu destaque trabalhando com eficiência um determinado nicho de jogadores. Contudo esse video game, assim como muitas dezenas de outros, entraram em uma época onde se questionava a indústria dos videogames e sua qualidade. Considerando o público dos consoles de mesa da época com mais idade, Bobby is Going Home era mais um título dentro de muitos cujos gráficos não mais conseguiam competir com os computadores pessoais e arcades.
Empresas situadas no terceiro mundo aproveitaram a falta de controle no licenciamento de hardware e software da Atari e com o pós Crash dos videogames de 1983 venderam em massa clones do Atari. No Brasil a CCE e a Milmar foram responsáveis por difundir, dentre muitos outros jogos, os games da Bit Corp, com arte própria. A enorme gama de mudanças nos nomes e visuais dos jogos publicados por essas empresas tornaram o material de curadoria e pesquisa histórica muito difícil. A galeria abaixo mostra alguns exemplos dos manuais, caixas e capas dos cartuchos das versões originais e brasileiras de Bobby is Going Home.
Como um campo de mercado ainda para se trabalhado, todos os jogos que eram considerados lixo nos EUA entravam como um grande catálogo de opções para múltiplos públicos. Por um preço muito mais em conta, cartuchos dessas empresas vinham com dois a quatro jogos, entre eles Bobby vai para Casa.
Como não haviam manuais e imagens que pudessem representar os jogos, os jogadores tentavam apenas com o nome do jogo, descobrir qual seria a taxonomia e estilo do game.
Curiosidades
- Acionando SELECT e RESET ao mesmo tempo muda o estilo das flores exibidas na parte inferior da tela
- A música que toca ao longo do jogo é uma versão em bits de “What a Friend We Have In Jesus”, uma música com versos religiosos feita nos Estados Unidos no século XIX cuja melodia foi muito difundida na cultura popular da Ásia.
- A banda de rock brasileira Flanders 72 lançou em seu álbum Atomic de 2016, uma música em homenagem ao jogo Bobby is Going Home.
Ficha Técnica
Desenvolvido por: Bit Corporation
Plataforna: Atari 2600
Ano: 1983
Taxonomia: 2d / Plataforma
Mídia Original: Cartucho
Nº. de Jogadores: 1
Controles: Joystick
Referências
Wikipedia
Atari Mania
Atualiazado em 07/07/2018 por Daniel Gularte
Ótima leitura sobre o jogo Bobby Is Going Home do Atari. Parabéns!