Sumário
Berzerk é um jogo multi-direcional desenvolvido partir do seu título original do arcade, lançado em Novembro de 1980 e em 1982 para Atari 2600, pouco antes do Crash de 83, evento em que o mercado de jogos ficou bastante enfraquecido, entretanto, Berzerk teve uma boa recepção. O objetivo geral do jogo é bastante simples, sobreviver.
Histórico
O Estados Unidos vivia uma época de recessão econômica, com alta inflação e uma taxa de desemprego muito alta na maior parte do ano, que afetou diversas áreas, inclusive a de jogos eletrônicos. Ainda que em 1982 a recessão estava se caminhando para o fim, a economia foi se normalizar apenas em 1984. Nesse mesmo ano, o mercado de jogos começou a inundar o mercado, com jogos custando muito mais baratos do que deveriam, pois lançaram muitos jogos e produziam mais do que compravam.
A ideia do jogo veio de Allan McNeil, funcionário da Universal Research Laboratories (uma divisão da Stern Eletronics), que após sonhar que ele estava dentro de um videogame em preto e branco e que lutava contra robôs, decidiu fazer com que isso se tornasse real, porém, com outros jogos já sendo lançado em cores, sentiu a pressão do mercado de fazer algo colorido também, mas como seria o nome do jogo? Para escolher o nome do jogo, o criador pegou referência de uma série de livros de ficção, ”The Berzerker Stories” de autoria de Fred Saberhagen’s.
O jogo
O jogo se passa dentro de um labirinto, onde o jogador tem que enfrentar os inimigos e ir passando entre salas para conseguir o maior número de pontos possíveis.
O Berzerk do Atari tem uma história para explicar o motivo de o jogador estar lutando. Ele é o último sobrevivente de um grupo de pessoas que foram explorar o planeta Mazeon, no ano de 3200, onde achavam que era inabitado, porém, ao chegar, a nave dele foi destruída por automazeons, robôs que eram controlados por Evil Otto, um ser louco e implacável que observa a batalha e aparece sempre para perseguir e matar. No jogo deve-se pulverizar os automazeons para sobreviver e com um desafio de não encostar nas paredes, pois elas são eletrificadas.
Tem cerca de 64.000 labirintos, criados aleatoriamente. E existem 2 formas diferentes do vilão Evil Otto dentre 12 variações do jogo, cada uma com características e pontuações diferentes, onde sempre irão ter mazeons porém nem sempre terá Evil Otto.
A Hud do jogo é bastante simples, onde no início do jogo mostra a quantidade de vidas que o jogador tem e depois os pontos, e também não tem tela inicial, se ninguém estiver jogando ela entra em Attract Mode (Modo de atração), para começar a jogar, basta clicar e muda a tela para um labirinto jogável. A tela final mostra os pontos que o jogador fez.
As 12 variações do jogo são selecionadas com a chave Game Select, mas os comutadores de dificuldade não têm função. As 12 opções incluem combinações de quando as vidas bônus são concedidas (se for o caso), a invencibilidade de Evil Otto e a capacidade de atirar em Evil Otto fazendo-o desaparecer por alguns segundos. Há até um modo super fácil na qual não há Evil Otto e nenhum dos robôs irá atirar.
Embora a versão do Atari 2600 tenha sido apenas para um único jogador, a replicação gráfica em relação ao arcade foi muito boa. As frases sintetizadas conhecidas no arcade como “The humanoid must not escape” fizeram muita falta, no entanto a essência do jogo continua mantida. Como o arcade, a versão caseira ainda é difícil de dominar. Um robô sempre tem uma posição diagonal sobre a posição do jogadot em um canto distante do labirinto deixando-o em menor vantagem. Os controles de arcade para Berzerk se adequaram muito bem para o joystick do Atari 2600 deixando eles quase idênticos.
Curiosidades
- Em 2010, na lista da IGN, o personagem Evil Otto ficou em 78º do ranking “Top 100 vilões de vídeo games”;
- Ganhou um Certificado de Mérito na categoria “Melhor jogo de vídeo game solitário” (Em tradução livre) no 4º prêmio arkie anual;
- Uma pessoa morreu após jogar por muito tempo Berzerk, Peter Burkowski é o nome dele.
- “Evil Otto” recebeu seu nome em homenagem a Dave Otto, chefe de segurança do ex-empregador de McNeil, na Nutting Associates.
Ficha técnica
Desenvolvido por:
Publicado por: Atari
Lançado em: 1982
Plataforma: Atari 2600
Designer: Dan Hitchens
Compositor:
Taxonomia: labirinto
Modos de jogo: 1 jogador
Mídia: cartucho
Controles: joystick
Referências
Retrogames
Wikipedia
Arcade Museum
AtariAge
AtariPhotos
Play Retro Games
Memória Bit
Atualiazado em 05/09/2018 por Daniel Gularte
Bons tempos de Atari…joguei muito no VG 3000 da vida!!!! clássico!!!! jogos simples e mais divertidos…época boa era essa!!!! valeu