Sumário
Charme na lâmina de uma espada
A década de 90 foi o melhor período de faturamento das casas especializadas de jogos. Com as dezenas de títulos de luta, adolescentes do mundo inteiro guardavam seus trocados para gastar em fichas. As máquinas da SNK e da CAPCOM eram as mais procuradas.
O Neo Geo foi sempre um console elitista. Caro, robusto e imponente: causava até medo de pedir como presente de natal. Um sonho até. As locadoras aproveitando a boa fase compravam estes aparelhos, oferecendo horas pagas de diversão. Jogadores, sem opção, acabaram migrando para as locadoras, por melhor custo/benefício.
Dos títulos mais jogados, Samurai Shodown talvez seja o mais importante. Tinha um conceito diferente de lutadores de artes marciais. Ofereceu mudanças no sistema de regras e jogabilidade. Introduziu elegância na técnica de jogar. Mesmo não tão evidente, quem joga Samurai Shodown sabe que estudar o inimigo é mais importante do que sair soltando magias ao vento. É o caminho do verdadeiro Samurai.
Samurai Shodown é o jogo mais bem sucedido do console Neo Geo e teve versões para quase todos os consoles da quarta geração. Cada versão possui mudanças gráficas importantes, mas o formato de jogabilidade permanece, bem como o sistema de regras.
As lutas
Primeiramente, a maior diferença do jogo em relação aos concorrentes é que os personagens lutam com armas, ao invés da tradicional luta com as prórpias mãos. Por causa disso, os golpes são muito mais danosos, e dependendo do tipo de arma que o personagem usa, certos ataques podem ser melhor aplicados, em certas circunstâncias do jogo.
Em segundo lugar, o sistema de luta de Samurai Shodown se difere dos outros jogos de luta por necessitar do jogador mais estudo de seus ataques. Determinados golpes dos guerreiros demoram muito tempo para serem executados, entretando, seu dano é muito grande, em relação a qualquer outro jogo de luta até então já feito. Por esse motivo, os jogadores mais experientes se estudam em uma batalha, diferente de outros jogos que a pancadaria se desenrola livremente, ou como queira, o “pau come solto”. Ora, Samurais não possuem este estilo: seus golpes são pensados para inabilitar o oponente. O conjunto complexo de golpes dos personagens não se resume a dar uma espadada no inimigo, mas encontrar sequências de golpes efetivos, movimentos de defesa e esquiva eficazes para um bom contra-golpe.
As arenas do jogo se referem a paisagens do Japão antigo, e sua exuberância da flora e montanhas. Kuroko é o famoso juiz das lutas, que segurando duas bandeiras (branca e vermelha) aponta quando um oponente acerta o outro. Um personagem chamado Hikyaku aparece de vez em quando no cenário para jogar bônus de vida ou bombas, mudando o rumo da luta. O efeito de aproximação utilizado no jogo Art of fighting também é utilizado neste título
Samurai Shodown foi o primeiro jogo a utilizar uma magia desesperadora como opção de jogabilidade visível (o jogo Art of Fighting possuía este artifício mas como golpe secreto) , isto é, quando o jogador está levando muitos golpes, uma barra no canto inferior da tela avisa quando o personagem está em fúria (que inclusive muda de cor), podendo assim desferir um golpe especial. Outra inédita regra é determinado momento em que dois jogadores apertam o mesmo botão de ataque, forçando as duas armas a ficarem juntas, e dependendo da velocidade de cada jogador em pressionar os botões, o oponente que perde é desarmado.
Personagens
- Haohmaru – é o herói principal da trama; um andarilho que busca o sentido do bushido, aperfeiçoando suas técnicas de batalha da espada.
- Nakoruru – mma maga guerreira que luta para proteger a natureza
- Tachibana Ukyo – um guerreiro especialista na espada a procura de flow perfeita para sua amada.
- Wan-fu – genaral das dinastia Qing procurando guerreiros para lutar pela unificação da China
- Tam Tam – Herói Maya atrás de um artefato sagrado.
- Charlotte Christine Colde – esgrimista francesa que luta para salvar seu país contra Amakusa
- Galford D. Weller – Ninja americano que com seu cão Poppy luta por justiça.
- Kyoshiro Senryo – dançarino kabuki que procura aliar sua dança com a arte de manusear armas
- Earthquake – ninja ladino que se tornou mercenário e deseja roubar todos os tesouros do mundo
- Hattori Hanzo – lendário ninja do clã Tokudawa que luta para salvar seu filho.
- Jubei Yagyu – andarilho contratado para destruir demônios.
- Shiranui Genan – membro do estranho clâ Shiranui, procura fazer cada vez mais o mal.
- Amakusa Shiro Tokisada – é o vilão do jogo, ressucitado sob o pact com o demônio Ambrosia, procura reviver o demônio para destruir o mundo.
- Kuroko – jogador exclusivo da versão do Game Boy. É o juiz das lutas.
- Hikyaku – jogador exclusivo da versão do Game Boy. É o personagem que joga itens para os lutadores durante as batalhas.
Versões
Como dito anteriormente, Samurai Shodown é um famoso jogo com muitas versões. Seguem as mudanças para cada console lançado. Afora estes pontos, o sogo possui o mesmo conceito da versão original. A empresa Takara foi responsável pelas versões de cartuchos, enquanto que a Crystal dynamics portou a versão para o 3DO, e a JVC para o Sega CD.
As versões para os consoles da SEGA não possuem o personagem Earthquake. O efeito zoom de câmera também não existe. Para a versão do Sega CD, existe um bug que trava o jogo ao chegar no vilão final, tornando o jogo impossível de ser finalizado.
A versão do Super Nintendo mantém todos os personagens originais, mas também não possui o efeito de zoom. Os cenários e sons são mantidos fielmente.
A versão para o Neo Geo AES (caseiro) teve alterações da versão original, onde foram censurados sangue (ficando na cor branca, nos quais os jogadores chamavam de “baba”), e cortadas as cenas de ataques fatais. Entretanto, algumas versões dos consoles japoneses liberavam estes efeitos.
Música
A trilha sonora de Samurai Shodown é simplesmente única. Ambientada com os instrumentos tradicionais japoneses, remonta ao período das grandes guerras antigas do Oriente. A versão original do arcade, graças ao excelente processador de som z80, garantia ótimos efeitos e imersão razoável.
Mas foi com a genial idéia de fazer trilhas com arranjos gravados e orquestrados para o Neo Geo CD que a trilha sonora de Samurai Shodown ganhoou mais vida. Com os mesmos arranjos e partituras, os temas dos personagens foram mantidos e quem conhece assusta-se com tanta qualidade. Escute então a trilha sonora, retirada da versão para o Neo Geo CD.
Curiosidades
- A JVC tentou livrar-se dos problemas causados pela versão do Sega CD de Samurai Shodown oferecendo de graça o jogo Fatal Fury. Nenhuma versão corrigida do jogo foi lançada.
- O jogo também é conhecido como Samurai Spirits no Japão.
- A versão para o 3DO é totalmente fiel à versão para o arcade, mas chegou tão tarde às lojas que fez sucesso nenhum.
Ficha Técnica
Taxonomia: 2D/Luta
Jogadores: 2
Mídia: CD, cartucho
Controles: joystick
Referências
- Wikipedia (Inglês)
- Game Faqs
Atualiazado em 12/06/2018 por Daniel Gularte
joguei várias vezes, façam os testes de outros jogos de luta pra o Neo Geo AES e CD: Fatal fury, Mutation Nation, art of fighting 3 e Eight Man. Boa noite!
Ótimo artigo, não conhecia seu blog ainda e meus parabéns pelo projeto da preservação da cultura dos jogos eletrônicos!
muito bom mesmo
ece jogo e legal
vc´s deviriam dar dicas como dar os golpes especiais do jogo na versões dele do super nitendo, nes, mega paraficar legal a pagina e completa tb.
+2+2+2+2+2+2+2+2+2+2+2+2+2+2+2+2
TÔ A PROCURA DESSES MALDITOS GOLPES E NÃO OS ACHO DE FORMA ALGUMA!!! : [
Nosso bolg não é de dicas de jogos, mas de discussão sobre cultura de games.
eu kero jogar esse jogo
eu sei os golpes especiais
mas nao axo o jogo on line
voce encontra o jogo online no retrogame e so fazer a pesquisa;um forte abraço!
eu queria msm era macetes para eu aprender a jogar , mas estou vendo que aki não tem .
vc´s deviriam dar dicas como dar os golpes especiais do jogo na versões dele do super nitendo, nes, mega paraficar legal a pagina e completa tb.
A proposta do blog não é dar dicas de jgos, mas discutir aspectos lúdicos, de mercado e conceituais dos games. Obrigado pela proposta e fique acompanhando as novidades.