Sumário
Rally-X é um jogo de corrida ambientado em ruas de uma cidade estilo labirinto, lançado para arcades pela Namco, e licenciado em 1980 pela Midway Manufacturing Co. para fabricação e distribuição nos EUA em 1981. O objetivo do jogo é coletar todas as bandeiras espalhadas pelo labirinto, evitando a colisão com carros inimigos. Um radar mostra a localização das bandeiras, mas não as rochas ou as paredes do labirinto.
Rally-X ficou mais conhecido por se tornar um jogo cheio de expectativas por seus fabricantes e distribuidores, tornando-se um dos primeiros hypes da história dos jogos eletrônicos, combatendo de frente com jogos como Pac-Man.
Histórico
Há um número de famosos jogos associados a vários videogames de arcade dos anos 80 e talvez os dois jogos com mais evidência são Pac-Man e Donkey Kong. A exposição AMOA (Amusement and Music Operators of America) foi a principal feira do setor de jogos eletrônicos nos EUA nos anos 1980 (e provavelmente da década de 1960 até pelo menos a década de 1990). A Midway, distribuidora dos jogos da Namco nos EUA, preparava seu pacote de jogos de arcade para a feira: Pac-Man, Rally X, Tank Battalion e King & Balloon. Rally-X já havia sido lançado no Japão e foi o segundo jogo desenvolvido a partir do hadware de Pac-Man (Namco Pac-Man System) como uma alternativa de reuso da plataforma fornecendo novos tipos de jogos para públicos diferentes.
A AMOA de outubro de 1980 foi bastante interessante em relação aos arcades como um todo, principalmente quando nos EUA tinham um mercado muito competitivo. Além dos jogos da Namco, os concorrentes que fizeram sua estréia no show incluíram Battle Zone, Berzerk, Defender, Crazy Climber, Spectar, Star Castle, Space Panic e Moon Cresta. Pac-Man, quando estreou no show da AMOA em outubro de 1980, teve menos visibilidade no olhar dos especialistas do setor, que gostaram mais do outro jogo da Namco, Rally-X. A história que se conta é que Rally-X foi o hit do show. Steven Kent afirma:
“A resposta do comprador e analista no show AMOA de outubro confirmou ainda que o Rally-X foi o melhor jogo do grupo. De todos os videogames do programa, o Rally-X recebeu os comentários mais favoráveis. ”
Note que o “grupo” mencionado acima refere-se aos quatro jogos introduzidos pela Namco, somente. É sabido também que a própria Midway gostou mais de Rally-X dos quatro jogos da Namco enviados para a feira. Porém edições das revistas como a RePlay e Play Meter, os dois principais periódicos do setor da época, mostraram que a história era diferente.
A Play Meter cobriu o show em sua edição de 1/15/81, que na verdade tinha três artigos separados, revendo o show. Primeiro foi um artigo de Dick Pearson intitulado “Play Meter joga os jogos”. Infelizmente, Pearson não citou um jogo de destaque, observando “Mas desde Space Invaders, vimos algo novo adicionado aos jogos, o que torna ainda mais difícil escolher um ‘Game of the Show'”. Ele então continua a discutir como é difícil escolher jogos de destaque e não cita um jogo do show em específico. No entanto, ele discute os seguintes jogos como entre os destaques: Battlezone, Berzerk, Star Castle, Defender, Spectar e Space Tactics, e também menciona o Radar Scope, Zero Horas, Uni War S, Space Panic e Crazy Climber. Quando Pearson comenta sobre os jogos da Midway, o jornalista coloca Pac-Man e Rally-X no mesmo patamar – jogos de labirinto coloridos e bonitos.
Sobre a preferência da Midway por Rally-X, o presidente da Midway, Dave Marofske afirma:
Quando fomos ao Japão, houve quatro jogos, creio eu, que foram mostrados. A Atari, nós mesmos e muitos outros haviam olhado para os jogos e conversado com a Namco sobre o licenciamento deles. O que Nakamura e companhia sentiram foi um tremendo potencial no Rally-X, que era um jogo de carro em um labirinto. Eles também tinham Pac-Man, que eles chamavam de Puck-Man. Eles também tinham um jogo de tanques, que eu acho que foi chamado Red Tank ou talvez apenas Tank e eles tinham um jogo que eles chamavam de Red Balloons ou algo similar. Eles disseram que não iriam licenciar todos os quatro para nenhuma empresa e, na verdade, estavam inclinados a liberá-los para quatro empresas diferentes. O Rally-X parecia ser aquele que continuava sendo elogiado, mas nós achamos que havia dois jogos fortes e o outro era Pac-Man. Não acho que ninguém do nosso lado e, obviamente, ninguém do seu lado naquela época sabia qual seria o jogo mais forte, mas sentimos que ambos tinham um forte potencial.
No final, a Namco decidiu licenciar os quatro jogos para duas empresas diferentes. A Midway obteve Rally-X e Pac-Man, enquanto que a empresa Game Plan recebeu Tank Battalion e King & Balloon. Ken Anderson era executivo da Game Plan na época e, ao longo dos anos, trabalhou para metade dos fabricantes do setor. Anderson afirma:
Você quer ouvir uma história real? Dave Marofske era o presidente da Midway em 1980. A Namco tinha quatro jogos e daria à Game Plan dois e para a Bally / Midway outros dois. Tínhamos que escolher entre Tank Battalion e Pac-Man. Nós jogamos uma moeda. Ganhei e recusei o Pac-Man porque achei que o Tank Battalion era o melhor jogo. Então eu recusei o Pac-Man e escolhi Tank Battalion.
Por fim, Rally-X não foi citado como o grande jogo de 1980. Em números o arcade passou muito longe nas vendas e foi amplamente superado por Pac-Man e Defender. O jogo foi sendo esquecido até ter uma sequência chamada New Rally-X, como uma atualização do jogo anterior. Por ser mais fácil que seu predecessor e ter sido fabricado em maior número para distribuição, ficou muito mais conhecido do que a versão original do game. Rally X foi o primeiro jogo de perseguição em mundo aberto, expandindo a tela para um cenários rolante, que depois seria base para os jogos como Miami Vice e a série Grand Theft Auto. Várias releituras do jogo foram lançadas em coletâneas para novas plataformas.
O Jogo
O jogador dirige um carro azul em torno de um labirinto de rolagem multidirecional, representando as ruas de uma cidade e seus quarteirões. O carro move-se automaticamente em qualquer direção que o controle é direcionado, mas se ele for de encontro a uma parede, ele irá girar e continuar. Em cada rodada, dez bandeiras estão espalhadas pelo labirinto. O jogador deve coletar todas elas para terminar uma rodada e passar para a próxima. As bandeiras aumentam de valor à medida que são coletadas: a primeira é 100 pontos, a segunda é 200, a terceira é 300 e assim por diante. Também há bandeiras especiais (indicadas pela letra “S”) – se o jogador coletar uma delas, o valor ganho das bandeiras dobra pelo resto da rodada. Se o jogador morrer, no entanto, o valor do próximo sinalizador é definido para 100 e o bônus duplo é perdido. Ao coletar o especial como a primeira bandeira com todas as 10 bandeiras em uma corrida, o máximo de pontos que o jogador pode obter de cada rodada é 11.000. O jogador também obterá um bônus de combustível após a rodada estar completa, e isso vai variar de acordo com o medidor de combustível.
Vários carros vermelhos perseguem o azul ao redor do labirinto, e o contato com qualquer um deles resulta em perder uma vida quando atingido. O número desses carros começa com três e aumenta em número ao longo de cada rodada para o máximo de oito. Os primeiros cinco aparecem no fundo do labirinto, e os próximos três aparecerão no topo do labirinto. No entanto, o jogador tem uma cortina de fumaça para usar contra os carros vermelhos. Se um carro vermelho atingir uma nuvem de fumaça, ele ficará momentaneamente atordoado (mas ainda poderá matar o jogador se houver contato). A quantidade de tempo atordoado diminui a cada nível, mas sempre fará com que o carro vermelho persiga o carro azul usando uma rota alternativa. Usar a cortina de fumaça usa uma pequena quantidade de combustível, e usá-la mais de uma vez a cada 30 segundos quase garantirá que ela acabe antes que a rodada termine.
O carro tem uma quantidade limitada de combustível que é consumida com o tempo, embora normalmente seja suficiente para durar até que todas as dez bandeiras tenham sido coletadas. Quando o combustível se esgota, o carro se move muito devagar e a cortina de fumaça não funciona mais, por isso é rapidamente se tornará dos carros vermelhos. Se o jogador conseguir pegar todas as bandeiras em qualquer rodada sem combustível restante (uma ocorrência rara), o jogador não receberá bônus de combustível como resultado.
Há também pedras na pista que o jogador deve evitar. As rochas são distribuídas aleatoriamente pelo labirinto, aumentando em número à medida que o jogo avança. Ao contrário dos carros e bandeiras, suas posições não são mostradas no radar, então o jogador tem que ter cuidado com elas. As pedras também matam o jogador com o contato, então o jogador tem que ter cuidado para não ficar preso entre as pedras e os carros vermelhos. Se isso acontecer, não há como fugir.
No terceiro estágio e a cada quatro etapas depois disso, uma fase bônus (“FASE DE DESAFIO”) começará. O jogador deve coletar bandeiras da maneira normal, mas os carros vermelhos (o número normal máximo de carros vermelhos, que são oito), não podem se mover. Se o jogador ficar sem combustível, os carros vermelhos começarão a se mover. Se um jogador bater em um carro vermelho ou em uma pedra, o estágio desafiador terminará, mas o jogador não perderá uma vida.
Uma vez que o jogador tenha ficado sem vidas, o jogo terminará; se tiver a pontuação mais alta do dia, o jogo mostra ao jogador o placar.
Mercado
Em 1980, Battlezone, Defender e Pac-Man foram exibidos ao lado do Rally-X simultaneamente. Defender passou a vender mais de 60.000 unidades e marcou seu lugar na história dos videogames. Enquanto isso, o Pac-Man vendeu mais de 350.000 unidades de arcade em todo o mundo e se tornou o videogame de maior bilheteria de todos os tempos.
Mesmo tendo toda uma grande expectativa dos especialistas e distribuidores, o jogo aos poucos foi sendo esquecido e vendeu pouco. Possivelmente por sua grande dificuldade e falta de foco de mercado, o jogo não agradava jogadores casuais e mais exigentes, passando a ser mais um passatempo do que um jogo efetivo de arcade. Rally-X pode ter sofrido muito por causa da concorrência, mas pecou pela presunção dos seus responsáveis.
Curiosidades
- Rally-X foi o primeiro jogo com música de fundo e o primeiro a ter uma rodada bônus.
- Na introdução aos estágios de bônus, a versão da Namco interpreta “Challenging” como “Charanging”. Isso foi corrigido na versão da Midway.
- No modo de serviço da máquina, deixando pressionado o botão B1 e entrando com a sequencia CIMA duas vezes, BAIXO sete vezes, DIREITA e ESQUERDA seis vezes a frase “Namco LTD. 1980 será adicionada na parte debaixo da tela”.
Ficha Técnica
CPU : Zilog Z80 (@ 3.072 Mhz)
Som : Namco 3-channel WSG e circuito discreto para o som da batida.
Jogadores: 2
Controles : joystick de 4 direções
Botões : 1
Referências
Wikipedia
Arcade History
Golden Age Arcade Historian
Ultimate History of Video Games