Sumário
No início da década de 70 a Atari ainda era recém-criada e Nolan Bushnell pediu a um de seus engenheiros, chamado Al Alcorn, para criar um jogo de pingue-pongue. Alcorn veio então com a idéia de duas raquetes controlados por dials em cantos extremos da tela onde uma bolinha, dependendo da forma que é rebatida pela raquete, muda de direção e velocidade. Criava-se então o jogo Pong.
Histórico
Bushnell tinha planos de apresentar a ideia de Pong para a grande empresa de jogos da época, a Bally. Mas Bushnell somente poderia assinar algum contrato com um teste efetivo do produto. Bushnell então desenvolveu um protótipo o e colocou em certos bares americanos, um deles chamado Andy Capp’s Tavern. Em apenas um dia, a popularidade do jogo foi tamanha que, para jogar, pessoas faziam fila antes mesmo de o bar abrir.
O dono do bar, depois de alguns dias, ligou para o engenheiro Al Alcorn para consertar o equipamento, pois alegava que não funcionava mais. Ao chegar lá, Alcorn notou que o dispositivo de recebimento das fichas estava quebrado. Motivo: a quantidade de moedas no compartimento de armazenamento era tão absurda que a máquina não conseguia aceitar mais moedas. Sabendo do fato, Bushnell resolveu iniciar produção própria de Pong, não fechando contrato com a Bally. Ao final de março de 1973, a máquina Pong já tinha cerca de 10.000 unidades vendidas. Coincidentemente, a Magnavox tinha um jogo bastante similar em seu videogame Odyssey. Autores dizem que Bushnell e Alcorn participaram de uma demonstração da Magnavox e que poderiam ter se inspirado no Odyssey para criar Pong.
A Magnavox colocou a empresa rival na justiça querendo os direitos do jogo, mas a Atari conseguiu a licença de uso e distribuição de Pong, através de acerto financeiro. Nos anos que se seguiram a Magnavox processou diversas empresas de jogos, acusando que ninguém poderia fabricar consoles, por causa da patente.
Até o ano de 1975, o mercado foi recheado de clones de Pong. A Atari finalmente entra no mercado de videogames, tomando assim o espaço do Odyssey que foi descontinuado em 1974. Os jogos de Odyssey não tinham som, enquanto que Pong tinha um chato, porém engraçado, bipe, comum dos arcades da época, e que se tornou marca registrada do produto. Pong vendeu mais de 150.000 unidades no natal de 1975. A popularidade do jogo era tão grande que toda residência tinha um Pong. Por horas e horas, famílias jogavam o videogame e acabavam danificando os equipamentos de TV, por causa das linhas fixas da parte central do jogo: Pong poderia queimar o fósforo dos raios catódicos causando danos irreparáveis ao equipamento. Com o tempo prolongado de uso dos consoles Pong, os controles analógicos das raquetes também poderiam se desgastar mais facilmente.
Em suma, as iniciativas de criação de jogos herdaram todo um estudo acadêmico baseado em tecnologias computacionais. Várias propostas de máquinas de entretenimento eletrônico surgiram, mas na fase recente de consolidação de um mercado de jogos, os arcades saíram na frente. A criação de Pong representou o marco zero na indústria de jogos eletrônicos. Induziu a abertura dos dois maiores mercados dos jogos eletrônicos e é o símbolo de uma cultura que se disseminava vertiginosamente.
Descrição
Pong simula um quadra de tênis. A maioria das pessoas estão familiarizadas com seu desenho, onde em cada extremidade duas raquetes representadas por retâgulos moviam-se verticalmente. Uma bola de tênis, representada por um ponto quadrado era jogada lateralmente. O jogador deveria manter a bola em jogo, rebatendo a bola para o adversário e esperar que o mesmo errasse a rebatida. O erro era cotabilizado como ponto positivo para o oponente.
Pong foi lançado comercialmente em cerca de Novembro de 1972. Enquanto a máquina 1971 Computer Space foi a primeira a operar com fichas, Pong foi o primeiro sucesso comercial. O vermelho e branco da unidade da bancada era o estilo do primeiro protótipo colocado no local. O amarelo e marrom é o modelo principal de produção e ainda podem ser encontrados em coleções para a venda.
Informações do Arcade
O gabinete original tem lados de madeira, um plano superior, e madeira amarela em frente ao monitor. A palabra PONG é exibida em preto com letras estilizadas grandes acima vidro do monitor de TV. As instruções são as seguintes:
- Insira fichas
- Evite errar a bola para aumentar seu Score
O primeiro protótipo era preto e vermelho e tinha uma moldura de papelão que escondia um pequeno televisor Hitachi branco. Foi colocado em Andy Capps Tavern, e era pequeno o suficiente para caber em uma mesa. A versão Pong Cocktail não era tão bonita como o Pong padrão e não muito desejado pelos colecionadores.
Modelo 3d
Curiosidades
-
O nome das placas era Syzygy e assinava como o fabricante do jogo. Embora ambos Pong e Computer Space diziam “Syzygy Engineered” em seus painéis de controle, Bushnell não foi capaz de obter os direitos sobre este nome, assim Atari foi escolhida como a próxima melhor opção.
- Bushnell criou uma série de invenções, entre eles os Androman, d
Ficha técnica
Fabricante: Atari
Ano: 1972
Taxonomia: Pong (estilo próprio do jogo por gênero); esporte
Jogadores simultâneos: 2
Número de jogadores: 2
Controles: Analógicos rotacionais por dial
Som: Mono aplificado (um canal)
Referências
Wikipedia
Killer List of Videogames
Jogos Eletrônicos – 50 anos de interação e diversão
Atualiazado em 16/06/2020 por Daniel Gularte