Sumário
No final dos anos 60, começaram a aparecer grandes máquinas que seriam as novas atrações do momento, chamando atenção de todos os tipos de pessoas; eram os arcades. Com jogos começando a serem feitos, logo, as empresas pensaram em lucrar com eles, fazendo com que as pessoas comprassem fichas e esperassem em filas para ter sua vez de jogar. Nesta época, ainda não existiam videogames que poderiam ser levados para casa, então, para ter acesso à essa diversão, teriam que se aventurar em bares ou “fliperamas”.
É nesse cenário que surgiu o jogo “Gotcha”, o 4º jogo da Atari, trazendo o primeiro labirinto comercial e muitas controvérsias no mundo dos Arcades.
Histórico
O desenvolvimento de Gotcha começou em julho de 1973, como o quarto jogo da Atari depois de Pong, Space Race e Pong Doubles. A empresa estava interessada em produzir um jogo muito diferente de Pong, pois achavam que um game design inovador o separaria de seus concorrentes, orientados a produzir clones de Pong em vez de fazer novos video games. Após o lançamento do Space Race, a equipe de desenvolvimento imediatamente se voltou para Gotcha. O design do jogo foi feito por Allan Alcorn, designer de Pong e desenvolvedor de Space Race. Alcorn teve a ideia do jogo após acontecer um defeito que às vezes ele via quando testava máquinas de Pong: se uma parte do circuito que converte pontos para imagens na tela do jogo fosse defeituosa, então partes dos números seriam espalhadas pela tela inteira. Alcorn pensou que combinar esse defeito intencionalmente com um circuito de movimento poderia criar labirintos que mudam dinamicamente. Um projeto de protótipo foi desenvolvido por Steve Mayer, da Cyan Engineering, que recentemente se tornaria uma subsidiária de pesquisa e desenvolvimento semi-independente da Atari.
O gabinete do jogo foi projetado pelo designer de produtos da Atari, George Faraco. Seu design incluía um joystick para cada jogador, que estava envolto em uma cobertura esférica rosa onde o jogador colocava as mãos para controlar os joysticks, com a intenção de se assemelhar aos seios de uma mulher. Faraco mais tarde reconheceu que mesmo pequenos, as esferas rosas serviriam para o que ele queria representar. Outro engenheiro engenheiro da Atari no projeto, Don Lange, que ajudou no jogo, também afirmou que o design foi intencional da parte de Faraco, e que o também designer da Atari, Regan Chang, afirmou que ” Faraco tinha algumas idéias realmente distantes da realidade”. De acordo com o informações não oficiais, Faraco tinha a ideia de que os joysticks pareciam falos e que Atari deveria fazer um jogo com controles mais “femininos”. Assim como no design inicial de Faraco para o arcade Space Race, que foi alterado devido a suas despesas com dezenas de unidades elaboradas, os joysticks para Gotcha foram alterados para os modelos padrões logo na produção antes do lançamento em outubro de 1973. O design de Faraco inspirou o folheto publicitário do jogo, no entanto, que mostra um homem perseguindo uma mulher em uma camisola com o design inicial do gabinete atrás deles. O gabinete final tem mais de 5 metros de altura e pesa quase 90 quilos. Os controladores parecidos com seios reapareceram em amarelo nas versões protótipos do jogo de arcade Touch Me de 1974, mas também não foram usados na produção.
Em um memorando de 3 de agosto de 1973, para o departamento de engenharia da Atari, o co-fundador Nolan Bushnell apresentou planos para a empresa criar um protótipo de 20 jogadores de Gotcha a tempo para uma feira no final daquele ano; uma grande oportunidade pois nenhum jogo desse tipo havia sido feito. Em vez disso, foram apresentadas no início de novembro de 1973, na Music & Amusement Machines Exposition (MOA) duas versões adicionais de Gotcha: uma com uma sobreposição de cores e uma verdadeira versão multicolorida de Gotcha com cores vermelhas, azuis e verdes. A versão colorida de Gotcha não foi amplamente produzida, com 20 a 100 máquinas lançadas, mas acredita-se que seja o primeiro jogo arcade de cores já feito, lançado mais de um mês antes de Wimbledon, um clone de Pong colorido.
Apesar da importância de Gotcha como o quarto jogo da Atari e seu segundo jogo não relacionado a Pong, o mercado de arcades de 1973 era amplamente dominado pelos clones de Pong. Gotcha foi o primeiro videogame de labirinto, embora os videogames baseados nessa taxonomia não-comerciais tenham sido desenvolvidos já no jogo de computador Mouse de 1959.
O Jogo
Em Gotcha os jogadores estão presos em um labirinto que muda de tempo em tempo. Nele, existe o “Perseguidor”, representado por um quadrado, e o “Perseguido”, representado por um símbolo de +, sendo cada um controlado por um dos dois jogadores. As mudanças de cenário permitiam estratégias envolvendo prender o oponente em becos sem saída, facilitando a fuga ou ajudando na captura.
O objetivo do jogo é o primeiro jogador pegar o segundo. Quanto mais perto o “perseguidor” estiver do “perseguido”, maior a frequência dos beeps sonoros emitidos pela máquina.
Na tela de jogo não existe muita informação, somente a pontuação do “Perseguidor”, que é a única vísivel, e o tempo de jogo, que pode variar de 30 segundos até 2 minutos, dependendo da máquina e então, os jogadores decidem o vencedor.
Ao terminar as partidas, o jogo reinicia junto com a pontuação.
Mercado
- Gotcha não foi comercialmente bem sucedido e despertou muito mais controvérsia do que um boa recepção. Ralph Baer, falando do arcade em entrevista, no entanto, afirma que vendeu 3.000 unidades. Manteve-se nas sombras durante a maior parte de sua vida útil, e recebeu a fama de “The Boob Game”, devido aos seus controles que se assemelhavam à seios, que aliados à, por exemplo, arte promocional de Gotcha, estimulava a imaginação dos jogadores . Apesar disso. O preço de cada rodada do Gotcha custava 1 quarto de dólar, que é cerca de 25 cents.
Hoje em dia, o censo da Sociedade de Preservação de Arcades / Sociedade de Preservação de Arcades Vintage, diz que Gotcha tem classificação 3 em uma escala de 100 (100 = mais frequentemente visto, 1 = menos comum) em popularidade com base em registros de propriedade do censo.
Curiosidades
- “Gotcha” foi primeiro jogo de labirinto comercial;
- Os famigerados controles de Gotcha foram concebidos dessa forma para serem mais confortáveis ao jogador;
- Teve versões coloridas, que não vingaram, lançando cerca de 20 a 100 máquinas. Acredita-se que foi o primeiro jogo de arcade com cores, sendo lançado mais de um mês antes da versão colorida do Pong.
- Apesar de ter sido o 4º jogo da Atari, foi aproximadamente o vigésimo a ser lançado, com todas as anteriores sendo cópias do Pong.
Ficha Técnica
Designer: Allan Alcorn
Desenvolvedora: Atari Inc.
Ano: 1973
Gênero: Labirinto
Modo: Multijogador
Tipo: Vertical/Padrão
Referências
Arcade Museum
Giant Bomb
Arcade Museum
Wikipedia
Atualiazado em 15/06/2018 por Daniel Gularte