Sumário
Frogger, ou no original japonês “Furoggaa”, foi um jogo para arcades, desenvolvido pela Konami, em 1981, sendo mais tarde distribuído nos EUA pela parceria Sega-Gremlin, e no resto do mundo pela própria Sega. Dentre os clássicos da era de ouro dos Arcades, sua jogabilidade e tema inovadores foram o que o tornaram conhecido: levar sapinhos até suas casas, atravessando os perigos de ruas movimentadas por veículos e rios com corredeiras e outros animais. Até 2005, Frogger e suas variações já haviam vendido mais de 20 milhões de cópias em todo mundo e conquistado seu lugar na cultura popular.
Histórico
O jogo foi concebido pela Konami para ser apresentado no Amusement & Music Operators Association Show (AMOA) de 1981 através da Sega, utilizando o já antigo hadware do arcade Galaxian de 1979, com atualizações e modificações, como a inserção de dois processadores ao invés de um (um para vídeo e outro para áudio). O objetivo era fazer um jogo simples e que pudesse ter um bom retorno financeiro, reaproveitando o hardware antigo da Konami. Ao mesmo tempo, a empresa japonesa preferiu vender licenças do arcade e do jogo em si para diversas plataformas e inspirou dezenas de jogos semelhantes.
O resultado foi instantâneo. Frogger conseguiu competir com jogos como Donkey Kong e Pac-Man, que dividiam públicos diversificados, diferentemente dos jogos lançados para públicos próprios dos arcades, como os jogos de tiro com nave Galaga e Defender. A vantagem de ser um jogo de simples movimentação, requerendo pouca habilidade do jogador garantiu a Frogger inúmeros reviews positivos na época. A figura inusitada de um sapo como protagonista também deu a Frogger um caráter exclusivo de fixação da imagem do personagem ao tipo de jogo; no caso uma espécie de runner, que já havia sido utilizado em outros jogos menos populares, mas que com Frogger se apropriou dessa taxonomia garantindo sua exclusividade naquele ano.
No mesmo ano, por exemplo, a Milton Bradley lançou um jogo de tabuleiro baseado em Frogger com o mesmo nome e o slogan: Um salto errado vai te deixar amassado e esparramado – nesta versão do jogo, 2 jogadores se enfrentam, cada um com seu próprio exército de sapos, troncos e automóveis. Em cada turno, um jogador gasta seus pontos de movimento, movendo suas rãs em direção ao seu objetivo (o outro lado do tabuleiro), ou movendo troncos e carros em uma tentativa de bloquear ou esmagar os sapos do outro jogador. Completo com ‘pontos de bônus’ para pouso em moscas, esta é realmente uma interpretação bastante fiel do videogame, mas simples demais para ter qualquer interesse duradouro. Mais uma curiosidade para os entusiastas de videogame do que qualquer outra coisa.
Outras mecânicas semelhantes a Frogger foram lançadas, como o jogo Freeway para o Atari 2600. Freeway usou galinhas ao invés de sapos. Contudo cada jogo foi desenvolvido independentemente do outro, e ambos foram lançados em 1981.
Frogger teve versões para muitos sistemas domésticos contemporâneos, o que significa que seu software foi adaptado para ser usado em diferentes sistemas. Várias plataformas eram capazes de aceitar tanto cartuchos de ROM quanto mídia magnética, de modo que sistemas como o Commodore 64 receberam várias versões do jogo. A Sierra Entertainment ganhou os direitos de mídia magnética e sublicenciou-os a desenvolvedores que publicaram para sistemas normalmente não suportados pela Sierra (por exemplo, a Cornsoft publicou ports oficiais para o TRS-80 / Dragon 32, Timex Sinclair 1000 e Timex Sinclair 2068). Por causa disso, até o Atari 2600 recebeu vários lançamentos: um cartucho e um cassete para o Supercharger. A Sierra lançou ports para o C64, Apple II, o Macintosh original de 128k, IBM PC, bem como versões de cartucho para o TRS-80 Color Computer.
A Parker Brothers recebeu a licença da Sega para versões de cartucho e produziu ports de cartucho da Frogger para o Atari 2600, Intellivision, Atari 5200, ColecoVision, computadores de 8 bits Atari, Commodore VIC-20 e 64. A Coleco também lançou versões de mesa de Mini-Arcade de Frogger, que, junto com Pac-Man, Galaxian e Donkey Kong, venderam três milhões de unidades combinadas.
Mesmo após anos de seu lançamento, a Hasbro Interactive lançou uma releitura, expandindo o jogo original, para o Microsoft Windows e o PlayStation em 1997. Ao contrário do original, o jogo consistia em vários níveis, cada um diferente do precedente. Foi um sucesso comercial, com a versão para PC vendendo quase um milhão de unidades em menos de quatro meses. Em 1998, a Hasbro lançou uma série de ports do jogo original para o Sega Genesis, o Super NES, o Game.com, o Game Boy e o Game Boy Color. Cada versão apresentava o jogo com gráficos diferentes, sendo que o game para o Sega Genesis tinha os mesmos gráficos do jogo arcade original. As versões Sega Genesis e SNES são notáveis por serem os últimos jogos lançados para esses consoles na América do Norte. Apesar de usar a mesma arte do remake de 1997, as versões não são relacionadas ao jogo de 1997.
Em 2005, a InfoSpace associou-se à Konami Digital Entertainment para criar o jogo mobile Frogger for Prizes, no qual os jogadores dos EUA competiram em torneios multiplayer para ganhar prêmios diários e semanais. Em 2006, a versão para jogos para celular do Frogger arrecadou mais de US $ 10 milhões nos Estados Unidos. Uma versão em linguagem Java do jogo está disponível para telefones celulares compatíveis.
Um port de Frogger foi lançado no Xbox Live Arcade para o Xbox 360 em 12 de julho de 2006. Foi desenvolvido pela Digital Eclipse e publicado pela Konami. Tem dois novos modos de jogo: o modo de velocidade e o modo cooperativo. Algumas das músicas, incluindo o familiar tema Frogger, foram removidas desta versão e substituídas por outras músicas. Esta versão foi incluída em uma compilação chamada Konami Classics Vol. 1.
Frogger possui inúmeras sequências, em sua maioria para consoles de mesa. Junto com Pac-Man é um dos jogos com mais versões diferentes para diversos aparelhos. Tendo sua versão para arcade preservada, as sequências e releituras se aproveitam do ícone cultural criado pelo sapo para o marketing:
- Frogger II: ThreeeDeep! (1984)
- Frogger (PlayStation, Windows) (1997)
- Frogger (Tiger Electronic) (1998, LCD Game)
- Frogger 2: Swampy’s Revenge (PlayStation, Windows, Dreamcast, Game Boy Color) (2000)
- Frogger: The Great Quest (PlayStation 2, Windows) (2001)
- Frogger’s Adventures: Temple of the Frog (Game Boy Advance) (2001)
- Frogger Advance: The Great Quest (Game Boy Advance) (2002)
- Frogger Beyond (PlayStation 2, Windows, Xbox, GameCube) (2002)
- Frogger’s Adventures 2: The Lost Wand (Game Boy Advance) (2002)
- Frogger’s Journey: The Forgotten Relic (Game Boy Advance, Xbox Live Arcade) (2003)
- Frogger’s Adventures: The Rescue (PlayStation 2, GameCube, Windows) (2003)
- Frogger: Ancient Shadow (PlayStation 2, GameCube, Xbox) (2005)
- Frogger: Helmet Chaos (Nintendo DS, PlayStation Portable) (2005)
- Frogger Puzzle (mobile game)(2005)
- Frogger’s 25 Anniversary (Xbox 360) (2006)
- Frogger Evolution (J2ME) (2006)
- My Frogger Toy Trials (Nintendo DS) (2006)
- Frogger Launch (Windows Mobile) (2007)
- Frogger Hop Trivia (arcade) (2007)
- Frogger 2 (Xbox 360) (2008), the third game to call itself “Frogger 2”, for Xbox Live Arcade
- Frogger Returns (Wii, PlayStation 3) (2009)Frogger Beats ‘n’ Bounces (J2ME) (2008)
- Frogger Inferno (iOS) (2010)
- Frogger (Windows Phone) (2010)
- Frogger 3D (Nintendo 3DS) (2011)
- Frogger Decades (iOS) (2011)
- Frogger Free (iOS) (2011)
- Frogger: Hyper Arcade Edition (Wii, PlayStation 3, Xbox 360) (2012)
- “Frogger Free” (iPhone, Android) (2012)
- Frogger’s Crackout (Windows Store) (September 11, 2013)
- Frogger: Get Hoppin (Casino Game) (2017)
OBS: De Frogger: The Great Quest para Frogger: Helmet Chaos, Frogger é mostrado como um ser bípede, vestindo uma camisa.
OBS2: Frogger também inspirou uma sequência não oficial da Sega em 1991, chamada Ribbit, que continha gráficos aprimorados e ação simultânea de dois jogadores. Além disso, um protótipo de jogo, baseado em elementos de jogabilidade do Frogger, foi desenvolvido para o Sega Game Gear, mas nunca lançado. O protótipo continha recursos adicionais e níveis redesenhados.
Como todo jogo de sucesso nos arcades, vários clones não oficiais foram desenvolvidos para muitas plataformas, incluindo Ribbit para o Apple II (1981), Acpersoft’s Hopper (1983) para o BBC Micro e o Acorn Electron, Frogger da A & F Software (1983) para BBC Micro e ZX Spectrum, Hopper para o ORIC 1 (1983) e um lançamento posterior do ORIC Atmos, Froggy para o ZX Spectrum lançado pela DJL Software (1984), Frogger da Solo Software para o Sharp MZ-700 (1984) no Reino Unido, e uma versão para o NewBrain sob o nome Leap Frog.
Vários clones mantiveram a jogabilidade básica do Frogger enquanto mudavam o estilo e / ou o enredo. Pacific Coast Highway (1982), para a família Atari de 8 bits, divide a jogabilidade em duas telas alternadas: uma para a rodovia e outra para a água. Preppie! (1982), para a família de 8 bits da Atari, muda o sapo para uma bola de golfe em um clube de campo. Frostbite (1983), para o Atari 2600, usa a jogabilidade da fase do rio de Frogger com um tema ártico. Crossy Road (2014), para iOS, Android e Windows Phone, possui uma série de seções rodoviárias e fluviais geradas aleatoriamente. O jogo é um nível infinito, com apenas uma vida e um único ponto dado para cada salto para frente.
Frogger foi ums primeiros jogos que, pelo seu desenho simples e necessidade de ser produzido barato e eficiente, fez surgir o que seria no futuro chamado de jogo casual, garantindo um segmento de gamers que preferem, acima de tudo, diversão. Talvez seja por isso que até hoje ouve-se falar de um novo jogo do Frogger, eternizando o sapo mais famoso da cultura dos jogos eletrônicos.
O Jogo
No início o jogador escolhe entre ter 3, 5 ou 7 sapos, o que resulta em quantas “vidas” extras ele terá no decorrer do jogo. Perder todos os sapos resulta no “Game Over”. Só existem 4 comandos, controlados por uma alavanca de 4 direções; um empurrão em uma determinada direção fará com que o sapinho pule na mesma direção o equivalente a um espaço. Podem-se jogar até dois jogadores, mas alternando um por vez.
O jogo consiste em conduzir os sapinhos, da parte inferior da tela, até espaços na parte superior, chamados de “Frog Homes”, ou “Casas de Sapo”. O jogador inicia a travessia por uma estrada, com um grande fluxo de veículos variados, que vão de carros, bugs, caminhões e até mesmo ciclistas, que devem ser evitados para que o sapo não seja atropelado, perdendo assim uma das vidas. Ao chegar na primeira metade do trajeto o percurso muda para um rio, onde vemos troncos levados pela correnteza, tartarugas e jacarés. O jogador deve pular em cima dos troncos ou nas costas dos animais, tomando cuidado para evitar a boca aberta dos jacarés, cobras e lontras que surgem, e evitando também cair na água e ser levado pela correnteza. Existem alguns insetos e uma rã que podem ser pegos, dando um bônus de pontos ao jogador. Os obstáculos seguem um fluxo alternando suas direções, mas algumas vezes é repetida a direção em linhas consecutivas. Ao levar todos os sapos até as casas o jogo avança para o próximo nível, aumentando a dificuldade dos obstáculos e algumas vezes reduzindo o tempo para que seja realizado.
Quanto às pontuações, cada etapa avançada rende 10 pontos, levar os sapos em seguranças até suas casa rende mais 50 para cada sapo. Mais 10 pontos são concedidos à cada segundo não utilizado. Também ganham-se 200 pontos para cada mosca que comer e cada rã levada até a casa junto com o sapo. Terminar o nível concede 1.000 pontos, e a cada 20.000 o jogador ganha uma vida extra. A pontuação máxima mostrada no gabinete Arcade era de 99.990. O jogador poderia ultrapassar essa pontuação, mas não era mostrado devido a limitações.
Frogger tem vários bugs, embora muitos deles não sejam fiquem aparentes para o jogador médio:
- Seções da música ocasionalmente são cortadas, embora a melodia principal continue a tocar.
- Frogger tem inconsistências na detecção de colisão. Um efeito colateral disso é que o jogador pode às vezes fazer um salto perfeitamente legal e seguro e ainda perder uma vida. Outro efeito colateral disso é que o jogador pode saltar para a primeira linha de tartarugas e, em seguida, pular de volta imediatamente. Isso colocará o jogador “fora da grade”, sendo possível pular direto para o lado da tela, levando a uma perda de vida.
- Existem vários outros saltos estranhos que podem ser feitos também. Em primeiro lugar, o jogador pode “pendurar” o lado esquerdo de uma tartaruga, mas tentar fazer o mesmo do lado direito resulta em morte. Se o jogador pular em uma base com um jacaré e ele desaparecer depois que você pular, mas antes que o jogador caia, Frogger será morto, mas ele também chegará em casa. Por fim, os saltos à esquerda e à direita na linha superior dos troncos às vezes são muito mais lentos do que o normal – é mais provável que isso ocorra após comer previamente uma mosca.
- Outro bug no jogo é que a senhora sapo às vezes fica invisível, mas piscará em vermelho quando o jogador pular no local onde ela está.
Mercado
Em 1983, Danny Goodman escreveu para a revista “Creative Computing Video & Arcade Games” que a versão Atari 2600 do Frogger “é uma das traduções mais detalhadas já vistas”, observando a adição da tela inicial do ganme, algo que não era usado nos jogos do Atari. A “Entertainment Weekly” nomeou, em 2013, Frogger como um dos melhores jogos do Atari 2600.
A Parker Brothers gastou US $ 10 milhões em publicidade para Frogger e seu outro jogo, Empire Strikes Back, da franquia Star Wars, e vendeu três milhões de cartuchos. Frogger foi o produto de maior sucesso da empresa, superando as vendas e as receitas de seu best-seller anterior, o brinquedo Merlin. O investimento em marketing da Parker superou o marketing da própria sequência do filme da série Guerra nas Estrelas.
Frogger está ligado à cultura popular americana e pode ser encontrado em filmes, televisão, música e muito mais. Em 1983, Frogger estreou na televisão como um segmento da linha de desenhos animados da Saturday Supercade da CBS. Frogger foi dublado por Bob Sarlatte e trabalhou como repórter investigativo e foi ao ar por uma temporada. Em 1998, o jogo foi destaque no episódio de Seinfeld “The Frogger”. Jerry e George visitam uma pizzaria prestes a ser fechada que frequentam como adolescentes e descobrem a máquina Frogger ainda funcionando, com a pontuação mais alta de George ainda registrada. Ele compra a máquina e tenta atravessar a rua sem perder energia, o que apagaria a pontuação mais alta com suas iniciais “GLC”. No episódio da 4 ª temporada de George Lopez “Amigos Não Deixe Amigos Casar Bêbados”, George diz a seu filho Max “jogar aquele onde o sapo tenta atravessar a rua”, uma referência óbvia a Frogger. Frogger também aparece nos filmes Detona Ralph e Pixels.
Na música Frogger também tem homenagens. Em 1982, Buckner & Garcia gravaram uma música chamada “Froggy’s Lament” usando efeitos sonoros do jogo e lançou-a no álbum Pac-Man Fever. A banda Bad Religion gravou uma música chamada “Frogger” sobre o tráfego em Los Angeles. Na música, que inclui uma amostra da música tema do jogo no começo, o vocalista Greg Graffin alega estar “jogando Frogger com a minha vida”, como resultado do tráfego. A canção foi incluída no disco de 1985, Back to the Known, assim como a remasterização de seu álbum de estréia, How Bid Hell Be Worse. O grupo de garotas do Reino Unido, Sugababes, usou o tom musical de inserir moedas do jogo Frogger em seu hit single 2002 Freak Like Me.
Em 26 de novembro de 1999, o Rickey´s World Famous Hot Sauce (empresa de Billy Mitchel, recordista de jogos de arcade) ofereceu US $ 10.000 para a primeira pessoa que poderia marcar 1.000.000 pontos no Frogger ou US $ 1.000 para um novo recorde mundial antes de 1º de janeiro de 2000. Em 25 de março de 2005, Robert Mruczek ofereceu US $ 1.000 para derrotar o fictício recorde mundial de 860.630, conforme estabelecido por George Costanza no famoso episódio de Seinfeld, ou US $ 250 para um novo recorde mundial no final daquele ano. Em 1 de dezembro de 2006, John Cunningham ofereceu US $ 250 para que superar o mesmo recorde mundial fictício de 860.630 pontos até 28 de fevereiro de 2007. Ninguém foi capaz de alcançar nenhuma das recompensas, e essas pontuações só foram superadas depois que todas as recompensas expiraram.
A primeira pontuação a ter sido verificada como tendo batida a pontuação fictícia de George Costanza do seriado Seinfeld de 860.630 pontos foi estabelecida por Pat Laffaye em 22 de dezembro de 2009 com 896.980 pontos. Isso foi superado por Michael Smith de Springfield, Virginia, EUA, com uma pontuação de 970.440 pontos em 15 de julho de 2012. O atual detentor do recorde mundial de Frogger é Pat Laffaye, de Westport, Connecticut, EUA. Em 15 de agosto de 2017, ele marcou 1.029.990 pontos, tornando-se a primeira e única pessoa a quebrar um milhão de pontos em uma máquina de arcade original.
Vídeos
Alguns exemplos de gameplay do Frogger para arcade:
https://www.youtube.com/watch?v=l9fO-YuWPSk
https://www.youtube.com/watch?v=ISrEDGd9Afs
https://www.youtube.com/watch?v=WNrz9_Fe-Us
Curiosidades
- A revista de jogos “Softline” afirmou, em uma edição de 1982, que “Frogger ganhou a sinistra distinção de ser ‘o jogo arcade com a maioria das maneiras de morrer.’” Há muitas maneiras diferentes de perder uma vida (ilustrado por um símbolo “caveira e ossos cruzados” onde o sapo estava), incluindo: ser atingido por um veículo rodoviário, pular na água do rio, correr em cobras, lontras ou mandíbulas de um jacaré no rio, entrar em uma casa invadida por um jacaré, ficar em cima de uma tartaruga mergulhando até que esteja completamente submersa, montando um tronco, jacaré ou tartaruga do lado de fora da tela, entrando em uma casa já ocupada por um sapo, pulando para o lado de uma casa ou do mato, ou ficando sem tempo.
- A música de abertura do jogo é o primeiro verso de uma canção infantil japonesa chamada “Inu No Omawarisan (O Policial do Cão)”. Outras músicas japonesas que são tocadas durante o jogo incluem os temas do anime “Hana no Ko Lunlun” e “Araiguma Rascal”. O lançamento dos Estados Unidos manteve a música de abertura intacta e acrescentou “Yankee Doodle Dandy”.
- Michael Jackson used to own this game. It was sold at the official Michael Jackson Auction on April 24, 2009.
- O som que pode ser ouvido quando uma moeda é inserida na máquina foi testado pelo produtor Richard X para a música do Sugababes, ‘Freak Like Me’ (e é o primeiro som da faixa).
Ficha Técnica
Título: Frogger
Lançamento: JP – 5 de junho de 1981, NA – 23 de outubro de 1981, EU – 6 de agosto de 1982
Jogadores: Até 2, alternadamente
Gênero: Ação, 2D com visão aérea
Desenvolvedora: Konami
Publicadora: Sega
Plataforma: Arcade
Conversões: Várias (Para mais detalhes sobre versões do Frogger checar a seção “Legado”)
Referências
Wikipedia
Digital Spy
Com a colaboração de Thiago “Kyle” Cavalcante
Atualiazado em 27/06/2018 por Daniel Gularte