Masaya Nakamura, o pioneiro do entretenimento com máquinas arcade e principal produtor do jogo de videogame “Pac-Man”, morreu aos 91 anos. Ele fundou a gigante Namco, empresa que durante 10 anos também era proprietária da Nikkatsu Film Company.
A morte de Nakamura foi registrada como tendo ocorrida há mais de uma semana, no dia 22 de janeiro. Mas só foi anunciada pela Namco segunda-feira em seu site japonês, respeitando os desejos de sua família, que ainda não revelou a causa da morte.
Tendo frequentado a universidade técnica em Yokohama, Nakamura fundou a Namco em 1955 como uma empresa operando cavalos mecânicos no telhado de uma loja de departamentos. Depois de décadas se dedicando à diversão eletrônica a Namco foi fundida com outra empresa japonesa de jogos, a Bandai, para formar a Namco-Bandai (mais tarde Bandai Namco) em 2005, Nakamura manteve uma posição honorária. Ele também foi premiado com a Ordem do Sol Nascente pelo governo japonês por seus serviços à indústria.
Pac-Man, concebido para parecer uma pizza com uma fatia retirada dela, foi inventado por Toru Iwatani e teve sua primeira aparição como um jogo de arcade em 1980. Expandiu-se em consoles e explodiu em vendas massivas de mercadorias, série de TV, temas de Parques e um filme. O personagem se tornou extremamente popular entre os jogadores e o Guinness World Records, o livro dos recordes, o classificou como “a máquina de arcade operada por moedas mais bem-sucedida”.
Atualiazado em 31/01/2017 por Daniel Gularte
Namco é uma das maiores e melhores empresas de video game!!!!