Mick McGinty, o icônico artista por trás das mais famosas capas de videogames dos anos 90, como a versão de Street Fighter 2 para o Super Nintendo e Streetd of Rage do Mega Drive, morreu após uma batalha contra o câncer. McGinty faleceu de forma tranquila e cercado por sua família, segundo seu filho Jobey, que escreveu em um post inúmeras memórias de seu pai.
Meu pai era um artista incrível, como todos sabem. E no verdadeiro estilo de artista, ele também nunca ficou satisfeito com seu trabalho final. Apenas algumas semanas atrás, ele disse que precisava de ‘apenas mais uma hora em algumas peças’ para ‘realmente terminá-las’. Todos nós sabíamos disso e que simplesmente não era verdade. Papai sempre vinha visitar nossa casa, ver algumas das pinturas que ele fez para nós ao longo dos anos, e colocava o nariz a alguns centímetros de distância e dizia: ‘Sabe, Jobe, eu gostaria de ter tornado aqueles azuis um pouco mais profundos ‘, ou’ você sabe, eu adoraria apenas espalhar um pouco mais de sombras naquela árvore ‘, ou’ isso realmente precisa de uma nova camada de verniz ‘.
Muitos trabalhos de Mick McGinty são referência da gamecultura, como a capa para a versão do Super Nintendo de Street Fighter 2, que seria tão icônica quanto o próprio jogo em si. Sua estética de arte com corpos musculosos e figuras cheias de personalidade também ajudaria a definir outros jogos dos anos 90, como Kid Chameleon, Shining Force e Streets of Rage 2 por meio de seu trabalho . McGinty nasceu no nordeste de Nebraska e, durante seu tempo como ilustrador freelance, contou com nomes como Adidas, McDonalds e Universal Studios entre seus clientes. Em 2007, McGinty mudou-se para o Arizona para ficar mais perto de sua família, onde continuou a trabalhar em suas próprias belas artes e pinturas a óleo. McGinty fala de sua carreiraL
Sou artista desde os cinco anos, quando me lembro de desenhar um avião melhor do que meu irmão mais velho. Foi encorajador porque até então, era a única coisa que me lembrava de ter feito melhor. Continuei e continuo tentando melhorar meu processo criativo. Agora eu percebo que você nunca fica realmente melhor do que ninguém … apenas mais exclusivo em seu próprio estilo, e você se torna o melhor pintor que pode ser.
McGinty foi entrevistado para o documentário de Street Fighter II, Here Comes A New Challenger, que está atualmente nos últimos estágios de sua campanha de financiamento para o Indiegogo. Este será o último registro do artista que nos ajudava a compreender um jogo em uma época que os gamers conheciam gostavam de apreciar o manual, a caixa e os labels dos cartuchos de videogame. Veja os trabalhos de Mick McGinty na galeria abaixo, como um pequeno tributo a este grande artista:
Atualiazado em 20/09/2021 por Daniel Gularte
Lembro de colocar o pôster do jogo street fighter 2 na parede do meu quarto, esse acima mesmo…que veio na revista Gamepower da época: Chun li vs Blanka, marcou muito!!!! Outra capa que foi considerada uma das mais bonitas da época: Kid Chameleon, também marcou muito!!!! Muita coisa em termos de arte e cultura gamer marcaram muito, essa é a verdade!!!! Abraços!!!! valeu!!!!