As experiências vividas por intermédio do jogo estão redefinindo nossas expectativas sobre como o mundo físico (que denominamos “real”) deve ser: os games adentram cada vez mais os espaços de nossas atividades cotidianas; inspiram-nos de tal maneira que os ambientes acadêmicos e as metodologias de trabalho nos parecem cada vez menos interessantes; transformam as relações sociais de modo que a “realidade” mostra-se cada vez mais entediante.
O reflexo mais evidente da ubiquidade dos games pode ser observado na emergência do fenômeno da Gamificação. Conceito este que refere-se à aplicação do pensamento e dos elementos dos jogos à contextos não relacionados aos games com o intuito de engajar pessoas e promover mudanças de comportamento. Grande parte das estratégias de gamificação, no entanto, acaba por adotar uma abordagem behaviorista (baseada em estímulo e resposta) ou aplicar modelos pré-definidos sem considerar as particularidades do contexto e da experiência que se pretende promover.
Sobre o Debate
O diálogo “Repensando a gamificação pela ótica do design” busca expandir a noção da gamificação a partir de sua observação pela perspectiva do design. Este que deve ser compreendido não como uma forma de projeto gráfico visual, mas um meio para conhecer o mundo. Nesse bate papo Fabrício Fava mostrará porque devemos abrir mão de aplicações rasas e modelos pré-definidos de gamificação e como o design nos ajuda a promover os exercícios holísticos que a singularidade de cada projeto demanda.
Fabrício Fava é Doutor em Comunicação e Semiótica (PUCSP) e possui projetos independentes de jogos eletrônicos e arte interativa publicados em eventos da área. Atualmente pesquisa e desenvolve projetos no contexto multidisciplinar da criatividade e design thinking, design para experiências baseado em jogos (design lúdico e gamificação) e design em movimento (motion design).
O debate será mediado pelo coordenador do curso de Computação Gráfica para jogos eletrônicos, prof. Daniel Gularte, Daniel é mestre em computação para jogos eletrônicos e desenvolveu diversos projetos gamificados para empresas.
Programe-se
Evento: Gamedebate – Repensando a gamificação pela ótica do design
Date e hora: 11 de janeiro de 2017, das 15h às 17h
Local: auditório do Porto Iracema das Artes – rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema
Inscrições: https://www.facebook.com/events/208386752964806/
Entrada: gratuita
Atualiazado em 11/01/2017 por Daniel Gularte