O Museu Bojogá atingiu, no apagar das luzes de 2021, a impressionante marca de 3500 itens físicos em seu acervo de jogos eletrônicos, graças a mais uma doação feita por mais um de nossos apoiadores.
Leonardo Capaz é de Fortaleza, estado do Ceará e é um entusiasta de jogos. Fez seu trabalho de graduação em comunicação para games e sabe muito bem como a história é essencial para preservar a cultura de uma época, em respeito aos mais velhos, e como oportunidade de conhecer e transformar pessoas. Em depoimento, Leonardo lembra que participou do primeiro festival de gamecultura do Estado, o Festival Bojogá de Jogos Eletrônicos, em 2010.
Na oportunidade, e jovem estudante universitário tinha visto que a exibição da linha do tempo dos games, que contava na época com menos do que 500 itens, não tinha a pistola de luz da SEGA chamada Menacer, por ser um acessório incomum de usuários comuns que jogavam no Mega Drive.
Os anos se passaram e o aparelho ficou guardado na casa do rapaz, que decidiu, mais de 10 anos depois, doar seu item. Leonardo afirma que o projeto certamente vai trazer mais utilidade do objeto para a comunidade gamer, uma vez que o Bojogá tem projeção nacional e que muitos pesquisadores e historiadores estariam interessados em compartilhar o
Como falamos acima, a mais nova aquisição do museu é um item muito importante (e raro) dentro do universo brasileiro de artefatos de jogos eletrônicos. O item de número 3500 do Museu é a pistola Menacer, uma light gun feita pela SEGA para o console Mega Drive e distribuída no Brasil pela Tec Toy. Teve pouca aceitação no Brasil e vendeu poucas unidades, pois a experiência ao se jogar com a pistola não era das melhores.
O item está com marcas do tempo (amarelado tradicional por causa do plástico com pouco durabilidade) ficando quebradiço e frágil, assim como uma usual trica na base de apoio do braço, pois a pistola é pesada e um pouco desconfortável. Está sem o receptor, um adaptador ligado à entrada do controle que recebe o sinal da pistola.
A doação contou ainda com mais dois jogos. O primeiro é Flashback, um clássico jogo de ação em plataforma dos anos 90 e que é famoso em múltiplas plataformas, com seus gráficos feitos em rotoscopia pela empresa Delphine Software (a mesma de outro jogo incrível – Out os This World). O outro jogo é uma coletânea de seis jogos de tiro feitos para o próprio acessório Menacer, que vinha junto ao pacote do console. Os jogos são Pest Control, Space Station Defender, Ready Aim Tomatoes, Whack Ball, Front Line e Rockman´s Zone. Como os próprios títulos dos jogos apontam, são bem simples e sem muita inovação. Na época muitos queriam jogar com essa pistola o jogo Terminator 2, que no SEGA Genesis vinha no pacote do jogo.
Aproveitamos esse último post de 2021 para agradecer às dezenas de doações que recebemos, que hoje fazem parte das ações de inclusão realizadas pelo Museu Bojogá no Estado do Ceará, bem como também estão em um dos mais importantes acervos históricos do Brasil, que podem ser acessados de forma colaborativa e pública, democratizando o conhecimento e construindo uma sociedade mais inclusiva, cujos conhecimentos vão transformar, pela inovação, a vida das pessoas no ano que virá.
Boas festas e Bojogá!
Atualiazado em 28/12/2021 por Daniel Gularte
Muitos acessórios da era Sega vs Nintendo eu nunca vi e usei para jogar algum jogo, essa é a verdade…assim como nunca vi e joguei no GameCube!!!!! Muita coisa dessa época eu nunca cheguei a utilizar…lembor que via muito em determinadas revistas do quesito fazendo propaganda da Menacer, pistola ou bazooka do SNES e Mega Drive…no máximo mesmo cheguei a usar os acessórios do Maste System e Nintendo 8 bits!!!! valeu!!!!!