A situação não está fácil para ninguém. Um ano depois de encerrar suas atividades na galeria de arcade Sega Akihabara Building 2, em Tóquio, a Sega se despediu de outro local clássico de fliperamas e outras máquinas eletrônicas no Japão nesta segunda-feira, 20 de setembro. No mês passado, a Sega anunciou que seu Sega Ikebukuro Gigo arcade fecharia e na terça-feira (21) os fãs se reuniram para dar o último adeus ao lendário centro de jogos em uma cerimônia que a Sega realizou para marcar o fim de seus 28 anos de duração.
Na frente havia uma placa que dizia (em japonês): “Obrigado por 28 anos”. Os funcionários usavam camisetas com a mesma mensagem, enquanto os alto-falantes tocavam uma música chamada “Hotaru no Hikari” (A Luz do Vaga-lume). Originária da clássica melodia de “Auld Lang Syne”, mas com letras diferentes, a música é comumente tocada em lojas japonesas pouco antes de fechar. Veja o vídeo
Após a contagem regressiva para o fechamento final do fliperama, o gerente do estabelecimento subiu em uma escada para fazer um discurso, contando a história de Sega Ikebukuro Gigo. Ele queria deixar claro que o fliperama não estava fechando devido aos eventos do covid-19, mas sim “circunstâncias inevitáveis”. De acordo com a Famitsu o contrato de locação terminou e o principal fator para o fechamento do fliperama foram as reformas do prédio que serão executadas. Nostálgico, ele afirmou em entrevista:
Se estivesse em meu poder, gostaria de ficar aberto para sempre neste local e saudar os rostos felizes de nossos maravilhosos clientes”, disse o gerente de fliperama. “Infelizmente, neste momento, do jeito que acabou era, o fliperama fechou.
O fliperama de nove andares foi inaugurado em julho de 1993 como Ikebukuro Gigo e rapidamente se tornou um marco na área. Com o passar dos anos, o exterior mudou, passando da cor amarela durante os anos 2000 para vermelho em 2013, quando o centro de jogos foi rebatizado de Sega Ikebukuro Gigo. Foi um local de teste muito popular para novos jogos de arcade desde os anos 90, levando milhares de jogadores a experimentar em primeira mão títulos de jogos que ainda não eram vendidos mundialmente.
A Sega, uma das forças mais dominantes na indústria dos games por mais de 60 anos, vendeu 85% de seu negócio de fliperamas em novembro de 2020. No ano passado, outro arcade histórico da Sega, o segundo fliperama da empresa, Akihabara, foi também fechado. Famosa por suas escadas rolantes, também não houve um motivo oficial para o fechamento do empreendimento. O local abrigava também outros equipamentos que agradavam turistas e moradores locais. Veja imagens do complexo durante os anos:
via Kotaku
Atualiazado em 25/09/2021 por Daniel Gularte
Nos anos 90…máquinas da Namco, Sega, SNK e Capcom dominavam os flieramas da vida!!!! Tenho saudades dessa época de fliperama e locadoras…com o tempo vi e percebi que andar nesses ambientes vc tinha mais interação com a galera e assim também conhecendo novidades em termos de games!!!! A evolução e a internet tiraram um pouco da graça de antigamente, essa é a verdade!!!! valeu!!!!