Sumário
Um pouco antes de empresas como a Atari procurarem vender seus projetos de jogos eletrônicos para fornecedores do ramo de diversão eletrônica, existiu o que seria o primeiro arcade da história: o Galaxy Game. Envolto a questões financeiras de um mercado que sequer existia, seus criadores se debateram com personalidades e situações que deixam a história de Galaxy Game um incrível registro da cultura dos jogos eletrônicos.
História
No início dos anos 1970, os videogames existiam quase somente como jogos feitos por programadores e técnicos com acesso a computadores, principalmente em instituições de pesquisa e grandes empresas. Um desses jogos foi o Spacewar!, criado em 1962 por Steve Russell e outros na comunidade de programação do Massachusetts Institute of Technology (MIT). O jogo para dois jogadores é uma batalha espacial entre duas naves, tendo como pano de fundo um campo estelar, com uma estrela central exercendo força gravitacional sobre elas. O jogo foi copiado e usado em muitas outras instituições acadêmicas americanas após sua divulgação, tornando-se o primeiro jogo a ser distribuído. Spacewar! ficou muito popular nessa d[ecada, sendo recriado em outros tipos de computadores por muitos programadores. Embora muito popular, Spacewar! ainda era muito limitado pelo seu alcence de público: o PDP-1 custava US$ 120.000 e apenas 55 foram vendidos, a maioria sem monitor, limitando apenas a uma audiência acadêmica restrita. Os desenvolvedores originais de Spacewar! chegaram a considerar formas de rentabilizar o jogo, mas não viram opções, dado o alto preço do computador em que funcionavam.
Em 1966, o estudante da Universidade de Stanford, Bill Pitts, que tinha um estranho hobby de explorar instalações e edifícios do campus, chegou ao prédio do Stanford Artificial Intelligence Project, com um DEC PDP-6 compartilhando com mais 20 sistema de computador conectados a ele. Fascinado pela descoberta e tendo feito várias aulas introdutórias de informática, o jovem curioso Pitts convenceu o chefe do projeto, Lester Earnest, a deixá-lo usar o computador. Logo, Pitts deixara de frequentar suas aulas, passando as noites no laboratório de informática interagindo com os alunos de graduação e pós-graduação e claro, jogando Spacewar! no PDP-6. Pitts muitas vezes jogou contra Hugh Tuck, um estudante da Universidade Estadual Politécnica da Califórnia, que era um amigo do ensino médio. Durante uma sessão de Spacewar! que ocorreu entre 1966 e 1969, Tuck observou que uma versão operada por moedas do jogo seria muito bem sucedida. Ambos concordaram que tal dispositivo ainda era inviável devido ao custo dos computadores. Em 1971, no entanto, Pitts, que já havia se formado e estava trabalhando na empresa Lockheed como programador do PDP-10, soube do PDP-11 de 1970, que foi vendido por cerca de US $ 14.000. Mesmo ainda sendo um valor muito alto para um produto comercialmente viável (a maioria dos jogos eletrônicos em arcades custava em torno de US $ 1.000 na época), Tuck e Pitts acharam que era baixo o suficiente para construir um protótipo viável.
Depois de decidir começar a trabalhar em uma versão operada por moedas de Spacewar!, a dupla, com a ajuda da família de Tuck, comprou um PDP-11 e começou a trabalhar no seu protótipo. Eles gastaram um total de US $ 20.000 para construir uma máquina de arcade única para dois jogadores, como o Spacewar original, definindo o valor de dez centavos de dólar por jogada ou 25 centavos por três partidas, com o vencedor de uma partida receber uma partida grátis.
A Pitts and Tuck renomearam seu produto de Spacewar! para Galaxy Game, gerando um espírito menor de guerra e fundou a empresa chamada Mini-Computer Applications em junho de 1971 para distribuir o jogo que já se encontrava próximo de sua conclusão. O desenvolvimento do protótipo da máquina levou cerca de três meses e meio. Em agosto, conseguiram a permissão para colocar a máquina no prédio da união estudantil da Tresidder, em Stanford, como local de teste. Foi então que eles receberam um telefonema de Nolan Bushnell, que tinha ouvido falar de seu projeto e queria mostrar a eles seu projeto similar no qual ele estava trabalhando.
Bushnell também jogou Spacewar! durante os anos 1960 e queria fazer uma versão de arcade, mas seguiu uma direção tecnológica diferente. Ele e Ted Dabney tinham inicialmente utilizaram um computador de US$ 4.000 poderoso o suficiente para rodar múltiplos jogos simultâneos de Spacewar!; quando não era possível, eles começaram a considerar a substituição do hardware do computador por peças personalizadas. Eles logo descobriram que, enquanto um computador de uso geral barato o suficiente para um jogo de arcade não seria poderoso o suficiente para rodar jogos suficientes de Spacewar! para ser lucrativo, um computador criado exclusivamente para rodar um jogo poderia ser feito com US$ 100. Em agosto de 1971, quando Bushnell telefonou para Tuck e Pitts, ele e Dabney já haviam exibido um protótipo de seu jogo, o Computer Space, em um bar perto de Stanford e haviam encontrado um fabricante comercial para o jogo. Eles estavam curiosos sobre o que Tuck e Pitts haviam feito para fazer uma versão comercialmente competitiva do jogo, mas ficaram aliviados, embora também desapontados, ao descobrir que ainda não tinham resolvido o problema financeiro do projeto.
Tuck e Pitts, por outro lado, embora impressionados com o hardware da Bushnell, não ficaram satisfeitos com o jogo em si. Eles sentiram que o Computer Space era uma imitação fraca de Spacewar!, enquanto que Galaxy Game era uma adaptação superior do jogo. Em novembro de 1971, o protótipo do Galaxy Game foi lançado. O console de madeira completo e com assentos para jogadores estava localizado no segundo andar do prédio do laboratório de inteligência artifical de Stanford, conectado a um PDP-11 no sótão do prédio por um cabo de 30 metros. O produto fez muito sucesso e logo a eles anexaram um segundo monitor colocado acima do arcade para que os observadores e curiosos pudessem ver o jogo mais facilmente. Os preços baixos fizeram com que eles não chegassem nem perto de recuperar o preço do PDP-11, mas estavam entusiasmados com a recepção do jogo e não pretendiam que o protótipo fosse lucrativo. Como o protótipo inicial do Galaxy Game foi exibido ao público alguns meses após o primeiro protótipo do Computer Space, Galaxy Game é segundo videogame a cobrar dinheiro para jogar.
Como resultado positivo da recepção do Galaxy Game, Pitts e Tuck começaram a trabalhar em uma versão definitiva. Para a segunda máquina, eles construíram uma caixa de fibra de vidro azul completa para as máquinas, melhoraram a qualidade dos joysticks com a ajuda de uma oficina mecânica e modificaram o computador com um processador de tela mais novo para suportar até quatro jogos em monitores diferentes – vários jogos simultâneos separados ou até quatro jogadores no mesmo jogo em duas telas. A dupla também colocou uma unidade do PDP-11 dentro de uma das máquinas e não em um local separado como antes. O console foi oficialmente lançado em 1º de setembro de 1971 na comunidade estudantil de Tressider, Standford, sendo o primeiro arcade oficialmente lançado no mundo.
Galaxy Game permaneceu em exibição em Tresidder até maio de 1979, quando foi removido devido à falta de confiabilidade do processador em exibição. Após a sua remoção, a máquina foi desmontada, com as peças do computador armazenadas em um escritório e a carcaça do arcade deixada ao ar livre. A unidade foi totalmente restaurada em 1997 com um novo processador e colocada em exibição por vários anos no departamento de ciência da computação em Stanford, com dois consoles conectados para uso gratuito pelos alunos. Devido a problemas com espaço e manutenção, em 2000 foi transferido para o Computer History Museum em Mountain View, Califórnia. Em agosto de 2010, o museu emprestou o console à empresa Google para ser colocado no campus da sede, a pedido de Pitts. Desde então, voltou ao museu como uma atração jogável
A máquina
Para a versão oficial do Galaxy Game e com os US$20.000 disponíveis, Tucks e Pitts usaram uma versão PDP-11/20 do PDP-11 (US $ 14.000), um Display Eletrostático Hewlett-Packard 1300A (US $ 3.000) e gastaram o restante nos moedeiros, joysticks, fiação e carcaça. Pitts construiu o hardware do computador e lidou com a programação, enquanto Tuck, um engenheiro mecânico, projetou o gabinete. O adaptador de tela para o monitor foi construído por Ted Panofsky, os moedeiros foram adquiridos da fabricante de jukebox Rowe International e os joysticks encontrados em uma loja de sobras militares como remanescentes dos controles de bombardeiros B-52. O código para o jogo foi baseado em uma versão do Spacewar! rodando em um PDP-10 no laboratório de inteligência artificial de Stanford, mas modificado com recursos adicionais.
O jogo
A jogabilidade do Galaxy Game, como o Spacewar!, envolve duas naves espaciais monocromáticas chamadas “the needle” e “the wedge”, cada uma controlada por um jogador, tentando atirar uma na outra enquanto manobra em um plano bidimensional no poço de gravidade de uma estrela, em um pano de fundo de um campo estelar. As naves disparam torpedos, que não são afetados pela atração gravitacional da estrela. Elas têm um número limitado de torpedos e um suprimento limitado de combustível, que é usado quando o jogador dispara seus propulsores. Os torpedos são disparados um de cada vez, e há um período de tempo entre os lançamentos. As naves seguem a física newtoniana, permanecendo em movimento mesmo quando o jogador não está acelerando, embora elas possam girar a uma velocidade constante sem inércia.
Cada jogador controla uma das naves e deve tentar destruir a outra enquanto evita uma colisão com a estrela. Voar perto da estrela pode fornecer uma ajuda da gravidade ao jogador, com o risco de uma má trajetória colidir com a estrela. Se uma nave ultrapassar uma borda da tela, ele reaparecerá no outro lado. Um recurso de hiperespaço, ou “botão de pânico”, pode ser usado como último recurso para evitar torpedos inimigos movendo a nave do jogador para outro local na tela depois de desaparecer por alguns segundos, mas a reentrada do hiperespaço ocorre aleatoriamente e há uma probabilidade crescente na nave explodir com cada uso. Os controles do jogador incluem rotação no sentido horário e anti-horário, empuxo para a frente, torpedos de disparo e hiperespaço. O Galaxy Game apresenta, como melhorias em relação ao modelo original, modificações opcionais no jogo para ter naves mais rápidas, torpedos mais rápidos, para remover a estrela e seu campo gravitacional ou reverter a gravidade para afastar a estrela e remover o efeito envolvente. O movimento das naves é controlado com um joystick, enquanto os torpedos, hiperespaço e opções de jogo são controlados através de um painel de botões.
Mercado
Vimos que os custos de construção de um arcade baseado em uma arquitetura de computadores inviabilizaria totalmente a produção do Galaxy Game. O primeiro protótipo, criado com muitos desafios e de forma ainda não viável fisicamente, atraiu muitos curiosos que aprovaram a ideia do jogo. Embora o plano original tenha sido trabalhar para reduzir os custos de desenvolvimento após o primeiro protótipo, a popularidade de Galaxy Game convenceu a dupla a se concentrar em criar uma máquina melhor que pudesse rodar vários jogos para recuperar o investimento inicial.
A nova versão foi instalada em um café no prédio da união estudantil de Tresidder em junho de 1972, embora com apenas dois monitores devido a restrições de espaço. Já o protótipo original do Galaxy Game foi exibido em vários locais ao redor do campus, mas não teve tanto sucesso quanto no edifício da união estudantil. No momento em que o segundo protótipo foi concluído, a dupla havia gastado US$ 65.000 no projeto e não tinha nenhuma maneira viável de recuperar o custo com a máquina ou ter alguma perspectiva comerciai na sua versão mais ampla. Mais tarde, Pitts explicou que ele e Tuck tinham se concentrado nos desafios técnicos e de engenharia de produzir um jogo Spacewar! com fidelidade, operado por moedas, e não se atentaram para o lado comercial do projeto; ele achava que o Computer Space tinha sido mais bem sucedido comercialmente porque Bushnell havia se concentrado mais no lado comercial de sua ideia do que no técnico.
Até o fim de sua operação, Galaxy Game permaneceu popular, com uma média de público de dez a vinte pessoas reunidas em torno das máquinas na maioria das noites de sexta e sábado, quando a universidade estava em funcionamento. Pitts afirmou mais tarde que, quando a máquina foi removida, havia trazido de volta o investimento original, mesmo cobrando 10 centavos por jogo ou 25 centavos por três.
Curiosidades
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Jonathan Rosenberg, vice-presidente da Google, que havia conversado com Bill Pitts para expor Galaxy Game no Googleplex, havia sido contratado aos 13 anos por Tuck e Pitts em meados da década de 1970 para manter a máquina limpa.
- Autores ainda dizem ter dúvidas se Galaxy Game foi mesmo o primeiro arcade da história, uma vez que o protótipo de Computer Space havia sido apresentado antes do protótipo de Galaxy Game.
Referências
Wikipedia
High Score!: The Illustrated History of Electronic Games
Replay: The History of Video Games
Atualiazado em 04/07/2022 por Daniel Gularte