Sumário
O Playstation 2 Slimline é um console da sexta geração dos videogames e uma atualização do design e hardware do Playstation 2, buscando maior economia e eficiência. Conhecido como PS2 Slim, é a versão mais conhecida do console, e a mais difundida no mundo inteiro. Foi com este console que a SONY determinou o recorde do PS2 como o videogame ais vendido e em maior tempo de atividade da história dos videogames.
Histórico
Assim como a estratégia do PSOne (versão compacta do videogame da geração passada da SONY, o Playstation), estava claro que mais cedo ou mais tarde a empresa iria investir em uma grande atualização do seu console. O Playstation 2 “tijolão”, como era chamado pelo público causou algumas impressões negativas, principalmente por alguns problemas de design. Sabe-se que notadamente o público japonês prefere videogames menores e compactos. A Europa e Américas já adota aparelhos mais robustos e com cara de equipamento de luxo.
Entretanto, o projeto revisado do Playstation 2 permitia encapsular a nova placa em menor espaço, além de remover uma série de componentes que foram mal projetados e que vinham sendo gradualmente atualizados. Em setembro de 2004, a Sony revelou sua terceira grande revisão de hardware do Playstation 2 (revisão de número 12, modelo SCPH-700xx). O novo modelo estaria disponível nas lojas no final de outubro daquele ano.
Playstation 2 Slimline SCPH-7XXXX
O console é visualmente menor, mais fino e mais silencioso que as versões mais anteriores e inclui uma porta Ethernet integrada (em alguns mercados, também possui um modem integrado). Devido ao seu perfil mais fino, ele não contém o compartimento de expansão e, portanto, não suporta uma unidade de disco rígido interna. Também não possui uma fonte de alimentação interna, semelhante ao modelo anterior, e possui uma expansão Multitap modificada compatível com modelos antigos do console.
A remoção do compartimento de expansão foi muito criticada por ocasionar uma série de limitações sendo impossível jogar títulos como Final Fantasy XI, que exigem o uso exclusivo do disco rígido. O software PS2 Linux também requer um compartimento de expansão para funcionar.
O placa do PS2 Slim ainda contêm alguns dos controladores de E / S e firmware necessários para funcionar um HDD, mas o processo envolve eletrônica, exigindo que o usuário solde 39 pinos IDE diretamente na placa. Para evitar esses MODs (modificações), dois kits especiais de expansão foram criados por empresas de terceiros para facilitar o uso do disco rígido no console. O primeiro foi o HD Connect, que era simplesmente uma placa instalada na parte traseira do console, com cabos de comunicação presos ao PS2 através de suas saídas de ar e acionando a energia através de um de seus conectores USB de 5 V.
A segunda opção, mais cara, foi o HD Combo: incluía um gabinete de substituição com espaço para um disco rígido. Certos modchips permitem o uso de um disco rígido USB ou outro dispositivo de armazenamento em massa.
Existem duas sub-versões do SCPH-700xx: uma com os chips Emotion Engine (EE) e Graphics Synthesizer (GS) antigos, e a outra com o chip EE + GS mais novo. Deve-se compreender que o Playstation 2 foi construído como uma plataforma dedicada de games, isto é, todos os seus componentes foram desenhados para instruções de código específicas. Portanto, os desenvolvedores precisavam entender como funcionava o sistema de processamento e memória e a cada revisão do hardware a chance de um jogo não funcionar poderia ser grande.
Essas revisões foram denominadas V12 para ambos os modelos, V11.5 para o antigo e V12 para o modelo mais recente e V12 para o antigo e V13 para o modelo mais recentes. O modelo V12 foi lançado pela primeira vez em preto, mas uma edição prateada já estava disponível no Reino Unido, Alemanha, Austrália, Emirados Árabes Unidos e outros países como França, Itália, África do Sul e América do Norte. Um console rosa de edição limitada também ficou disponível após março de 2007. Todas essas versões tinham a mesma performance em jogos e problemas de compatibilidade com alguns games.
O V12 (ou V13) foi sucedido pelo V14 (SCPH-7500x), que contém ASICs (Application Specific Integrated Circuits / Circuitos integrados para aplicações específicas) diferentes das revisões anteriores, com alguns chips com data de copyright de 2005, em comparação com 2000 ou 2001 para modelos anteriores. Ele também tem uma lente diferente e alguns problemas de compatibilidade com um número diferente de jogos PlayStation e até alguns jogos PS2.
Um complemento para adicionar suporte ao HDD aos modelos 7500x e posteriores, chamados HDPro, foi criado, mas sem sucesso aparente, pois logo em seguida as conexões IDE foram completamente removidas na revisão V14 do console, eliminando dessa forma a opção de uso de qualquer unidade de disco no videogame. Entretanto certos chips modificadores permitem o uso de um disco rígido ou outro dispositivo de armazenamento em massa pela porta USB. Recentemente foi descoberta uma maneira de fazer uma instalação pelo memory card do PS2 e gerar um exploit (maneira de dar um boot / reinicialização). O OPL é um carregador de jogos e aplicativos projetado para o PS2 e é uma maneira de jogar jogos e aplicativos homebrew (programas feitos por consumidores) no console, substituindo o antigo HD Loader. Com o OPL, pode-se jogar através de vários métodos diferentes, dependendo do console, sem o uso de modchips.
Em 2006, a Sony lançou novas revisões de hardware (V15, números de modelo SCPH-7700xa e SCPH-7700xb). O V15 foi lançado pela primeira vez no Japão em 15 de setembro de 2006, incluindo a edição Silver. Após o seu lançamento no Japão, foi lançado na América do Norte, Europa e outras partes do mundo. A nova revisão usa um chip EE + GS integrado e unificado, um ASIC (Application Specific Integrated Circuits / Circuitos integrados para aplicações específicas) redesenhado, uma lente laser diferente, um BIOS atualizado e drivers atualizados. Seria a versão mais estável do console para este modelo.
Tabela comparativa
Esta tabela mostra as principais diferenças e ajustes da versão do PS2 Slimline ao longo de sua existência.
Jogos
O Playstation 2 Slim é conhecido por ter uma série de incompatibilidades com jogos do Playstation, e alguns títulos do próprio PS2. Com as atualizações e revisões do produto, os usuários praticamente começaram a ignorar esses erros, pois a Sony já lançaria nesse período uma série de jogos e franquias importantes para o legado da sony na cultura dos videogames.
Jogos como God of War, Gran Turismo, Metal Gear e Kingdom Hearts ajudaram a consolidar o console como um dos mais importantes da história dos videogames. Já jogos como Okami e Shadow of the Colossus construíram um legado especial do console: além de exclusivos usavam ao máximo os recursos do aparelho. Abaixo segue a lista de jogos de Playstation 2 incompatíveis com essa versão:
- ATV Offroad Fury 3 (jogável mas com bugs)
- Beyond Good & Evil (problemas no som)
- Big Mutha Truckers
- Big Mutha Truckers 2
- Everquest Online Adventures: Frontiers
- EA Sports F1 2001 (jogável mas com bugs)
- EA Sports F1 2002 (jogável mas com bugs)
- Fight Night Round 2
- Final Fantasy XI (Requer HDD)
- Initial D Special Stage
- Tom Clancy’s Ghost Recon: Jungle Storm
- Jak X: Combat Racing (jogável mas com bugs)
- Major League Baseball 2K5
- Street Racing Syndicate
- Tiger Woods PGA Tour 2005
- Ty the Tasmanian Tiger 3: Night of the Quinkan
Modelo 3D
Galeria
Ficha Técnica
Geração: Sexta
Fabricante: Sony
Ano de lançamento: 3 de novembro de 2004
CPU: Emotion Engine 128-bits 294MHz
Controles: Direcionais + botões + Start + 2 analógicos
Mídia: DVD
GPU/Capacidade gráfica: GS 4MB 75 milhões de polígonos
Som: 48 canais de áudio
Playstation 2 Slimline SCPH-900XX
O Playstation 2 Slimline teve uma série de revisões, e a última, a SCPH-900XX, se tratou de um refinamento do modelo anterior (SCPH-7XXXX) e foi lançado no Japão em 22 de novembro de 2007.
Bem como algumas mudanças cosméticas, o design do hardware foi totalmente reformulado, incorporando a fonte de alimentação no próprio console como as revisões originais para o PlayStation 2. Essas alterações também reduziram o peso total do console para 600 gramas (algumas fontes dizem que versões chegam a 720 gramas). O peso reduzido do console foi conseguido através de uma redução nas peças – a unidade usa uma placa-mãe menor, bem como um ASIC personalizado do chip emotion engine, sintetizador de gráficos e o RDRAM otimizado. O peso do adaptador AC foi reduzido para 250 g dos 350 g anteriores.
A série do modelo SCPH-900XX fabricado após o terceiro trimestre de 2008 foi a última revisão do PlayStation 2. Algumas alterações foram (indicadas pelo código de data 8C na referência do número serial) foram incorporar uma versão atualizada da BIOS (SCPH-90010), que desativa uma falha presente em todos os modelos mais antigos que permitia a instalação de aplicações homebrew, que era iniciada a partir de um cartão de memória, bem como todos os ajustes de jogos e retrocompatibilidade.
Jogos
O Playstation 2 Slim é conhecido por ter uma série de incompatibilidades com jogos do Playstation, e alguns títulos do próprio PS2. Com as atualizações e revisões do produto para o modelo 900XX, os usuários já tinham todo o suporte a jogos que tinham pequenos bugs e problemas de performance na plataforma.
Modelo 3d
Ficha Técnica
Geração: Sexta
Fabricante: Sony
Ano de lançamento: 22 de novembro de 2007
CPU: Emotion Engine 128-bits 294MHz
Controles: Direcionais + botões + Start + 2 analógicos
Mídia: DVD
GPU/Capacidade gráfica: GS 4MB 75 milhões de polígonos
Som: 48 canais de áudio
Mercado
No início de 2005, com uma grande campanha de marketing sendo veiculada mundialmente, principalmente de jogos para a plataforma, verificou-se que alguns transformadores de potência do console modelo preto fabricados entre agosto e dezembro de 2004 eram defeituosos e poderiam superaquecer. As unidades foram recolhidas pela Sony e substituídas por um modelo mais atualizado. Mais tarde as revisões de hardware tiveram melhor compatibilidade com os jogos da PlayStation (Metal Gear Solid: VR Missions funcionando na maioria dos modelos cor prata); No entanto, os novos modelos slim japoneses tiveram mais problemas com jogos do PlayStation do que as primeiras revisões do PS2. Os problemas e revisões do PS2 Slim não afetaram em nada as vendas do novo console, consolidando a plataforma e a Sony como a hegemônica fabricante de videogames da década.
O console doméstico mais próximo do PlayStation 2 foi o seu mais novo sucessor, o Playstation 4, seguido logo após de seu próprio antecessor, o Playstation. O PlayStation original teve mais de 102 milhões de consoles vendidos durante seu ciclo de produção de doze anos a partir de 1994, enquanto que o PS2 chegou a incrível marca de 159 milhões de consoles vendidos, sendo o maior videogame vendido de todos os tempos. Ainda assim, é surpreendente que a Sony iria acabar com a produção do PlayStation 2 mesmo quando ainda haviam vendas a serem realizadas em 2012. O modelo slim do PlayStation 2 só foi lançado na Índia e na Rússia em 2008.
O console foi lançado pela primeira vez no Brasil em 2009, mesmo sem suporte nenhum de região, porém fabricados aqui. O Conselho de Administração da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus) aprovaria a produção do PS2 e jogos para o mesmo no Brasil em 2008. O Brasil não estava incluso entre os países que receberiam oficialmente o Playstation 3 em seu plano de fabricação, mas a produção nacional do PS2 Slim foi autorizada. Havia uma estimativa de venda de 8 milhões de unidades de acordo com a Abragames, e a produção nacional poderia ampliar ainda mais esse número.
A Sony do Brasil – situada em Manaus/AM – planejou fabricar consoles PlayStation 2 e os jogos também prensados com a provisão de que no primeiro ano produziriam 450 mil unidades e até o terceiro ano, a estimativa foi de serem produzidos 520 mil unidades.
A época os jogos eram vendidos a R$99, o mesmo preço de jogos AAA para PC.
Mas a pirataria dos jogos…
Efetivamente o preço do PS2 Slim no Brasil diminuiu, de 2004 até 2008, cerca de 70%. No começo, em 2004, chegou a ser lançado com preço de R$ 1.499,00. Em 2011, custava algo em torno de R$ 350,00 a no máximo R$ 700,00, mesmo com os esforços da fabricação nacional. A alta carga tributária fez a Sony repensar a viabilidade da fabricação de consoles no Brasil. Até 2012, o PS2 Slim respondia por cerca de 55% das vendas de consoles no Brasil. Já os videogames da chamada nova geração ao PS2 responderam por 35% das negociações, enquanto que os portáteis da época respondiam por 10%.
Em 28 de dezembro de 2012, após 13 anos de estrada, o PlayStation 2 da Sony finalmente terminou sua corrida histórica e encerrou sua produção depois de se tornar o console de jogos doméstico mais vendido do mundo. A Sony anunciou o fato pela revista Famitsu que suspenderia a produção do PlayStation 2 no Japão inicialmente. Na época, parecia que a Sony iria começar com o Japão e lentamente acabar com a fabricação do PlayStation 2 em países como a Índia e Brasil, onde ele só estaria disponível para os últimos cinco anos. Não foi bem assim: a Sony confirmou dias depois que suspenderia a produção do PS2 em todo o mundo de uma vez.
Entre seu lançamento em março de 2000 e o final de 2012, o segundo console da Sony superou praticamente todos os outros videogames domésticos feitos e alcançou números incríveis. Alguns dos consoles mais famosos na história dos videogames sequer imaginaram que um feito desse porte poderia existir. Por exemplo, a Nintendo vendeu pouco menos de 62 milhões de consoles Nintendo Entertainment System entre 1983 e 1995, quando parou sua produção na América do Norte. Se considerarmos as vendas do console de mesa da Nintendo da época, o Gamecube de 2001 e juntarmos com os números de venda do seu console sucessor, o Nintendo Wii 2006, ambos venderam aproximadamente 122 milhões de consoles juntos e sequer bateram o recorde do Playstation 2.
Identificando seu modelo
Para identificar seu modelo do Playstation 2 Slim localize a etiqueta que se encontra na parte de baixo do console. A imagem abaixo mostra um exemplo da etiqueta em questão:
Ao lado do nome Sony temos o texto MODEL NO. No caso da foto identificamos o texto escrito SCPH-75001 – isso indica qual o modelo do PS2. Logo abaixo da marca Sony temos o nome do aparelho (Playstation 2), abaixo informações do esquema de corrente elétrica e um quadro que mostra o serial do aparelho.
Ao lado da marca do aparelho temos um quadro com o nome NTSC e mais ao lado outro quadro com os dizeres U/C -estes quadros indicam a região compatível do aparelho. Abaixo do serial temos os dados de certificação do aparelho e outro quadro com os dizeres 8B, que indica o Date Code (data de fabricação). Todas essas informações servem para identificar que tipo de Playstation o consumidor tem em mãos.
A primeira parte é simples: saber qual o modelo do Playstation 2 Slim. Basta ver os dois primeiros dígitos após o nome SCPH. No caso da foto de exemplo temos um modelo SPCH-75XXX. A tabela abaixo mostra as principais diferenças e ajustes da versão do PS2 Slimline ao longo de sua existência, identificando cada modelo.
SCPH-70000 | PlayStation 2 | Tamanho de 230x28x152mm. não é compatível com Multitap e bases de sustentação. Não é compatível com entrada de HDD. Modelo cor preta “Charcoal Black”, SCPH-70000 CB, 3 de novembro de 2004. | |||||||||
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PlayStation 2 Racing Pack | Pacote com o modelo cor preta e com o jogo Gran Turismo, SCPH-70000 GT, 28 de dezembro de 2004. | ||||||||||
PlayStation 2 | Nova cor branca “Ceramic White”, SCPH-70000 CW, 26 de maio de 2005. | ||||||||||
SCPH-70011 | PlayStation 2 | Lançado na América do Norte com a adição do modem. | |||||||||
SCPH-75000 | PlayStation 2 | Versão com menor custo de produção. Não é compatível com alguns jogos.
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PlayStation 2 | Nova cor prata “Satin Silver” edição limitada com a base vertical da mesma cor, 23 de novembro de 2005. | ||||||||||
PlayStation 2 FINAL FANTASY XII Pack |
Pacote com o jogo Final Fantasy XII e o console SCPH-75000 com decalque. Vem com o suporte vertical para enfatizar o design, 16 de março de 2006. | ||||||||||
SCPH-77000 | PlayStation 2 | Versão com menor custo de produção ainda menor que o anterior. Não é compatível com alguns jogos. 15 de setembro de 2006.
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PlayStation 2 | Versão prata “Satin Silver” sem venda limitada. 22 de novembro de 2006. | ||||||||||
PlayStation 2 | Versão rosa “Pink”, 22 de novembro de 2006. | ||||||||||
SCPH-79000 | PlayStation 2 | Versão com uma redução de peso (de 900g para 600g).
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SCPH-90000 | PlayStation 2 | Versão do console com mudanças no design e fonte de alimentação AC embutida 22 de novembro de 2007.
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PlayStation 2 | Edição limitada vermelha “Cinnabar Red” SCPH90010CR, 3 de julho de 2008 | ||||||||||
SCPH-90010 | PlayStation 2 | Última versão do console com ajustes na BIOS para reduzir problemas de compatibilidade. |
Os dois últimos dígitos do modelo, neste caso o número 01, representa a região do console, e segue a seguinte referência:
- 00 – Japão
- 01 – EUA
- 02 – Europa (exceto Reino Unido)
- 03 – Austrália
- 04 – Reino Unido
- 05 – Nova Zelândia
- 06 – Ásia (exceto Japão)
- 10 – Canadá
- 11 – México
Os dois quadros laterais da marca representam a região do aparelho. Cada Playstation 2 pode ser codificado para os sistemas de cor NTSC (Estados Unidos) e PAL (Europa). Dependendo da TV a ser ligada, o sistema errado gerar imagens em preto e branco. O outro quadro indica que região o sistema NTSC tem suporte, indicando apenas as siglas U/C (Estados Unidos e China) e J (Japão), podendo assim bloquear os jogos de outra região para o sistema do aparelho.
Podemos saber também quando o console foi fabricado (Date Code), descobrindo o ano de fabricação e em que trimestre daquele ano o aparelho foi produzido. Basta olhar para o quadro composto por um número e uma letra ao lado da certificação. O número indica o digito final do ano e a letra o Trimestre de acordo com a referência abaixo:
- 6 – 2006
- 7 – 2007
- 8 – 2008
- 9 – 2009
- 0 – 2010
- 1 – 2011
- 2 – 2012
- 3 – 2013
- A – 1º trimestre do ano (janeiro, fevereiro, março)
- B – 2º trimestre do ano (abril, maio, junho)
- C – 3º trimestre do ano (julho, agosto, setembro)
- D – 4º trimestre do ano (outubro, novembro, dezembro)
No caso da figura de exemplo acima, o console foi fabricado no segundo trimestre de 2008.
Curiosidades
- O Playstation 2 foi o primeiro videogame a inserir gráficos em alta definição no mundo dos videogames.
- A plataforma ainda teve jogos produzidos mesmo no fim da geração do PS3 e o lançamento do PS4.
- Lançado em dezembro de 2010, o Sony BRAVIA KDL22PX300 é um televisor HD de 22 polegadas (56 cm) que incorpora um console PlayStation 2 e quatro portas HDMI. A TV 720p também inclui o serviço BRAVIA Internet Video Access, permitindo que os usuários acessem serviços de streaming como o YouTube e TV sob demanda, e foi vendido apenas na Europa.
Referências
Wikipedia
Playstation Generation
SCPH Console History
Invisionfree
UOL jogos
Adrenaline
Atualiazado em 12/05/2020 por Daniel Gularte
Wikipédia dos consoles! Sensacional!