Sumário
O 3DO Interactive Multiplayer, ou simplesmente 3DO, foi um console de videogame de 32 Bits lançado no mercado e deu início a quinta geração dos consoles caseiros nos EUA, a mais de vinte anos. Nascido da união de sete empresas diferentes, era um console com especificações técnicas robustas, e apesar de ter um lançamento em escala de mídia mundial, não teve a mesma penetração de mercado comparado aos seus principais concorrentes: o Mega Drive e o Super Nintendo, que já tinham uma base sólida de fãs e uma vasta biblioteca de games. Para quem viveu essa época, o primeiro modelo, o 3DO-FZ1 da Panasonic marcou um ponto importante dentro da cultura gamer.
Histórico
O projeto do 3DO começou através das ideias de Trip Hawkins, um dos fundadores da Electronic Arts e foi projetado por RJ Mical e Dave Needle. O console foi concebido para ser feito por qualquer fabricante que assinou um contrato de licenciamento com a empresa 3DO como um dispositivo multimídia. Essas empresas incluíam algumas das maiores no ramo de eletrônicos do mundo na época: Goldstar, Sanyo, Samsung, Creative Labs e a Panasonic, que na época do lançamento do 3DO era o mais importante fabricante da lista. Então a empresa The 3DO Company foi fundada em 1991 em sociedade com outras sete companhias, que incluíam a LG, Matsushita, AT&T Corporation, MCA, Time Warner, Atari e EA.
Vendo o grande sucesso que o Mega Drive e o Super Nintendo faziam, Hawkins imaginava criar um videogame extremamente poderoso que usaria como mídia o CD, que naquela época ainda engatinhava com os consoles Sega CD e PC-Engine, mas que prometia um futuro promissor. A ideia da empresa não era produzir o console, que seria fabricado por vários parceiros e licenciados, mas sim apenas a tecnologia e cobrar royalties por cada console vendido e jogo fabricado. A Ideia era ótima e já se mostrava funcional, através dos aparelhos de videocassete (VCR), cuja tecnologia foi criada pela JVC, e qualquer outra empresa que fabricasse VCRs devia pagar um pequeno royalty para ela. Atualmente, a tecnologia Blu-Ray também funciona assim, entre várias outras.
Uma segunda parte da estratégia de negócios da 3DO era ser extremamente liberal quando se tratava da fabricação do sistema; a ideia era que não haveriam limites designados para o sistema. Isso deu aos fabricantes a liberdade de criar qualquer coisa que eles queriam para qualquer pessoa ou público. O conceito seria dar aos consumidores mais opções com o 3DO, deixando a plataforma atualizável ao longo dos anos. O projeto tornaria o 3DO tão simples de fabricar como um CD player, enquanto que funcionava como um sistema de entretenimento doméstico completo: um PC, um tocador de música e, o mais importante, um sistema de videogame. O 3DO também permitiria que desenvolvedores de terceiros desenvolvessem novas tecnologias, como controles remotos sem fio, assim como inúmeros recursos multimídia.
O desejo de Trip Hawkins era que as pessoas vissem o 3DO como uma unidade multimídia e não um videogame; No entanto, com um valor de lançamento de US$ 700, o público em geral rejeitou-o como um produto superfaturado de tecnologia. Os consumidores também rejeitaram o 3DO devido à falta de títulos de lançamento de qualidade. Alguns dos fabricantes pegaram frabricaram versões mais baratas da unidade, mas sem sucesso pelo fato de que esses fabricantes do sistema foram pagos apenas por sistemas vendidos, e não por royalties para os jogos. Os modelos posteriores foram fixados com o laro de US$ 500 mas nessa época o Playstation da Sony e o Saturn da Sega estavam incorporando o mercado e poderiam fazer muito mais por muito menos.
O 3DO, que havia sido lançado em 1993, sentiu um forte golpe sem o desenvolvimento interno e o apoio de terceiros diminuindo a cada mês, levando o aparelho a ser removido das prateleiras de quase todas as lojas de videogames nos Estados Unidos em meados de 1997. Até o final da vida do console e da falência da empresa 3DO, o aparelho tinha vendido 2 milhões de unidades. Após desistir do seu console de videogame, a 3DO Company tentou sobreviver desenvolvendo e publicando jogos para outros videogames e PC, mas a maioria de seus títulos foram duramente criticados, até que em 2003 a empresa pediu falência, vendendo suas marcas e propriedades intelectuais para rivais como Microsoft, Namco, Crave e Ubisoft.
O Console
O 3DO-FZ1 apresentou várias inovações notáveis. Enquanto alguns fabricantes de consoles ainda estavam utilizando cartuchos, o 3DO abraçou o formato de CD. Com adições especiais, até 8 jogadores poderiam jogar cooperativamente em um único console. O sistema também contou com uma memória interna que permite aos jogadores salvarem seus dados de jogo no aparelho.
O console tinha módulos de expansão que davam aos proprietários a capacidade de transformar seu aparelho em um player de mídia. Entretanto, as expansões que permitiram a reprodução de fitas de VHS assim como VCDs eram raras e escandalosamente caras. Além disso, a capacidade de reproduzir fitas VHS foi uma característica questionável principalmente devido à tecnologia do VCDs estar tornando-se mais acessível e visualmente superior naquela época.
Isso novamente destaca mais uma falha que atormentou os proprietários de 3DOs: recursos que foram prometidos no lançamento e não se tornaram realidade. Os módulos de expansão que permitiriam mais RAM ou memória nunca chegaram: só foi lançada no Japão e em oferta limitada nos Estados Unidos.
O 3DO consistia de um processador RISC modelo ARM60 de 32-bit, com parte gráfica baseada em 2 processadores para animação e gráficos. Tinha 2 Megabytes de DRAM, 1 Megabyte de VRAM, e um drive de CD-ROM de dupla velocidade (para a época era bastante rápido), e que além dos jogos, rodava também Photo CDs e VCDs. Além disso, o 3DO não apresentava nenhum tipo de bloqueio regional, e tampouco proteção contra piratas, que permitia que jogos japoneses rodassem em aparelhos americanos ou europeus sem problema nenhum, e vice-versa. Apesar dessa facilidade toda com software, o videogame tinha apenas uma única entrada de controle, num mercado em que eram lançados adaptadores para até 4 jogadores, como nos sistemas 16 Bits. Era possível ligar outros controles um no outro, entretanto questionava-se a ergonomia desse processo quando quatro ou mais jogadores estariam unidos entre si com o aparelho.
Os controles em si eram padrão de três comandos e D-pad. Mais tarde foram lançados modelos com seis botões e função turbo.
Jogos
Para atrair as desenvolvedoras de games para o novo console, o 3DO oferecia um negócio melhor que as rivais, pois cobrava da sua taxa de royalties apenas US$3 por jogo, enquanto Sega e Nintendo cobravam até US$20 para fazer jogos em seus consoles. Mas se para as desenvolvedoras parecia ser um bom negócio, para os consumidores o sistema se mostrou completamente inacessível.
O 3DO apresentou uma impressionante quantidade de suporte de terceiros para seu primeiro ano de vida. Assim como sua política de fabricação, a 3DO Company era extremamente liberal quando se tratava de garantir jogos de qualidade em seu console. Alguns dos destaques do sistema incluem Doom, Samurai Shodown, Lemmings, Need for Speed e Road Rash. Além disso, o 3DO se beneficiou de ter versões de jogos de arcade como o imensamente popular Super Street Fighter II Turbo em seu catálogo. Além disso, uma série de corridas de rua chamada Need for Speed teve seu início no 3DO. No entanto, jogos de qualidade para o 3DO vieram em levas inconsistentes. Além disso, devido à adoção do formato CD, viu-se um grande embate pelo número de jogos em tecnologia FMV(Full Motion Video) que estavam se tornando populares na época.
Mas todo esse potencial não servia pra nada se a biblioteca de jogos era limitada. Alguns dos títulos mais bem recebidos eram conversões de jogos de PC ou arcade, que os sistemas de 16 Bits não eram capazes de reproduzir, como “Alone in the Dark”, “Myst” e “Star Control II”. Entre os títulos mais populares lançados para o console temos “Gex”, “The Need for Speed”, “Killing Time”, “FIFA Soccer”, “Crash ‘n Burn”. Alguns jogos se destacaram pela sua ótima qualidade (alguns até melhores que futuros ports para o PlayStation), como a versão do popular jogo de corrida de motos do Mega Drive “Road Rash”, os jogos de tiro em primeira pessoa “Doom” e “Wolfenstein 3D” e os games de luta como “Samurai Shodown” e “Super Street Fighter II Turbo”, considerados idênticos, ou até melhores que os originais dos arcades.
Assim como no sucesso de Sonic e Mario, Gex era um jogo cujo protagonista era uma lagartixa cheia de atitude. O jogo era exclusivo do 3DO e o personagem Gex se tornou uma espécie de mascote do console.
Assim como no Sega CD, o 3DO teve muitos dos chamados “jogos interativos” em Full Motion Video, os FMVs. Esse tipo de jogo não passava de um filme, ou animação, em que o jogador interagia em alguns aspectos da história, de maneira bem limitada. Alguns eram bem inovadores, como “Night Trap”, “Dragons Lair” e “Mad Dog McCree” (também disponíveis no Sega CD, mas com imagens em qualidade inferior), além de “Wing Commander III” (com Mark Hamill como protagonista).
A facilidade de se criar jogos em FMV iniciou uma sequência de títulos para o 3DO com qualidade muito ruim. Jogos como “Jurassic Park”, “Plumbers Don’t Wear Ties”, “Mazer” e “Shadow: War of Succession” ajudaram a diminuir mais ainda com a já pouca credibilidade do aparelho.
Mercado
Muito divulgado pela mídia como o “console da próxima geração baseado em mídia digital”, com dezenas de propagandas para o público no formato tradicional de revistas e televisão, a publicidade estava focada nos inovadores anúncios especulando o formato do CD, e o modismo batizado de “era multimídia“, que eram na verdade pacotes especialmente preparados e distribuídos nas principais lojas especializadas. A 3DO Company e a Panasonic, a empresa responsável por fabricar o primeiro modelo do console, esperavam vender milhões de unidades em seu lançamento. A decepção e o prejuízo foram maiores ainda.
Custando US$699, assustou os atuais usuários de videogames, que tinham ainda opções no Mega Drive e SNES bem mais viáveis. Nas locadoras e lojas especializadas, o 3DO era vendido com aparelho de luxo. O produto chegou a vender nas primeiras semanas, mas em pouco tempo ele se tornaria um produto com pouca procura. A 3DO Company recusava a abaixar o preço do console, alegando que o consumidor estava levando para casa um “sistema audiovisual de altíssima qualidade“. A empresa pensou que, como sendo o único sistema 32 Bits no mercado, o público eventualmente iria aceitar não somente o novo formato mas a imposição de valor da companhia. A estratégia não funcionou, se assemelhando com o NeoGeo, outro videogame poderoso, que também sofria do mesmo problema.
Enquanto Sega e Nintendo abaixavam os preços de seus consoles, visando ter lucro na venda dos jogos, a 3DO queria lucrar no próprio hardware, o que foi um erro fatal. Após um ano de baixas vendas no mercado, outros modelos mais baratos foram lançados, custando US$399. Porém já era tarde demais – o público perdeu o interesse, assim como as produtoras, e a grande quantidade de jogos prometidos para o sistema nunca apareceu. Além do mais outros consoles 32 Bits chegavam no mercado, como o Sega Saturn e o PlayStation da Sony, decretando por definitivo o fim do 3DO em 1996.
Curiosidades
- O 3DO foi um dos mais caros videogames já criados – US$ 700 em seu lançamento.
- Um sucessor do 3DO chamado de M2, inicialmente foi planejado como um acelerador que seria acoplado ao 3DO aprimorando suas especificações técnicas, para depois virar um projeto de um videogame independente.
Galeria
Ficha Técnica
Geração: quinta
Fabricante: Panasonic
Origem: EUA
Lançamento: 4 de outubro de 1993
CPU: 32-bit 12.5Mhz RISC CPU (ARM60) RISC
Memória: 2 megabytes de DRAM, 1 megabyte de VRAM, 1 megabyte de ROM
Video: Resolução de 640×480 pixels em 16,7 milhões de cores
Audio: 17 canais DMA
Mídia: CD
Controles: D-pad
Referências
Wikipedia
3DO fan site
Game 88
Atualiazado em 10/07/2017 por Daniel Gularte
foi onde a primeira vez que joguei Need for speed!!!! bons tempos!!!! joguei na versão Goldstar…. fifa soccer, street fighter 2, demolidor, road rash e alguns clássicos!!!! jogar de dois era complicado…o controle servia de extensão para outro…muito estranho!!!! Tinha toda uma tecnologia avançada, jogos interativos e loads não tão demorados em determinados jogos!!!!show de bola!!!!