Sumário
O VJ 9000 é um videogame de segunda geração produzido pela empresa Dismac e foi o primeiro console de entretenimento produzido pela empresa, que atuava em outros segmentos. Pouco conhecido pelo público em geral, constitui o grupo de produtos não licenciados da Atari que surgiram no Brasil após 1983, com o boom dos videogames no país.
Histórico
A Dismac era uma empresa brasileira muito conhecida por fabricar calculadoras, computadores compatível com o TRS-80 e o Apple II ainda na década de 1980 e a placa CPM que servia para permitir a execução do sistema operacional CP/M, necessário para rodar o programa WordStar (processador de texto que precedeu o Word), por exemplo. Com seu parque industrial em Manaus, logo tomou conhecimento da produção, por parte de muitas indústrias locais, de um novo aparelho de entretenimento: o videogame. Não demorou muito para a Dismac conceber sue próprio projeto, e como os outros concorrentes, conseguiu os planos e esquemas para a produção de um clone do Atari 2600.
O console
O design do VJ 9000 é totalmente feito a partir do molde principal do Atari 2600, e suas alterações de formato lembram os videogames da Milmar. Ao centro do console encontramos um relevo com a logo da Dismac, e na parte frontal pinturas com a marca da empresa e o modelo do console. Todos os botões e conectores seguem os padrões do Atari 2600, sendo que nesse modelo a fonte era presa ao console, assim como o cabo RF. O painél de informações dos botões tem detalhes em vermelho.
O VJ 9000 era o console que chamava mais a atenção de todos os fabricantes de clones do Atari no Brasil, muito por causa do seu excelente acabamento. Outro grande diferencial era que o videogame acompanhava dois controles tipo paddles. Esses controles eram rotativos e serviam para alguns jogos específicos. Nem mesmo o Atari licenciado da Polyovox vinha com os paddles. Os controladores padrão seguiam o modelo de mache, semelhante as da Dynacom, sendo que o botão de ação que fica na base é bem mais largo.
VJ 8900
Posteriormente a Dismac “relançou” o seu videogame com o código VJ 8900. Isso gerou muita estranheza pelos consumidores, por ter uma numeração menor e não maior. A grande diferença era justamente os controles paddles, os quais não mais acompanhavam o aparelho. Dessa forma, a justificativa, segundo a Dismac à época, de diminuir a contagem do console foi para manter o mesmo preço do modelo VJ 9000.
Retirando-se os paddles, que realmente não eram usados em muitos jogos, a Dismac conseguiu manter o preço do VJ 8900 por mais tempo, até porque naquela época a inflação era alta e muito volátil – havia reajustes constantes dos preços, valorização alta do dólar, etc.
O console tem a mesma aparência do modelo anterior, com pequenas diferenças: a fonte foi desacoplada do console, ficando com um conector idêntico ao Atari 2600; o painel de informações dos botões vinha com detalhes em cor azul; na parte frontal do console, a mesma tipografia com a marca da Dismac e o modelo do console à direita.
VJ 8900 Activision
A Dismac, na mesma época do lançamento do VJ 8900, também lançou uma versão diferenciada do VJ 8900 que levava a logomarca da Activision, a maior fabricante independente de jogos para Atari na época. Não se sabe se esse projeto foi feito por encomenda ou apenas uma jogada de marketing da Dismac, mesmo porque ela já usava os jogos da Activision como referência para seus cartuchos, mas o fato é que não deve ter tido muitas unidades vendidas, uma vez que hoje é um aparelho muito difícil de se encontrar.
O design do VJ 8900 Activision é o mesmo da série. A diferença está na logo central colorida da Activision que sobrepôs o relevo com o ícone da Dismac, e é exatamente igual a da empresa americana. No label frontal vemos novamente o nome Activision, seguido do texto indicando o modelo VJ 8900.
Na parte superior do console, nas indicações dos botões, foi removido completamente o nome “Dismac Video Game”. Sendo assim, um comprador não saberia que esse seria um console da Dismac, mas algo da própria Activision, o que nos leva a crer que esta foi uma estratégia da Dismac de tentar vender mais cópias de seu aparelho.
VJ 9100
O Dismac VJ 9100 é o último modelo da Dismac que chegou a ser considerado por muitos colecionadores uma lenda urbana, principalmente até meados dos anos 2000. Este aparelho, no entanto, foi descoberto por colecionadores e pesquisadores, que afirmam que foi lançado em 1985, numa época em que a geração do Atari começava a enfraquecer no país.
Por fora e por dentro este console é praticamente idêntico ao modelo VJ 8900. Os controles eram bem parecidos com os da Dynacom e foi mantido o conector de fonte externa. Ao centro encontramos o ícone da Dismac, onde sua assinatura se repete no painel frontal juntamente com o modelo do console “VJ 9100”. No painel superior de indicação dos botões, os mesmos detalhes em azul da versão VJ 8900.
Jogos
Os jogos a serem produzidos para a série de videogames da Dismac seriam de marcas de terceiros e não os da Atari. Sem saber ao certo se foram adquiridas licenças oficiais, a Dismac escolheu os jogos da Activision para copiar. – nomes brasileiros
- Alienígenas – Megamania
- Ases do Ar – Sky Jinks
- Atak – Demon Attack
- Atlântida – Atlantis
- Bilhar – Trick Shot
- BR 101 – Free Way
- Comando Suicida – Chopper Command
- Cruzados Espaciais – Space Chase
- Desafio de Pescadores – Fishing Derby
- Domingo no PArque – Carnival
- Donkey Kong Junior – Donkey Kong Jr.
- Enduro – Enduro
- Enigma – Amidar
- Espectro – Space Cavern
- Esquiador -Skiing
- Fathom – Fathom
- Fliperama – Video Pinball
- Guerra na Galáxia – Star Wars the Empire Strikes Back
- Mario Bros. – Marios Bros.
- Mil Milhas – GRand Prix
- Missão Submarina – Seaquest
- Monkey – Donkey Kong
- Operação AM-X – River Raid
- Pacri Monster – Mouse Trap
- Pantanal – Pitfall
- Paratropa – Commando Raid
- Patrulha Espacial – Planet Patrol
- Patrulha Lunar – Moon Patrol
- Pega Ladrão – Keystone Kapers
- Phoenix – Phoenix
- Pole Position – Pole Position
- Smuf – Smurf
- Super Tênis – Realsports Tennis
- TNT – Kaboom
- Tênis – Tennis
- Viagem Espacial – Star Voyager
- X-man – X-man
- Zaxxon – Zaxxon
Mercado
O Vj 9000 foi anunciado em setembro de 1983 e foi lançado em 1984. Foram produzidos cerca de 10 mil aparelhos, que foram vendidos por Cr$170.000 (algo em torno de R$3100). Já as outras versões do console não possuem dados sobre vendas precisos, provavelmente pela escassez de disponibilidade e a decadência da plataforma no final de 1985. Contudo, o prestígio da Dismac, por ser uma empresa brasileira de renome por causa de seus computadores caseiros de ótima qualidade, fez com que sua propaganda investisse na questão da segurança como um fator diferencial para o comprador. Não somente isso, vendia a confiança em um aparelho de qualidade, dando aos jogadores as mesmas boas experiências de jogos consagrados da segunda geração dos videogames.
Curiosidades
- A maioria dos jogos lançados pela Dismac não tinham nenhuma alteração
- Ainda falando de jogos, a Dismac foi uma das únicas empresas que vendeu de forma oficial o controverso jogo erótico “X-Man”
- Algumas carcaças do VJ 9100 tinham embaixo o número de série do VJ 8900, sugerindo que o último modelo do console, que foi muito pouco vendido, nada mais era do que uma outra jogada de marketing da Dismac de vender seus consoles.
Ficha Técnica
Geração: segunda
Lançamento: 1984
Fabricante: Dismac
CPU: MOS Technology 6507, 1.19 MHz
Gráficos: TIA, 128 cores (NTSC) / 104 cores (PAL) / 8 cores (SECAM)
Resolução: 160 x 192 (NTSC) / 160 x 228 (PAL)
Memória: 4 KB ROM, 128 bytes RAM (6 KB com Supercharger)
Áudio: 2 canais, mono
Mídia: cartuchos, fitas cassete (com Supercharger)
Periféricos: paddle, joystick, trak-ball, joystick manche, joystick proline, joystick driving, video touch, etc. Aceita controles db9 como os do Master System e Mega Drive.
Jogo famoso: Pantanal
Referências
Documentário 1983 – Marcus Garret
Techmundo
Blog Evolução Tecnológica
Gamehall
Atualiazado em 03/01/2021 por Daniel Gularte
[…] de pesquisa: – https://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1501201016.htm – https://bojoga.com.br/acervo/consoles/geracao-2/vj-9000/ – https://coopermiti.com.br/museu/videogame-nes-dismac-vj-90/ – […]