Sumário
Continuando o inusitado sucesso do Telejogo, a Philco tratou de atualizar o seu console e um ano depois lançava o Telejogo II. Mais potente, com mais jogos e com todas as melhorias que os jogadores precisavam para aprovar de vez o mais famoso console brasileiro.
Introdução
Não muito tempo após o sucesso do Telejogo, a Philco Ford resolveu lançar o Telejogo II, o qual possuía certos aprimoramentos e mais originalidade em relação ao seu antecessor, embora não tivesse sua essência alterada. Ainda que um clone de Pong, mostrava que os fabricantes nacionais tinham capacidade para concorrer com os importados.
O Console
O Telejogo II, assim como seu antecessor, é um console da primeira geração. É um produto 100% brasileiro e faz parte de uma extensa família de clones de Pong. Quanto a sua aparência, como seu antecessor, tem uma forma retangular, é feito em alumínio e uma madeira agora mais clara e um led vermelho acende para indicar que o video-game está ligado. Além disso, agora possui ilustrações de cada um dos jogos assim como uma lista que co-relaciona o nome e ilustração a um número que deve ser selecionado para jogar o jogo. Também conta com chaveamentos para ligar o console e selecionar suas outras funções, algumas novas como a velocidade e o tamanho das barras controladas em jogo, e outras mais antigas, como a seleção do canal onde o jogo seria sintonizado. A seleção de jogo fica a cargo de um Dial seletor que possuía dez opções de seleção, uma para cada jogo.
O ponto talvez mais notável da mudança sejam os controles, que não somente foram alterados na aparência mas também na jogabilidade, agora separados do console e ligados ao mesmo por fio, conhecidos por serem macios e confortáveis, além de moverem as barras no jogo para cima e para baixo foi adicionada a possibilidade de movê-las para frente e para trás através de uma alavanca no controle. No mesmo também foi adicionado um botão quem tem a função de iniciar as partidas e atirar.
Jogos
O Telejogo II conta com o repertório fixo de 10 jogos em sua memória sem direito a adições, nem outras opções de jogos. Todos eles, é claro, são variações criativas de pong. Segue a lista especificando cada um deles abaixo:
- Hokey: jogo para dois jogadores, consiste em colocar a bola na “trave” adversária para fazer pontos, cada jogador conta com 2 barras que se movem ao mesmo tempo executando os mesmos comandos, uma mais atrás mais próxima da Trave e outra mais próxima do meio campo.
- Tênis: jogo para dois jogadores, consiste em rebater a bola até que ela chegue na extremidade horizontal da tela do adversário para assim fazer pontos. Cada jogador conta com uma barra pra fazer o rebate.
- Paredão I: jogo para um jogador, para fazer pontos você precisa rebater a bola de volta para o paredão com sua barra sem deixar que ela passe por você, caso ela passe contará como ponto para o adversário que na realidade é a própria máquina
- Paredão II: o mesmo que o Paredão I, mas adaptado para dois jogadores, agora o segundo jogador controla uma barra e deve impedir que a bola chegue ao paredão.
- Basquete I: jogo para um jogador, onde a bola deve ser rebatida até que acerte a “cesta” para fazer pontos.
- Basquete II: o mesmo que o Basquete I, mas adaptado para dois jogadores.
- Futebol: jogo para dois jogadores, consiste em colocar a bola em uma abertura no meio da extremidade horizontal adversária para fazer pontos. Cada jogador conta com 2 barras que se movem ao mesmo tempo executando os mesmos comandos, sendo uma mais atrás mais próxima da Trave e outra mais próxima do meio campo.
- Barreira: jogo para dois jogadores, cada um controla 3 barras verticais sempre separadas umas das outras pela barra do adversário e se movem simultaneamente ao comando do jogador. Tem pequenos espaços nelas para permitir a bola passar pelas barras e chegar a extremidade horizontal do adversário para assim marcar pontos.
- Tiro ao alvo I: jogo para uma pessoa, que controla um marcador com forma de cruz e que devem ser colocadas em cima das bolas que passam pela tela e acertá-las atirando com o botão do controle assim marcando pontos.
- Tiro ao alvo II: o mesmo que o Tiro ao alvo I, mas adaptado para dois jogadores.
Vale ressaltar que a pontuação não é zerada ao trocar de jogo.
Mercado
Antecedendo uma certa estagnação no mercado de fabricação de consoles nacionais, o Telejogo II não fez feio frente aos outros consoles disponíveis no Brasil em sua época. Concorreu com as 4 variações de TV-Jogo da Superkit e fez aparente sucesso até o início da segunda geração de consoles, que possuíam jogos 8-bit vendidos em cartuchos separados. É sabido que a Ford desistiu da Philco e de trabalhar na fabricação de consoles por conta das dificuldades de operação resultantes da lei da reserva de mercado, pondo a Philco a venda nos anos 80.
Galeria
Curiosidades
- Aparentemente era considerado de “luxo” em comparação aos seus concorrentes, visto que enquanto eles tem o acabamento em plástico, o Telejogo II possui acabamento em madeira e alumínio.
- A logomarca da Ford marcada em ambos Telejogo e Telejogo II se deve ao fato de a Ford ter adquirido a Philco em 1961.
Ficha Técnica
Geração: Primeira
Fabricante: Philco Ford
Origem: Brasil
Lançamento: 1979
Mídia: Não possui
CPU: AY-3-8610
Controles: 2 Joysticks com fio integrados ao console
Referências
Livro 1983+1984 de Marcus Garrett
Wikipedia
Veja São Paulo – primeiros videogames no Brasil
Brazillian Pong Clones
Emudreams
Flatout – Primeiro videogame brasileiro
Pong Story
Atualiazado em 02/07/2022 por Daniel Gularte
boa tarde, tem como ligar o telejogo II na tv de led?
Se sua TV tiver uma saída de antena tipo coaxial sim. Basta comprar um adaptador em qualquer loja de eletrônica e sintonizar no canal 3 ou 4.