Sumário
Muitos consoles não recebem o devido reconhecimento, seja por não terem saído de seus países de origem ou por uma série de erros de seus idealizadores. Esse é um desses casos. O WonderSwan, que não chegou ao ocidente, foi um concorrente direto ao Game Boy e vendeu razoávelmente bem no Japão. Seu design, tamanho e capacidade o destacaram e tornam ele um raro aparelho com muita história para contar nessa grande saga do mercado de jogos.
Histórico
Marcada pelos fracassos em seus consoles anteriores como o Playdia e o Pippin, a empresa japonesa Bandai decide, em 1999, apostar no mercado de portáteis. Decisão esta que mais tarde traria a vida um console de relativo sucesso, o WonderSwan.
Após o sucesso estrondoso do Game Boy, a Nintendo, em 1998, lança seu sucessor; o Game Boy Color. Apesar dessa migração para consoles portáteis com cores simples, a Bandai adotou uma postura desafiadora para com a rival e lançou seu próprio console monocromático, usando-se de uma série de estratégias que bateram de frente com o Game Boy.
Para seu criador, Gunpei Yokoi, esse seria seu recomeço após o fracasso colossal que foi o Virtual Boy, projeto ao qual também participou uma vez que trabalhava para a Nintendo. Esse também seria o último projeto de sua vida, já que, infelizmente, Yokoi não pode ver o sucesso de seu produto. Um acidente de estrada, em 1997, ocasionou em sua morte. Seu legado, entretanto, permaneceu e participou da vida dos japoneses com seu pequeno cisne maravilhoso.
O console
O WonderSwan poderia ser jogado tanto em posição horizontal quanto vertical, já que a sua disposição de botões fora pensada para esse propósito. Ele era pequeno, considerado um dos menores consoles portáteis já lançados e sey design é ergonômico para caber bem na mão.
Sua CPU foi provida pela NEC, gigante da tecnologia japonesa e também uma das responsáveis pelo PC Engine. Contava com uma capacidade gráfica de 8 tons de cinza que contrastava com a capacidade do seu rival GameBoy, que suportava apenas 4, permitindo assim uma qualidade superior de imagem.
Em sua parte traseira estão localizados a entrada para cartuchos e a única pilha AA necessária para o funcionamento do console. Essa pilha tinha vida útil de por volta de 40 horas e poderia ser substituída por uma recarregável que receberia alimentação de um periférico pronto para isso.
Na frente está localizada sua tela monocromática com resolução de 244 x 144 pixels. Em sua esquerda estão 8 botões cuja função varia, enquanto a direita estão os botões A e B. Logo abaixo a tela estão os botões Start e Sound. No lado esquerdo do console está o interruptor de liga/desliga e no lado direito uma porta de saída. Abaixo do console poderá ser ajustado o contraste do visor.
O WonderSwan foi lançado originalmente em 9 cores:
- pearl white
- skeleton green
- silver metallic
- skeleton red (este modelo do acervo)
- blue metallic
- skeleton blue
- skeleton black
- camouflage
- gold
Três edições limitadas de dois tons também foram lançados:
- frozen mint
- sherbet melon
- soda blue
Jogos
O WonderSwan usava de cartuchos ROM com uma pequena EPROM que suportava a função de save em jogos e com no máximo 16 MB de espaço disponível. Empresas como Capcom e Squaresoft lançaram jogos para as versões do console e ele ficou conhecido por vários títulos licenciados. Recebeu por volta de 102 jogos, dos quais podemos mencionar:
Neon Genesis Evangelion Shito Ikusei: Jogo de RPG com elementos de pet virtual, similar a um Tamagotchi, você cuidará de uma criatura chamada Adam em estado embrionário para que ele batalhe contra os protagonistas da animação e poderá explorar cenários controlando Ryoji Kaji.
Kaze no Klonoa: Moonlight Museum: Jogo de plataforma baseado em puzzles. É o segundo da série Klonoa e foi desenvolvido pela Namco.
Hunter X Hunter: Ishi o Tsugu Mono: Jogo de RPG baseado na série de sucesso Hunter X Hunter. O jogador controla Gon, protagonista da obra, e poderá explorar e participar de combate.
From TV Animation One Piece – Mezase Kaizoku Ou!: Desenvolvido pela Bandai, é um jogo de aventura e estratégia baseado na animação.
SD Gundam: G Generation Gather Beat: Produzido pela Banpresto, foi um jogo de peso para o console, trata-se de um jogo tático, no qual o jogador deve usar de estratégia para derrotar inimigos e se locomover pelo mapa. Tem como base a série de mechas Gundam, que é muito popular no Japão.
Mercado
Em outubro de 1998, a Bandai revelava ao público o WonderSwan, prometendo uma vida útil superior, preço acessível e um lançamento inicial de 50 jogos para o aparelho. No ano seguinte, o portátil chega às prateleiras e, embora o Game Boy Color tenha sido lançado meses antes e outros competidores como o Game Gear e o Lynx já haviam apostado na utilização de cores em seus portáteis, a Bandai que observara o sucesso do Game Boy sobre esses concorrentes decide lançar seu concorrente direto ao rival ainda com imagem em escalas de cinza, buscando se sobressair pela biblioteca de jogos, design e portabilidade.
Com um preço original de 4,800 yene, era mais barato que os competidores e mais potente que o Game Boy. Em 2000, a Mattel chegou a considerar trazê-lo para o ocidente, mas, a decisão foi revogada de última hora. Mais tarde nesse ano, a Bandai anuncia o sucessor do console, chamado de Wonderswan Color.
Também era comercializado um kit de desenvolvimento que tornaria mais fácil para que third-parties publicassem seus jogos. A biblioteca do WonderSwan entretanto foi lotada de títulos licenciados, alguns criticados por sua qualidade, que eventualmente ofuscaram outros produtos.
Embora não tenha sido um sucesso estrondoso, vendeu razoavelmente bem e a Bandai conseguiu tomar conta de oito por cento do mercado Japonês com as 3 versões do WonderSwan. Alguns problemas que podemos citar além da saturação de títulos licenciados são a falta de suporte nativo para fones de ouvido e bateria recarregável, que necessitavam de periféricos. O número de vendas estimado para o WonderSwan, WonderSwan Color e WonderSwan Crystal é de 3,5 milhões enquanto seus cartuchos venderam mais de 10 milhões de unidades.
Curiosidades
- Seu nome se dá de acordo com as suaves curvas de seu design.
- Uma de suas versões fez aparição na série de TV com temática de videogame, Kamen Rider Ex-Aid(2016), co-produzida pela Bandai.
- O console também apareceu no filme Evangelion 2.0: You can (not) advance.
- 3 versões especiais de duas cores foram lançadas com base em uma votação no site da Bandai: frozen mint, sherbet melon e soda blue.
- Um periférico permitia ao console se comunicar com certos jogos de PlayStation.
Ficha Técnica
Nome: WonderSwan
Geração: Quinta
Fabricante: Bandai
Ano de lançamento: 1999 (JP)
CPU: NEC V30 MZ (3.072 MHz)
Botões: 10 botões programáveis + Start + Sound
Mídia: Cartucho ROM
Jogo Famoso: Digimon Adventure – Anode Tamer
Cores: 8 tons de cinza
Som: Stereo de 4 canais via fone/8-bit Mono através do auto-falante interno
Tamanho/Peso: 74,3 mm X 121 mm x 24,3 mm/ 110 g
Portas I/O: Porta para acessórios (Permite comunicação entre sistemas e fones de ouvido)
Baterias: 1 pilha AA
Referências
https://en.wikipedia.org/wiki/WonderSwan
http://www.old-computers.com/museum/computer.asp?st=2&c=1175
http://www.usgamer.net/articles/a-look-at-game-boys-true-successor-gunpei-yokois-wonderswan
http://www.koto.co.jp/english/products/device.html
https://www.giantbomb.com/wonderswan/3045-65/
https://web.archive.org/web/20000816000422/http://www.swan.channel.or.jp/
https://www.technobuffalo.com/2016/06/11/wonderswan-color-japanese-handheld-game-console/
Classic Videogame Hardware Genius Guide. Imagine Publishing, 2011.
Atualiazado em 12/06/2018 por Daniel Gularte