Sumário
Quem nunca ouviu falar do Game Boy não conhece um dos mais importantes aparelhos de jogos portáteis já criados. E foi através da Nintendo que o mundo abraçou o mercado de portáteis. A primeira versão, de carcaça cinza e tela verde, foi lançada em abril de 1989 e revolucionava com a sua portabilidade, a utilização do mesmo sistema de controle da Nintendo NES e ainda a possibilidade de troca de cartuchos. O aparelho foi idealizado por Gunpei Yokoi, sendo também o mesmo criador dos minigames de sucesso Game & Watch e criador da série de jogos Metroid. No artigo aqui escrito, falaremos da lenda de como o Game Boy entrou no mundo, os principais acontecimentos da época e também focaremos no modelo americano do console.
Histórico
Gunpei Yokoi estava ajudando a guiar a Nintendo no mercado de brinquedos e em 1980 ele viu uma maneira de trazer brinquedos e árcades para um único aparelho. Reza a lenda que não foi o Microvision, o primeiro portátil programável e com cartuchos intercambiáveis, mas sim uma observação cotidiana. Na lenda, Yokoi estava viajando de trem para o trabalho quando viu um homem tentando divertir-se com uma calculadora de bolso. Ocorreu-lhe que talvez poderia haver alguma maneira de tornar aquilo mais divertido e com a mesma tecnologia base. Assim nasceu o Game & Watch.
Na época, os únicos portáteis disponíveis vinham em duas formas: os dispositivos da Mattel (e seus clones), o Mattel Auto Race, e o dispositivo Microvision da Milton Bradley que não conseguia fazer jogos muito mais complexos que o da Mattel; o que apenas ajudou ao Game & Watch popularizar-se. Pequeno, leve e com jogos bem trabalhados que lembravam os árcades. Assim fez sua grande popularização. Os 59 títulos exclusivos venderam mais de 40 milhões de unidades.
Nasce o avô dos consoles portáteis
Mesmo Game e Watch dando muito sucesso e dinheiro para a Nintendo, algo precisava oferecer diversão com experiência de videogames e com uma simplicidade com capacidades de portabilidade. Yokoi junta-se com Satoru Okada em busca desta necessidade. Yokoi lidou com a concepção física do sistema, enquanto Okada ficou encarregado do funcionamento interno. Sob pressão, Okada foi forçado levar a baixo a potência do que planejava. A CPU que foi utilizada era uma variante de um Z80 CPU, um pouco mais poderoso do que o 6502 do NES, já a tela era um pequeno display monocromático com apenas quatro tons. Para contrastar com o tom índigo do LCD, foi escolhido um fundo verde. Assim nasceu o Game Boy.
Henk Rogers chegou as portas da Nintendo vendendo um jogo chamado Tetris, exclusivo da União Soviética. Rogers queria ver como um desafio mental poderia transformar-se em algo atraente e divertido. O game Super Mario Land era estimado para lançar em conjunto com esse novo portátil, mas Rogers convenceu a Nintendo of America que Tetris poderia ajudar a chegar a uma audiência maior ainda que um novo game do Mario.
Lançado em 31 de julho de 1989 na América do Norte, o portátil Game Boy foi empacotado juntamente com o game Tetris. Enquanto a Nintendo lutou para popularizar o NES nas mentes das crianças, o Game Boy foi um sucesso imediato.
Mercado
O aparelho foi anunciado e mostrado na feira E3 de 1987. Com o grande sucesso do NES, a empresa tentou, mais uma vez, fazer sucesso com a ideia inovadora de Yokoi. Em 1988, já estava tudo pronto para a distribuição e veiculação de campanhas no Japão, e as vendas do aparelho começaram em Abril de 1989.
Com o lançamento americano em 1989, o Game Boy vendeu cerca de 40. 000 unidades somente no primeiro dia. O sucesso foi tanto, que em 2009, comemorou 20 anos desde o lançamento e com a celebração ele recebeu vários prêmios, dentre eles, o de brinquedo mais famoso do mundo na edição 2009 do National Toy Hall of Fame. Com a ótima recepção, o Game Boy é considerado o mais memorável portátil do mundo.
Mesmo tendo sido lançado primeiro, o Portátil da Atari chamado Lynx perdeu a batalha contra o novato Game Boy antes mesmo dela começar. O Lynx possuía melhores gráficos, melhores sons e tela colorida, mas a abordagem prática da Nintendo venceu. O Game Boy foi vendido por até U$100 a menos do que o Lynx, possuía mais do que o dobro da vida útil da bateria e seu tamanho possuía dimensões menores.
Alguns outros portáteis entraram na briga com o Game Boy, como o Turbo Express da NEC (versão portátil do PC Engine, 1990) e posteriormente o Game Gear em 1991. Ambos sucumbiram ao Game Boy.
O que decidiu a briga dos portáteis, além dos jogos exclusivos, foi o preço onde um Game Boy chegava a U$ 90,
enquanto outros portáteis variavam de U$ 150 em até U$ 250. Jogar Tetris, Super Mario Land e bem posteriormente Pokémon, um novo sucesso da Nintendo com lançamento japonês em 1996 e americano em 1998, em qualquer lugar e por um valor bem menor, o resultado não poderia ser outro.
Em 1993, o Game Boy havia atingido seu ápice e começava aos poucos a cair. Como resposta ao início da queda, a Nintendo respondeu com o lançamento de The Legend of Zelda: Link’s Awakening.
Por causa do jogo Tetris, incluso na versão americana, o vício no game foi tamanha que levou a uma onda de minigames piratas surgiram. Novos aparelhos eram fabricados com clones de Tetris e vendidos a preços extremamente inferiores ao Game Boy. Em países mais pobres, como o Brasil, o surto desses tipos de jogos tornou-se um sucesso.
Locadoras de cartuchos do Super Nintendo e do Mega Drive rapidamente passaram a dividir espaço na prateleira com os cartuchos do Game Boy.
Em meados de 1994 a Nintendo decidiu tomar uma nova abordagem para o Game Boy. O Super Nintendo possuía uma enorme base para inserir os cartuchos dele, então a Nintendo criou um cartucho que possuía um slot onde entrava os cartuchos do Game Boy, então assim podia-se jogar os games do portátil em uma TV e com algumas melhorias de cores limitadas. A possibilidade de jogar algo tanto em uma TV como também em qualquer outro lugar com o portátil Game Boy, apenas decidindo onde colocar o cartucho foi uma solução com vida comercial curta.
Jogos
Os cartuchos do Game Boy possuíam uma cor cinza, semelhantes aos do NES, e a lista jogos desse portátil é certamente enorme tendo por volta de 1049 jogos lançados para ele sem contar os jogos cancelados e os não licenciados. Possui jogos famosos ao seu lado como Tetris, Super Mario Land, Mega Man II e III, Castlevania: The Adventure e Castlevania Legends, Donkey Kong Land, Double Dragon, The Legend of Zelda: Link’s Awakening e Wario Land.
Porém, o que realmente fez o Game Boy conquistar uma gigantesca legião de seguidores foi um game lançado em 1996 no Japão e 1998 na América do Norte, Pokémon. O game disponibilizava a escolha de duas versões em cartuchos diferentes, na América do Norte eram Pokémon Red e Pokémon Blue. Com o acessório Game Link Cable, que vinha com o Game Boy, era possível a interação dos jogadores de Pokémon. O game disponibilizava para o jogador a possibilidade de batalhar contra outro jogador e também trocar os monstrinhos de bolso através desse acessório. A estratégia do RPG que incentivava a interatividade e partidas conjugadas, foi utilizada pela Nintendo ao longo dos tempos em suas plataformas posteriores. Em 1997 a série animada de Pokémon foi lançada, o que impulsionou as vendas do Game Boy devido à procura dos games de Pokémon.
Acessórios
Game Link Cable
Um acessório que vinha com o Game Boy, feito para ser utilizado em partidas de jogos multiplayer. Esse acessório ganhou real notoriedade com a vinda da série de jogos Pokémon, onde você poderia tanto batalhar contra outros jogadores como também trocar os monstrinhos de bolso Pokémon com outros jogadores.
Four Player Adapter
Um adaptador para conectar quatro jogadores, através do Game Link Cable, no qual com isso tornava-se possível jogar partidas multiplayer de quatro jogadores em determinados jogos.
Game Boy Camera
Um pequeno acessório que era acoplado ao Game Boy como um cartucho e que possuía uma mini câmera em sua parte superior. Você ligava o Game Boy, como se fosse jogar qualquer outro jogo, e possuía uma série de opções lúdicas. Em uma das janelas de opções, você assumia o papel de uma nave e os alvos eram três opções; você atirava em uma das opções para poder escolhe-la. Na janela de “Shoot” você possuía a opção de tirar uma foto, tendo controladores de contraste e brilho em tempo real antes de tirar a foto.
No menu principal existem as opções “Shoot”, “View” e “Play”. Na “Shoot” existem as opções “Shoot”, para tirar uma foto, “Check” para checar as fotos; “Itens” com duas opções para “Self-timer” e outra para “Time-Lapse”; “Magic” vinha com vários efeitos de câmera e efeitos para a foto, dentre elas também existia a opção de “Game Face” no qual você tirava quatro fotos para torná-las animações e com isso você poderia ir em uma outra opção, que falaremos mais à frente, para jogar alguns games nativos do Game Boy Camera.
Na opção “Play”, do menu principal, você assumiria o papel de uma nave 2D em que os alvos eram três opções, que são os jogos que você pode escolher para jogar e que em todas eram embutidas as fotos retiradas na opção “Game Face”. A primeira opção de jogo vinha com um game no qual mostrava um personagem fazendo malabarismo, onde o rosto dele era justamente o do “Game Face”, e você precisava ficar movendo os direcionais para os lados para mover os braços do personagem afim de conseguir segurar a bola, algo que brevemente lembrava um pouco o jogo Pong. A segunda opção de jogo era um que você disputava uma corrida com uma toupeira e um pássaro, onde o pássaro simbolizava a Nintendo no qual ficava bem claro devido os nomes que surgiam abaixo de cada colocado no final da corrida. Seu personagem era uma espécie de stickman com a cabeça das fotos do “Game Face”. A terceira e última opção não era bem um jogo, mas sim um mixador de sons onde você criava uma música mixando os sons que eram disponibilizados no mixador, no final você tinha a opção de salvar a música mixada e colocá-la para ouvir, onde mostrava um personagem de camisa listrada em que sua cabeça era também uma animação das fotos do “Game Face”.
Na opção “View” você poderia visualizar todas as fotos que foram tiradas.
Game Boy Printer
Um acessório que era acoplado na lateral do Game Boy, onde sua única funcionalidade era imprimir as fotos existentes do Game Boy Camera. Posteriormente os jogos Harvest Moon 2 e Super Mario Bros Deluxe, do Game Boy Color, vinham com a funcionalidade de poder tirar fotos do jogo que poderiam ser impressas utilizando o Game Boy Printer.
Super Game Boy
Este acessório estava mais para acessório do Super Nintendo do que para o próprio Game Boy, pois era um cartucho do próprio SNes que possuía um slot para acoplar um cartucho do Game Boy. Com isso você poderia jogar os jogos do Game Boy em uma TV utilizando o SNes.
Handy Boy
Um acessório que acoplava ao Game Boy com a função de iluminar a tela, alto-falantes que conectavam por onde deveria entrar o plug dos fones de ouvido, um joystick que substituía o d-pad ficando por cima deste último, e os botões de “A” e “B” também maiores e que também ficavam por cima dos do próprio Game Boy. Posteriormente Handy Boy é rebatizado para Handy Park pela InterAct.
Galeria
Mídia
Curiosidades
- A ideia de portátil com cartucho já existia – O Game Boy não foi o primeiro portátil com cartuchos intercambiáveis. O Microvision, lançado em 1979 pela Milton Bradley Company, possuía aproximadamente 13 jogos. Para sua infelicidade, devido problemas técnicos como descarga eletrostática e aquecimento de tela, não durou muito no mercado. Uma curiosidade técnica: o portátil Microvision deixava todo o trabalho pesado para os cartuchos, com eles possuindo processadores e memoria própria, enquanto o portátil basicamente era uma carcaça com botões e uma telinha.
- Um Game Boy astronauta – o Astronauta russo Aleksandr Serebrov, em meados de 1993, levou seu Game Boy na bagagem para um simples passeio no espaço! Durante uma missão até a Estação Espacial Mir, o portátil acabou orbitando a Terra nada mais nada menos que 3000 vezes, até finalmente retornar são e salvo. Em eventos posteriores, o Game Boy foi leiloado com uma nota de Serebrov que dizia: “Como todos os astronautas, eu amo esportes. Os meus favoritos são o futebol e a natação. Durante o voo, em meus raros momentos de lazer, eu curtia jogar Game Boy.”
- Sobrevivente de Guerra – Um Game Boy foi encontrado
nos destroços da Guerra do Golfo, de 1990-1991. Atualmente está em exposição na Nintendo World Store em Nova York, milagrosamente ainda funcionando e permanentemente ligado rodando o jogo Tetris.
- Na capsula do tempo – A Nickelodeon junto com a Kids World Council, em meados de 1992, decidiram que era mais importante para as crianças daquela época. Fizeram a seleção dos itens e colocaram em uma capsula do tempo, e enterraram em frente ao Nickelodeon Studios. Dentre os itens, o Game Boy foi um dos escolhidos para a capsula. Após a Nickelodeon Studios fechar, em 2005, a cápsula do tempo foi transferida para a Nickelodeon Suites Resort, em Orlando. A cápsula será removida e aberta em 30 de abril de 2042.
- Sucesso para meninas – O Game Boy foi um dos primeiros videogames a conseguir, com sucesso, o público feminino. Segundo a Nintendo, em 1995 uma quantidade de aproximadamente 46% dos donos do portátil eram meninas. Um avanço claro quando comparados aos meros 29% do Nes.
Ficha técnica
CPU: 8-bit Sharp LR35902 4.19 MHz
RAM: 8 kB S-RAM
Frame Rate: Aproximadamente 59,7 quadros por segundo em um Game Boy, 61,1 em um Super Game Boy
Vídeo: 8 kB
ROM: CPU-256-bytes;
Cartucho: 256 kb, 512 kb, 1 Mb, 2 Mb, 4 Mb e 8 Mb
Paleta de cores: Monocromática de 2 bits com quatro tons de cinza
Som: 4-bit PCM. Mono (fones de áudio stereo)
Display: LCD 160 × 144 pixels
Tamanho da tela: 66 mm (2.6 polegadas) diagonal
Comunicações: 2 a 4 aparelhos interconectados. Mais de 4 aparelhos ligados por conectores.
Energia: 6 V, 0.7 W (4 pilhas AA ~14-35 horas)
Dimensões: 90 mm (comprimento) x 148 mm (altura) x 32 mm (profundidade) / 3.5″ x 5.8″ 1.3″ (polegadas)
Referências
http://www.ign.com
http://www.complex.com
http://www.pressthebuttons.com
http://gameboyclub.com.br
http://www.playreplay.com.br
https://en.wikipedia.org
http://www.usgamer.net
Atualiazado em 05/10/2016 por Daniel Gularte
Sensacional Cara Muito Bacana
Eu achava que era a única pessoa que gosta de Consoles Retro (mais assim é muito estranho aparecer o game boy light e não ter o famoso game boy advance também não ter o PSP o PSV é também o PSX mais como é muita informação deve ser meio cansativo)
Bons tempos de Operação Contra, super mario land, donkey kong e outros clássicos game boy da vida! valeu
eu joguei pela primeira vez o game boy no dia 31/07/2011 é muito legal eu penso em comprar da minha amiga o console e o jogo Kirb’s é muito legal