Sumário
Depois do sucesso do Game Boy, foi lançado no dia 14 de abril de 1998, uma versão remodelada do seu console portátil: o Game Boy Light. Vendido como uma versão atualizada do Game Boy Pocket, foi lançado exclusivamente no Japão e tinha uma função extra: uma tela retroiluminada.
Histórico
Era notório que o Game Boy, mesmo sendo uma grande revolução dentro do mercado de jogos portáteis, estava se desatualizando, principalmente pelo grande problema do aparelho desde sua origem – a tela do console era pequena e escura. Diversos acessórios foram lançados para dar maior visibilidade para o Game Boy. Entretanto tais acessórios deixavam o aparelho maior e com menor usabilidade. Os engenheiros da Nintendo trabalharam em diversas soluções para trazer ao Game Boy mais brilho e contraste para uma experiência de jogo melhor com seus já milhões de jogadores. E quase dez anos depois essa atualização veio com a adição de uma tela retroiluminada no aparelho.
Considerado como um dos melhores trabalhos feitos da linha Game Boy, o console não chegou a ter versões para os outros continentes. Não se tem ao certo um motivo para tal decisão. O que se especula era que a quantidade e feedbacks dos japoneses eram muito maiores do que os dos jogadores ao redor do mundo. Logo a Nintendo trabalharia um produto de melhor qualidade (e mais caro) para testar em seu mercado local.
O Console
O Game Boy Light se parece bastante com um Game Boy Pocket, no entanto, o compartimento da bateria tem um formato diferente e é muito maior que o o do Game Boy Pocket. O compartimento da bateria foi projetado desta maneira para acomodar as duas pilhas AA que o sistema utilizava, diferentemente das duas pilhas AAA do Game Boy Pocket. Acredita-se também que isso foi para permitir uma aderência mais confortável ao sistema quando o usuário segurava o aparelho com as mãos. A razão mais provável para a troca de pilhas AA foi a alimentação da luz de fundo eletroluminescente extra, no entanto, isso também pode ser justificado pela vida útil maior que as pilhas AA fornecem sobre as AAA. Foi o único Game Boy lançado oficialmente a ter uma tela retroiluminada até 2005, quando a versão retroiluminada do Game Boy Advance SP foi lançada.
Observa-se a mesma tela monocromática de 25 polegadas com resolução de 160 × 144. Como este ainda é um Game Boy, ele reproduz todos os jogos originais do Game Boy, mas não os jogos mais recentes do Game Boy Color. No lançamento, o Game Boy Light estava disponível apenas nas cores ouro e prata, mas posteriormente estava disponível em amarelo translúcido (versão Toys “R” Us), vermelho translúcido (Tezuka Osamu World Shop) e transparente (Astro Boy & Famitsu) como edições especiais e limitadas. .
Um modelo com poucas diferenças do anterior: apresentava, pela primeira vez entre os consoles portáteis, uma iluminação interna para sua tela; foi disponibilizado em seu lançamento nas cores prata e dourado; era ligeiramente maior que uma outra recente versão, Game Boy Pocket de 1996, e ao contrário deste, que necessitava de duas pilhas AAA, o Game Boy Light utilizava duas pilhas AA. Essa nova forma de bateria dava ao videogame uma durabilidade de 20 horas com a luz de fundo apagada e 12 horas com ela acesa. A sua tela deixou de receber o fundo verde, agora tendo um ecrã monocromático em tons de preto e branco, mas com a frente esverdeada para tornar possível utilizá-lo no escuro.
Mercado
O seu preço de lançamento chegou a ¥ 6.800 (valor em Iene, moeda Japonesa) e o console durou apenas um curto período de tempo até o Game Boy Color ser lançado em outubro e novembro daquele mesmo ano. Um detalhe: o Game Boy Color não veio com a tela retroiluminada (provavelmente problemas técnicos ou de custo benefício fizeram a Nintendo recuar com o uso desta tecnologia).
Curiosidades
- Um modelo muito limitado da versão “Pikachu” foi lançado mais tarde no Pokémon Center Tokyo por um tempo muito limitado e uma estimativa de 1000 dessas unidades foi produzida de acordo com a Nintendo. Essas edições especiais / limitadas são altamente valorizadas.
Ficha técnica
Game Boy Light
CPU: 8-bit Sharp LR35902 4.19 MHz.
RAM: 8 kB S-RAM.
Frame Rate: Aproximadamente 59,7 quadros por segundo em um Game Boy.
Vídeo: 8 kB.
ROM: CPU-256-bytes.
Cartucho: 256 kb, 512 kb, 1 Mb, 2 Mb, 4 Mb e 8 Mb.
Paleta de cores: Monocromática de 2 bits com quatro tons de cinza.
Som: 4-bit PCM. Mono (fones de áudio stereo).
Display: LCD 160 × 144 pixels.
Comunicações: 2 a 4 aparelhos interconectados. Mais de 4 aparelhos ligados por conectores.
Energia: 6 V, 0.7 W (2 pilhas AA ~12-20 horas).
Referências
https://pt.wikipedia.org/wiki/Game_Boy_Light
https://nintendo.fandom.com/wiki/Game_Boy_Light
http://www.ign.com
Atualiazado em 29/11/2019 por Daniel Gularte