Sumário
O mais famoso de todas as linhas do Game Boy, o Game Boy Color é um aparelho portátil versátil e ainda contemporâneo para os dias de hoje. Fonte de lembranças para muitos jogadores dos anos 90 é o maior representante da diversão portátil da cultura dos games.
Histórico
Mesmo com sucesso do Game Boy, apresentado em 1987 e lançado em 1989, houve uma pressão das empresas desenvolvedoras de jogos por um sistema novo e sofisticado mesmo com a ultima versão, o Game Boy Pocket, já ter sido lançado.
Game Boy Color, a resposta em um novo console para essa pressão. Não foi uma aproximação para uma nova geração, mas algo mais como um upgrade do que já existia. Com a CPU e a memória dobrada, o que facilitou a vida de programadores, e a existência de cores, além dos quatro tons de cinza, revelou uma decisão ousada da empresa Nintendo, apostando em um cenário concorrente decidido a também tomar o mercado de jogos portáteis.
O Console
O Game Boy Color havia chegado mais como um upgrade modesto. Foi verdadeiramente uma inovação, mas não tanto uma quebra de uma nova geração. A performance do processador chega até o dobro da velocidade do modelo original, a memória do sistema foi quadruplicada, facilitando a vida para os programadores. Para capitalizar sobre o fenômeno Pokémon, foi acrescentada uma porta de comunicações de infravermelho que permitiu a negociação sem fio e multiplayer, o que deu aos jogadores uma razão a mais para comprar um Game Boy novamente. O Game Boy Color conseguiu vendas equivalentes ao Game Boy original – e em apenas uma pequena fração do tempo.
Inicialmente, a maioria dos jogos foram feitos para trabalhar em ambos os sistemas, e a própria Nintendo re-lançou versões habilitando versões coloridas de jogos famosos.
O processador, similar ao Z80, feito pela Sharp com algumas instruções (de manipulação de bits) a mais, possuía uma taxa de frequência de aproximadamente 8 MHz, duas vezes mais rápido do que o Game Boy. O Game Boy Color também contava com quatro vezes mais memória do que o original (32 kilobytes de RAM de sistema, e 16 kilobytes de RAM de vídeo). A resolução de vídeo era a mesma que a de seu predecessor, isto é, 160 por 144 píxeis.
O Game Boy Color apresentava também uma porta serial por infravermelho para conexão sem fio. O recurso era suportado apenas em alguns jogos, e o infravermelho foi posteriormente descartado no Game Boy Advance e nos seus próximos lançamentos. O console era capaz de exibir até 56 cores diferentes simultaneamente a partir de sua paleta de 32.768 cores, e podia adicionar sombreamento básico de quatro cores a jogos que haviam sido desenvolvidos para o primeiro Game Boy. Ele podia também dar aos sprites e fundos cores separadas, para um total de mais de quatro cores.
O logotipo do Game Boy Color exibia a palavra “Color” nas cinco cores originais no qual o portátil era fabricado. Elas eram:
- Grape (violeta)
- Kiwi (verde – esta versão do acervo)
- Teal (azul)
- Berry (rosa)
- Dandelion (amarelo)
- Atomic Purple (violeta claro)
- Neotones Ice (transparente – apenas no Japão)
O Game Boy Color foi vendido em outras cores como edições limitadas ou apenas em países específicos. Estas foram:
- Dourado/prateado (edição Pokémon Gold e Pokémon Silver)
- Dourado/prateado com textura metálica, um Pikachu e um Pichu ao redor da tela. A bochecha de Pikachu acendia em vez da luz tradicional que indicava que o aparelho estava ligado (edição Pichu/Pikachu)
- Frente amarela, parte de trás azul, botão A vermelho, e botão B verde, e uma seta azul. Uma Pokébola substituía a luz indicadora de força. Um logotipo de Pokémon acima dos botões “start” e “select”. Com imagens de Pikachu, Togepi, e Jigglypuff ao redor da tela (edição Pokémon)
- Frente amarela, parte de trás azul, botão A vermelho, e botão B verde, e uma seta azul com um Pikachu e um Pichu ao redor da tela. A bochecha de Pikachu acendia em vez da luz tradicional que indicava que o aparelho estava ligado (edição Pichu/Pikachu para a região PAL)
- Amarelo ou vermelho com um botão laranja, um botão verde, e uma seta azul clara decorada com vários Pokémon (edição Pokémon Center, Japão)
- Rosa claro com a cabeça de Hello Kitty no centro (edição Hello Kitty, Japão)
- Limpo (Japão)
- Todo preto
- Todo verde (Japão)
- Azul marinho
- Azul piscina
- Todo laranja (Japão, produzido para a empresa turca Yedigün)
- Todo azul
- Verde e amarelo (edição australiana)
Jogos
No início, boa parte dos jogos foram feitos para funcionar tanto no Game Boy quanto no Game Boy Color. A própria Nintendo relançou versões agora coloridas de Wario land II, Tetris e The Legend of Zelda Link’s Awakening. Em pouco tempo uma nova onda de sucesso de jogos coloridos para portáteis iniciou-se.
Mesmo com uma vida útil no mercado relativamente breve, o Game Boy Color construiu uma biblioteca de jogos de grande sucesso. Dentre eles os jogos Wario Land III, trazendo o retorno do mapa do mundo além de Wario poder ganhar novas habilidades para chegar a áreas invisíveis de fases anteriores; a série de jogos Dragon Warrior Monsters; o relançado The Legend of Zelda Link’s Awakening. A série Pokémon continuou como um fenômeno no mercado com as versões Pokémon Gold e Pokémon Silver.
O que trouxe maior originalidade a biblioteca de jogos do Game Boy Color, foi o sucesso de jogos de terceiros. A Konami conseguiu espremer o Metal Gear para o portátil, além dele também veio o jogo Yu-Gi-Oh. O ultimo jogo lançado para Game Boy Color foi o One Piece: Maboroshi no Grand Line Boukenhen, lançado em 2002. Já o ultimo jogo exclusivo para o portátil foi o Harry Potter and the Chamber of Secrets, que embora tenha sido lançado em consoles diferentes ele possuía uma versão exclusiva para o Game Boy Color.
Compatibilidade
Os jogos desenvolvidos para o Game Boy Color que possuíam compatibilidade reversa com o antigo Game Boy, possuem um design similar aos cartuchos cinzas do Game boy, mas são de cor preta. Jogos como Pokémon Yellow e Pokémon Gold / Silver, nos lançamentos europeu e norte-americano, apresentaram cor diferenciada nos cartuchos, embora o design seja tecnicamente idêntico aos cartuchos pretos.
Paletas de cor usadas
Ao jogar um jogo do Game Boy original no Game Boy Color, o usuário podia escolher qual paleta de cores seria usada. Isto é feito pressionando determinadas combinações de botões, como A ou B (ou nenhum destes) e uma tecla direcional enquanto o logotipo do Game Boy é exibido na tela.
Botão direcional | Botão de ação | ||
---|---|---|---|
Nenhum | A | B | |
Para cima | Marrom | Vermelho | Marrom escuro |
Para baixo | Bege | Laranja | Amarelo |
Esquerda | Azul | Azul escuro | Escala de cinza |
Direita | Verde | Verde escuro | Invertido |
Cada paleta contém até 10 cores. Na maioria dos jogos, as quatro sombras exibidas no primeiro Game Boy seriam traduzidas em diferentes subconjuntos desta paleta de 10 cores, como exibindo sprites móveis em um subconjunto e cenários em outro. A escala de cinza (esquerda + B) produz uma aparência essencialmente idêntica ao Game Boy original.
Adicionalmente, 93 jogos para Game Boy publicados pela Nintendo possuem uma paleta especial ativada quando nenhum botão é pressionado. Por padrão, qualquer jogo que não possuir uma paleta especial irá exibir a paleta verde escura (direita + A). Jogos de sucesso que possuem paletas predefinidas são Metroid II: Return of Samus, Kirby’s Dream Land 2, Super Mario Land, Tetris, e a série Wario Land. As paletas padrão eram armazenadas em um banco de dados dentro da ROM de boot interna no Game Boy Color, e não no cartucho.
Mercado
Combinados, o Game Boy e o Game Boy Color venderam um total de 118,69 milhões de unidades mundialmente, sendo que 32,47 milhões de unidades foram vendidas no Japão, 44,06 milhões nas Américas, e 42,16 milhões em outras regiões.
Curiosidades
- Singer é uma empresa que fabrica máquinas de costura, Mas existia algo que se sobrepunham em um ponto entre ela e a Nintendo: Singer Izek ” Máquina de costura computadorizada.”
- A ideia era que você poderia conectar o Game Boy Color em uma máquina de costura e usar o sistema para selecionar os padrões de costura,que chegavam a 84, usando um cartucho especial incluído.
Ficha Técnica
CPU: Z80 de 8 bits
RAM: 32 Kbyte + 96 Kbyte VRAM (em CPU), 256 Kbyte WRAM (externamente a CPU)
Vídeo: LCD Sharp a cores, dimensões: 44 x 39 mm, resolução de 160 x 140, 32.768 cores possíveis, 56 cores em simultâneo.
Cartucho: 256 kb, 512 kb, 1 Mb, 2 Mb, 4 Mb e 8 Mb
Som: 4-bit PCM. Mono (fones de áudio stereo)
Comunicações: 2 a 4 aparelhos interconectados. Mais de 4 aparelhos ligados por conectores.
Energia: 2 pilhas AA – 10 horas de autonomia
Dimensões: Largura 75 mm, Profundidade 27 mm, Altura 133 mm – 138g
Referências
en.wikipedia.org
www.ign.com
www.nintendo.pt
www.mobygames.com
Atualiazado em 12/06/2018 por Daniel Gularte
Achei perfeita sua análise sobre o portátil, o meu gb boy colour chegou hoje e tô bem empolgado com ele kkk