Sumário
Você sabia que Brasil já tentou entrar no mercado de consoles? Conheça o Zeebo, fruto de uma parceria entre a Tectoy e empresas estrangeiras para criar um console que atendesse a uma parcela menos favorecida da população, além de oferecer recursos novos como acesso 3G a internet e mídia totalmente digital. Hora de conhecer um pouco mais dessa arriscada aposta nacional.
Introdução
O Zeebo foi o primeiro console idealizado por um Brasileiro, Reinaldo Normand. Produzido pela Tectoy em parceria com empresas como a Qualcomm e fabricado na zona franca de Manaus, o console uniu organizações de diversos países, sendo eles: Brasil, Estados Unidos, Argentina, China, Israel, Japão e França. A empresa, até então, era responsável por trazer a maioria dos consoles da SEGA para o Brasil e também responsável por alguns ports e desenvolvimento de jogos nacionais,tornando-se muito conhecida por isso. O Zeebo foi o primeiro console idealizado e capitaneado por brasileiros, na TecToy
Entretanto, após o fracasso do Dreamcast a SEGA não estava mais investindo no mercado de consoles e esse fato afetou diretamente a Tectoy que após esse fato não trazia tantas novidades para o mercado de consoles em terras tupiniquins.
O projeto do Zeebo iniciou em 2006 porém foi arquivado. Entretanto, foi anunciado em uma modesta apresentação no final de 2008, clamando ser o primeiro console a utilizar somente mídia digital que poderia ser baixada na plataforma batizada de Zeebonet, fato que não só diminuiria o custo na distribuição de jogos, como também o preço final para o consumidor. Esta era uma ideia arriscada porém inovadora e funcionava bem com o ideal do produto, que era atender as classes econômicas mais baixas da população.
A Qualcomm buscava uma maneira de demonstrar o poder de seus chips, já que naquela época os celulares não eram tão potentes e, portanto, a empresa não era tão requisitada. Assim concordou em prover o ecossistema nativo do dispositivo. A proposta do executivo Reinaldo Normand era atraente e inovadora, com um aparelho de baixo custo e jogos que podiam ser baixados pela internet a preços muito mais baratos que os games de dispositivos de outras empresas, como Wii, PS3 e Xbox 360. Lançado oficialmente em novembro de 2009, o produto utilizava uma rede própria de conexão, o ZeeboNet 3G, para a transferência dos jogos a partir de uma loja online similar ao XBox Live Arcade ou à PSN, pagos através do sistema “zCredits”, semelhante ao Microsoft Points.
No total, 46 jogos foram oferecidos aos proprietários da plataforma, que foi descontinuada em maio de 2011. Segundo reportagem da revista Época Negócios, as unidades do videogame no Brasil gerou grandes prejuízos ao empreendimento da TecToy com a Qualcomm.
O Console
O Zeebo trás claras inspirações de seu rival, o Nintendo WII. Com um design pensado para manter o console na horizontal ele também trazia recursos similares, como o estilo dos avatares dos jogadores batizados de Zeeboids e acessórios como o controle Boomerang.
Ele possui três portas USB 2.0, sendo duas na parte posterior do aparelho e uma atrás, além de uma entrada mini-usb traseira. Há também uma entrada para cartão SD na frente e localizadas atrás estão as saídas dos cabos AV que deveriam ser conectados no dispositivo de vídeo.
Os proprietários não eram obrigados a ter wi-fi ou pagar conexões de alta velocidade já que o console já vinha com rede Claro 3G integrada, bastando apenas encontrar um local com suporte para conexão desse tipo. Embora um recurso inovador até para os dias de hoje, o 3G não era uma conexão rápida e estável, limitando mais ainda o tamanho dos jogos.
Seu desenvolvedor cogitou diversos sistemas operacionais, porém, encontrando empecilhos em cada um. Por exemplo o preço para criar um a partir do Linux, o problema da pirataria nos jogos Java e o fato do Symbian da Nokia já estar comprometido com o N-gage. A Tectoy encontrou a resposta em sua parceria com a Qualcomm, assim, o Zeebo tem como base o Brew, pois além de possuir suporte para uma loja de apps nativa era ideal contra pirataria, sendo que combatê-la um dos principais objetivos do console.
Acessórios
Z-Pad: O controle padrão. Possuía 4 botões direcionais, alavancas analógicas, botões numerados de 1 a 4 e o botão start.
Zeebo Dragon: Versão atualizada do controle do Zeebo, resolvendo problemas de seu antecessor e trazendo um design mais ergonômico e significativamente mais leve.
Boomerang: Controle lançado em 2010 e que utilizava tecnologia infravermelha, tendo um sensor de movimento, claro paralelo ao controle do WII.
Teclado: Utilizado para navegar na internet, vinha junto ao console no Brasil e no México.
Jogos
O projeto do console trazia embutido na memória três jogos, FIFA 09, Need For Speed: Carbon e Treino Cerebral e oferecia gratuitamente a opção de download gratuito de três outros games: Prey Evil, Zeebo Extreme: Rolimã e Zeebo Extreme: Jet Board. A falta de produtos online, no entanto, prejudicou a iniciativa.O Zeebo teve uma biblioteca muito pequena, com apenas 46 jogos, a maioria sendo ports de jogos de outras plataformas como celular, os mais conhecidos são:
Zenonia – Um dos favoritos da comunidade junto com Double Dragon, o RPG tinha versões para outras plataformas, mas, no Zeebo veio completamente em português.
Resident Evil 4 – Muito criticado pelos gráficos e jogabilidade, o port não foi bem recebido pelos jogadores que preferiam a versão para celular, embora tenha sido totalmente traduzido.
Zeebo Extreme Rolimã – Jogo produzido pela própria Tectoy como parte de uma série de esportes radicais, buscando trazer uma identidade brasileira para jogos de corrida, este é exclusivo do Zeebo e foi relativamente bem recebido. Poderia ser baixado de graça na Zeebonet.
Quake – Port do FPS para computador, sua continuação também chegou ao Zeebo porém foram retirados do catálogo posteriormente.
Turma da Mônica em Vamos Brincar – Jogo exclusivo lançado para o console em parceria com a Maurício de Sousa Produções. Foi um dos últimos jogos a serem lançados, quando a Tectoy começou a apostar em mídia educativa. Também foi retirado do catálogo.
O Mercado
Embora tenha sido anunciado por um preço inicial de R$600, chegou às lojas custando uma média de 499 a 399 reais. O Zeebo também foi lançado no México por 2499 pesos mexicanos e ,em 2010, também na China, grande parceira comercial do Brasil. Graças a sua proposta era esperado que as third-parties reagiriam bem a nova maneira de distribuir seus produtos, mas, as respostas foram frias e o console desacreditado, recebendo poucos títulos e obrigando a Tectoy a lançar seus próprios jogos.
O fato da Qualcomm querer vender apenas seu ecossistema ideal para celulares e não um console também foi um problema. O Hardware não era ideal para jogos e os ports poderiam ser facilmente emulados em um computador, ainda assim a Tectoy tinha expectativas de chegar a um nível similar ao do PSP.
Por pouco mais que o preço do Zeebo era possível adquirir um Play Station 2, que possuía potência gráfica maior, uma biblioteca extensa e uma marca conhecida. Além disso, consoles como o PS3 e o Xbox 360 já estavam no mercado, tornando a tecnologia empregada pela Qualcomm obsoleta. Então em 2009 o preço do Zeebo caiu para R$299 reais, o que começou a gerar graves prejuízos para a Tectoy.
O preço do aparelho chegou a R$ 299,00 seis meses após o lançamento. Problemas com o marketing do produto, a má qualidade dos gráficos dos jogos oferecidos e o baixo desempenho da conexão 3G no Brasil e nos países parceiros também estão entre os motivos do fracasso do dispositivo.
Nos bastidores da iniciativa, havia rumores sobre a substituição do processador inicialmente previsto no projeto para o chip Qualcomm ARM 11 QDSP-5, de enor capacidade, que teria restringido as condições de desempenho do console. Jogos como Tekken 2, Resident Evil 4, Double Dragon e o Quake original eram divulgados como exemplos dos grandes jogos para a plataforma, mas eram criações datadas e inferiores aos games já disponíveis para os consoles concorrentes. O desenvolvimento de jogos como Vamos Brincar, estrelado pela Turma da Mônica, e Castelo Rá-Tim-Bum – O Jogo pretendia conquistar a atenção do público infantil brasileiro, mas a resposta negativa do mercado não conseguiu transformar estas franquias em sucessos junto ao público.
No fim da sua vida, tentou se vender como um aparelho de jogos educativos, mas, não conseguiu se sustentar dessa forma e após ter vários jogos removidos de seu catálogo, foi descontinuado no fim de 2011, com uma estimativa de vendas de apenas 30.000 unidades.
Embora sua ideia tenha sido sem dúvidas inovadora e arriscada deixando uma marca no mercado nacional, o Zeebo é considerado um fracasso e é relativamente desconhecido pela comunidade. Talvez um dia, outra empresa brasileira resolva fazer esse tipo de aposta e possamos finalmente nos consolidar no mercado de consoles internacional.
Galeria
Curiosidades
- Apesar das tentativas de desbloquear o Zeebo, até hoje não há um emulador para seus títulos.
- O Zeebo chegou a ser chamado de “O quarto console” por ter sido lançado em uma época em que Sony, Microsoft e Nintendo mantiveram um páreo em vendas.
- A Tectoy of America chegou a mudar seu nome para Zeebo Inc. na esperança de criar uma divisão exclusiva para o console, assim como a Sony fizera.
- Apesar de ser chamado de “O primeiro console Brasileiro” vale lembrar que empresas estrangeiras participaram de sua produção.
Mídia
- O site do Zeebo foi tirado do ar, mas, você pode acessá-lo aqui:
- https://web.archive.org/web/20110718152020/http://zeeboinc.com/
- Você pode assistir a apresentação em vídeo feita pela Tectoy sobre o console no link:
- https://www.youtube.com/watch?v=M7P9gv6Uq10
- Entrevista sobre as primeiras expectativas sobre o Zeebo:
- https://www.youtube.com/watch?v=SrDwWKP_vcs
- Anúncio sobre a iniciativa “Zeebo Hospital”:
- https://www.tripleoxygen.net/post/openzeebo-zeebo-hospital/
Ficha Técnica
Nome: Zeebo
Geração: Sexta
Fabricante: Tectoy
Ano de lançamento: 2009 (Brasil), 2009(México), 2010(China),
CPU: Qualcomm ARM 11/ QDSP-5 @ 528MHz
Controles: Direcionais + 4 botões + Start + 2 analógicos
Mídia: Digital
Jogo Famoso: Zeebo Extreme Rolimã
GPU/Capacidade gráfica: Qualcomm ATI Imageom suportando quatro mil triângulos por segundo
Som: 8 canais de áudio.
Tamanho/Peso: 157mm de largura, 4mm de altura, 215,4mm de profundidade / 1,3KG
Portas I/O: 1 porta de cartão SD, 3 portas USB, Saída para cabos AV
Fonte de energia: Adaptador AC 5V 3A
Referências
https://pt.wikipedia.org/wiki/Zeebo
http://br.reuters.com/article/internetNews/idBRSPE4AB0GR20081112
https://jogos.uol.com.br/ultnot/multi/2009/11/16/ult530u7388.jhtm
https://jogos.uol.com.br/ultnot/multi/2009/11/05/ult530u7369.jhtm
http://adrenaline.uol.com.br/2011/06/06/19404/zeebo-os-fiascos-do-videogame-brasileiro/
https://www.tecmundo.com.br/tectoy/13552-zeebo-30-mil-unidades-vendidas-e-mais-prejuizo-para-a-tectoy.htm
http://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/zeebo-console-brasileiro-extinto-2788279
https://tecnoblog.net/66391/zeebo-console-brasileiro-descontinuado/
https://jogos.uol.com.br/ultimas-noticias/2014/05/27/5-anos-de-zeebo-conheca-os-bastidores-do-videogame-brasileiro.htm
http://proplayers.com.br/conheca-o-zeebo-um-console-100-brasileiro/
https://jogos.uol.com.br/ultnot/multi/2011/01/17/ult530u9031.jhtm
https://olhardigital.uol.com.br/games-e-consoles/noticia/zeebo-preco-do-console-cai-para-r-299/9840
https://jogos.uol.com.br/ultnot/multi/2008/11/12/ult530u6448.jhtm
https://jogos.uol.com.br/ultnot/multi/2009/05/25/ult530u6950.jhtm
https://en.wikipedia.org/wiki/Zeebo
http://www.giantbomb.com/zeebo/3045-122/
https://www.gamevicio.com/noticias/2008/11/mais-zeebo-entrevista-com-reinaldo-normand-da-zeebo-inc/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_jogos_para_Zeebo
com a colaboração de Kao Tokio, do Drops de Jogos
Atualiazado em 14/01/2023 por Daniel Gularte