Sumário
O Wii é um console de mesa desenvolvido e comercializado pela famosa Nintendo. Foi lançado em 19 de novembro de 2006, na América do Norte e em dezembro de 2006 para a maioria das outras regiões. É o quinto aparelho vendido pela Nintendo como console doméstico de sétima geração ao lado do Xbox 360 da Microsoft e do PlayStation 3 da Sony. No desenvolvimento do Wii, o presidente da Nintendo, Satoru Iwata, orientou a empresa a evitar competir com a Microsoft e a Sony em gráficos computacionais e poder de processamento. Ao invés disso, a equipe visou a uma gama mais ampla de jogadores por meio de novas experiências de jogo. Os designers de jogos Shigeru Miyamoto e Genyo Takeda lideraram o desenvolvimento do console sob o codinome Revolution, que surpreendeu e reascendeu a Nintendo como empresa de ponta dentro do ecossistema mundial de jogos.
Histórico
Logo depois que a Nintendo lançou o GameCube, seu videogame de sexta gerção, em 2001, a empresa começou a conceituar seu próximo console. O designer de jogos da Nintendo, Shigeru Miyamoto, disse que, nos estágios iniciais, eles decidiram que não teriam como objetivo competir no poder do hardware dos concorrentes, em vez disso, priorizariam novos conceitos de jogabilidade. Miyamoto citou os controladores de jogo exclusivos do Dance Dance Revolution como inspiração para o desenvolvimento de novos dispositivos de entrada. Por volta dessa época, a Nintendo começou a trabalhar com a Gyration Inc., uma empresa que havia desenvolvido várias patentes relacionadas à detecção de movimento, para prototipar futuros controladores usando suas patentes licenciadas.
Nos dois anos seguintes, as vendas do GameCube ficaram muito atrás de seus concorrentes – o PlayStation 2 da Sony e o Xbox da Microsoft. Satoru Iwata, que foi promovido a presidente da Nintendo em maio de 2002 após a aposentadoria de Hiroshi Yamauchi, reconheceu que a Nintendo não estava acompanhando as tendências da indústria de videogames, como a adoção de jogos online e jogos com temáticas mais adultas, por exemplo. Ele também achava que os videogames haviam se tornado muito exclusivos e queria que a Nintendo buscasse hardware e software de jogos que agradassem a todos os públicos. A análise de mercado da Nintendo descobriu que seu foco em novo hardware criou consoles que dificultaram a criação de jogos para desenvolvedores terceirizados, prejudicando sua posição. Um dos primeiros passos principais que Iwata deu com base na pesquisa da empresa foi direcionar o desenvolvimento do Nintendo DS, um dispositivo portátil que incorpora telas duplas, incluindo uma tela sensível ao toque, para revitalizar sua linha de consoles portáteis.
Em 2003, Iwata se reuniu com Miyamoto e Genyo Takeda para discutir sua pesquisa de mercado. Iwata instruiu Takeda “a sair do roteiro técnico” para o novo console, mas disse que tinha que ser atraente para as mães e pais. Iwata queria que seu próximo console fosse capaz de jogar jogos antigos da Nintendo, eliminando a questão de retrocompatibilidade que já era praticada nos concorrentes. Takeda liderou a equipe de construção dos componentes de hardware do console, e Miyamoto liderou o desenvolvimento de um novo tipo de controlador, baseado na tecnologia de detecção de movimento da Gyration. Iwata havia proposto que este novo console usasse sensor de movimento para simplificar a interface do jogo, aumentando o apelo para todos os públicos. Um protótipo inicial foi concluído em seis meses.
O Nintendo DS poderia ter influenciado o design do Wii, já que a empresa descobriu que a nova interface de duas telas do DS foi bem aceita com jogadores não tradicionais e de alguma forma a equipe de design queria replicá-la no novo console. O designer Ken’ichiro Ashida comenta:
Tínhamos o DS em mente enquanto trabalhávamos no Wii. Pensamos em copiar a interface do painel de toque do DS e até bolamos um protótipo.
De certa forma, esse projeto híbrido entre o DS e o Wii só seria lançado na próxima geração, com o Nintendo Wiiu, e depois aperfeiçoado no desenvolvimento do console híbrido da Nintendo: o Switch.
Voltando no tempo, para antes da E3 de 2004, Iwata havia se referido ao novo console da Nintendo como GameCube Next (GCNext ou GCN). Na E3 de 2004 sob o codinome “Revolution”, pois Iwata acreditava que o console iria revolucionar a indústria de jogos. O editor de tecnologia da BBC News, Alfred Hermida, escreveu que a luta da Nintendo para igualar a Sony e a Microsoft no mercado de consoles domésticos tornou o sucesso crucial para retomada da empresa que se apagava a cada ano.
Ainda com o codinome de “Revolution”, foi formalmente apresentado ao público na E3 2005. A interface do controlador de movimento ainda não havia sido concluída e foi omitida da revelação. Iwata segurou o console na cor preta acima dele com uma das mãos para enfatizar seu tamanho em relação aos rivais. Um dispositivo menor significava que consumiria menos energia para não superaquecer e, portanto, atraía os pais que desejavam ter um dispositivo atraente, pequeno e com baixo consumo de energia na sala de estar.
Iwata mais tarde revelou e demonstrou seu protótipo atual do controlador Revolution no Tokyo Game Show em setembro de 2005. Neste estágio, a unidade de controle se parecia com o dispositivo Wii Remote final junto com o acessório chamado Nunchuk. Iwata demonstrou suas capacidades de jogo de detecção de movimento e incorporou comentários de desenvolvedores, como Hideo Kojima e Yuji Horii, que testaram o controlador e acreditavam que as pessoas seriam atraídas por ele.
O nome do console foi formalmente anunciado como Wii em abril de 2006, um mês antes da E3 de 2006. A grafia da Nintendo para “Wii” (com dois caracteres “i” minúsculos) pretendia representar duas pessoas lado a lado, e o Wii Remote e seu Nunchuk. No anúncio da empresa, a chamada publicitária:
Wii soa como nós, o que enfatiza que o console é para todos. O Wii pode ser facilmente lembrado por pessoas ao redor do mundo, não importa o idioma que falem. Sem confusão.
O nome resultou em críticas. A revista Forbes expressou temor de que o console fosse visto como juvenil demais. A BBC News noticiou um dia após o nome ser anunciado que “uma longa lista de piadas infantis, baseada no nome”, apareceu na Internet. Alguns desenvolvedores de videogames e membros da imprensa declararam que preferiam “Revolution” a “Wii”. Contudo, o vice-presidente de assuntos corporativos da Nintendo of America, Perrin Kaplan, defendeu a escolha, e o presidente da Nintendo da América, Reggie Fils-Aimé, justificou o novo nome em vez de Revolution, dizendo que eles queriam algo curto, distinto e facilmente pronunciável para todas as culturas.
O Wii foi disponibilizado para uma demonstração para a imprensa na E3 2006. Títulos de lançamento planejados foram anunciados em uma conferência de imprensa junto com a revelação. Na mesma conferência, a Nintendo confirmou seus planos de lançar o console até o final daquele mesmo ano, anunciando os preços do aparelho em setembro de 2006. O console foi lançado pela primeira vez nos Estados Unidos em 19 de novembro de 2006, por US$ 249,99. Outras datas e preços de lançamento regionais incluíram o Japão em 2 de dezembro por ¥25.000, seguido pela Austrália e Ásia em 7 de dezembro por A$ 399,95, e foi lançado posteriormente em 8 de dezembro no Reino Unido por GB£ 179,99 e para a maioria da Europa por €249,99. A Nintendo planejou ter cerca de 30 jogos de Wii disponíveis até o final de 2006, e antecipou o envio de mais de 4 milhões de consoles antes do final do ano.
Como parte de sua campanha de lançamento, a Nintendo promoveu o Wii na América do Norte por meio de uma série de anúncios na televisão (dirigidos pelo vencedor do Oscar Stephen Gaghan); seus anúncios na Internet usavam os slogans “Wii gostaria de jogar” e “Experimente uma nova maneira de jogar”. Os anúncios começaram em novembro de 2006 e tiveram um orçamento de mais de $200 milhões para o ano. Os anúncios direcionaram um público mais amplo em comparação com anúncios de outros consoles, convidando pais e avós para jogar no Wii. A Nintendo esperava que seu console atrairia um público mais amplo do que os outros na sétima geração. Em dezembro de 2006, Satoru Iwata disse que a Nintendo não pensava em si mesma como “lutando contra a Sony”, mas estava focada em como poderia expandir a demografia dos jogos. Demorou vários anos para o Wii ser lançado em outras regiões. Foi lançado na Coréia do Sul em 26 de abril de 2008, Taiwan em 12 de julho de 2008, e Hong Kong em 12 de dezembro de 2009. A Nintendo planejou trabalhar com seu parceiro de localização iQue para lançar o Wii na China em 2008, mas falhou em atender aos requisitos para contornar a proibição de consoles estrangeiros que o governo chinês havia estabelecido.
O sistema foi bem recebido após sua exibição na E3 2006, ganhando o Game Critics Awards para a categoria “Best of Show” e “Best Hardware”. Mais tarde, em dezembro, a Popular Science nomeou o console como o “Grand Award Winner” em entretenimento doméstico. O jogo ganhou vários prêmios; o console foi premiado com o Video Games Award da Spike TV, um Golden Joystick do Golden Joystick Awards, e um Emmy Award por inovação de controlador de jogo da National Academy of Television Arts and Sciences. A IGN nomeou o Wii o décimo maior console de todos os tempos, e a GameSpot escolheu o console como tendo o melhor hardware em seus prêmios de “Melhor e Pior de 2006”.
Milhões de jogadores no mundo adotaram o “Wiimote” (uma abreviação de Wii Remote) como a mais incrível interação já feita em um console de jogos até o momento, revolucionando a forma de jogar e ampliando a criatividade de desenvolvedores de jogos, que criaram novas franquias baseadas na plataforma. A conexão de jogos familiares, custo baixo e inovação tornaram o Wii um console obrigatório para a família, enquanto que o PS3 e o Xbox 360 disputavam outros públicos. O Wii foi o console vencedor dessa geração em unidades vendidas e o que durou mais tempo também, deixando a Nintendo ainda dentro do hall dos principais fabricantes de entretenimento eletrônico do mundo.
O Console
Ao desenvolver o Wii, já afirmamos que a Nintendo não teve como objetivo principal superar o desempenho de seus concorrentes. Ao contrário dos consoles anteriores da empresa, o Wii foi construído a partir de hardware comercial, em vez de buscar componentes customizados. Isso ajudou a reduzir o custo do sistema para os consumidores finais. Miyamoto disse a respeito disso:
Originalmente, eu queria uma máquina que custasse $100. Minha ideia era não gastar nada com a tecnologia do console, para que todo o dinheiro pudesse ser gasto no aprimoramento da interface e do software.
A unidade de processamento central do console é um processador baseado em IBM PowerPC denominado Broadway, com uma frequência de 729 MHz. O tamanho reduzido do processador – baseado em um processo de 90nm em comparação com o processo de 180nm usado na CPU do GameCube – resultou em uma redução de 20% no consumo de energia. A GPU do Wii é um sistema em um chip produzido pela ATI chamado Hollywood; o processador central funciona a 243 MHz, 3 MB de memória de textura, processadores de sinal digital e funções de entrada / saída. Além disso, a GPU incluiu 24 MB adicionais de 1T-SRAM e 64 MB adicionais de 1T-SRAM na placa-mãe, totalizando 88 MB de memória para o console. O poder computacional do Wii era cerca de 1,5 a 2 vezes mais do que o GameCube, mas era de longe o menos poderoso dos principais consoles domésticos de sua geração.
A placa-mãe do Wii tem um adaptador WiFi compatível com os modos IEEE 802.11 b / g e uma antena Bluetooth que se comunica com seus controladores. Um adaptador de LAN baseado em USB pode conectar o Wii a uma rede Ethernet com fio. O Wii lê os jogos de uma unidade de mídia óptica localizada na parte frontal do dispositivo. O drive é capaz de ler discos proprietários da Nintendo, os discos Wii de 12cm e os discos GameCube de 8cm, mas não pode ler outras mídias ópticas comuns, como DVDs ou CDs. Embora a Nintendo tivesse planejado incorporar esse recurso em revisões posteriores do Wii, a demanda pelo console significou um atraso em sua programação, até que o recurso perdeu o interesse. O slot da unidade óptica é apoiado por luzes LED que os usuários podem destacar para mostrar o status do sistema. Por exemplo, ele piscará em azul quando o sistema estiver se comunicando com o serviço WiiConnect24.
O Wii inclui 512 MB de memória flash interna para armazenar jogos salvos e conteúdo baixado dos canais Wii. Os usuários podem expandir seu armazenamento para jogos baixados e salvos, bem como fornecer fotos e músicas que podem ser usadas com alguns jogos e canais Wii, por meio de cartões SD (e posteriores cartões SDHC) inseridos em um slot externo no console localizado sob um painel frontal. Uma atualização de sistema posterior adicionou a capacidade de lançar canais Wii e jogar jogos de console virtual e WiiWare diretamente de cartões SD.
A parte traseira do console apresenta a saída de vídeo da unidade e conexões de alimentação junto com duas portas USB. A parte superior do console, quando colocada verticalmente, inclui um painel que inclui quatro portas para controladores GameCube e um cartão de memória GameCube. O Wii é o menor console de mesa da Nintendo (excluindo o híbrido Nintendo Switch, quando no modo de mesa); mede 44mm de largura, 157mm de altura e 215,4mm de profundidade em sua orientação vertical, um pouco maior do que três caixas de DVD empilhadas. O suporte incluído mede 55,4mm de largura, 44mm de altura e 225,6mm de profundidade. O sistema pesa 1,2kg, tornando-o o mais leve dos três principais consoles da sétima geração. O Wii pode ficar na horizontal ou na vertical.
O pacote de lançamento do Wii inclui o console; um suporte para permitir que o console seja colocado verticalmente; uma peça de plástico para o suporte principal, um Wii Remote, um acessório Nunchuk para o controle remoto, uma barra de sensor e um suporte removível para a barra se adaptar a um aparelho de televisão, um adaptador de energia externo e duas baterias AA para o Wii Remote. O pacote incluiu um cabo AV composto com conectores RCA e, em regiões apropriadas, como na Europa, um adaptador SCART também foi incluído. Uma cópia do jogo Wii Sports foi incluída na maioria dos pacotes regionais.
Embora a Nintendo tenha mostrado antecipadamente o console de mesa e o Wii Remote nas cores branco, preto, prata, verde-limão e vermelho antes de ser lançado, ele só estava disponível na cor branca durante seus primeiros dois anos e meio de vendas.
Revisões
Uma versão de custo reduzido do Wii (modelo RVL-101), às vezes também chamada de Family Edition como o nome dado aos pacotes nos quais era apresentado, foi lançada no final da vida útil da plataforma, removendo todas as funcionalidades do GameCube, removendo as portas do controle do GameCube e os slots de cartão de memória encontrados no modelo original. Além disso, não inclui suporte, pois se destina a ser posicionado na horizontal. A Nintendo anunciou a nova revisão em agosto de 2011 como uma substituição para o modelo original do Wii, que estava descontinuando em certas regiões, incluindo a Europa e os Estados Unidos. A nova unidade em seus pacotes custava $149,99, uma redução adicional para o preço sugerido do Wii que na época era de $199,99 estabelecido em setembro de 2009.
O console foi lançado pela primeira vez na América do Norte em 23 de outubro de 2011, em um acabamento preto em um pacote que incluía um Wii Remote e um controlador Nunchuck, New Super Mario Bros. Wii e uma trilha sonora de edição limitada para Super Mario Galaxy. Foi lançado na Europa em 4 de novembro de 2011, em um modelo branco, com Wii Remote e controlador Nunchuck, junto com Wii Party e Wii Sports.
Wii Black
Os consoles de cor preta estavam disponíveis no Japão em agosto de 2009, na Europa em novembro de 2009 e na América do Norte em maio de 2010. Foram os consoles pretos os primeiros a terem o selo oficial no Brasil, com tradução do manual e suporte da Nintendo, uma vez que a empresa japonesa tinha um escritório de representação no país, algo que inclusive nunca foi duradouro. Contudo, as caixas do Wii brasileiro informavam garantia total do produto de 1 ano, suporte à loja virtual, pontos em compras virtuais. A versão Black do Nintendo Wii é a segunda mais comum no mercado, juntamente com a Branca, principalmente no Brasil.
O pacote Nintendo Wii Black tem os mesmos itens do console original; um suporte para permitir que o console seja colocado verticalmente; uma peça de plástico para o suporte principal, um Wii Remote, um acessório Nunchuk para o controle remoto, uma barra de sensor e um suporte removível para a barra se adaptar a um aparelho de televisão, um adaptador de energia externo e duas baterias AA para o Wii Remote. O pacote incluiu todos os cabos para ligar o aparelho em uma TV RCA.
Wii Red
Por muito tempo os consumidores achavam que o Wii só estaria disponível nas cores branca e preta. Contudo, uma versão especial do aparelho foi lançada nos continentes. O pacote vermelho do sistema Wii estava disponível no Japão em 11 de novembro de 2010, comemorando o 25º aniversário de Super Mario Bros.
A versão europeia do pacote Wii vermelho como edição limitada foi lançada em 29 de outubro de 2010, que inclui o jogo Donkey Kong original pré-carregado no console, New Super Mario Bros. Wii e Wii Sports.
Já o pacote vermelho do Wii que foi lançado na América do Norte em 7 de novembro de 2010, teve os jogos New Super Mario Bros. Wii, Wii Sports e o Wii Remote Plus. Todos os pacotes vermelhos do sistema Wii apresentam o Wii Remote Plus, com a tecnologia Wii Motion Plus integrada.
Esta versão do console não é muito rara de se encontrar, pois foi amplamente vendida mundialmente em um período em que o console estava em alta, mas ainda é considerada uma edição para fãs.
Wii Blue
Já no final de sua vide útil, a Nintendo lançou um pacote especial com uma versão da cor azul do modelo revisado do Wii e do Wii Remote e do controlador Nunchuck com a inclusão de Mario & Sonic nos Jogos Olímpicos de Londres. Esse modelo foi lançado na Europa em 18 de novembro de 2011, em colaboração com a Sega.
Posteriormente, a Nintendo revisou o pacote norte-americano, substituindo o game pack-in e a trilha sonora anteriores por Wii Sports e Wii Sports Resort, lançando o novo pacote em 28 de outubro de 2012.
Como dito anteriormente, essa versão do Wii só existe no modelo RVL-101, isto é, uma versão de custo reduzido do Wii, às vezes também chamada de Family Edition e como o nome dado aos pacotes nos quais era apresentado. Essa versão removeu todas as funcionalidades do GameCube, removendo as portas do controle do GameCube e os slots de cartão de memória encontrados no modelo original. Além disso, não inclui suporte, pois se destina a ser posicionado na horizontal.
Essa é uma versão mais difícil de encontrar no mundo, pois foram lançados apenas na Europa e Estados Unidos.
Wii Mini
O Wii Mini (modelo RVL-201) é uma versão do Wii menor e totalmente redesenhado, com uma unidade de disco de carregamento superior por uma tampa. Além da continuidade da falta de suporte para GameCube, o Wii Mini remove o suporte Wi-Fi e a conectividade online do produto, junto com a remoção do slot para cartão SD. Ele também removeu o suporte para resolução 480p e saída de vídeo componente.
De acordo com Matt Ryan, da Nintendo do Canadá, eles eliminaram esses recursos para aumentar o preço do console, tornando-o uma opção para os consumidores que ainda não tinham adquirido um Wii ou para aqueles que queriam um segundo Wii em um local diferente. Ryan afirmou que embora a remoção da funcionalidade online evitasse a reprodução de alguns jogos, a maioria dos jogos Wii ainda poderia ser jogada sem ela.
O Wii Mini é decorado em preto fosco com uma borda vermelha e inclui um Wii Remote Plus e Nunchuk vermelhos. De acordo com Ryan, a coloração vermelha era um indicativo do lançamento exclusivo planejado no Canadá. Um cabo composto de vídeo / áudio, barra de sensor com fio e adaptador de energia também estão incluídos.
O Wii Mini foi lançado em 7 de dezembro de 2012, exclusivamente no Canadá, com um preço sugerido de CA$ 99,99. O sistema foi lançado posteriormente na Europa em 22 de março de 2013, e nos Estados Unidos em 17 de novembro de 2013. Os lançamentos canadenses e europeus não incluíram um jogo, enquanto que Mario Kart Wii foi incluído em todos os pacotes de lançamento nos Estados Unidos. A Nintendo adicionou vários jogos Wii mais vendidos e aclamados pela crítica ao rótulo Nintendo Selects e os comercializou junto com o lançamento do Wii Mini.
Jogos
Os jogos do Wii são fornecidas em discos tipo DVD e embalados em caixas com manual de instruções. Na Europa, as caixas têm um triângulo no canto inferior do lado da inserção da capa de papel. O triângulo é codificado por cores para identificar a região para a qual o título se destina e quais idiomas manuais estão incluídos. O console suporta bloqueio regional: o software disponível em uma região só pode ser reproduzido no hardware daquela região.
Vinte e um jogos foram anunciados para o dia de lançamento na América do Norte e do Sul, com outros doze anunciados para lançamento no final de 2006. Entre os títulos de lançamento do sistema em todas as regiões incluíam Wii Sports, que era empacotado em todos os pacotes do Wii, exceto no Japão e na Coreia do Sul, The Legend of Zelda: Twilight Princess, Super Monkey Ball da Sega: Banana Blitz e Red Steel da Ubisoft. Metroid Prime 3: Corruption estava programado como um título de lançamento do Wii, mas foi adiado para 2007. A Nintendo também planejou lançar Super Smash Bros. Brawl como um título de lançamento, mas seu diretor Masahiro Sakurai afirmou que havia dificuldades em adaptar o formato aos controles de movimento do Wii para exigir mais tempo para o desenvolvimento do jogo.
Os novos jogos para Wii incluíam os das principais franquias da Nintendo, como The Legend of Zelda, Super Mario, Pokémon e Metroid. A Nintendo recebeu suporte de terceiros como a Ubisoft, Sega, Square Enix, Activision Blizzard, Electronic Arts e Capcom, com mais jogos sendo desenvolvidos para Wii do que para PlayStation 3 ou Xbox 360. A Nintendo também lançou uma seleção de jogos de GameCube aprimorados para o Wii com controles atualizados.
Mercado
A reação inicial dos consumidores ao Nintendo Wii foi positiva, com especialistas creditando que o lançamento do console foi um sucesso. O lançamento do Wii em novembro de 2006 foi considerado o maior lançamento de um console de mesa pela Nintendo nas Américas, Japão, Europa e Austrália. O console superou as vendas combinadas do PlayStation 3 e Xbox 360 em várias regiões em seu período de lançamento. O Wii permaneceu em falta durante o primeiro ano. A empresa já havia despachado cerca de 3,2 milhões de unidades em todo o mundo até o final de 2006, e trabalhou para aumentar a produção para 17,5 milhões até 2007, alertando os consumidores que haveria escassez do Wii até aquele ano. As vendas do Wii ultrapassaram as vendas do Xbox 360 em setembro de 2007. Para atender à demanda adicional, a Nintendo aumentou as taxas de produção do Wii de 1,6 milhão para cerca de 2,4 milhões de unidades por mês em 2008, planejando atender à demanda contínua pelo console.
Na Conferência de Desenvolvedores de Jogos (GDC) de março de 2009, Iwata relatou que o Wii havia atingido 50 milhões de vendas. A Nintendo anunciou suas primeiras reduções de preço para o console em setembro de 2009, baixando o preço sugerido de $249,99 para $199,99. O corte de preço veio dias depois de Sony e Microsoft anunciarem cortes de preços semelhantes nos consoles PlayStation 3 e Xbox 360. A Nintendo afirmou que a redução de preço era uma antecipação de atrair mais consumidores que ainda estavam cautelosos sobre a compra de um console de videogame. O Wii se tornou o videogame doméstico mais vendido produzido pela Nintendo em janeiro de 2010, com vendas superiores a 67 milhões de unidades.
Em 2010, as vendas do Wii começaram a declinar, caindo 21 por cento em relação ao ano anterior. A queda nas vendas foi esperada devido a uma combinação da introdução dos sistemas de controle de movimento PlayStation Move e Kinect nos sistemas PlayStation 3 e Xbox 360, e a natural moda do console ir se diluindo. As vendas do Wii também enfraqueceram em 2011, à medida que o suporte de terceiros para o console diminuiu; grandes publicadoras estavam deixando de lado o Wii, que era fraco e usava ferramentas de desenvolvimento fora do padrão, e em vez disso se concentrou em jogos para PlayStation 3, Xbox 360 e computadores pessoais. Os editores também se afastaram do Wii com a promessa do Wii U mais poderoso em um futuro próximo.
O Wii ultrapassou 100 milhões de unidades vendidas em todo o mundo em 30 de junho de 2013. O Wii teve vendas totais vitalícias de 101,63 milhões de consoles em todo o mundo em 31 de março de 2016, os últimos dados relatados para o console pela Nintendo. Pelo menos 48 milhões de consoles foram vendidos na América do Norte, 12 milhões no Japão e 40 milhões em todas as outras regiões. Em 2020, o Wii é o console mais vendido da Nintendo, ultrapassando os 61 milhões do Nintendo Entertainment System, seu console mais famoso. Em 2020, o Wii é o quarto console doméstico mais vendido de todos os tempos, superado pelo PlayStation original (103 milhões de unidades), o PlayStation 4 (106 milhões de unidades) e o PlayStation 2 (159 milhões de unidades).
Em 31 de março de 2021, nove jogos para o Wii venderam mais de dez milhões de unidades globalmente, incluindo Wii Sports (82,90 milhões, incluindo cópias embaladas), Mario Kart Wii (37,38 milhões), Wii Sports Resort (33,14 milhões), Novo Super Mario Bros. Wii (30,32 milhões), Wii Play (28,02 milhões), Wii Fit (22,67 milhões), Wii Fit Plus (21,13 milhões), Super Smash Bros. Brawl (13,32 milhões) e Super Mario Galaxy (12,80 milhões). Um total de 914,28 milhões de títulos foram vendidos para o Wii até 31 de março de 2016. A popularidade do Wii Sports foi considerada parte do sucesso do console, tornando-o um “Killer App” para o Wii, pois atraiu para o sistema aqueles que normalmente não jogavam videogame.
Curiosidades
- O prefixo para o esquema de numeração do console Wii e suas peças e acessórios é “RVL-” para seu codinome, “Revolution”.
- Os carismáticos Miis já eram uma das ideias de Shigeru Miyamoto para outros consoles da Nintendo. Originalmente, os bonequinhos personalizáveis surgiram como uma ideia para o NES, que nunca chegou ao console, mas se tornaram realidade no Wii.
- Existe um jogo chamado Pee Pee que consiste em urinar em vasos sanitários. Mas como isso já não fosse bem comum, o acessório para este game era uma cueca com o Wii remote na frente.
Ficha Técnica
Geração: Sétima
Fabricante: Nintendo
Origem: EUA
Lançamento: 19 de novembro de 2006
CPU: IBM PowerPC Broadway 729MHz
Memória: 24MB 1TB-SRAM – 64MB GDDR3 SDRAM
Vídeo: ATI Hollywood – 480p
Áudio: Stereo, Surround
Mídia: DVD
Referências
Wikipedia
Techtudo
Nintendo Amino
Atualiazado em 07/09/2021 por Daniel Gularte