Sumário
O PlayStation 3 (também conhecido como PS3) é um console de videogame doméstico desenvolvido pela Sony Computer Entertainment. É o sucessor do PlayStation 2 e faz parte da família de consoles de mesa PlayStation. Foi lançado em 11 de novembro de 2006, no Japão, em 17 de novembro de 2006 na América do Norte e em 23 de março de 2007 na Europa e na Austrália. O PlayStation 3 competia principalmente contra o Xbox 360 da Microsoft e o Wii da Nintendo como parte da sétima geração de consoles de videogame, criando assim uma divisão de mercado dos jogos eletrônicos.
Histórico
O PlayStation 3 começou seu desenvolvimento em 2001 quando Ken Kutaragi, então presidente da Sony Computer Entertainment, anunciou que Sony, Toshiba e IBM iriam colaborar entre si no desenvolvimento do microprocessador chamado Cell. Na época, Shuhei Yoshida liderou um grupo de programadores dentro dessa equipe de hardware para explorar a criação de jogos para uma próxima geração de videogames. No início de 2005, o foco dentro da Sony mudou para o desenvolvimento de títulos para o lançamento do PS3. A Sony revelou oficialmente o PlayStation 3 ao público em 16 de maio de 2005, na E3 2005, junto com um protótipo em forma de bumerangue do controlador Sixaxis para a plataforma. Uma versão funcional do sistema não estava presente lá, muito menos no Tokyo Game Show em setembro daquele mesmo ano, embora demonstrações (como Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots) tenham sido realizadas em ambos os eventos em kits de desenvolvimento de software e hardware de computador pessoal comparável com o sistema. Vídeos baseadas nas especificações do PlayStation 3 também foram mostradas (notavelmente uma demonstração técnica de Final Fantasy VII).
O protótipo inicial mostrado em maio de 2005 apresentava duas portas HDMI, três portas Ethernet e seis portas USB; no entanto, quando o sistema foi mostrado novamente um ano depois na E3 2006, estas foram reduzidas a uma porta HDMI, uma porta Ethernet e quatro portas USB, provavelmente para cortar custos. Duas configurações de hardware também foram anunciadas para o console: um modelo de 20 GB e um modelo de 60 GB, com preços de US$ 499 (€ 499) e US$ 599 (€ 599), respectivamente. O modelo de 60 GB seria a única configuração a apresentar uma porta HDMI, internet Wi-Fi, leitores de cartão de memória e um acabamento cromado com o logotipo em prata. Ambos os modelos foram anunciados para um lançamento mundial simultâneo: 11 de novembro de 2006, para o Japão, e 17 de novembro de 2006, para a América do Norte e Europa.
Em 6 de setembro de 2006, a Sony anunciou que o lançamento do PlayStation 3 na região PAL seria adiado até março de 2007, devido à escassez de materiais usados no drive Blu-ray. No Tokyo Game Show em 22 de setembro de 2006, a Sony anunciou que incluiria uma porta HDMI no sistema de 20 GB, mas um acabamento cromado, leitores de cartão de memória, logotipo prateado e Wi-Fi não seriam incluídos. Além disso, o preço de lançamento do modelo japonês de 20 GB foi reduzido em mais de 20%, e o modelo de 60 GB foi anunciado para um padrão de preço aberto no Japão. Durante o evento, a Sony mostrou 27 jogos PS3 jogáveis rodando no hardware final.
O PlayStation 3 foi lançado pela primeira vez no Japão em 11 de novembro de 2006, às 07:00. De acordo com o Media Create, 81.639 sistemas PS3 foram vendidos em 24 horas após seu lançamento em terras nipônicas. Houve relatos de que muitos dos sistemas iniciais foram obtidos por empresários que pagaram principalmente a cidadãos chineses para comprar o sistema sem nenhum software para revender pelo eBay e, como resultado disso, houve mais unidades de hardware vendidas do que jogos. Ridge Racer 7 foi o jogo mais vendido no dia do lançamento. Logo após seu lançamento no Japão, o PS3 foi lançado na América do Norte em 17 de novembro de 2006. Relatos de violência cercaram o lançamento do produto. Um cliente foi baleado, campistas foram roubados com uma arma, clientes foram baleados em um drive-by com armas BB e 60 campistas lutaram em 10 sistemas. O PS3 foi também lançado no mesmo dia em Hong Kong e Taiwan.
O console foi originalmente planejado para um lançamento global até novembro, mas no início de setembro o lançamento na Europa e no resto do mundo foi adiado até março. Como se tratava de um atraso de última hora, algumas empresas aceitaram depósitos para pré-pedidos, nos quais a Sony informou aos clientes que eles tinham direito a reembolso total ou poderiam continuar com a pré-encomenda. Em 24 de janeiro de 2007, a Sony anunciou que o PlayStation 3 estaria à venda em 23 de março de 2007, na Europa, Austrália, Oriente Médio, África e Nova Zelândia.
O Console
O primeiro e clássico design do PlayStation 3 é convexo no seu lado esquerdo, com o logotipo mostrando o nome PlayStation na vertical quando colocado na vertical (o lado superior é convexo quando horizontal) e tem um acabamento em preto brilhante. O designer do PlayStation Teiyu Goto afirmou que o logotipo foi inspirado na fonte do filme Homem-Aranha:
Foi um dos primeiros elementos que o presidente da SCEI Ken Kutaragi decidiu e o logotipo pode ter sido a força motivadora por trás do formato do PS3.
Internamente o PlayStation 3 apresenta uma unidade de disco Blu-ray de duas vezes a velocidade de carregamento do slot para jogos, filmes Blu-ray, DVDs e CDs. Inicialmente estava disponível com discos rígidos de 20 e 60 GB (o modelo de 20 GB não estava disponível nas regiões PAL), mais tarde adquiriu vários tamanhos de disco de até 500 GB. Todos os modelos PS3 possuem discos rígidos SATA de 2,5 que podem ser trocados pelos usuários.
O PlayStation 3 usa o microprocessador denominado Cell, como sua CPU, que é composta por um “Power Processing Element” (PPE) de 3,2 GHz PowerPC e oito Synergistic Processing Elements (SPEs). Para aumentar o rendimento e reduzir custos, o chip possui 8 SPEs. Após a fabricação, cada chip é testado e um SPE defeituoso é desconectado usando corte a laser, sobrando 7 SPE. Isso significa que processadores descartados podem ser usados, reduzindo custos e desperdício. Apenas seis dos sete SPEs são acessíveis aos desenvolvedores, já que o sétimo SPE é reservado pelo sistema operacional do console. O processamento gráfico é feito pelo Nvidia RSX ‘Reality Synthesizer’, que pode produzir resoluções de 480i / 576i SD até 1080p HD. O PlayStation 3 tem 256 MB de memória principal XDR DRAM e 256 MB de memória de vídeo GDDR3 para o RSX.
O sistema tem Bluetooth 2.0 (com suporte para até sete dispositivos Bluetooth), Gigabit Ethernet, USB 2.0 e HDMI 1.4 integrados. A rede Wi-Fi também está integrada em todos os modelos, exceto de 20 GB , enquanto um leitor de cartão flash (compatível com mídia Memory Stick, SD / MMC e CompactFlash / Microdrive) está integrado nos primeiros modelos, que sofrem muitas mudanças ao longo dos anos, gerando assim muitas variantes.
Primeira versão: CECHAXX
O primeiro modelo do Playstation é o mais completo, com rede Wi-Fi de 802.11b/g, leitores de cartões Flash, quatro portas USB 2.0, e o mais importante de todas as versões: o sistema é retrocompatível com o Plasytation 2 por hardware (possui os chips EE and GS na placa mãe), além da emulação de jogos do Playstation. A memória flash do sistema é no formato Nand.
O aparelho permite também o playback dos formatos SACD, suporte ao Linux e na caixa do aparelho um controle de seis eixos, manual e cabos. Esta versão possui seu HDD de 60GB.
O aparelho tem acabamento preto brilhante (black piano), com friso cromado, logo Playstation 3 brilhante e símbolo do Playstation na frente. Existe uma porta superior de abertura para o leitor de cartões.
Playstation 3 [CECHBXX]
Esta versão do Playstation 3 também foi comercializada no lançamento do console e é considerada a versão de entrada e mais barata do sistema, pois foram removidas a rede Wi-Fi de 802.11b/g (o que foi considerado o pior erro de um modelo de PS3), os leitores de cartões Flash, mas mantidas as quatro portas USB 2.0, e o mais importante de todas as versões: o sistema é retrocompatível com o Plasytation 2 por hardware (possui os chips EE and GS na placa mãe), além da emulação de jogos do Playstation. A memória flash do sistema é no formato Nand.
O aparelho permite também o playback dos formatos SACD, suporte ao Linux e na caixa do aparelho um controle de seis eixos, manual e cabos. Esta versão possui seu HDD de 20GB.
O aparelho tem acabamento preto brilhante (black piano), com friso preto, logo Playstation 3 brilhante e símbolo do Playstation na frente. A porta superior de abertura para o leitor de cartões não existe neste modelo.
Playstation 3 [CECHCXX]
Esta versão do Playstation é bastante similar ao modelo original, com rede Wi-Fi de 802.11b/g, leitores de cartões Flash, quatro portas USB 2.0, mas o sistema de retrocompatibilidade com o Plasytation 2 é parcial (este foi o primeiro modelo a eliminar o chip Emotion Engine e usar um Software Emulation Engine), além da emulação de jogos do Playstation. A memória flash do sistema é no formato Nand.
O aparelho permite também o playback dos formatos SACD, suporte ao Linux e na caixa do aparelho um controle de seis eixos, manual e cabos. Esta versão possui seu HDD de 60GB. O modelo CECHEXX vem com 80GB.
O aparelho tem acabamento preto brilhante (black piano), com friso cromado, logo Playstation 3 brilhante e símbolo do Playstation na frente. Existe uma porta superior de abertura para o leitor de cartões.
Playstation 3 [CECHGXX]
Esta versão do Playstation passa por uma grande revisão em relação ao modelo original, mantendo o acesso à rede Wi-Fi de 802.11b/g, mas removendo os leitores de cartões Flash, e diminuindo as quatro portas USB 2.0 para apenas duas. O sistema de retrocompatibilidade com o Plasytation 2 é completamente removido, ficando apenas a emulação de jogos do Playstation. A memória flash do sistema é no formato Nand.
Já o modelo CECHHXX tem as mesmas propriedades deste modelo, só que o flash do sistema é no formato Nor, se tornando o primeiro modelo a incluir apenas uma memória Flash 16 MB. A maioria do firmware a partir de agora fica armazenado no disco rígido. O modelo CECHJXX tem também os mesmos aprimoramentos, sendo o primeiro modelo com uma placa de vídeo nVidia-RSX de 65nm.
O aparelho permite também o playback dos formatos SACD, suporte ao Linux e na caixa do aparelho um controle de seis eixos, manual e cabos. Esta versão possui seu HDD de 40GB.
O aparelho tem acabamento preto brilhante (black piano), com friso cromado, logo Playstation 3 brilhante e símbolo do Playstation na frente. A porta superior de abertura para o leitor de cartões é definitivamente removida. Duas cores foram adicionadas ao console: branco e prata.
Playstation 3 [CECHKXX]
Esta versão do Playstation continua com as mesmas alterações e revisões técnicas da atualização anterior, mantendo o acesso à rede Wi-Fi de 802.11b/g, removendo os leitores de cartões Flash, e diminuindo as quatro portas USB 2.0 para apenas duas. O sistema de retrocompatibilidade com o Plasytation 2 continua ausente, ficando apenas a emulação de jogos do Playstation. A memória flash do sistema é no formato Nor, incluindo apenas uma memória Flash 16 MB. A maioria do firmware a fica armazenado no disco rígido e placa de vídeo nVidia-RSX de 65nm.
O aparelho permite também o playback dos formatos SACD, suporte ao Linux e na caixa do aparelho um controle de seis eixos, manual e cabos. Esta versão possui seu HDD de 80GB, uma lateral levemente diferente e a adição do controle Dualshock 3.
O aparelho tem acabamento preto brilhante (black piano), com friso cromado, logo Playstation 3 brilhante e símbolo do Playstation na frente. A porta superior de abertura para o leitor de cartões é permanece ausente. As duas opções de cores continuam com esse modelo do console: branco e prata. Os modelos CECHLXX e CECHMXX são praticamente iguais. Os modelos CECHPXX e CECHQXX só mudam o HD para 160GB, mas apenas nas cores Piano Black e Cloud Black.
Jogos
O PlayStation 3 foi lançado na América do Norte com 14 títulos, com outros três sendo lançados antes do final de 2006. Após a primeira semana de vendas, foi confirmado que Resistance: Fall of Man da Insomniac Games foi o jogo de lançamento mais vendido na América do Norte. O jogo foi muito elogiado por vários sites especializados, incluindo GameSpot e IGN, ambos os quais lhe concederam o prêmio de Jogo do Ano para PlayStation 3 em 2006. Alguns títulos perderam a janela de lançamento e foram adiados até o início de 2007, como The Elder Scrolls IV: Oblivion, F.E.A.R. e Sonic the Hedgehog. Durante o lançamento japonês, Ridge Racer 7 foi o jogo mais vendido, enquanto Mobile Suit Gundam: Crossfire também se saiu bem em vendas, sendo ambos distribuídos pela Namco Bandai Games. O PlayStation 3 foi lançado na Europa com 24 títulos, incluindo aqueles que não eram oferecidos nos lançamentos norte-americanos e japoneses, como Formula One Championship Edition, MotorStorm e Virtua Fighter 5. Resistance: Fall of Man e MotorStorm foram os títulos de maior sucesso de 2007, e ambos os jogos posteriormente receberam sequências: Resistance 2 e MotorStorm: Pacific Rift.
Na E3 de 2007, mostrou seus próximos games para o PlayStation 3, incluindo Heavenly Sword, Lair, Ratchet & Clank Future: Tools of Destruction, Warhawk e Uncharted: Drake’s Fortune; todos lançados no terceiro e quarto trimestres de 2007e que tiveram enorme sucesso. Também exibiu uma série de títulos com lançamento previsto para 2008 e 2009; mais notavelmente os títulos Killzone 2, Infamous, Gran Turismo 5 Prologue, LittleBigPlanet e SOCOM: U.S. Navy SEALs Confrontation. Uma série de exclusivos de desenvolvedores terceiros também foram mostrados, incluindo o altamente antecipado Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots, ao lado de outros títulos de alto nível, como Grand Theft Auto IV, Call of Duty 4: Modern Warfare, Assassin’s Creed, Devil May Cry 4 e Resident Evil 5. Dois outros títulos importantes para PlayStation 3, Final Fantasy XIII e Final Fantasy Versus XIII, foram exibidos na TGS 2007 para estimular o mercado japonês. Desde então, a Sony relançou sua gama de títulos premiados sob o nome Greatest Hits na América do Norte, Platinum Hits na Europa e Austrália e The Best Hits no Japão.
Em 31 de março de 2012, havia 595 milhões de jogos vendidos para PlayStation 3 no mundo. Os jogos PS3 mais vendidos são Grand Theft Auto V, Gran Turismo 5, The Last of Us, Uncharted 3: Drake’s Deception e Uncharted 2: Among Thieves. O último jogo lançado no PlayStation 3 foi Shakedown: Hawaii, em 20 de agosto de 2020.
Jogos em 3D estereoscópico
Em dezembro de 2008, o CTO da Blitz Games anunciou que traria jogos em 3D estereoscópico e visualização de filmes em 3D para as plataformas Xbox 360 e PlayStation 3 com sua própria tecnologia. Isso foi demonstrado publicamente pela primeira vez no PS3 usando tecnologia própria da Sony em janeiro de 2009 no Consumer Electronics Show. Os jornalistas viram Wipeout HD e Gran Turismo 5 Prologue em 3D como uma demonstração de como a tecnologia pode funcionar se for implementada no futuro. A atualização de firmware 3.30 permitiu oficialmente que títulos PS3 fossem reproduzidos em 3D, exigindo um display compatível para uso. A atualização do software do sistema 3.50 permitiu exibir filmes em 3D. Embora o jogo em si deva ser programado para aproveitar as vantagens da tecnologia 3D, os títulos podem ser corrigidos para adicionar a funcionalidade retroativamente. Os títulos com tais patches incluem Wipeout HD, Pain e Super Stardust HD.
Acessórios
Vários acessórios foram desenvolvidos para o Playstation 3, como carregadores de controles, mini teclados, controles específicos para jogos exclusivos, controle multimídia, headsets, cameras, etc. Destacamos os principais da geração dos modelos fat.
Controle Sixaxis
O controle de jogos sem fio Sixaxis (SCPH-98040 / CECHZC1) (marca registrada “SIXAXIS”) era o controlador sem fio oficial do PlayStation 3. No Japão, controladores Sixaxis individuais estavam disponíveis para compra simultaneamente com o lançamento do console . Todos os controladores Sixaxis, com exceção daqueles que vêm com um console, foram vendidos sem um mini cabo USB para USB. “Sixaxis” também se refere à tecnologia de detecção de movimento usada nos controladores Sixaxis e DualShock 3.
Seu design é uma evolução do controlador DualShock 2, mantendo seus botões sensíveis à pressão, layout e forma básica. Ao contrário do DualShock 2, no entanto, é um controlador sem fio Bluetooth (também funcionará como um controlador com fio via USB) e possui tecnologia de detecção de movimento. Ele também não possui motores de vibração. Os botões L2 e R2 foram substituídos por gatilhos analógicos e a precisão das alavancas analógicas foi aumentada de 8 bits para 10 bits. No lugar do botão “Analógico” está um botão rotulado com o logotipo do PlayStation, que permite o acesso ao menu do sistema. A parte inferior do case também é ligeiramente ampliado para acomodar a bateria interna. O Sixaxis é construído de plástico levemente translúcido, em vez do plástico opaco usado no DualShock 2.
Controle DualShock 3
Substituindo o Sixaxis como o controlador padrão do PlayStation 3, o DualShock 3 (SCPH-98050 / CECHZC2, marca registrada “DUALSHOCK 3”) apresenta as mesmas funções e design (incluindo sensor de movimento “Sixaxis”), mas com capacidade de feedback de vibração.
Cosmeticamente, o DualShock 3 é quase idêntico ao Sixaxis, com as únicas diferenças sendo que “DUALSHOCK 3” é impresso na parte superior (com o rótulo “SIXAXIS” original movido para baixo) e que o corpo é feito de plástico opaco em vez de plástico ligeiramente translúcido usado no Sixaxis. A função de vibração não interfere na função de detecção de movimento e ambas as funções podem ser usadas ao mesmo tempo. Como o Sixaxis, é um controlador sem fio com uma porta mini-USB na parte traseira que é usada para carregar e tocar enquanto carrega.
Lançado junto com os novos modelos do PlayStation 3 no Japão em 11 de janeiro de 2008, o DualShock 3 estava inicialmente disponível nas cores Preto e Branco Cerâmico, combinando com as opções de cores para os novos modelos de console. Em 6 de março, um controle DualShock 3 na cor prata foi lançado no Japão, novamente ao lado de uma nova cor de console. O DualShock 3 preto foi lançado nos Estados Unidos em 2 de abril e na Europa em 2 de julho. Em 30 de outubro de 2008, o DualShock 3 tornou-se o controlador padrão empacotado com consoles PlayStation 3, começando com os modelos de 80 GB. Ambos os controladores também podem ser usados no PSP Go via Bluetooth (requer um sistema PlayStation 3 para a conexão inicial).
PlayStation Move
O PlayStation Move é uma plataforma de controle de jogo com sensor de movimento para o PlayStation 3 desenvolvido pela Sony Computer Entertainment (SCE). Anteriormente, era chamado de PlayStation Motion Controller. Baseado em um bastão de controle de movimento portátil, o PlayStation Move usa a webcam PlayStation Eye para rastrear a posição do bastão e sensores inerciais nele contidos para detectar seu movimento. Revelado pela primeira vez em 2 de junho de 2009, o PlayStation Move foi lançado em setembro de 2010 na maioria dos países e em outubro de 2010 no Japão. O hardware disponível no lançamento incluía o controlador de movimento PlayStation Move principal e um sub-controlador PlayStation Move opcional.
Mercado
Embora seus antecessores tivessem sido muito dominantes contra a concorrência e fossem extremamente lucrativos para a Sony, o PlayStation 3 teve um começo desfavorável, e o presidente e CEO da Sony, Sir Howard Stringer, inicialmente não conseguiu convencer os investidores de uma reviravolta de seu produto. O PS3 não oferecia a jogabilidade única do Nintendo Wii, que era mais acessível, tornando-se o console de maior sucesso daquela geração em termos de unidades vendidas. Além disso, o PS3 tinha que competir diretamente com o Xbox 360, que tinha uma vantagem no mercado e, como resultado, a plataforma não tinha mais títulos exclusivos que o PS2 tinha, como as séries Grand Theft Auto e Final Fantasy (em relação aos jogos multiplataforma, as versões para o Xbox 360 de vários jogos foram geralmente consideradas superiores em 2006, embora em 2008 as versões para PS3 tivessem atingido a paridade ou ultrapassado em qualidade e performance), e demorou mais do que o esperado para o PS3 ter vendas fortes e se equiparar com o Xbox 360. A Sony também continuou a perder dinheiro em cada PS3 vendido até 2010, embora o PS3 “slim” redesenhado reduzisse essas perdas mais adiante.
O custo de produção inicial do PlayStation 3 foi estimado pela iSuppli em US$ 805,85 para o modelo de 20 GB e US$ 840,35 para o modelo de 60 GB. No entanto, eles foram avaliados em US$ 499 e US$ 599, respectivamente, o que significa que as unidades podem ter sido vendidas a uma perda estimada de US$ 306 ou US $241 dependendo do modelo, se as estimativas de custo estivessem corretas, e, portanto, podem ter contribuído para a divisão de jogos da Sony ter apresentando prejuízo operacional de ¥232,3 bilhões (US$ 1,97 bilhão) no ano fiscal encerrado em março de 2007. Em abril de 2007, logo após a publicação desses resultados, Ken Kutaragi, presidente da Sony Computer Entertainment, anunciou planos de se aposentar. Várias agências de notícias, incluindo The Times e The Wall Street Journal relataram que isso foi devido às vendas fracas, enquanto a SCEI afirma que Kutaragi estava planejando sua aposentadoria por seis meses antes do anúncio.
Em janeiro de 2008, Kaz Hirai, CEO da Sony Computer Entertainment, sugeriu que o console começava a ter lucro no início de 2009, afirmando:
O próximo ano fiscal começa em abril e se podemos tentar conseguir isso no próximo ano fiscal isso seria uma grande coisa “e que” [lucratividade] não é um compromisso definitivo, mas é isso que eu gostaria de tentar almejar.
No entanto, os analistas de mercado Nikko Citigroup previram que o PlayStation 3 já poderia ser lucrativo em agosto de 2008. Em uma entrevista de julho de 2008, Hirai afirmou que seu objetivo é que o PlayStation 3 venda 150 milhões de unidades em seu nono ano, ultrapassando as vendas do PlayStation 2 de 140 milhões em seus nove anos no mercado. Em janeiro de 2009, a Sony anunciou que sua divisão de jogos já lucrava no terceiro trimestre de 2008.
Após o lançamento do sistema, os custos de produção foram reduzidos significativamente como resultado da eliminação do chip Emotion Engine e da queda dos custos de hardware. O custo de fabricação de microprocessadores Cell caiu drasticamente como resultado da mudança para o processo de produção de 65 nm e os diodos Blu-ray Disc tornaram-se mais baratos de fabricar. Em janeiro de 2008, cada unidade custava cerca de US$ 400 para fabricar; em agosto de 2009, a Sony reduziu os custos em um total de 70%, o que significa que custou à Sony apenas cerca de US$ 240 por unidade.
O equilíbrio de vendas com a disputa de outros consoles nos continentes foi bastante notório, definindo essa geração como uma divisão de preferências e equilíbrio de receitas. Por exemplo, o PS3 vendeu 600.000 unidades nos primeiros dois dias de seu lançamento na Europa. Tornou-se o console de mesa com venda mais rápida no Reino Unido, com 165.000 unidades vendidas em apenas dois dias. Alguns varejistas britânicos afirmam que o PS3 foi sujeito a até 20.000 cancelamentos de pré-encomenda, enquanto outros citaram uma “enorme demanda” para o sistema. As vendas do sistema na semana seguinte caíram 82%, vendendo 30.000 unidades, com uma queda de 60% nas vendas dos dois títulos mais populares, MotorStorm e Resistance: Fall of Man. Seu preço de lançamento no Reino Unido de £425 foi mais alto do que os preços japoneses e americanos, com o imposto sobre valor agregado citado como a razão por um membro da equipe. O preço da Europa continental era de € 599, enquanto na Irlanda era de € 629.
Abaixo os resultados de vendas do Playstation 3 em seus cinco primeiros anos de vida:
Região | Unidades vendidas | Lançamento |
---|---|---|
Canadá | 1.5 milhões | 17/11/2006 |
Europa | 30 milhões | 23/03/2007 |
Japão | 9.3 milhões | 11/11/2006 |
Reino Unido | 5.5 milhões | 23/03/2007 |
Estados Unidos | 22.9 milhões | 17/11/2006 |
Mundo | 87.4 milhões | 11/11/2006 |
Curiosidades
- O primeiro controle desenvolvido para o console era em formato de bumerangue, bem estranho e peculiar, e possuía ainda sensor de movimento embutido no joystick.
- O demo de Final Fantasy mostrado nas primeiras apresentações do console nunca chegou a der produzido
- Em abril de 2011, a Sony sofreu uma de suas maiores derrotas. A rede PlayStation Network, principal recurso online do PS3, sofreu um grande ataque hacker e precisou ser desligada. Informações pessoais de mais de 77 milhões de usuários foram roubadas durante o ataque e a empresa precisou se retratar.
- O poder de processamento do PS3 era tão grande que o sistema foi usado como cluster de processamento gráfico para vários projetos na saúde, educação, geoprocessamento e outros.
Ficha Técnica
Geração: Sétima
Fabricante: Sony
Origem: Japão
Lançamento: 11 de novembro de 2006
CPU: 3.2 GHz Cell Engine (1PPE e 8 SPEs)
Memória: 256 MB XDR DRAM (sistema) e 256 MB GDDR3 (video)
Vídeo: 1080p e 720p – nVidia RSX Reality
Áudio: 5.1 surround sound, Dolby, DTS
Mídia: Blu-ray
Referências
Wikipedia
Techmundo
Atualiazado em 06/09/2021 por Daniel Gularte