Sumário
Formato diferente, cor chamativa, compacto; estamos falando do GameCube, console de mesa da Nintendo lançado para suceder o sucesso Nintendo 64. Controverso, é considerado um fracasso por uns e um sucesso para outros, vamos agora entender o motivo disso, o contexto histórico e fatos que marcaram sua trajetória.
Histórico
O Gamecube é um console de videogame lançado em 2001 pela empresa japonesa Nintendo. Até então a própria empresa e sua concorrente, Sony, haviam se aventurado pelos gráficos 3D com o Nintendo 64 e o PlayStation, respectivamente. Entretanto, o console da empresa nipônica ainda usava tecnologia de fitas, por achar ser mais robusta e protegida contra a pirataria. Após essa época, graças a grande capacidade dos CD-ROMs utilizados pelo seu rival o mercado parecia particularmente aberto para essa mídia e a Nintendo não poderia ficar presa a um método de armazenamento antigo para sempre.
Durante a E3 de 1999, foi anunciado como sucessor do Nintendo 64 e a aposta da Nintendo para a nova geração de consoles. Com esse novo projeto, pretendia ampliar bastante a capacidade de armazenamento da mídia de seus jogos e dessa forma criou seu próprio mini disco óptico que seria capaz de suportar cerca de o dobro de dados em relação às usadas em seus concorrentes, Playstation e Dreamcast. Além disso, seria uma boa escolha para evitar o pirateamento de jogos, sendo que era uma mídia exclusiva da empresa.
A Nintendo muito falou sobre o projeto ser bom e barato, chegando a fazer comparações com o console da Sony, porém, desde o início de sua produção, os idealizadores definiram como público alvo os desenvolvedores, frisando como seria fácil lançar seus jogos na plataforma além de lançar kits de desenvolvimento.
Em 2000, apesar da correria, perceberam que o custo do console estava subindo por conta do preço das peças necessárias para a sua fabricação. Hiroshi Yamauchi, presidente da Nintendo no momento, esperava que o console fosse o mais barato possível e isto atrasou o tempo de produção em virtude de buscar alternativas mais baratas. Ainda assim no final de 2000 foram anunciados os primeiros jogos para o GameCube: Luigi’s Mansion, Super Monkey Ball e Wave Race. Este seria o primeiro console da empresa a ser lançado sem um jogo do Mario propriamente dito.
O console
Seu formato cúbico era o ideal para atender os ideais de design que consistiam em criar algo compacto, mas, também que não fosse facilmente confundido com outros eletrônicos da casa. Dessa forma, assim como seu predecessor, ele veio em diversas cores chamativas, sendo a sua original Índigo.
Junto à tampa protetora do leitor ótico, ao lado direito há o botão de ejetar e ao esquerdo os botões para ligar o console e de reset. Na sua lateral esquerda há uma área dedicada ao resfriamento do hardware. Logo a frente estão entradas para quatro controles, memory cards e um indicador LED que acende quando o console está ligado.
Na parte traseira do console está a entrada de alimentação externa, uma porta de saída para vídeo analógico e uma porta digital. Ao se retirar uma tampa do console também encontravam entradas de conexão a rede, que poderia suportar modems e adaptadores de broadband.
O GameCube também usava um sistema operacional próprio, batizado de Dolphin OS. Seu processador customizado de 128-bits produzido em conjunto com a IBM também chamou muita atenção em comparação com os lançamentos anteriores da empresa. Seu chip gráfico foi feito junto à ATI e tinha potência superior a seus concorrentes na época.
Seu controle também é tido como um dos melhores por parte da comunidade e duramente criticado por outra, dizem, inclusive, que a equipe de engenharia foi pressionada a fazer o controle perfeito. Muito se elogia quanto ao tempo de resposta dos botões, mas, é sobre seu formato e disposição destes que reside a controvérsia; Ao lado direito há um grande botão A, o botão B que é um pouco menor, também, os botões X e Y ao redor. Há uma alavanca analógica amarela chamada C. Paralelamente à esta existe o D-pad, e logo acima mais uma alavanca. No centro encontramos o botão de Start/Pause e na parte traseira do controle estão os gatilhos L e R que funcionam analogicamente e digitalmente, além do botão Z.
Além disso sua compatibilidade com outros consoles, como o Game Boy Advance, a maneira como alguns jogos como Luigi’s Mansion tinham capacidade de suportar 3D estereoscópico e outras pequenas inovações fizeram a alegria dos fãs da Nintendo.
Jogos
O GameCube teve uma biblioteca grande de jogos, sendo os mais conhecidos exclusivos da Nintendo, o que poderia ser intimidador para desenvolvedores terceirizados, já que os fãs da empresa tinham uma tendência a preferir seus jogos. Podemos citar, por exemplo:
Resident Evil 4: Não produzido pela Nintendo, mas, pela Capcom, Resident Evil 4 teve sua primeira versão lançada para GameCube e só depois relançada com gráficos simplificados para PlayStation 2. A parceria com a Capcom também rendeu outros jogos, incluindo da série Resident Evil.
Super Smash Bros. Melee: Série de jogos de luta que traz personagens de diversos jogos da empresa para batalharem entre si. Teve seu inicio no Nintendo 64 e trouxe novidades na versão de GameCube.
The Wind Waker : Jogo aclamado por seu estilo de arte, faz parte da série de jogos de aventura The Legend of Zelda em que o jogador controla o herói Link. Também recebeu críticas quanto às mudanças em relação a títulos anteriores, por exemplo, a inserção de mar aberto.
Metroid Prime: Renovação da série Metroid, dessa vez na forma de um atirador em primeira pessoa. Trouxe também músicos dos jogos anteriores, gráficos de ponta e foi muito bem recebido pelos fãs.
Mario Kart: Double Dash: Aclamado jogo de corrida do Nintendo 64, Mario Kart colocava personagens clássicos da Big N para competir entre si. A versão de GameCube é uma das favoritas da comunidade, pudera, permitia gameplay online de até 16 jogadores e foi tão bem recebido que seu mês de lançamento marcou um mês de aumento significativo de vendas do console.
O Mercado
Foi um ano complicado para o mundo, mas, em Setembro de 2001 foi finalmente lançado o GameCube, aparelho menor e mais barato que seus concorrentes além de manter um hardware poderoso. Graças a expectativa gerada pela Nintendo a sua recepção foi considerada boa e muitos clássicos foram lançados para a plataforma.
Entretanto, alguns jogos, como mencionado anteriormente roubaram os holofotes deixando alguns desenvolvedores com um pé atrás na hora de desenvolver para o console, sendo que alguns jogos foram malsucedidos. Tendo isso em mente a Nintendo não manteve por muito tempo a exclusividade da série Resident Evil, sendo que sua quarta edição também chegou para PS2.
O marketing da Nintendo, além de voltado a empresas third-parties, também buscou apelar ao consumidor. Sua principal premissa era a de que a empresa era especialista em entretenimento e jogos, diferente de suas concorrentes que possuíam outras especializações.
O aparelho manteve um ritmo razoável de lançamento, embora, tenha havido um espaçamento muito grande entre o lançamento do console e o aparecimento de novos jogos, inclusive da própria empresa.
Muitas pessoas viam o GameCube como um console infantil, não só por sua aparência, como também pelo fato de a Nintendo ter perdido uma fatia importante do mercado; de jogos para uma audiência mais madura. Outro problema era que na época ter uma “central multímidia” era uma tendência, sendo que seus concorrentes poderiam reproduzir DVDs e música e isto não foi implementado no aparelho.
Foi distribuído no Brasil pela Gradiente até sua falência em 2003. Aqui, garantiu a segunda posição de vendas, ficando apenas atrás do PS2. Mundialmente recebeu o título de console de mesa menos vendido da história da Nintendo, vendendo 13 milhões de unidades nos EUA(ficando atrás de seus concorrentes), enquanto na Europa e Japão conseguiu manter a segunda colocação. No total, estima-se que vendeu cerca de 22 milhões de unidades, número menor que as vendas do N64.
Galeria
Curiosidades
- O nome dos emuladores do GameCube vêm de sua denominação original: Dolphin Project
- O GameCube teve mais de 20 controles lançados, sem contar as versões sem gamepad e third-parties.
- Havia um projeto para se criar um controle com sensor de movimento que foi arquivado na época e aproveitado em seu sucessor, o WII.
- Existem duas telas iniciais alternativas no GameCube, para acessar uma basta segurar o botão Z que a música de abertura será diferente, a outra necessita de três controles realizando a mesma ação.
- Uma versão do console capaz de reproduzir DVD foi produzida pela Panasonic mas nunca saiu do Japão
Ficha Técnica
Nome: GameCube
Geração: Sexta
Fabricante: Nintendo
Ano de lançamento: 2001(EUA, Japão), 2002(UE, Brasil, Austrália)
CPU: 128 bit – IBM PowerPc Gekko @ 485 MHz
Controles: Direcionais + 7 botões + Start + 2 analógicos
Mídia: GameCube Optical Disk / Game Pak(requer GameBoy Player)
Jogo Famoso: Super Smash Bros.
GPU/Capacidade gráfica: ArtX Flipper suportando de 6 a 12 milhões de polígonos
Som: 64 canais de áudio
Tamanho/Peso: 150 mm de largura, 110 mm de altura, 161 mm de profundidade / 2,4 KG
Portas I/O: 4 entradas para controle, 2 para memory card, portas de vídeo analógico e digital, entrada para alimentação externa, 2 portas em série e uma em paralelo.
Fonte de energia: Adaptador AC 12V x 3.5A
Referências
https://pt.wikipedia.org/wiki/Nintendo_GameCube
https://en.wikipedia.org/wiki/GameCube
http://www.techtudo.com.br/listas/noticia/2016/09/gamecube-completa-15-anos-relembre-momentos-marcantes-do-console.html
http://proplayers.com.br/conheca-tudo-sobre-o-game-cube/
https://en.wikipedia.org/wiki/GameCube_controller
https://en.wikipedia.org/wiki/GameCube_accessories
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_GameCube_games
http://www.giantbomb.com/gamecube/3045-23/
http://www.goliath.com/gaming/10-reasons-why-the-nintendo-gamecube-failed/
http://tay.kinja.com/every-gamecube-controller-nintendo-ever-made-ever-1658747867
http://www.playreplay.com.br/especial-gamecube/
https://seuhistory.com/hoje-na-historia/lancado-o-gamecube-da-nintendo
https://www.nintendo.co.uk/Corporate/Nintendo-History/Nintendo-GameCube/Nintendo-GameCube-627129.html
http://www.ign.com/videos/2015/11/10/history-of-awesome-gamecube
http://www.cyberiapc.com/vgg/nintendo_gamecube.htm
http://www.kaiserland77.com/wikigc77/index.php/Elementos_Nintendo_GameCube
http://www.gamecubicle.com/system-gamecube-specs.htm
http://games.tecmundo.com.br/noticias/conheca-intrigantes-curiosidades-reveladas-gamecube-video_798275.htm
Atualiazado em 30/05/2017 por Daniel Gularte