Sumário
O último console fabricado pela Sega. Lançado originalmente em novembro de 1998, no Japão, Dreamcast foi a aposta da Sega para se recuperar no mercado de jogos. Ele foi o primeiro console de 128 bits do mercado, sendo um videogame muito avançado para a sua época. Em seu curto período de tempo no mercado, ele chegou a dar muito lucro e reconhecimento para a Sega.
Histórico
Dreamcast foi desenvolvido a partir de dois projetos, uma da Sega Americana e outro da Japonesa. O projeto Black Belt foi desenvolvido pela Sega americana em conjunto com a 3Dfx, enquanto a Sega Japonesa desenvolveu o projeto Dural em conjunto com a NEC e a Hitachi. No final das contas o Dural foi escolhido pela Sega e posteriormente seu nome foi mudado para Katana; em seu lançamento o nome foi alterado para Dremcast. Em novembro de 1998 foi lançado no Japão e em setembro 1999 na América do Norte, já em outubro de 1999 na Europa.
O Console
Em seu período de venda, antes da chegada do PS2, Game Cube e Xbox, ele foi o videogame mais avançado e completo no mercado. O Dreamcast foi o primeiro console a possuir um modem embutido e Internet para suporte online. Alguns consoles anteriores como Genesis/Mega Drive e Saturn até possuíam suporte online, mas eram considerados limitados e precisavam de um hardware externo para um bom funcionamento.
Sega Dreamcast vinha com um controle grande que lembrava uma nave espacial, um modem removível, unidade de disco e uma porta de extensão; bem como o esperado AV e entradas de energia. Ele não era compatível com qualquer prévia Sega de hardware ou software.
O Dreamcast utiliza um formato de armazenamento chamado GD-ROMs para jogos a fim de contornar a pirataria de software, uma estratégia que, finalmente, saiu pela culatra quando a primeira execução de discos tinha uma grande taxa de defeitos.Seu uso do formato de GD-ROM foi completamente prejudicado por suporte do console para o formato Mil-CD , o que permitiu o início do padrão CD-r. O apoio Mil-CD foi removido das revisões finais no final da vida do console Dreamcast.
Periféricos
O controle do console era realmente grande, amado por uns e odiado por outros. O seu design lembra uma nave espacial, com um total de 11 botões, um direcional analógico e duas portas de expansão para inserir cartões de memória, tremor pack (modo de vibração), VMU entre várias outras características. A criação do VMU (Visual Memory Unit) foi uma dos grandes acertos da Sega e um agrado adicional para os usuários. Sendo um cartão de memória para gravar o progresso dos games, mas também tinha a função de minigame para alguns títulos, isso graças à sua tela de cristal líquido. Os VMUs tinham o tamanho de um cartão de crédito, e quando conectado ao controle do Dreamcast, ele pode fazer algumas opções únicas como funcionar como um pequeno PDA (calendários, agenda de telefones, etc).
Jogos
Com alguns jogos de sucesso e marcantes para a história, o Dreamcast foi o primeiro console a ter um jogo de MMORPG e este era o Phantasy Star Online. Ele também teve outros jogos como “Quake 3 Arena” e Front online estrangeiro, o primeiro jogo de console com chat de voz online. O jogo do Dreamcast que mais foi vendo foi o Sonic Adventure.
No Brasil
A Tec Toy foi a responsável pelo lançamento do console no Brasil, em outubro de 1999, e não incluía o modem para acesso à internet ou jogo online. Apesar do preço alto o Dreamcast teve um sucesso razoável no país, chegando à 20.000 unidades vendidas após 10 meses no mercado. Em 2006 foi divulgada a lista com os jogos mais vendidos. Segue a lista:
- Sonic Adventure
- Sonic Aventure 2
- Sonic Shuffle
- Blue Stinger
- Monaco Grand Prix
- Tomb Raider: Rhe Last Revelation
- The King of Fighters Dream Match ’99
- Hydro Thunder
- Resident Evil Code: Veronica
- Virtua Striker 2
Mercado
O Dreamcast foi o último console em casa usar “bits” como uma referência para venda. O lançamento dele no Japão em novembro de 1998 foi um sucesso, esgotando as 150.000 unidades disponíveis em apenas um único dia. Nos Estados Unidos o Dreamcast bateu o recorde de vendas de todos os consoles até aquela data, com 500.000 unidades só em sua data de lançamento, em nove de setembro de 1999. No Brasil a Tectoy lançou o console em outubro de 1999.
Mesmo tendo feito todo este sucesso ele enfrentou uma grande concorrência com a Sony após a chegada do PS2. O que apenas piorou com a chegada do GameCube e XBox. No dia trinta e um de janeiro de 2001, a SEGA anunciou que a produção de Dreamcast iria parar em trinta de março daquele ano, mesmo que cerca de 50 à 60 títulos ainda estivessem em produção para ele.
Curiosidades
- Sega lançou uma placa de arcade , usando a mesma tecnologia como o Dreamcast, chamado Sega NAOMI, levando a muitos jogos Dreamcast-exclusivo com um elevado nível de qualidade de arcade.
- PowerVR CLX2 do Dreamcast foi a primeira GPU para um sistema em casa com recursos de hardware, tais como mapeamento de relevo, volumétrico efeitos, independente de ordem de transparência e mapeamento normal Dot3.
Ficha técnica
Fabricante: Sega
Geração: 6ª
Lançamento: Japão 27/ 11/ 1998; América do Norte 9/ 9/ 1999; Brasil, 10/ 10/ 1999
CPU: Hitachi SH-4
Periféricos: 1 à 4 gamepads
Serviços Online: SegaNet, Dreamarena
Jogo mais vendido: Sonic Adventure
Referências
enciclopediagame.blogspot.com.br
pt.wikipedia.org
segaretro.org
gamehall.uol.com.br
dreamcastbrasileiro.blogspot.com.br
Atualiazado em 23/05/2017 por Atila Santiago
Esse vídeo game na época eu vi e joguei em casa de amigos, marcou muito na época…ainda tinha pistola e alguns acessórios, lembro de jogar House of Dead nele e Macross!!!! Valeu!!!!