Sumário
Um console ambicioso que tinha tudo para dar certo, infelizmente foi sabotado pela própria empresa em meio ao medo da concorrência e o que deveria ser o seu maior trunfo acabou se tornando o motivo do seu fracasso.
Histórico
Algum tempo depois do lançamento do Mega Drive o mercado de jogos sofre um impacto devido à informação de que o novo console da Sega viria com um hardware que até então só havia sido visto em fliperamas, logo após as primeiras informações oficiais revelam um console que se mostra focado nos jogos 2D.
A revelação das especificações do Playstation pela Sony soa como uma ofensa e deixa a Sega com um sentimento de espanto. Vendo que seu rival era especializado em 3D a Sega se rende ao desespero alterando as configurações de seu console de ultima hora, assim transformando seu vídeo game que até então era puramente 2D em um console com capacidade de suportar os dois formatos de jogo para que pudesse competir com seu rival. As modificações do console foram feitas às pressas e sem muitos cuidados resultando em um hardware não optimal que trouxe enormes complicações à vida do console.
O console
O hardware do console que era extremamente robusto por si só já apresentava dificuldades para os desenvolvedores, se tornando pior com a falta de suporte da Sega ao não fornecer um Kit de Desenvolvimento para o mesmo. Como resultado, o console sofre com as produtoras que tentam evitar o trabalho maçante de se portar ou produzir um jogo para o mesmo, o vídeo game era tão complexo que poucos jogos conseguiam aproveitar toda a capacidade de seu hardware.
O Saturn também possuía um sistema de regiões na qual os consoles japoneses só podiam ler jogos japoneses e os consoles americano e brasileiro podiam ler apenas jogos americanos e brasileiros.
O modelo Sega Saturn m2 possui botões arredondados e não possui o led de indicação de leitura do cd, o que não parece muito mas é muito bom para se executar o swap trick, um método usado para fazer o console ler jogos piratas.
Outra característica que vale a pena notar que acrescentou mais complexidade ao console é o fato de que o console usava quadriláteros para renderizar suas imagens ao contrário do padrão, o triângulo, o que resultava em menos problemas com a renderização de texturas.
Jogos
O console que era focado no 2D teve seu hardware modificado para que pudesse executar também jogos 3D, como resultado o console possuía tanto jogos 2D, 3D e até mesmo 2.5D, entretanto era no 2D mesmo que ele brilhava.
O complexo hardware do vídeo game resultou em um console com uma limitada biblioteca de jogos, mas uma biblioteca bem variada que não se acanhou diante das dificuldades do console, assim apresentando jogos marcantes como: Nights, Virtua Fighter 2, Virtua Cop 2, Panzer Dragoon e Sonic Jam.
Mas mesmo tendo um hardware extremamente complexo ainda era possível de se fazer coisas excelentes com ele, um exemplo é o jogo Burning Crusaders aonde conseguiram criar um efeito de transparência real.
Mercado
Sendo um sucesso no Japão o mesmo não pôde ser dito aqui no Brasil. Muito caro para a época, custando R$ 800,00 reais era quase uma ofensa ao salário mínimo de R$ 74,00 reais. O complexo hardware do console não só espantava desenvolvedores como também a freguesia já que ele também aumentava o preço do console.
Além disso, o console possuía um sistema antipirataria extremamente eficaz que acabava com todas as dúvidas restantes daqueles que ainda não haviam decidido não comprar o console, sendo outro golpe fatal nas vendas.
Curiosidades
Existem boatos que a conversão do sistema de cores do console para o padrão brasileiro feito pela Tec-Toy resultou em uma perca de qualidade nas cores da imagem.
O Saturno tem esse nome devido aos anéis do planeta que no caso representam a mídia do console que são os CDs.
A Tec-Toy cessou a produção do console no final de 1998 e 1999, assim todos os consoles vendidos por eles eram importados direto do Japão. Como resultado os modelos do Saturno exclusivos do Japão também chegaram aqui no Brasil como o Saturn Branco e o Saturn Skeleton.
Jogadores do gênero de luta consideram o controle do console o melhor já feito para o gênero.
Ficha Técnica
Geração: Quinta
Fabricante: Tectoy
Lançamento: 1994
Controles: Dois joysticks
Mídia: CD
CPU: 2 Hitachi SH2 – 32 bits 28,6 MHz e 1 Hitachi SH1 – 32 bits 20 Mhz
RAM: 2 Megabytes
Resolução: 320×244, 640×224 e 720×576
Vídeo: VDP 1 e VDP 2 – 32 bits com 1,54 Mb de VRAM
Áudio: Yamaha FH1
Referências
Power Sonic – FAQ sobre o Sega Saturn
Blog Saturnz – Sega Saturn: Qual modelo comprar?
Nintendo Blast – A história dos vídeo games #21
Atualiazado em 12/05/2017 por Daniel Gularte