Sumário
O PSone foi uma versão atualizada do Playstation original, sendo menor, mais compatível com todos os jogos e acessórios do Playstation. Foi o console de maior sucesso do seu ano de lançamento, superando até mesmo seu modelo mais recente lançado, o Playstation 2.
Histórico
Em 7 de julho de 2000, a Sony, com todo o sucesso do Playstation, lançou o PSone, uma versão menor e com design totalmente novo do PlayStation original. A ideia da empresa era de tornar a vida útil do Playstation ainda maior, com o menor custo possível e aproveitando-se de imensa imagem positiva da marca e seus jogos exclusivos. Até o momento, tanto a SEGA como a Nintendo corriam atrás do prejuízo de sua derrota, atualizando seu hardware e comercialmente travando batalhas mercadológicas com suas franquias.
Mesmo com o lançamento do Dreamcast e o atraso da Nintendo no lançamento do seu novo console de sexta geração, o PSone foi o console mais vendido até o final do ano 2000, superando todos os outros consoles do mercado – incluindo o próprio PlayStation 2 da Sony, o lançamento mais esperado daquele ano. O PSone foi descontinuado em março de 2005.
O console
O console é uma versão redesenhada da plataforma original do PlayStation. Comparando as dimensões do modelo anterior, mais conhecido como FAT (38 mm × 193 mm × 144 mm), o PSone, também chamado de modelo Slim (45 mm × 260 mm × 185 mm.) teve uma série de placas incorporadas, como é o caso dos controladores de controle e memory card, que ficam na própria placa mãe. O aparelho tem seu fornecimento de energia por um transformador externo ao console, sendo o único modelo do Playstation com essa característica.
O modelo PS One também teve alterações adicionais, incluindo a remoção das portas paralelas e seriais da parte traseira do console e a remoção do botão de reinicialização (o botão liga / desliga também é rotulado como um botão de reinicialização, mas o console não pode ser reiniciado sem desligá-lo totalmente). Os modelos do PSone se diferem apenas de sua região de destravamento, sendo praticamente idênticos, conforme a tabela abaixo:
Modelo | BIOS: | Região |
---|---|---|
SCPH-100 | 4.3 (2000-03-11) | NTSC-J |
SCPH-101 | 4.5 (2000-05-25) | NTSC-U/C |
SCPH-102 | 4.4 (2000-03-24) | PAL |
4.5 (2000-05-25) | ||
SCPH-103 | 4.6 (sem informações) | NTSC-J |
Acessórios
Em 2002, a Sony lançou um complemento de tela LCD de 5 polegadas (130 mm) para o PS One, conhecido como “pacote Combo”. Ele também incluiu um adaptador de isqueiro do carro que deu ao console uma camada extra de portabilidade. A produção do “Combo Pack” de LCD se encerrou em 2004, quando a popularidade do PlayStation começou a diminuir em mercados fora do Japão, dando início ao fim da maior plataforma de games de todos os tempos e que redesenhou a forma de ver os games por seus usuários.
Jogos
O PS One é totalmente compatível com todos os jogos do PlayStation, mas a compatibilidade com periféricos pode variar, afetando alguns jogos que possam usar acessórios específicos.
Mercado
Dentre muitas estratégias, o método inicial de publicidade da Sony era sair da sombra da Nintendo e da Sega. Para fazer isso, era preciso ultrapassar o nicho demográfico e anunciar jogos de uma forma que nunca tinha sido feita antes. Sua entrada no mercado foi crivada de mensagens enigmáticas, quase encriptadas, que pareciam confundir o público ao mesmo tempo em que lhes dava algo em que pensar. Seu primeiro comercial, ainda no lançamento do Playstation em 1995 nos EUA, terminou com o slogan bem confuso “[E] NOS Lives”. O E vermelho é um jogo de palavras que significa “ready (pronto)”. Deixando as letras ‘NOS’ para representar o dia 9 de setembro (ninth of september), data de lançamento do PlayStation.
Após o lançamento do PSOne, a Sony adaptou a mesma estratégia para o termo “UR NOT E“. Dizendo ao público que eles não estavam prontos para o poder do PlayStation. Desta vez, os comerciais começaram a mostrar mais jogabilidade de títulos como Warhawk, Destruction Derby, WipEout, Tekken. Dado que a maioria das pessoas nunca tinha visto jogos em um espaço 3D com tal profundidade gráfica, foi uma jogada para dar ainda mais tempo de vida ao console que se aproximava do seu limite de vida.
Antes da PlayStation Network, as demos dos jogos não eram algo amplamente disponível para qualquer meio de jogo. Então, por enquanto, era muito importante ver o gameplay de um game antes de compra-lo. Até então a única outra empresa na época a ter uma revista dedicada era a Nintendo, e por ser um sistema baseado em cartucho causava o alto custo de criar demos de jogos e distribuí-los. Eventualmente, nasceu o PlayStation Underground, uma publicação baseada em CD que continha trailers de jogos, entrevistas, códigos e demos. Esse nível de publicidade de videogame nunca havia sido feito antes e ajudou a garantir que o PlayStation tivesse sucesso onde outros sistemas como o 3DO, CD-i e o Atari Jaguar haviam falhado.
Curiosidades
- Mesmo sendo amplamente conhecido como PSone, a forma de escrita é confusa. Alguns textos publicitários citam o console como PS One ou PSOne, e na própria caixa ainda vinha o nome completo Playstation.
- Não existem clones do Playstaion, entretanto, a carcaça do PSone serviu para abrigar centenas de clones do Nintendinho, conhecidos como Polystation.
Ficha Técnica
Geração: Quinta
Fabricante: Sony
Origem: Japonesa
Lançamento: 7 de julho de 2000
CPU: R3000 de 33.8688 MHz e 30 MIPS
Memória: 2 MB RAM, 1 MB VRAM
Vídeo: De 256×224 a 640×480 pixels (480i) em 16,7 milhões de cores
Áudio: 16-bit, 24 canais ADPCM
Mídia: CD
Referências
Wikipedia
Playstation Lyfestyle
Atualiazado em 05/09/2021 por Daniel Gularte