Sumário
Antes mesmo de ser possível aproveitar jogos na palma de sua mão em seu Iphone, a Apple já havia, como a maioria das empresas de tecnologia da época, apostado no mercado de jogos e falhado. Essa aventura pouco conhecida rendeu graves prejuízos e movimentou muito mais do que apenas os cofres da companhia, atingindo também o outro lado do globo e criando um cenário e uma história dignos de serem contados e lembrados.
Histórico
Em 1996, a gigante dos computadores Apple resolveu se aventurar no mundo dos consoles. Na época, passava por uma grande crise de vendas e uma série de insucessos, além de mudanças no seu corpo diretor e gastos excessivos. A revista Business Week chegou a relatar este momento como a queda de um símbolo americano e o público desacreditava a organização após produtos como o Apple Newton.
Assim, como um número considerável de companhias, a empresa tentou apostar no crescente mercado de jogos e consoles. Sendo baseado na plataforma Macintosh ele seria direcionado ao mercado interno e para famílias em geral, vendido como parte do ambiente audiovisual do consumidor, ou seja, equiparando-se à televisão, computadores e aparelhos de som. Ele também seria uma plataforma multimídia aberta, fator que seria atrativo para desenvolvedores e além disso seguiria a tendência de funcionalidades extras além de reproduzir jogos.
A ideia era usar o conceito de “clonagem” que parecia funcionar para a Microsoft, ou seja, licenciar o sistema operacional Mac para terceiros. Lançado no Japão em parceria com a Bandai, o Pippin(Ou PiPP!N) seria mais um fracasso em uma época sombria para a tão bem conceituada Apple.
O console
O Pippin é, em vários sentidos, um computador potente com um drive de CD de quatro velocidades, memória expansível, processador baseado na plataforma PowerPC, sistema operacional Mac e compatibilidade com teclado e mouse. Entretanto, essas funcionalidades eram limitadas pela sua falta de disco rígido, diferindo sua arquitetura de outros computadores Apple.
Ele também possui um modem que chegava a uma taxa de transferência de apenas 14,400 Kbps, baixa até para a época. Além da má escolha da forma padrão de conexão, as TVs que usam a tecnologia de vídeo composto não possuíam resolução suficiente para reproduzir páginas da internet com fidelidade e exibiam textos borrados.
Seu design era moderno e estava disponível nas cores branco e preto, sendo que ele também se assemelhava muito a um computador em alguns aspectos visuais. Na sua frente estão os botões de ligar e de controle de mídia como pause, stop e volumes, além do responsável por abrir o drive de CD que se localiza logo abaixo. Também estão presentes duas entradas USB, uma para fones de ouvido e uma pequena lâmpada que indica o estado do console.
Atrás estão as saídas de vídeo, entrada e saída de áudio, conexões de rede e de impressora, entrada destinada à fonte de alimentação e aberturas de ventilação, além de informações de fabricação.
Seu controle tinha um formato de bumerangue e suas versões permitiam ser usado com ou sem fio. Ele possui um D-pad no lado esquerdo, uma trackball no centro e uma coleção de 4 botões coloridos no lado direito. Também estão presentes 3 botões virados para o jogador.
Sua conexão a internet custava 2,000 yen mais 10 yen por minuto caso o usuário ultrapassasse 10 horas de utilização, que eram facilmente atingidas devido a sua baixa taxa de transferência. Outros problemas relacionados ao software como a falta de praticidade para se desenvolver levaram ao afastamento do público.
Jogos
A biblioteca de jogos do Pippin conta apenas com 25 jogos, sendo boa parte composta de títulos educacionais ou licenciados da distribuidora japonesa, Bandai. Apesar de seu hardware poderoso, seus títulos não aproveitaram bem esse recurso e a maioria não é conhecida ou bem quista pelo público gamer. Alguns dos mais populares eram:
Gundam Tactics Mobility Fleet 0079: Jogo de batalha espacial estratégico baseado na série Gundam que foi lançado originalmente no console. Considerado popular e o mais mencionado em sites japoneses acabou recebendo novas versões, como a de Windows.
Marathon: Jogo de tiro em primeira pessoa desenvolvido pela Bungie, famosa pelos jogos Halo e Destiny.
Dragon Ball Z Anime Designer: Um dos primeiros títulos do console, segue a linha de Mario Paint e jogos do gênero, permitindo a criação de histórias próprias com os personagens do universo de Dragon Ball.
Mr. Potato Head Saves Veggie Valley: Jogo educacional point-and-click onde crianças deveriam resolver puzzles simples para ajudar os personagens a resolverem problemas.
Mercado
Empresas como Sony, Sega e Nintendo conseguiram, juntas, vender mais do que o mercado de computadores e sendo assim, comercializar um console era um plano sedutor para alavancar os negócios. Logo, a Apple o colocou em ação: a ideia era atrair desenvolvedores com a oportunidade de criar um jogo que poderia ser reproduzido em qualquer dispositivo Mac e versões futuras do Pippin. Uma ideia também para levantar a venda de seus computadores.
A Apple também alegou que a porção de televisores nos lares do público era muito superior à de computadores, que também era um mercado crescente, e atribuiu isso grande parte aos preços elevados, então, pretendia criar uma central multimídia acessível à maioria das pessoas. Além disso, como sua funcionalidade não se limitaria a apenas jogos, isso atingiria uma parcela maior de interessados.
Paralelamente, a Bandai se recuperava do fracasso do Playdia, seu mais recente console. A direção da empresa, decidida a modernizar sua abordagem graças à nova direção, buscou formas de se reerguer. Por volta de 1993, planejava produzir uma versão do Macintosh com a finalidade específica de reproduzir jogos e levou esta ideia para a Apple. Ela também atendia aos planos da futura parceira que engajou-se na produção de protótipos do que viria a ser o Pippin. A Apple seria responsável pelo hardware e a Bandai por revestir e comercializar o console.
Em dezembro de 94, a Apple anunciou o seu novo produto em Tóquio. Passaram-se dois anos e então, em 1996, o Pippin finalmente foi lançado pelo preço de 64,800 yen. A previsão foi de que 200,000 unidades seriam vendidas nos primeiros doze meses.
Também em 1996, o Pippin foi levado aos EUA em sua versão batizada de @World por um preço inicial de US$599. Graças ao seu preço ironicamente muito superior ao de consoles concorrentes, sua biblioteca escassa, os custos para entrar em sua rede e seus problemas de funcionalidade, ele veio a se tornar um fracasso de vendas e, assim, os consoles restantes foram enviados de volta ao Japão para serem vendidos por lá.
A Bandai gastou cerca de 90 milhões de dólares em marketing, na tentativa de divulgar o produto ao mundo. Nesse meio tempo a Apple também perdia dinheiro com a produção que parecia não retornar o investimento. Tentativas falhas de atrair novos distribuidores e desenvolvedores levou o console a ser descontinuado apenas um ano depois, em 1997.
A parceira japonesa da Apple também sofreu um déficit impressionante de bilhões de yen, crise que só se resolveria tempos depois. A empresa norueguesa Katz Midia, que chegou a comercializar o Pippin por um curto período de tempo, negociou suas unidades restantes com a DayStar Digital que as vendeu para quem quisesse comprar. Além disso, no ano seguinte, a Katz chegou a abrir processo de falência.
Um plano inteligente e uma série de decisões erradas levaram a um fracasso desastroso, vendendo apenas uma média de 42,000 unidades pelo mundo, sendo de 40 a 32 mil estimadas apenas no Japão. Com a volta de Steve Jobs o projeto de clones do Mac foi interrompido e eventualmente a Apple colocaria-se de volta a sua posição de respeito.
Galeria
Curiosidades
- Pippin é o nome de um cultivo de maçã natural da América do norte
- A ideia original não incluía acesso a internet, mas, devido a reivindicações de consumidores, a função foi adicionada
- O Pippin @World foi disponibilizado apenas na cor preta
- A Bandai manteve suporte ao console até 2002
Ficha técnica
Nome: Pippin
Geração: Quinta
Fabricante: Apple/Bandai
Ano de lançamento: 1996 (Japão e NA)
CPU: Microprocessador RISC PowerPC 603 de 66MHz
Controle: Applejack (7 botões + D-pad + Trackball)
Mídia: CD-ROM
Jogo Famoso: Gundam Tactics Mobility Fleet 0079
Cores: 8 a 16 bits
Som: Entrada e saída 16-bit stereo de 44hz ou Fone de ouvido
Tamanho/Peso: 34,9 cm x 34 cm x 22 cm/ 3,5 kg
Portas I/O: Saídas de vídeo, entrada e saída de áudio, conector de rede, conector para impressora, conector de alimentação, duas portas USB.
Fonte de energia: 50/60 Hz 0.5 A
Referências
https://en.wikipedia.org/wiki/Apple_Pippin
http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/11/conheca-pippin-videogame-carissimo-da-apple-que-foi-um-fracasso.html
http://www.techradar.com/news/apples-biggest-flop-a-requiem-for-the-apple-bandai-pippin-games-console
https://www.polygon.com/2015/9/8/9277273/what-is-pippin-apple-tv
http://br.ign.com/tech/7777/news/antes-de-games-na-apple-tv-empresa-apostou-no-console-pippin
http://kotaku.com/5847146/remembering-apples-one-serious-attempt-at-a-video-games-console
http://www.gamegyokai.com/history/pipin@.htm
https://512pixels.net/2012/11/pippin/
https://matome.naver.jp/odai/2133894634829598701
http://gameological.com/2013/06/apples-folly/
https://support.apple.com/
SLAVEN, Andy. Video Game Bible: 1985-2002. Trafford Publishing, 2002.