Sumário
Em 1995, a Casio, já famosa por fabricar calculadoras e impressoras, lança no mercado japonês um console voltado apenas para garotas, o Loopy, um console que tem uma pequena impressora embutida. Aqui você irá conferir um pouco sobre esse console pouco conhecido fora do Japão.
O Console
O principal diferencial do Loopy é ter uma impressora embutida no console. Em todos os jogos, o jogador pode tirar uma foto da tela, por intermédio do console, e imprimi. Essas impressões veem em papel adesivo, para a criação de álbuns de fotos ou apenas fazer decorações com os seus personagens. Localizado na parte superior do console, a impressora pode ser retirada a qualquer momento para substituição de papel e tinta. O console só tem uma entrada para controle, o qual tem quatro botões (A,B,C e D) e o D-Pad para se movimentar ou, namaioria dos jogos, navegar pelos menus.
História
Em outubro de 1995, o Loopy chega ao mercado japonês no meio de uma forte batalha entre os consoles da quinta geração e o crescente sucesso das “Purikura”, máquinas automatizadas que batem fotos de seus usuários, as quais eram muito usadas pelo público feminino. As “Purikura” apareceram no Japão em julho do mesmo ano.
Apesar de ter sido lançado em uma época oportuna, a criadora do Loopy, Miho Sasaki, diz que não se inspirou nas “Purikura” para a criação do console, mas em grupos de compartilhamento de fotografias.
Jogos
Foram lançados, ao todo, dez jogos para o Casio Loopy, todos com o mesmo princípio que o trouxe ao mercado, todos os jogos são voltados para o público feminino. Esses jogos, em sua maioria, são do tipo Visual Novel, em que o jogador deverá seguir um roteiro já montada e, dependendo de suas escolhas, poderá tomar rumos diferentes de história. Outra característica marcante desses
jogos é a possibilidade de você fazer o seu próprio personagem, no melhor estilo “anime”, tanto na criação das características faciais, como suas vestimentas.
Mercado
As vendas do Loopy foram fracas. A principal causa de seu fracasso foi a superficialidade dos jogos voltados dos jogos, sendo considerados chatos pelo público alvo. Boa parte das suas vendas ocorreram devido a impressora e o sentimento de compartilhamento de fotos, tais como estavam começando a acontecer por causa do grande uso das Purikura no Japão. O Loopy era vendido a 25,000 yenis, hoje seria algo em torno de 735 reais. Logo, o console foi descontinuado e não foi vendido fora do território japones.
Confira duas propagandas do Loopy clicando aqui.
Curiosidades
- O Casio Loopy era também chamado de “My Seal Computer SV-100”.
- O Loopy tem três esquemas de cores, rosa, roxo e lavanda.
- Um dos primeiros consoles voltados apenas para o público feminino.
Ficha Técnica
Geração: Quinta
Fabricante: Casio
Origem: Japão
Lançamento: 1995
Mídia: Cartucho
CPU: 32-bit RISC SH-1 (SH7021)
Controle: Joystick
Acessórios: Mouse
Referências
Wikipedia
Giant Bomb
Racketboy
Andy Slaven: Vídeo Game Bible, 1985 – 2002