Sumário
O Super Nintendo foi o representante da quarta geração dos consoles de mesa que a Nintendo levava às residências do mundo inteiro. O videogame tem um hardware muito superior aos seus concorrentes, inovações no controlador de jogo e uma forte concorrência de mercado, caracterizando a guerra dos consoles e obrigando a Nintendo a abandonar um pouco mais o seu jeito infantil de tratar os jogos eletrônicos.
Histórico
No fim dos anos 80 depois de salvar o mercado de jogos, a Nintendo domina os jogos de maneira esmagadora. E isso não é um exagero – em 1988, o mercado de cartuchos NES nos Estados Unidos era maior do que todo o mercado de computadores. No Japão, de acordo com especialistas, em 1989, 37% dos lares possuíam NES, enquanto que nos EUA eram 30%.
Enquanto isso, a concorrência mudou de tática: em vez de competir com o NES, eles decidiram mudar para uma nova geração. A NEC lançou, em 1987, o PC Engine no Japão, e a Sega lançou o Mega Drive em 1988. Com base na arquitetura de 16 bits, ambos ofereciam sons e gráficos muito superiores ao NES. O lançamento do PC Engine foi bem-sucedido no Japão a ponto de vender mais do que o NES em seu ano de lançamento. No ano seguinte (1988), o console inovou para ser o primeiro videogame a receber um CD-ROM como complemento, novamente enfrentando boas vendas nos países japoneses.
A Nintendo ligou o sinal de aviso e anunciou o sucessor do Famicom (a versão japonesa do NES) em 1988. Os protótipos iniciais do console, mostrados na Famicom Tsushin Magazine em dezembro de 1988, continham compatibilidade retroativa com o Famicom e um fone de ouvido no lado (com controle de volume, semelhante ao Genesis). O controle já apresentava sua forma muito próxima da versão de produção, embora usasse o conector e os botões Famicom com nomes (A, B, C e D) e cores diferentes (botões todos em laranja).
O segundo protótipo, exibido em junho de 1989, já removeu a compatibilidade com versões anteriores, mas ainda mostrava o fone de ouvido (removido na versão final). O lançamento japonês (que incluía Super Mario World e F-Zero) tinha um estoque de 300.000 unidades enviado em horas não reveladas durante a noite: havia rumores de que Yakuza, a famosa máfia japonesa, planejava interceptar a acusação. O lançamento foi realizado em 21 de novembro de 1990, quarta-feira. Os japoneses já estavam em longas filas muito antes da abertura das lojas, mas a mudança causou tanta confusão no país que as autoridades instaram os fabricantes japoneses a lançarem novos consoles apenas durante os finais de semana.
Com o lançamento do SEGA Genesis nos EUA a Nintendo começou um forte plano para continuar seu domínio dentro do território estadudinense. Contudo as estratégias de marketing agressivas da SEGA fizeram com que a quarta geração dos consoles de mesa conhecessem uma batalha épica entre suas empresas japonesas controladas por suas subsidárias americanas. A guerra dos consoles traz ainda hoje uma grande dúvida: a SEGA foi capaz de derrubar a Nintendo? Em longo prazo não, mas chegou perto e o fez em poucos momentos.
Por fim, jogadores começavam a dividir opiniões sobre qual console seria melhor. Por causa dos jogos, das cores ou dos seus personagens, pela primeira vez firmava-se uma cultura de mercado de consumo baseada na qualidade, na popularidade e no marketing. Jogadores com 40 anos certamente brincaram com o Super Nintendo nas locadoras de videogame, e muitos deles ainda conseguem adquirir um console em sites especializados.
O console
O design de 16 bits do SNES incorpora co-processadores gráficos e sonoros que realizam efeitos 3D simulados e lado a lado, uma paleta de 32.768 cores e áudio ADPCM de 8 canais. Esses recursos da plataforma base, além da capacidade de estendê-los drasticamente por meio de atualizações substanciais de chips dentro de cada cartucho, representam um salto na geração NES de 8 bits e algumas vantagens significativas sobre os concorrentes de 16 bits, como o Genesis.
O console, em relação ao Super Famicom, modelo japonês lançado antes no Oriente, é mais retangular, com mais cantos, e um design mais austero. Tem botões azuis no console para as funções Power e Reset, além das entradas frontais dos controles e os cabos de energia e vídeo na traseira (RF e conector especial para AV). Os controles são iguais aos modelos japoneses, exceto pela tonalidade dos botões, que estão também na cor azul.
Quando lançado, o console era vendido apenas como Super Nintendo Entertainment System, onde a embalagem tinha dois controles, manueis e panfletos e o jogo Super Mario World. Ao longo de sua história dentro de terras estadudineneses, o Super Nintendo teve muitas variações para se adequar ao que conhecemos como a Guerra dos Consoles, se adequando às investidas do seu maior concorrente, a SEGA. A versão original do console acabou sendo vendida também como Super NES Super Set.
Super NES Control Set [EUA]
Com as competições acirradas pelo mercado norte-americano, a Nintendo alterou os modelos de seus consoles para versões mais baratas, para poder conter o constante crescimento de SEGA, que a partir de 1991 começou de forma agressiva a criar campanhas de marketing mais acirradas.
Dessa forma, o foi lançada a versão mais barata do console, chamada de Super NES Control Set, o mesmo kit original mas com apenas um controle. O console original, vendido apenas como Super Nintendo, acabou mudando de nome, sendo assinado como Super NES Super Set, este com todos os itens e dois controles na embalagem.
A caixa do console é menor e mais compacta. O console em si é o mesmo modelo americano, sem nenhuma especificidade a mais. Como dito anteriormente, essa versão é uma alternativa para oferecer ao consumidor uma opção um pouco mais barata. Controles eram vendidos separadamente.
Quando os consoles de quarta geração se tornaram muito populares nos Estados Unidos, diversas versões do Control Set e do Super Set foram importados clandestinamente para países da América Latina, incluindo o Brasil, onde eram transcodificados e vendidos em lojas especializadas.
Super Nintendo [BRA]
No Brasil, o Super NES foi lançado muito tardiamente, somente em 30 de agosto de 1993 pela empresa Playtronic, uma subsidiária da Gradiente com o apoio da Estrela, que acabou sendo um dos braços da Nintendo no país, produzindo produtos da marca no território nacional. A presença da pirataria no Brasil e ao fato das televisões brasileiras terem o sistema de cores diferente das americanas acabou prejudicando as vendas dos Super Nintendo. Muitos aparelhos eram importados de forma contrabandeada para o Brasil e os consoles eram transcodificados.
Em menos de um ano do lançamento do Super Nintendo no Brasil, consoles de nova geração, como o 3DO, o Jaguar, o Saturn e o próprio Playstation começaram a serem lançados e claro, importados para o país. Entretanto o Super NES não perdeu força no mercado e no gosto do público brasileiro, lançando, por exemplo, Donkey Kong Country no ano de 1994 e recuperando mundialmente a fama de melhor console da geração
Com vários nomes fortes produzindo games, como Capcom, Konami, Tecmo, Square e Midway, o Super Nintendo é conhecido e agraciado até hoje por ter recebido alguns dos melhores jogos do mercado.
A versão do Super Nintendo brasileira é exatamente a Super Set, com o console com botões azuis e dois controles com botões nos mesmos tons, manual e panfletos, além do jogo Super Mario World. Apenas o adesivo da Playtronic foi adicionado no console, assim como a etiqueta da Gradiente abaixo dele.
Jogos
1757 jogos foram lançados oficialmente para o Super Nintendo Entertainment System, 717 na América do Norte (mais 4 cartuchos de campeonato), 521 na Europa, 1.448 no Japão, 231 no Satellaview e 13 no Sufami Turbo. Muitos jogos para o SNES como Super Mario World (1990), The Legend of Zelda: A Link to the Past (1991), Donkey Kong Country (1994), EarthBound (1994), Super Metroid (1994), Yoshi’s Island (1995) e mais são frequentemente considerados alguns dos melhores video games de todos os tempos e foram relançados várias vezes, incluindo o console virtual, o SNES Classic Mini e o serviço de jogos clássicos da Nintendo no Nintendo Switch Online. Também é possível jogar todos os jogos do Game Boy no SNES com o complemento Super Game Boy. Também existem muitos emuladores para o software SNES. Alguns jogos SNES suportam o Modo 7, um modo gráfico que transforma a camada de plano de fundo em um plano mapeado de textura horizontal bidimensional que negocia altura e profundidade.
Mercado
Aproximadamente 49,1 milhões de consoles Super NES foram vendidos em todo o mundo, com 23,35 milhões dessas unidades vendidas nas Américas e 17,17 milhões no Japão. Embora não pudesse repetir o sucesso do NES, que vendeu 61,91 milhões de unidades em todo o mundo, o SNES foi o console mais vendido de sua época.
Curiosidades
- O plástico usado para o revestimento de alguns consoles SNES e Super Famicom é suscetível à oxidação com a exposição ao ar, provavelmente devido a uma mistura incorreta dos aditivos estabilizadores ou retardadores de chama. Isso faz com que os consoles afetados se tornem amarelos rapidamente e, se as seções da caixa vierem de diferentes lotes de plástico, o efeito “dois tons” é causado.
- O jogo Mortal Kombat para o Super Nintendo não tem sangue, ao invés da cor vermelha trocaram por uma cor verde, por motivos conservadores
- O design do SNES americano foi deliberadamente projetados com uma superfície irregular para impedir que os usuários colocassem bebidas no sistema, já que os consumidores na América e na Europa costumavam entrar em contato com a Nintendo para reparos no NES devido a derramamentos de bebida.
Ficha Técnica
Geração: Quarta
Fabricante: Nintendo
Lançamento: 21 de novembro de 1990
CPU: Ricoh 5A22 @ 3.58 MHz
Mídia: Cartucho
Referências
Wikipedia
Giant Bomb
Nintendo
Atualiazado em 01/05/2022 por Daniel Gularte
Lembro quando vi em meados dos anos 90…o Super Famicom!!!! Foi meio que sem querer, eu não sabia que naquela época estava sendo lançado o Super Famicom e não tinha ouvido também falar de Super Nintendo!!!! Saudades…vi o Super Famicom em uma locadora de video game em Brasília-DF, precisamente em Taguatinga-DF, cidade satélite de Brasília!!!! Vi primeiramente o jogo Area 88, Super mario World e Gradius 3…fiquei apaixonado por esses games que até hoje ainda jogo, sempre que posso!!!! Só tenho boas lembranças dessa época 16 bits da vida gamer!!!! Bons tempos de antigamente!!!! valeu galera!!!!