Sumário
A combinação de um Mega Drive com o acessório Sega CD em uma única unidade compacta é o que resulta o Multi Mega CDX. Lançado em 1994, esse console suportava tanto cartuchos quanto CDs. Teve seu lançamento no mesmo mês na América do Norte e na União Europeia, em Abril de 94, mais tarde em Maio de 94 para o Brasil e muito posteriormente no Japão em dezembro de 94.
O Console
Multi Mega CDX, este console console possui compatibilidade com os cartuchos do Mega Drive e com os CDs do Sega CD, possuindo a entrada de cartucho logo acima da entrada para CD no próprio aparelho. Diferente do Sega CD ele possui um tamanho mais compacto e possui saídas para fones de ouvido estéreo quando reproduz-se um CD de áudio, além do aparelho também alimentado por duas pilhas AA. As pilhas precisam ser recarregáveis de Lítio, pois as comuns são consumidas rapidamente.
Assim como o Sega CD, ele é capaz de reproduzir CDs de áudio em formato CD+G. A unidade leitora de CD possui controles localizados na frente do console e uma pequena tela LCD que mostra o número da faixa que está sendo reproduzida. Além disso, uma saída de linha extra foi colocada para conectar o Sega CDX a um equipamento de som estéreo. Porém, os jogos apenas podem ser jogados com a unidade alimentada por fonte externa ,que acompanha o console, e somente a saída principal de sinal para a televisão é ativada.
Devido a adição de Mega Drive, a unidade é a maior e mais pesada do que a maioria dos outros players portáteis de CD no mercado daquela época. O console possui a versão do Mega CD Bios v.2.21.
Na caixa do Multi Mega foi colocado junto um controle de 6 botões, um adaptador de alimentação, um cabo A/V vermelho-branco-amarelo; provavelmente na Europa era um cabo RF. Nas caixas da América do Norte incluíam Sega Classics Arcade Collection , que contém o Streets of Rage, Columns, Super Monaco GP, The Revenge of Shinobi e Golden Axe. Aqui no Brasil ele foi vendido com o jogo Night Trap.
Mercado
Ele foi vendido com o nome de Multi-Mega na Europa por 350 Libras Esterlinas ou 999 Marcos Alemães, Genesis CDX na América do Norte por 399 Dólares e Multi-Mega CDX no Brasil por 700 Reais.
Curiosidades
- O console não chegou ao Japão como o Multi-Mega, mas em vez disso, o projeto foi licenciado para Linguaphone, que rebatizou a unidade como a Engrenagem de educação Linguaphone. Pouco é conhecido sobre esta versão do aparelho, mas pode-se supor que foi destinado para fins de educativos.
- Existe uma confusão envolvendo o Sega 32X e o Sega CDX. Apesar da Sega não aprovar, o Sega 32X é compatível com o Multi-Mega/CDX se conectado corretamente. Enquanto o manual do Sega 32X cita que não são aparelhos compatíveis, foi acrescentada a informação no varejo norte-americano que são perfeitamente compatíveis. Isso devido a combinação Sega CDX com Sega 32X nunca ter recebido aprovação da FCC nos Estados Unidos. Já anúncios da Sega na Europa, porém, ofereciam o Sega 32X acoplado ao Sega CDX, sugerindo funcionamento perfeito da combinação Sega CDX com o Sega 32X.
- Alguns jogos de Mega-CD, quando jogado sobre a Sega CDX tinham problemas de congelamento e aprisionamento durante sequências FMV (Full Motion Video) pesadas, ou áreas graficamente intensas.
Ficha técnica
Fabricante: Sega
Ano: 1994
Tipo de mídia: ROM cartucho, CD
Geração: 4ª
Lançamento: AN em Abril de 1994, EU em Abril de 1994, BR em Maio de 1994, JP em Dezembro de 1994.
CPU: Motorola 68000
Controle: Gamepad
Conectividade: Sega 32X
Retrocompatibilidade: Mega Drive e Sega CD
Referências
segaretro.org
pt.wikipedia.org
retroconsoles.wikia.com
Atualiazado em 19/05/2017 por Daniel Gularte