Sumário
O Vectrex foi um dos consoles mais ambiciosos e incomuns já lançados pela indústria dos jogos eletrônicos. Devido a diversos fatores, não conseguiu ganhar as grandes audiências, como o Atari 2600 VCS, ou o NES. No entanto, sua plataforma única ganhou um status de aparelho cult depois de ser retirado do mercado em 1984, dois anos após a sua estreia, e agora é um dos sistemas retrôs mais procurados por colecionadores e programadores homebrew. Acompanhe esse dossiê completo sobre o Vectrex.
Introdução
Todos sabiam que o mercado de jogos eletrônicos no início da década de 80 estava abarrotado de Ataris. Os rumores de um verdadeiro crash dos videogames estavam batendo as portas dos desenvolvedores, publicadores e distribuidores. Os computadores pessoais ganhavam espaço. Para muitos, esse deveria ser o momento ideal de se diferenciar no mercado ou então sofrer as possíveis consequências de um negócio que já se encontrava saturado. Muitos consoles diferentes foram concebidos dentro desse ambiente mais inovador e ousado. Dentre eles, o Vectrex.
O “Pai” do Vectrex foi Jay Smith, juntamente com sua empresa de tecnologia, a Smith & Co. A ideia de um mini arcade nasceu no início dos anos oitenta, inicialmente pensado com um monitor de 5 polegadas. A Smith & Co. em julho de 1981 apresentou um conceito para a empresa Kenner, que não gostou da ideia. Mas a General Consumer Electronics (GCE), conhecida por causa de seus relógios, ficou entusiasmada e decidiu cooperar com Smith, com a condição de que um monitor maior seria usado. E é assim que, depois de codinomes como o HP-3000 e Vector-X, o Vectrex com uma tela de 9 polegadas nasceu. Recém-chegado entre os consoles de jogos, começou suas vendas no verão de 1982 e em Novembro de 1982 os primeiros consoles Vectrex apareceram nas lojas americanas. O console, infelizmente, sofreu as consequências do crash de 1983 e um ano depois foi descontinuado.
Histórico
Em 1981, Mike Purvis e John Ross na Western Technologies / Smith Engineering, estavam tentando chegar a uma maneira de usar um barato conjunto de telas de tubos de raios catódicos (CRT) que a empresa tinha adquirido recentemente em uma liquidação. Eles vieram com a ideia de um pequeno sistema de jogo caseiro usando gráficos vetoriais. A Smith Engenharia / Western Technologies começou seus trabalhos com videogames a partir das ideias de Jay Smith, um engenheiro que foi anteriormente um funcionário da Mattel.
O Microvision da Milton Bradley, primeiro console portátil vendido no mundo, foi projetado por Jay Smith enquanto ele trabalhava para a Mattel no início de 1970. No Microvision o jogo é substituído por toda a parte frontal da caixa. A nova frente teria gráficos simples impressos na tela transparente que cobre o visor LCD. A exibição em si, era muito avançada, especialmente para os anos 70, e foi um display LCD de matriz de pontos de baixa resolução, o que significava que diferentes gráficos poderiam ser apresentados usando uma série de pequenos blocos ou pixels, assim como o Gameboy em anos posteriores. Também foi notável o seletor de controle analógico na parte inferior, que, como os jogos de TV Pong, permitiu um movimento mais preciso. Essas ideias do Microvision inspiraram Smith para o Vectrex.
Jay, agora chefe de Engenharia na Western Tec., seguiu em frente e liderou o projeto, que ficou conhecido como o Mini Arcade HP-3000 e posteriormente de Vector-X. Até à primavera de 1981, a empresa de brinquedos Kenner tinha os direitos do “Mini Arcade”, e foi planejado para ter apenas um tubo preto e branco de 5 polegadas. No entanto, até Julho, a Kenner recuava e decidiu não o fazer mais. Em setembro de 1981, uma empresa chamada General Consumer Electronics (GCE) decidiu apoiar o Mini Arcade após o presidente da GCE, Greg Krakauer ter visto o conceito e progresso dos trabalhos e decidiu que era um potencial sucesso, desde que algumas modificações fossem feitas, como por exemplo, a tela deveria ser aumentada para 9″ e o nome alterado para “Vectrex”. A GCE era conhecida por fabricar relógios digitais.
Bill Hawkins e Tom Sloper, profissionais importantes no desenvolvimento de jogos para o sistema Vectrex, falaram sobre a criação do console em uma palestra na Classic Gaming Expo 2000. Sloper começou na Western Technologies (a empresa de desenvolvimento por trás do Vectrex) como modelador. Trabalhando na série de relógios “Gametime” da empresa, é mais conhecido por projetar os jogos Bedlam e criando o mascote do Vectrex: Spike. Hawkins, um programador de Western Technologies, foi responsável por jogos como Bedlam, Castle Star, e Cosmic Chasm. Hawkins deu algumas informações intrigantes sobre o nascimento de Vectrex. A Western Technologies mudou o foco de jogos eletrônicos portáteis para uma ideia revolucionária em jogos de console doméstico. Segundo seus relatos, a origem do Vectrex foi surpreendentemente humilde.
Um dos caras que era um designer de hardware, John Ross, estava indo em alguns lugares e chegou com um pequeno CRT que eu acho que foi usado em um display de aeronaves”, disse Hawkins. “Ele encontrou-o em uma loja e o trouxe, e ele pensou que seria uma coisa bacana fazer um pequeno jogo portátil que iria usar isso. A Western Technologies era uma casa de desenvolvimento própria, em vez de apenas desenvolver algo partir de coisas compradas. Originalmente, eu acho que Kenner pegou a ideia e disse: ‘Sim, nós gostamos, mas faça um CRT de cinco polegadas’. E então eles vieram com uma coisa que parecia um PET Commodore com o CRT encima de um aparador pequeno e os controles lá [abaixo da CRT]. A Kenner posteriormente cancelou os planos de desenvolvimento e tivemos que vender a ideia novamente. Então a GCE disse: ‘Nós gostamos, mas faça-o com um CRT de nove polegadas. E foi assim que aconteceu.
Mais tarde, Hawkins descreveu como o console chegou a ter seu nome famoso.
Quando comecei a trabalhar, ele estava sendo chamado de “Mini Arcade”. No entanto, outra empresa lançou um brinquedo chamado Mini Arcade, por isso, era necessário um novo nome para o console. Em um ponto a máquina ia ser chamada de “Vectron”, e Hawkins projetou uma tela de inicialização que exibiu este nome. É claro que o console nunca foi lançado com esse nome.
Sloper contou a história de como o nome “Vectrex” veio a existir. Por esta altura, o console sem nome tinha sido licenciado para General Consumer Electronics (GCE).
Então nós tivemos uma daquelas sessões de brainstorming corporativos com o presidente da GCE. Estamos todos falando sobre como chamar essa coisa. Eu sou um grande fã de filmes de ficção científica ‘B’ e eu continuava imaginando com essas coisas … Eu disse, ‘É uma máquina baseada em vetor. Vamos chamar algo com “Vector” nele, como “Vector-X”, ou algo assim.” Ninguém na reunião gostou desse nome, mas Sloper pressionou. “Eu disse: ‘Bem, você pode sempre gostar, você sabe, juntar uma coisa na outra:” Vectrex “ou isto ou aquilo.’ Fizemos uma lista, colocamos no quadro branco, e, eventualmente, fizeram uma peneirada para baixo na lista e decidiu chamá-lo de ‘Vectrex’.
Hawkins descreveu os primeiros dias de desenvolvimento do Vectrex, antes mesmo do hardware do console sequer ter sido totalmente concebido. Naquela época, os programadores tiveram que contar com osciloscópios impulsionado por placas de protótipo para simular as capacidades de gráficos vetoriais produtoras do console Vectrex. Usando um emulador desenvolvido pelo engenheiro Gerry Karr para simular o processador do Vectrex 6809, os programadores foram capazes de executar o código do programa montados aos osciloscópios para obter uma imagem do que seu software seria semelhante em uma tela real no Vectrex. Hawkins afirmou que este sistema estava em uso por apenas dois meses ou mais, até quando o hardware de desenvolvimento que estava mais próximo de um console Vectrex finalizado se tornou disponível. O sistema de desenvolvimento precoce era na sua maior parte de confiança e bastante estável. Hawkins disse que os únicos problemas reais, por vezes surgiram na proporção de aspecto da tela, uma vez que os osciloscópios eram quadrados e o monitor real do Vectrex é mais retangular.
No outono de 1981, o trabalho começou no protótipo do Vectrex com o foco no hardware e no desenvolvimento de 12 jogos a serem concluídos em junho de 1982. John Ross projetou o hardware, Gerry Karr e John Hall começaram a programar a ROM do sistema (codinome “Executive”). O design do Vectrex tem os créditos de Walter Nakano e Colin Vowles. Ambos os construtores dos modelos criaram o visual original do sistema Vectrex, 2 anos antes mesmo do computador Macintosh ter saído com um visual muito parecido.
Em janeiro de 1982 aconteceram algumas mudanças. O Vectrex originalmente deveria ter um processador Motorola 6502, mas foi decidido que seria muito lento. Então eles mudaram para o modelo 6809. Além disso, John Hall decidiu trabalhar em um dos 12 jogos a serem feitos (mais tarde chamado Minestorm). Então, Gerry Karr continuou sozinho e, eventualmente, começou tudo de novo a partir do zero, renomeando o sistema ROM para RUM (Run Time Monitor). Ele finalmente trouxe outras pessoas para contribuir, como Duncan Muirhead que escreveram rotinas trigonométricas do RUM não muito tempo depois de entrar para a empresa naquele mês.
O Vectrex possuía um sistema gráfico baseado completamente em vetores, daí o seu nome. Os desenhos vetoriais são o tipo de gráficos usados em jogos populares como Asteroids, Battlezone, Space War, e Tempest. Vetores gráficos são muito nítidos e permitiram o Vectrex produzir alguns efeitos visuais incríveis, como escala e rotação. Para produzir seus gráficos especiais, o Vectrex tinha o seu próprio monitor monocromático de 9×11 polegadas (vetores de cor teriam sido muito difíceis e caros para produzir).
O Vectrex Arcade System foi introduzido no verão de 06 de junho de 1982 na CES (Consumer Electronic Show) e tornou-se disponível para a compra em outubro daquele ano. O Vectrex não era apenas um console como os outros e até hoje nunca houve um sistema de videogame parecido com ele. Com o seu monitor de vetor embutido e placa de controle de jogo destacável, o Vectrex tem um visual elegante.
Quando o Vectrex foi lançado em 1982, incluiu o jogo Minestorm (do gênero Asteroids). Uma alça embutida permitiu que a unidade seja facilmente apanhada e levada, embora seu peso grande não o tornasse um verdadeiro sistema portátil. Ainda assim, as famílias gostaram do Vectrex, pois a sua tela embutida permitiu que ele fosse jogado sem ocupar o aparelho de TV da família. O Vectrex Club foi outro serviço criado para dar exclusividade aos consumidores mais exigentes.
Em março de 1983, a Milton Bradley (MB) decidiu que queriam entrar no negócio de videogame e comprou a GCE, adquirindo assim o Vectrex. A Milton Bradley, por ter diversos canais de distribuição de jogos, rapidamente expandiu a distribuição do Vectrex no exterior.
No verão de 1983, a distribuição tinha começado na Europa e no Japão, mas até o final desse ano o grande crash dos videogames finalmente se tornou um fato e a indústria estava sentindo seus efeitos. A Milton Bradley rapidamente fechou a GCE e decidiu distribuir o próprio Vectrex com grandes descontos (primeiros US$ 150, em seguida, US$ 100). Este plano durou até março daquele ano, quando descontinuaram suas vendas na Europa e lentamente eliminados os EUA o resto do ano. Eles lançaram todos os direitos de volta para Smith Engenharia.
O Vectrex mostrou-se novamente alguns anos mais tarde, quando Abel & Associates converteu o Vectrex em um “dispositivo de entretenimento” para uso em shoppings ou pizzarias. Por uma moeda de um quarto de dólar, você poderia ver a máquina realizar o “teste de cores Luscher” (sim, isso é uma grande aplicação para uma máquina monocromática), em que você iria escolher as cores na ordem em que elas se apresentavam a você. Em seguida, a máquina iria dizer-lhe sobre a sua personalidade. Consoles Vectrex também foram encontrados convertidos em dispositivos de monitoramento de coração, o Spectrum I.
O Vectrex esteve perto de retornar das cinzas em 1988, quando a Smith Engenharia considerou ressuscitar o Vectrex como uma unidade portátil, a partir das experiências de Jay Smith com o Microvision. A Milton Bradley pensou que o valor final da unidade tornaria o console invendável, então a ideia foi abandonada. Como o Nintendo Game Boy havia sido lançado no ano seguinte e fez enorme sucesso comercial, o conceito do Vectrex portátil nunca foi reavivado.
Hoje, a Smith Engenharia liberou a distribuição de qualquer um dos materiais do Vectrex, incluindo jogos, sobreposições e manuais, desde que de forma não lucrativa. Alguns fás do console produziram jogos independentes para a plataforma. O primeiro destes programadores é John Dondzila, cuja primeira contribuição para jogos de console clássico foi em 1996 com o jogo Vector Vaders. Em 1999, ele produziu o primeiro jogo Vectrex com 64K, o Vecmania, que contém vários jogos diferentes todos em um cartucho. Sean Kelly em um ponto vendeu um multicart Vectrex – um único cartucho que contém quase toda a biblioteca de jogos Vectrex. Outros produziram versões Vectrex de Frogger e Galaxian, entre outros, tornando Vectrex possivelmente o console “morto” mais apoiado livremente pela comunidade retrogaming, perdendo talvez apenas para o Atari 2600.
Bill Hawkins conta sobre o fim da GCE e do Vectrex.
Quando toda a empresa fechada eu tinha tomado o sistema de volta para a Geórgia, e eu estava trabalhando fora da minha casa lá. Eles disseram, ‘Você pode enviar todos os seus equipamentos de volta, porque nós estamos tentando vender o material para fora e fechar a empresa’. Eu disse, ‘Bem, você quer vendê-lo para mim?’ E eles disseram: ‘Claro! Quanto você gostaria de pagar por isso?’ E, finalmente, eu escolhi o que eu achava que era um preço justo – provavelmente um valor alto – e deixaram eu ficar com meu equipamento.
Hawkins possui em sua casa os equipamentos originais de desenvolvimento do Vectrex e backups do emulador 6809 em seu PC.
O console
A aparência do Vectrex era única: um monitor alongado encaixado em uma carcaça com cerca de três polegadas de profundidade, semelhante ao um mini arcade. Escondido na extremidade inferior da caixa o controle de jogo era invisível, mas uma vez fora do console tem grandes proporções: mede 8 x 3 polegadas, com quatro botões e um joystick de auto-centragem.
Esse controlador destacável que se conecta na parte inferior do sistema convenientemente se dobra e se encaixa na parte inferior do compartimento para armazenamento. Há uma segunda porta para um segundo controlador que pode ser conectado, para ação com dois jogadores.
Há quatro botões de ação mostrando os números “1”, “2”, “3” e “4”, e um joystick direcional de oito posições. Tanto o joystick e os botões respondem bem, e foram criados para emular a sensação de um controle arcade.
O Vectrex tem esse nome por utilizar-se das técnicas de processamento gráfico que foram usados nos arcades (por exemplo, Asteroids, Battlezone, Tempest e Space War), mas que até então ainda não estavam disponíveis em consoles de jogos. Diferente da técnica de varredura nas telas habituais (rasterização), No Vectrex não era necessário projetar todos os pontos da tela de novo e de novo: a projeção pode ser restrita às partes da tela que estavam em uso naquele momento. O resultado foram imagens com grande qualidade visual.
Também típico do console, mas não muito favorável, foram as sobreposições, como os usados com o Magnavox Odyssey dez anos antes. Já que o Vectrex tinha um monitor preto-e-branco, foi decidido fornecer cada jogo com o seu próprio revestimento colorido e transparente, que pode ser anexado à tela. As sobreposições davam mais cor aos vetores e além disso, protegem os olhos para a brilhante luz piscante que era típica da técnica de renderização vetorial.
O console tem uma tela de 9 x 11 polegadas preto e branco e vem com um clone de Asteroids incorporado chamado Minestorm. Ele usa um dos processadores mais avançados de 8 bits, o 68A09 (6809 com 1,5 MHz), e um popular e excelente chip de som, General Instruments AY-3-8912, que pode produzir uma ampla gama de ruídos. Ele usa um sistema analógico / potenciômetro permitindo diferentes graus de entrada direcional.
O console não é tão grande (11.5 x 14.5 x 9.8 polegadas) e pesa aproximadamente 7Kg. A alavanca de controle é ligada através de um cabo de telefone do tipo elástico e pode ser dobrada para dentro da base da máquina para a portabilidade. A máquina é moderadamente transportável e muito bem construída, mas, infelizmente, de difícil reposição.
Veja alguns detalhes do console direto do manual de serviço do aparelho:
Como uma descrição geral, o HP3OOO é um sistema de jogo de vídeo auto-suficiente destinado ao uso doméstico. O sistema inclui o seu próprio monitor de 9” preto e branco. Cartuchos de tipo ROM estão disponíveis oferecendo jogos tipo fliperama. Não é necessária ou prevista conexão de receptor de TV externo. Um painel controlador armazenável frontal permite controle sobre o jogo através de interruptores de ação com botão de joystick. Para operação com dois jogadores um segundo controlador idêntico ao controlador único está disponível como um produto acessório. Ambos os controladores se ligam no console principal do jogo através de nove cabos de telefone do tipo de fio enrolado. Há um controle do interruptor / volume no painel frontal, bem como um botão de reset do jogo. Um controle de brilho ajustável está localizado na parte traseira do console.
O HP3OOO é um sistema de verificação baseado em microprocessador, vetor usando um monitor CRT preto e branco de 9 polegadas padrão como o seu dispositivo de exibição de vídeo. O microprocessador (MPU) é o dispositivo Motorola 68A09. O MPU opera a 1,5 MHz a partir de um cristal externo de 6 MHz. Uma divisão interna de 4 circuitos gera o MPU com sinal a 1,5 MHz. A memória de programa é armazenada em ROM 8K x 8. Esta ROM contém sub-rotinas comuns, os executáveis, mais um completo jogo.
Dois 1K x 4 bits tipo 2114 de RAMs estáticas fornecem locais de armazenamento para dados indicativos de localização de objetos, estado do jogo, e várias outras informações necessárias pelo microprocessador durante a operação do jogo. Peripheral Interface Adapter (PIA) Chip, tem duas portas de periféricos de 8 bits que faz interface do MPU com dispositivos periféricos e sinais externos. Uma das portas PIA é da General Instrument é um chip AY-3-8912 de som-I/O. com o MPU e também impulsiona a conversão digital para analógico pelo chip MC1408. A outra porta PIA é utilizada como linhas de controle para o chip de controle de som, seletor para o chip multiplex e como um meio para ler o comparador de A / D que é utilizado no circuito de aproximação sucessiva do joystick. O som é tanto gerado pela MPU diretamente ou através do uso do chip de som AY-3-8912.
O chip de som AY-3-8912 é um gerador de som programável contendo 3 geradores de tons e de ondas de circuito modular. Este chip também tem um único dispositivo de entrada e saída, com 8 bits de porta usada para ler o estado de cada um dos 4 interruptores de ação do controlador de mão.
Os tipos de dispositivos TTL padrão 74LS00 e 74LS32 são usados como decodificadores de linha de controle para permitir que o MPU selecione o elemento de circuito adequado a ser dirigido a qualquer momento em particular.
As partes do processamento analógico incluem conversor digital para analógico (DAC) de chip tipo MC1408, dual por 4 canais e chip de multiplexador / demultiplexador tipo CD4052, e dual channel op-amps tipos LF353 e LF347.
Chip DAC de MC1408 recebe uma instrução de 8 bits com terminais de dados D0-D7. Saída de DAC (pino 4) é fonte de corrente. Uma seção do IC LF353 é usada para alterar esta corrente com um representante de tensão da instrução de 8 bit recebido pelo chip DAC. A tensão LF353 é aplicada a uma entrada do multiplexador 4 duplo canal (MUX) de chip CD4052. Esta mesma tensão (designada “CAD” no esquema) é o sinal de acionamento do eixo-X.
O chip CD4052 MUX serve a dois propósitos: seletivamente em dupla, sob controle MPU, a saída do conversor de corrente / tensão DAC para um de 4 lugares e é usado para selecionar algumas das entradas dos canais do joystick para a comparador de tensão IC LF353.
Versões do console
O sistema Vectrex foi lançado em diversas variações.
- Vectrex US (lançado por: GCE) – novembro de 1982
- Vectrex japonês (lançado por: Bandai) – junho de 1983
- Vectrex canadense (lançado por: MB-Canada) – novembro de 1982
- Vectrex Euro-UK (lançado por: MB Europa) – maio de 1983
- Vectrex Euro-holandesa (lançado por: MB Europa) – maio de 1983
- Vectrex Euro-alemão (lançado por: MB Europa) – maio de 1983
- Vectrex Euro-Francês (lançado por: MB Europa) – maio de 1983
- Vectrex Euro-Espanhol (lançado por: MB Europa) – maio de 1983
- Vectrex Euro-italiana (lançado por: MB Europa) – maio de 1983
- Vectrex Euro-Sueco (lançado por: MB Europa) – maio de 1983
- Vectrex australiano (lançado por: MB) – maio de 1983
Acessórios
O Vectrex tinha pequenos acessórios desenvolvidos. Os que foram distribuídos, foram lançados oficialmente no final da vida do sistema. Portanto, estes acessórios são difíceis de encontrar hoje em dia. Veja abaixo uma lista de acessórios disponíveis para o console:
3D-Imager (VT 3630)
O gerador de imagens 3-D gira um disco que é 50% preto e 50% faixas coloridas que irradiam do centro (normalmente vermelho, verde e azul) entre seus olhos e a tela do Vectrex. O Vectrex é sincronizado com a rotação do disco (ou vice-versa) e extrai vetores correspondentes para uma cor particular, e / ou um olho em particular. Portanto, apenas um olho verá a tela do Vectrex e suas imagens associadas (ou cor) em qualquer tempo enquanto o outro vai ver nada. Um único objeto que não se encontra no plano do monitor (ou seja, na frente ou no monitor) é atraída pelo menos duas vezes para fornecer informações para cada olho. A distância entre as imagens duplicadas e se a imagem do olho direito ou a imagem do olho esquerdo será desenhado pela primeira vez e vai determinar onde o objeto irá aparecer para aparecer no espaço 3D. A ilusão 3D também é melhorada através do ajuste da luminosidade do objeto (escurecimento dos objetos no fundo). Girando o disco a uma velocidade alta o suficiente vai enganar seus olhos / cérebro em pensar que as várias imagens que estão aparecendo são duas visões diferentes do mesmo objeto, dan a ilusão do 3D e cor.
O Lightpen (VT 3600)
A caneta de luz permitia o desenho e manipulação diretamente na tela do Vectrex, e veio junto com um programa de desenho, o Art Master. Três outros cartuchos foram feitos para uso com a caneta de luz – Melody Master (um programa de música que lhe permitiu escrever notas da música na tela e tê-los jogado), e Animaction (um programa de desenho animado).
O lightpen envia um pulsode borda negativa para o “botão 4” quando detecta uma certa intensidade de luz. O software nos cartuchos coloca uma cruz/mira na tela ou monitora seleções predeterminadas de menu de texto. Apontando a lightpen nesta mira ele desenha uma forma semelhante a um alvo. Como a caneta é movida, ela cruza os anéis do alvo e esta nova posição é detectada para ser o novo centro. Desta forma a mira/alvo podem ser arrastados pela tela. Se for perdido pelo lightpen, ela deve ser “apanhada” novamente.
Para a maioria dos jogos o lightpen deve ser concetado na porta do controlador 2 (porta esquerda) e um controlador padrão em porta de controlador 1 (porta direita). Em seguida, devem ser ativadas as várias funções pressionando um dos quatro botões, mantendo o lightpen 1a 2 cm da tela do Vectrex.
Maleta
A maleta foi lançada nos EUA pela GCE e na Europa pela MB. Você só poderia pedir a maleta de transporte através do fã-clube Vectrex.
Cobertura contra poeira
Como o estojo de transporte, a tampa do pó também pode ser apenas encomendado através do fã-clube Vectrex. Acredita-se apenas a ser lançado em os EUA.
Jogos
O Vectrex foi vendido com um jogo integrado, o Minestorm, um derivado do arcade de sucesso Asteroids. Os outros jogos foram vendidos em cartuchos, o que pode ser conectado ao lado direito do console. Hawkins descreve o sistema de desenvolvimento que ele usou para criar os jogos do Vectrex.
“O primeiro jogo que fiz foi Rip-Off e, nesse ponto, realmente não havia computador padrão [de desenvolvimento]. O que tínhamos para um computador eram sistemas CPM baseado em S100, e não havia nenhum disco. Você usava disquetes de 8 polegadas … você tinha dois disquetes, e um disquete foi o sistema operacional, o outro disquete foi o seu disco de dados. Levei mais de três meses e 12 caixas de discos para fazer Rip-Off . O segundo jogo que eu fiz foi Cosmic Chasm, e uma vez que todos os outros programadores estavam fora da cidade, eu roubei duas das unidades fora o computador de outra pessoa e tinha quatro discos no [meu sistema], e assim que eu poderia programar muito mais fácil … Cosmic Chasm foi feito em seis semanas em um disco “.
No total, foram apenas 54 jogos lançados para o Vectrex e nove jogos protótipos inéditos. Alguns dos jogos mais famosos lançados para o Vectrex incluem MineStorm (embutido), Bezerk e Spike. Há ainda um mercado homebrew muito ativo para o Vectrex com fãs que ainda criam os seus próprios jogos para o sistema.
Mercado
Desenvolvimento do “Mini-Arcade” pela Smith Engineering iria começar na Primavera de 1981, posteriormente o produto foi renomeado para Vectrex. Logo depois a General Electric Consumer (GCE) licencia o produto Vectrex, e foi lançado inicialmente nos Estados Unidos em novembro de 1982, por US$ 199.
A Milton Bradley adquire GCE na Primavera de 1983, e cai o preço do console para US$ 150. Logo após o Vectrex é lançado na Europa em maio de 1983, e no Japão sob o nome Bandai Vectrex Kousokusen em junho de 1983. Em março de 1984, a produção europeia do Vectrex é interrompida.
Na estratégia de marketing do Vectrex destacaram-se, em seus comerciais, que o Vectrex tinha o seu próprio monitor, de modo que ao contrário de quando se utiliza outros consoles de jogos, a televisão não precisa ser anexada. Este argumento pode ter sido útil na Europa, mas em os EUA muitas famílias, entretanto, tinham mais de uma televisão.
Embora a General Consumer Electronics vendeu rapidamente o estoque de consoles Vectrex, a empresa teve de lidar com dificuldades financeiras. No início de 1983 a GCE foi comprada pela Milton-Bradley (MB), a fabricante dos jogos que na divisão de eletrônicos do mercado tinha grandes sucessos com Simon, mas que foi bastante competitiva nos lucros de outros fabricantes como a Mattel. A MB imediatamente decidiu expandir o Vectrex para a Europa. 1983 tornou-se o ano mais importante na curta história deste console. Em seguida, o Vectrex foi vendido em muitos lugares nos Estados Unidos e na Europa, e no mesmo ano a maioria dos cartuchos de jogos foram fabricados em maior escala.
No entanto, os números de vendas foram decepcionantes e em fevereiro de 1984 a MB foi obrigada a interromper a fabricação do Vectrex. Esta decisão não foi totalmente inesperada: um presságio para o destino do Vectrex tinha sido a enorme queda nos preços de venda. Quando tomamos os preços em os EUA como um exemplo, vemos que tanto a MB como a GCE anunciavam o console a 199 dólares como o preço inicial, mas depois os preços de venda desceram para 150 e até mesmo 100 dólares. O resultado foi que a MB sofreu uma perda de 32 milhões de dólares. Mesmo após a descontinuação da fabricação, a MB teve armazéns cheios. O Vectrex chegou a ser vendido por liquidações, com preços de 45 dólares. Para os cartuchos eles pediram 5 a 10 dólares, em comparação com 30 a 40 dólares no início.
Nos meses derradeiros, a Hasbro compra a Milton Bradley no Verão de 1983 e começa a eliminar progressivamente a Vectrex. O Vectrex morre oficialmente nos Estados Unidos em dezembro de 1984. Em 1988, Smith Engenharia tenta refazer o Vectrex como um computador de mão, mas a ideia é desmantelada devido à libertação iminente de GameBoy
É difícil descobrir as causas exatas para o fato de o Vectrex não ter o sucesso esperado. É fato que o lançamento em larga escala pela MB em 1983 foi mal pensada, uma vez que um ano depois a indústria de videogames entraria em colapso. Mas não havia como saber disso, mesmo especulando cenários pessimistas.
Possivelmente, o consumidor não gostou do monitor preto-e-branco do Vectrex; além de que as telas de sobreposições neste momento pareceram fora de moda e com tecnologia arcaica. No campo da tecnologia a utilização da técnica de imagem vetorial fez do Vectrex um dispositivo avançado, mas em outros aspectos suas performances gráficas foram limitados em comparação com o Atari VCS, o Intellivision e Colecovision. Provavelmente o Vectrex particularmente recorreu para hardcore gamers, que conheciam as vantagens da técnica vector de suas experiências nos árcades, que por sinal já se encontravam fora de moda, pois uma nova geração estava por vir nas casas especializadas.
Galeria
Curiosidades
- Vários bugs foram encontrados nos jogos e nunca corrigidos. Vários jogadores descobriram que em aumentando o brilho da tela ao máximo seria possível ver inimigos e objetos escondidos na tela, facilitando o gameplay.
- Jay Smith doou o protótipo original “Mini Arcade” de ao museu CGE em 1999.
- As primeiras unidades do Vectrex foram enviados com uma versão defeituosa do jogo Minestorm. Ninguém conseguiria sobreviver à onda 12 pois não existia programada uma onda 13. Existe um rumor de um cartucho entitulado “Minestorm II”. Esta é uma versão livre de erros do Minestorm.
- O jogo mais raro para o Vectrex é chamado Mr. Boston. Distribuído pela cadeia de lojas de bebidas com mesmo nome em 1983 e é basicamente uma imitação Clean Sweep. No jogo, o jogador move uma cartola através de um labirinto, a fim de sugar notas de dólar que estão espalhados pela tela. Enquanto o cartola varre estas contas ele incha em tamanho e, em seguida, deve depositar o dinheiro no cofre no centro da tela, antes de recolher notas de dólar novamente.
Ficha Técnica
Geração: segunda
Fabricante: GCE
Lançamento: 1982 (EUA)
CPU: Motorola 68A09 @ 1.6 MHz, Coprocessors: GI AY-3-8912 (Sound, controller I/O)
Memória: RAM: 1 KB (two 4-bit 2114 chips), ROM: 8 KB (one 8-bit 2363 chip)
Gráficos: vetoriais, com tela embutida de 9 x 11″
Cores: B&W, Color (rgb) apenas com óculos 3D
Áudio: General Instruments AY-3-8912 3″ electrodynamic paper cone speaker
Jogos: cartucho
Controles: joystick
Acessórios: óculos 3D, light pen
Referências
Atualiazado em 02/07/2022 por Daniel Gularte