Sumário
Você vai conhecer agora um console de videogame muito comum e vendido nos anos 80, o Supergame VG 2800 da empresa CCE, que foi mais uma fabricante de eletrônicos que entrou no segmento de entretenimento eletrônico.
Histórico
Em 1984, entrou em vigor a lei de reserva do mercado de informática no Brasil, que na intenção de estimular o desenvolvimento do setor de informática brasileiro, proibiu a importação de produtos desse setor. Essa lei era prevista para expirar apenas em 1992. Com isso, a clonagem de consoles estrangeiros foi favorecida e clones de Atari foram lançados por diversas empresas no Brasil. Estes clones eram consoles que geralmente copiavam o hardware do Atari 2600 e são compatíveis com seus cartuchos. Graças a isso, o mercado de videogames estava aquecido no Brasil. Vendo isso, a CCE, empresa que na época trabalhava com eletro-eletrônicos, decidiu investir nesse ramo lançando o Supergame VG 2800, um console que tem como base o Gemini (um outro clone de Atari 2600 produzido pela Coleco nos E.U.A).
O Console
O primeiro Supergame possui um espaço para inserção do cartucho de jogos no canto superior direito, seis botões frontais, um chaveamento atrás para seleção do canal onde seria sintonizado, um cabo RF integrado e uma entrada para a fonte de alimentação. Seus seis botões frontais de chaveamento são o Ligado/Desligado, Colorido/Preto e Branco, e o seletor de dificuldade para o controle 1 e outro para o controle 2. Também contava com o reset e o Seletor de jogos, que serve para alternar entre os jogos de um cartucho que continha mais de 1 jogo. Em sua caixa, o console é acompanhado pela fonte de alimentação, um jogo que podia ser o Mr.Postman ou o Bobby is Going Home, um conversor com a chave Computer/TV, que era usado para ligar o console ao televisor, e dois controles que consistiam em uma base quadrada com uma alavanca e um botão de tiro, o qual se ligava ao videogame através de um cabo plugável, Seus controles eram conhecidos por serem mais duros do que o comum da época. Seu processador era o MOS 6507, o mesmo usado no Atari 2600 e no Gemini.
Jogos
Inicialmente, foram lançados nove jogos junto ao Supergame VG 2800, acompanhados de um manual totalmente em português. Todos os jogos eram inéditos no Brasil, o que se deve ao fato de não serem clones de jogos americanos, como de costume, mas sim jogos que foram desenvolvidos por uma empresa alemã chamada Bit Corp. Esses cartuchos tinham os nomes traduzidos logo abaixo dos originais em um rótulo colorido diferenciado para cada jogo, vindos em uma caixa branca, o que o destacava visualmente em meio às caixas de jogos de outras empresas. É dito acerca desses cartuchos que eles são de ótima qualidade eletrônica e que suas placas tem os contatos banhados a ouro, além de o cartucho em si ter molas nas travas para evitar que se quebrem. Os nove jogos lançados inicialmente foram:
- Mr.Postman (O Carteiro)
- Bobby is Going Home ( Bobby Vai pra Casa)
- Dancing Plates (Dança dos Pratos)
- Open Sesame (Abre-te Sésamo!)
- Sea Monster (O Monstro Marinho)
- Mission 3.000 A.D. (Missão 3.000 A.D.)
- Space Tunnel (O Túnel Espacial)
- Phantom Tank (O Tanque Fantasma)
- Squirrel (O Esquilo)
Desses citados, os que acompanhavam o console, que eram Mr.Postman e Bobby is Going Home, tiveram uma boa recepção do público, fazendo bastante sucesso.
Depois de um tempo, a CCE lança uma segunda série de jogos, composta de 22 novos jogos que já circulavam por aqui através de outras empresas com exceção de três jogos que são Pizza Chef, Immies & Aggies e Stone Age. Os cartuchos dessa série tinham um rótulo mais padronizado e continha sucessos como Enduro e River Raid. Contando com essa segunda leva, a CCE comercializou 31 jogos diferentes no Brasil.
Mercado
Compacto e barato, o Supergame foi um sucesso de vendas e deu certo graças a estratégia de lançamento da CCE de disponibilizar 9 jogos inéditos por aqui e fazê-lo custar metade do preço de seu principal concorrente, o Atari 2600, oficial da Polyvox. Em suas propagandas tinha slogans como “Chegou seu amigo número 1” ou “O novo aliado nas grandes emoções”, slogans que faziam oposição com os do Atari 2600 da Polyvox, que eram no estilo “O melhor inimigo do homem”. Inspirada pelo sucesso do Supergame VG 2800, a CCE chegou a lançar outros dois Supergame, ambos consoles de segunda geração, que foram VG 5600 e o VG 3000.
Curiosidades
- Embora tenha sido lançado como um console diferente, o Supergame VG 5600 não apresentou nenhuma diferença aparente relevante em relação ao Supergame original que justificasse seu lançamento.
- Foram lançadas duas versões do Supergame VG 2800 no Brasil, uma com fonte externa e plugável e outra com fonte bivolt interna integrada ao console.
Ficha Técnica
Geração: Segunda
Fabricante: CCE
Origem: Brasil
Lançamento: 1984
Mídia: Cartuchos
CPU: MOS 6507
Controles: 2 Joysticks plugáveis
Referências
Livro 1983 + 1984 de Marcus Garrett
Datassette
2600 Clássicos
Olhar Digital – Cleidson Lima
Museu Tecnológico Coopermiti
Bons tempos!!!! joguei muitos clássicos nele!!!! valeu
Lembro até hoje de jogar o clássico Atlantis nesse vidoe game em casa de amigos, valeu!!!!