Sumário
O Dynavision foi a primeira tentativa da conhecida empresa brasileira Dynacom lançar um console de videogame durante a expansão do mercado brasileiro de jogos eletrônicos.
Histórico
Antes de começarmos, é importante que seja relembrado o contexto histórico dos anos 80. Nesta época era proibido, devido a legislação, a importação de equipamentos eletrônicos no geral. Isso quer dizer que videogames também entraram nessa lista de proibições. Apenas era possível fabrica-los aqui e por empresas também brasileiras. Esta era uma forma de incentivar a indústria informática nacional. Não entraremos no debate quanto a isto ter sido o correto ou errado, pois não é o foco. O que devemos saber é que existia essa proibição e que foi denominada de “Reserva de Mercado”.
A Dynacom foi uma empresa que ganhou fama devido a sua produção de acessórios e videogames. Até os anos de 1983 ela era uma pequena empresa e uma das pioneiras na fabricação de cartuchos nacionais.
Nesta época de 1983 a empresa Dynacom anunciou o lançamento de um console compatível com o Atari 2600 e apresentou um protótipo na UD no primeiro semestre de 83. Para os que não sabem, “UD” é uma espécie de mostra de equipamentos eletro-eletrônicos. Na época a UD era apenas uma feira de “demonstração” e não se vendia nada. Este console apresentado era bem robusto, também possuía um design completamente diferente e original.Este era o console Dynavision. No segundo semestre de 1983 a Dynacom lança o console Dynavision, um clone do Atari 2600.
O console
O Dynavision possuía características atraentes, a entrada dos controles era pela frente do console; botões e controles vistosos; seu circuito melhorado “silenciava” a TV quando o videogame era desligado para a troca de cartuchos, o que evitava o incômodo chiado. Ele era de fato um console robusto e com um design original, chamando a atenção de muitos. Em sua primeira versão o console possuía cinco botões no painel e um ao lado da entrada do cartucho.
O controle
Dynastick era o famoso controle que acompanhava o Dynavision. Era um controle com botão de tiro duplo, anatômico, resistente e com ventosas de fixação. Embora algumas pessoas “torcerem o nariz” para o controle, ele era de fato um controle resistente e de ótima qualidade.
Mercado
O Dynavision não teve tanta penetração do mercado, não somente por ser o primeiro videogame da Dynacom, mas por existirem diversos clones do Atari 2600. A produção do aparelho foi limitada e dividiu lojas eletrônicas como uma opção mais barata de console de segunda geração.
Referências
http://www.atari.com.br/historia/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dynacom
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dynavision
http://brazilianatariclones.blogspot.com.br/2016/05/dynavision.html
http://www.museudovideogame.org/games/49/dynavisioni
Atualiazado em 03/05/2017 por Daniel Gularte
Esse eu não conhecia…só tinha ouvido falar!!!! Bons tempos!!!!