Sumário
O Telstar Marksman é um console de mesa da primeira geração fabricado pela fabricante Coleco e lançado em 1978 que apresentava como destaque uma pistola de luz montável. Por ter um número definido de jogos fabricados este aparelho é considerado como um console dedicado da série Coleco Telstar, todos baseados no arcade de grande sucesso da Atari, o Pong.
Histórico
Já fazia um ano do lançamento do Atari VCS, rompendo a barreira da segunda geração dos videogames, redefinindo o pensamento da indústria dos videogames e selando um possível primeiro grande Crash do segmento. Contudo, a crise dos consoles dedicados de jogos inspirados em Pong vivia seus últimos momentos.
Diversos projetos de consoles baseados em Pong eram produzidos na Ásia e trazidos aos Estados Unidos. Ao mesmo tempo, engenheiros eletrônicos de todo o mundo, incluindo o Brasil, conheciam, pela primeira vez, a experiência do videogame, fazendo uma engenharia reversa e remodelando projetos de outros. De forma viral empresas emergentes criavam em seus mercados enormes quantidades de clones de Pong, que não mais disputavam as vitrines das lojas de departamentos, mas lojas de eletrônicos e brinquedos. Com uma quantidade muito variadas de consoles dedicados, a Coleco insistia em seus aparelhos Pong.
As atualizações dos chips da General Instruments eram constantemente solicitados pela Coleco, e a cada chip modificado era lançado um novo console. A Coleco precisa inovar para poder se diferenciar com os concorrentes e não morrer junto com eles contra o enorme sucesso da Atari nos consoles domésticos.
O console
O projeto do Telstar Marskman é focado em seus jogos de tiro ao alvo, embora o sistema em si não seja muito diferente dos outros Pongs da época. Basicamente, ele é o projeto do modelo anterior da Coleco, o Telstar Colortron, com dois jogos de tiro a mais. O sistema tem como seu coração o chipset General Instrument AY-3-8512 (ou conjunto de chips dedicado GX-10, conforme descrito no catálogo da Coleco), que oferece 4 jogos de Pong e dois jogos de tiro, todos em cores e é baseado na plataforma atualizada do chip AY-3-8500 que estava sendo disponibilizada em escala para fabricantes de Pong.
O circuito integrado AY-3-8500 é mais conhecido como “Ball & Paddle” e foi o primeiro de uma série de Circuitos Integrados da General Instrument projetados para o mercado de videogames de consumo. Esses chips foram projetados para transmitir vídeo para um modulador de RF, que exibia o jogo em um aparelho de televisão doméstico. O AY-3-8500 continha vários jogos selecionáveis (todos versões modificáveis de Pong) e um número mínimo de componentes externos era necessário para construir um sistema completo de jogo. O chip AY-3-8512 usado no Telstar Marksman nada mais é do que o mesmo AY-3-8500, só que com cores.
Para controlar os jogos do aparelho encontram-se os dois tradicionais paddles, mas a grande inovação está em outro periférico que vem com o console, uma espécie de rifle que serve como pistola de luz para certos jogos. A arma “3 em 1” como era descrita na caixa do aparelho possui a coronha (suporte de apoio do ombro) e o cano do rifle como peças acopláveis. É interessante ver que esse projeto se repete nos produtos lançados mais tarde como o Stack Light Rifle para computadores Commodore e o Sega Menacer. O cano alongado inclui uma mira simples, que dependendo do modelo (alguns modelos da arma tem a ponta com um plástico vermelho; a versão revisada e exportada para a Europa tem a ponta do rifle sem o detalhe vermelho, provavelmente para diminuir custos).
Outros destaques do aparelho são a pontuação digital na tela e configurações de dificuldade diferentes. São necessárias duas baterias de 9V conectador a uma abertura no console ou um adaptador AC chamado Perma Power da Coleco para alimentar o sistema, que é conectado no compartimento das baterias do console. Versões revisadas do aparelho foram criadas para dispensar o uso do adaptador da Coleco, inserindo uma entrada comum de adaptadores AC de mercado, ajustes no posicionamento do plug da arma e adesivos vermelhos nos paddles. O som dos jogos era produzido pelo próprio console.
Jogos
O console possui seis jogos em cores, e os quatro primeiros usam os controles rotativos:
- Tennis – formado por duas raquetes (retângulos verticais), uma linha vertical e uma bola (na verdade um quadrado mesmo). Cada jogador controlava sua raquete usando seu botão giratório para se deslocar verticalmente.
- Hockey – foram adicionadas duas paredes em cada extremidade da tela (direita e esquerda) com um buraco no meio, imitando um gol. Neste modo de jogo são adicionadas duas raquetes para cada lado do time, que ficam no campo de jogo do oponente e são controlados ao mesmo tempo pelo jogador.
- Handball – Um jogo de paredão com modo de apenas um único jogador onde no lado esquerdo da tela é desenhada uma linha que serve como parede, onde a bola ricocheteia para duas raquetes
- Jai-Alai – Mesmo jogo do paredão onde no lado esquerdo da tela é desenhada uma linha que serve como parede, onde a bola ricocheteia para duas raquetes. Os jogadores devem alternar suas jogadas e acertar a bola, bem como um jogo de Squash.
Os últimos dois jogos são jogos de tiro para um jogador que utilizaram a pistola de luz. Um detalhe é que não é necessário usar a pistola montada com as três peças para se jogar.
- Skeet – o jogo em si consiste em mirar e atirar em um quadrado que se move na diagonal pela tela em uma direção (da esquerda para a direita).
- Target – o jogo em si também consiste em mirar e atirar em um quadrado que se move na diagonal pela tela, mas é rebatido quando chega nas suas extremidades.
Em todos os modos de jogo a pontuação máxima é de 15 pontos, quando a partida acaba. Ao contrário da maioria dos consoles concorrentes, o Telstar Marksman oferece três modos de jogo que afetam:
- Off (desligado) – console está desligado
- Intermediate (intermediário) – liga o console na velocidade da bola normal
- Pro (profissional) – liga o console na velocidade da bola rápida
Mercado
Sabendo que o mercado dos Estados Unidos estava saturado com tantos consoles Pong nas lojas, a Coleco já tinha seu marketing de internacionalização consolidado por seus outros produtos de mercado, como brinquedos e equipamentos diversos de entretenimento. O Telstar Marksman foi vendido na Europa e seu manual traduzido para diversos países. Infelizmente, já haviam muitos clones de Pong por lá, e algo ainda mais interessante que começava a invadir as residências das famílias europeias: o computador pessoal.
Conforme o texto promocional do produto, percebe-se que se queria vender formas diferentes de jogar que não necessariamente os jogos do console conseguiam oferecer. No caso é o uso da pistola de luz de várias maneiras:
Telstar Marksman. O jogo de tiro número um no ano passado. Dois jogos de pistola – Target e Skeet e quatro jogos esportivos populares – tênis, hóquei, handebol e Jai Alai. Rifle fotoelétrico, um combo 3 em 1 que pode ser usado como uma pistola regular, uma pistola-metralhadora ou um rifle de atirador!
Galeria
Curiosidades
- Um modelo similar foi lançado pela empresa Sears chamado Gunslinger II, que possui uma carcaça de plástico bege em vez de preto e um decalque extra na coronha da arma.
Ficha Técnica
Nome: Telstar Marksman
Geração: Primeira
Fabricante: Coleco
Ano de lançamento: 1977 (EUA)
CPU: nenhum (apenas um chip AY-3-8512 da General Instruments)
Controles: Dial (semelhante a um seletor de rádio) ou Potenciômetro de Fio (paddle); pistola de luz
Mídia: não possui
Jogo famoso: Target
Referências
Old-computers.com
Wikipedia
Pong History
Youtube
Atualiazado em 16/05/2020 por Daniel Gularte