Sumário
O Telstar, por mais que não tenha nenhuma relação ou paixão pelos brasileiros, foi um dos mais importantes videogames lançados. Se Ralph Baer foi o primeiro homem a abrir as portas do mercado de videogames norte-americanos, a Coleco tratou de espalhar essa genial ideia para o mundo inteiro. Foi graças ao esforço desses profissionais que a popularização dos jogos eletrônicos foi tão intensa. Acompanhe como tudo aconteceu neste artigo completo de referências sobre o primeiro Telstar.
História
A história de sistemas Telstar da Coleco começou em 1975, quando a General Instruments (GI) fez o famoso chip AY-3-8500 de PONG. A GI não tinha clientes ainda, e Ralph Baer rapidamente ficou ciente sobre este projeto não oficial, que teve de ser licenciado pela Magnavox (para obter os direitos de fabricar e vender os chips, uma vez que essa patente “videogame” foi vendida por Baer para a MAgnavox). Ralph também conhecia muito bem o presidente da Coleco, e encontrou-o para falar sobre este novo chip da GI. Ralph nos conta como foi essa história (baseados nos textos de David Inverno):
Fiquei sabendo no início de 1975 sobre um chip de videogame sendo desenvolvido por dois engenheiros em laboratórios da Geral Instruments na Escócia por um projeto não oficial. Ed Sacks, o Gerente Geral da GI em Hicksville, Long Island – NY, ouviu falar sobre esse dispositivo de chip único para jogos e trouxe os dois engenheiros escoceses de Glenrothes para Hicksville. Eu tive uma demonstração inicial do chip de jogo. Foi impressionante. Ele rodou vários jogos e exigiu muito poucas peças externas para torná-lo em um console para TVs. Dentro de alguns anos, esse chip e seus sucessores seriam projetados em milhões de unidades e fabricados para consoles de videogame em todo o mundo.
Ocorreu-me que a Coleco deveria saber sobre este chip. Eu tinha conhecido Arnold Greenberg, presidente da Coleco, no Marvin Glass & Associates, em Chicago. Almoçamos juntos na pequena sala de jantar da MGA (Marvin Glass & Associates), com as suas janelas estilo Chagall olhando para nós. Eles foram os designers de brinquedos e jogos preeminentes nos EUA na época, cujos eletrônicos estavam fora de capacidade do que eu havia me tornado. Arnold estava lá para olhar para novos produtos.
Eu liguei para ele e algum tempo depois Arnold encontrou-me na fábrica da GI em Hicksville, onde o dispositivo multi-jogos com único chip AY-3-8500 foi demonstrado a nós por Ed Saks. Ed mudou a sede de fabricação do chip da GI para Phoenix, Arizona. Assim a Coleco se tornou o primeiro e preferencial de uma série de clientes da GI para o chip AY-3-8500 em torno do qual, como eu disse, milhões de jogos foram construídos, inclusive fora do país (em todos os quais a Sanders / Magnavox recolhia royalties). Assim nasceu “Telstar”.
Lançado como primeiro sistema de videogame da Coleco, foi lançado em 1976 e tinha apenas três jogos com três níveis de dificuldade. O uso do chip AY-3-8500 da GI e foi um verdadeiro sucesso: mais de um milhão de unidades foram vendidas. Havia ainda duas variantes: uma vendida pela Coleco no Canadá como “Telstar Deluxe”, e outro (o mesmo) vendidos na Montgomery-Ward sob o nome de “Telstar Vídeo World Of Sports”.
O chip AY-3-8500 poderia comportar seis jogos com mais níveis de dificuldade, e os jogos também podem ser jogado na cor. Era bastante óbvio que Coleco iria liberar mais sistemas no futuro: pelo menos 15 consoles diferentes foram lançadas em dois anos. Todos foram semelhantes e com base no mesmo chip da GI exceto alguns modelos como Telstar Galaxy, Telstar Combate, Telstar Gemini (que usou um chip Mostek) e Telstar Arcade (que usava cartões Mostek como cartuchos de entrada). As únicas diferenças entre os sistemas tipo Pong da Coleco foram o número de jogos, a forma como foram utilizados os níveis de dificuldade, e o tipo de imagem (cor ou preto e branco).
Se a Coleco tornou-se o primeiro cliente da General Instruments (GI) em 1975 por causa da história entre Ralph Baer, Ed Saks (presidente da GI) e Arnold Greenberg (presidente da Coleco), o lançamento do primeiro modelo Telstar em 1976 também teve outra história surpreendente. Ralph Baer escreveu para de David inverno como aconteceu essa parceria, e como Baer foi decisivo no desenvolvimento do console.
Em um final de tarde de terça-feira, em 1976, eu recebo uma chamada no meu laboratório na Sanders de Arnold Greenberg. Ao mesmo tempo, seu irmão e CEO Leonard está no telefone com Dan Chisholm, um dos VIPs da Sanders. Porque eles me chamaram? Bem, o pessoal da Coleco tinha sido reprovado nos testes de laboratórios da FCC de Maryland por não conformidade nos testes de interferência de frequência de rádio (RFI)… Muita radiação em harmônicos (múltiplos) nos sinais do canal 3 ou 4 que os jogos de videogame usam para aparecer em um aparelho de TV através dos seus terminais da antena. A Coleco não conseguiu se classificar de acordo com as 15 Regras da FCC … E eles disseram para voltar na sexta-feira daquela semana, ou então… Esse “Ou então” significava que eles teriam de “voltar para o fim da fila” de todos os outros testes de fabricantes para tentar obter o seu produto após o FCC! A Coleco tinha cerca de 30 milhões de dólares no estoque de componentes parados no armazém prontos para a montagem final, e houve um pequeno pânico em Connecticut!
Felizmente para Coleco, Arnold Greenberg lembrou de mim; e ainda mais por acaso, eu tinha um laboratório de testes RFI sob meu controle na Sanders naquele tempo como parte do meu equipamento de divisão de design. Quando cheguei pela primeira vez na Sanders, não havia nenhuma instalação de testes RFI no local em qualquer uma das divisões da empresa. Eu reconheci a necessidade, contratei dois caras experientes de Sylvania e dentro de alguns anos, tivemos o maior laboratório de testes RFI no Nordeste dos EUA.
A Coleco foi informada de que se eles iriam assinar o contrato de licenciamento com a Magnavox (que eles ainda não tinham feito naquele ponto), que ficaria feliz em ajudá-los. Eles apareceram na quarta-feira de manhã com uma cópia assinada do acordo e minha equipe começou a trabalhar em um console Telstar para obter a sua RFI dentro dos limites de especificação da FCC. Testes ocorreram no 5º piso do edifício da Sanders em Canal Street; fizemos uma experiência com vários métodos tentativa/erro normalmente utilizados para suprimir o excesso de radiação, como derivação, condensadores de blindagem variada, tudo em vão … Nós não fomos muito bem naquele dia.
Quinta-feira cedo de manhã eu estava no laboratório no piso parcial adjacente à área de teste. Ninguém mais tinha aparecido ainda para começar o trabalho de redução de RFI. Como eu vagava através do grande laboratório, vi duas peças de equipamento eletrônico parados numa bancada de provas que foram ligados entre si com algum cabo coaxial comum. O que me chamou a atenção foi a presença de um par de pequenos toróides de ferrite (anéis de ferro em pó), através do qual o cabo tinha sido enrolado, uma ou duas voltas, eu esqueci quantas. Em um palpite, eu pedi entre os poucos os engenheiros ao redor presentes naquela hora tão cedo para que aqueles anéis serviam: um pouco depois alguém realmente sabia a resposta: descobriu-se que durante a operação dessas duas caixas eletrônicas, o cabo coaxial tinha encontrado sinais de dispersão de algum transmissor de rádio nas proximidades, e que acabava com o desempenho das caixas. Então, alguém teve a brilhante ideia de suprimir a onda de superfície criada porque a radiação ao interferir com alguns componentes “engasga” … e era para isso que os anéis de ferrite serviam!
Naquele momento, uma lâmpada acendeu na minha cabeça: eu corri ao redor dos laboratórios abrindo portas de armários de armazenamento e bisbilhotando as gavetas da mesa até que eu encontrei alguns toros de ferrite. Quando a equipe de RFI chegou no piso para mais testes do Telstar, eu amarrei um destes toros sobre o cabo coaxial blindado que sai da unidade do Telstar e dei duas voltas apertadas através do anel apenas no interior do console… BINGO! A unidade passou nos testes de radiação sem problemas. Enviamos ao time da Coleco de volta para Maryland, a Telstar passou nos testes da FCC e todo mundo deu um suspiro de alívio.
Como resultado desse episódio, a Coleco começou a depender, mesmo que informalmente, dos préstimos dos engenheiros da Sanders para ajudar com o desenvolvimento de jogos no próximo ano. Ralph Baer explica porque acabou ajudando a Coleco neste tempo.
Montei um pequeno grupo de engenheiros e técnicos e que tinha Dunc Withun, um dos meus gerentes de departamento encabeçando o time – uma anomalia em uma empresa de eletrônicos de defesa high-tech, se é que alguma vez houve uma. Nós concebemos e desenvolvemos as placas de circuito impresso para os cartuchos triangulares do Telstar Arcade da Coleco, o seu jogo de combate e outro eu que não consigo recordar. Nós fizemos o trabalho, a Coleco pagava suas contas e vendeu um monte de jogos. Se alguém duvida dessa história, eu tenho resmas de documentos na minha coleção para provar isso. Toda vez que eu olhar para eles, eu saio com um grande sorriso. Eu sempre quiz entrar no negócio de videogames … não havia nenhuma maneira da Sanders entrar nele … então eu fiz isso subliminarmente, fazendo a trabalho de desenvolvimento da Coleco na Sanders.
O Console
O Telstar foi o primeiro vídeo game a usar um chip integrado, e o primeiro clone do Pong lançado pela Coleco em 1976. Assim como o Pong, era possível jogar tênis no Telstar, porém o console da Coleco possuía um custo bem menor de produção e um preço final mais atraente para os consumidores, custando apenas cinquenta dólares.
Sendo o primeiro console a usar o novo chip CPU Geral Instruments AY-3-8500, o Coleco Telstar (modelo 6040) foi alimentado por uma bateria de 9 volts. O alto-falante foi colocado no canto superior esquerdo da máquina. No centro da máquina havia uma área de configurações onde o usuário poderia desligar o sistema e alterar a dificuldade do jogo do iniciante ao intermediário ou profissional. Também era possível escolher o jogo para se jogar nesta área.
Um detalhe muito interessante foi a forma de como a Coleco embalava seus sistemas de consoles: foram vendidos parcialmente montados. Isso mesmo, os sistemas estavam eletronicamente prontos para jogar, mas os usuários tiveram que colocar os botões e afixar os adesivos decorativos na caixa de plástico. Até agora, apenas Coleco é conhecida por ter lançado seus sistemas dessa maneira. Acredita-se que isto foi feito para economizar custos de montagem.
Jogos
O sistema simples do console suportava apenas três jogos, Hockey, Handball e Tennis. Com três interruptores com opções que controlam a dificuldades, de Iniciante à Expert, onde a dificuldade baixa tinha a bola em baixa velocidade e grandes raquetes, e a dificuldade Expert possuía bola rápida e raquetes pequenas. Esse sistema de seleção de dificuldade tornava o Telstar bastante diferente dos outros sistemas de pong, que possuíam definições individuais. No entanto, essas características eram estranhas já que os Chips da General Instruments AY-3-8500 eram capazes de armazenar um numero maior de jogos. Mas vale ressaltar que o Telstar foi apenas o modelo de baixo alcance de todos os produtos com melhores características que estavam por vir da linha Coleco.
Mercado
Devido ao baixo custo de produção a Coleco pôde oferecer um console com preço final muito bom, o que atraiu consumidores e fez com que a empresa vendesse mais de 1 milhão de unidades do Telstar somente no primeiro ano de lançamento.
Uma das razões do sucesso de vendas se deu pela falta de Chips AY-3-8500 no mercado. A General Instruments era a principal fabricante do chip e estava sobrecarregada com a demanda, porém a Coleco havia se adiantado na compra e foi a única empresa a receber um lote completo de Chips a tempo do Dia dos Pais de 1976. Nenhuma outra empresa havia recebido um carregamento completo de chips, muitas receberam apenas vinte por cento do que tinham pedido, assim alavancando as vendas do console da Coleco.
Curiosidades
- O AY-3-8500 foi o primeiro circuito integrado desenvolvido para o mercado de vídeo games. Foi projetado para usar um modulador de sinal de vídeo RF e ser conectado em televisores domésticos. Era preciso apenas a adição de alguns componentes eletrônicos para ter um sistema de vídeo game completo, reduzindo bastante o custo de produção dos aparelhos com esse CI. Embora fosse capaz de armazenar seis jogos, somente três estavam disponíveis no Telstar.
- O Telstar possui duas versões. Um deles tem os furos de alto-falante lineares no canto superior esquerdo e exibe uma linha de centro sólida no nome Tennis. O outro tem pequenos furos redondos e exibe uma linha tracejada no nome Tennis. Acredita-se que a GI fez uma primeira leva do chip AY-3-8500 (que o Telstar utilizou) e que o chip foi posteriormente revisto.
- Muitos confundem o Telstar original com uma versão Classic como se fossem a mesma coisa. Na verdade são dois videogames diferentes, embora com o mesmo hardware.
Ficha técnica
Nome: Telstar
Fabricante: Coleco
Origem: E.U.A
Ano: 1976
Jogos: Tennis, Hockey e Handball
Controladores: 2 botões embutidos no console
CPU: GI AY-3-8500
Botões: Reset, Chaves: ON/OFF, Níveis Iniciante/Intermediário/Profissional
Pontuação: Na tela
Cores: Preto e Branco
Som: Built-in beeper
Portas I/O: TV RF vídeo output
Bateria: Sim
Alimentação: 9V DC
Referências
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Coleco_Telstar
- https://en.wikipedia.org/wiki/AY-3-8500
- www.old-computers.com/museum/computer.asp?st=3&c=665
- Pong Story
Atualiazado em 02/07/2022 por Daniel Gularte