Sumário
O Tele-Games Pong é o resultado de uma grande parceria de vendas, gerando uma série de consoles dedicados a partir do console doméstico Pong. Lançado para os arcades em 1972, Pong se tornou uma sensação e inspirou uma revolução nos games, liderada pela empresa situada em Sunnyvale na Califórnia, a Atari. Com o objetivo de criar mais jogos para o lucrativo mercado de entretenimento eletrônico, iniciou-se uma corrida para criar versões que poderiam ser reproduzidas nos aparelhos de TV domésticos. O então presidente da Atari, Nolan Bushnell, garantiu um relacionamento comercial com uma das forças de mercado mais bem-sucedidas e dominantes da América do Norte no varejo: a Sears, Roebuck & Company de Chicago.
Histórico
A Sears começou seu negócio como varejista por correspondência ainda no século XIX (1886), e em meados do século 20 estabeleceu suas lojas de departamentos físicas em toda a América do Norte. No início da década de 1970, os negócios da Sears representavam 1% do PIB dos Estados Unidos e empregava meio milhão de pessoas. Uma nova sede que custou US $ 150 milhões foi erguida, a imponente Sears Tower em Chicago: o novo edifício mais alto da América. Era um período de imposição da economia norte-americana no mundo, que voltava-se totalmente ao capitalismo e ao consumo de bens.
Mas mesmo em meio a todo esse domínio no início da década de 1970, a Sears estava vendo sua participação no mercado se deteriorar, à medida que a primeira crise energética afetava o bolsos dos norte-americanos. O modelo conservador da empresa (inerente a todas as grades empresas, inclusive da Sears) foi exposto ao público nos vazamentos publicados no jornal Crain’s Chicago Business em 4 de dezembro 1978, apresentando uma visão da empresa para os os próximos cinco anos que focaria no público de classe média, alterando vários planos de distribuição, cortes publicitários e demissões. A publicação teve acesso ao chamado “Livro Amarelo” da Sears que revelava uma estratégia nada inovadora para tirar a empresa do mal-estar econômico que ela passava, seguida de declarações como “a Sears não era uma loja de departamentos caprichosa”. A reação a esses vazamentos levou os executivos da Sears a amenizar sua estratégia e consolidar marcas antigas, estabelecer novas e buscar ativamente parcerias de patrocínio de celebridades para criar empolgação e reforçar a reputação da cadeia contra novas empresas regionais como Wal-Mart e Target, que estavam rapidamente se tornando players de peso em todo o país.
Em setembro de 1974, nas dependências da Atari na Califórnia, Harold Lee (engenheiro da Atari) e Al Alcorn (chefe de produtos) trabalharam em turnos para economizar tempo e dinheiro na versão doméstica de Pong, pois a ordem do seu fundador e presidente, Nolan Bushnell, era inovar em novos produtos. Lee trabalhava na lógica do design durante o dia, enquanto Alcorn depurava os designs à noite. Após a aprovação dos projetos, outro colega engenheiro da Atari, Bob Brown, ajudou Alcorn e Lee na construção de um protótipo físico. O protótipo consistia em um dispositivo acoplado a uma espécie de pedestal de madeira contendo mais de cem fios, que seria substituído por um único chip projetado por Alcorn e Lee; o chip ainda não havia sido testado e construído antes da aprovação do protótipo e só foi finalizado na segunda metade de 1974, sendo na época o chip de melhor desempenho usado em um produto de consumo.
Durante os anos 70, por falta de controles de patente sob as propriedades intelectuais em empresas como a Atari (o próprio Nolan Bushnell afirma em entrevistas que era “caretice” perder tempo com burocracias), o mercado de arcades ficou rapidamente recheado de clones das máquinas da Atari, feitos por concorrentes que Bushnell apelidou de “Jackals” (chacais), pois acreditava que se tratarem de aproveitadores. Por causa disso a nova estratégia da Atari era lançar jogos novos e melhores antes que houvesse tempo para que os chacais copiassem, sempre buscando inovar. A partir de 1974, a Atari resolveu lançar sequências do arcade Pong: Pong Doubles, Super Pong, Quadrapong e Pin-Pong – a ideia era que estas versões receberiam ports para consoles domésticos após o lançamento do console doméstico baseado em Pong.
Batizado de “Home-Pong” o protótipo precisaria de aporte financeiro para produção em escala, principalmente por causa da fabricação de um chip próprio – uma estratégia que evitaria que concorrentes copiassem o projeto. Assim como no arcade Pong, Nolan procurou fazer alianças e parcerias para custear a produção. A primeira tentativa foi a New York Toy Faire, entre 16 e 18 de fevereiro de 1975. Gene Lipkin (gerente de vendas) e Al Alcorn foram destacados para tentar convencer os homens de negócios de brinquedos a comprar e vender o Home Pong, usando seu prestígio e reconhecimento com a indústria dos arcades.
Para surpresa da equipe da Atari, os poucos que manifestaram interesse em um sistema de jogos para TV doméstica da sentaram-se com Al e Gene e discutiram termos, condições e capacidades de negócio. E este era o problema para a Atari naquele momento: ela era um fabricante e vendedor de jogos de arcade, não possuía experiência no mercado consumidor e ainda não tinham certeza de quanto custaria o produto para fabricar. Uma reunião mais formal aconteceu a Tandy Corporation, proprietária da rede de lojas Radio Shack queria comprar unidades Home Pong para vender em suas redes de lojas. Depois de discutir termos sobre o produto, o representante da Tandy disse que queria um “desconto de antecipação”. Nem Al nem Gene sabiam o que era aquilo, quando perguntaram sobre o assunto, o comprador explicou: “É um desconto antecipando que pagamos a você”. Então Gene respondeu: “Então, você está dizendo que pode não nos pagar?” Com isso, eles gentilmente recusaram sua oferta, para grande choque do comprador da Tandy, afinal ela era uma cadeia nacional e era considerada o “McDonalds das Lojas de Eletrônicos” porque estavam em todo lugar, tinham grandes estoques de peças e eram um dos maiores vendedores de rádios e outros suprimentos eletrônicos durante os anos 70.
Al e Gene voltaram para a sede da Atari na Califórnia e repensaram o produto, concluindo que Home Pong não deveria ser vendido como um brinquedo. Por se tratar de um dispositivo para a TV, Gene Lipkin começou a ligar para os fabricantes e revendedores de TV, recebendo respostas negativas. Finalmente, em um golpe de pura sorte, Gene falava com um homem chamado Tom Quinn, do departamento de artigos esportivos da Sears. Quinn foi o que muitos o descreveram como sendo um dissidente dos ideais conservadores da empresa. Pensando fora da caixa, Quinn fez muita pesquisa e viu o potencial no produto.
Gene Lipkin avisou a Alcorn e Bushnell que a Atari poderia ter um possível comprador da Sears, mas que seria preciso fazer mais ligações até encontrar alguém que se comprometa realmente em comprar a ideia do Home Pong. Dois dias depois dos contatos de negócio por telefone entre Lipkin e Tom Quinn, a secretária de Gene diz e Quinn estava esperando os representantes da Atari no lobby do prédio, sem aviso prévio. Nessa demonstração total de interesse na parceria, Quinn se encontra com Gene, Nolan e Al e discute o interesse da Sears pela venda de seu produto Pong em suas lojas. Ele organizaria uma reunião na sede corporativa da Sears em Chicago na novíssima e imponente Sears Tower. Então as maiores patentes da Atari, Nolan Bushnell, Joe Keenan, Gene Lipkin e Al Alcorn partiram para Chicago para a reunião agendada com seu protótipo nas malas. Eles chegaram no dia anterior, e naquela noite, temendo que o protótipo do Home Pong pudessem ser roubado, eles pediram a um velho amigo, Stevie Kauffman, que mantivesse o protótipo em seu apartamento durante a noite por medida de segurança.
No dia seguinte, todos se reuniram na sala de conferências executivas, no topo da torre da Sears. Havia apenas um aparelho de TV na sala para eles conectassem o protótipo, Al Alcorn montou o aparelho e ao liga-lo…nada, nenhuma imagem. Al Alcorn desligou o protótipo do Home Pong e começou a mudar algumas conexões entre os fios debaixo ao caos organizado de fios que ele somente entenderia e seria capaz de decifrar. Algumas mudanças rápidas na unidade e Home Pong foi exibido em um canal diferente da TV da sala. O jogo funcionou perfeitamente e sem problemas. Realmente não havia nada de errado com o protótipo do Home Pong, o problema era que eles estavam se reunindo debaixo das maiores e mais poderosas antenas de transmissão da região, e seu sinal atrapalhava completamente o minúsculo sistema de transmissão dentro do circuito do Home Pong que transmitisse qualquer sinal de TV através do fio para a televisão no topo daquela torre. Um pensamento rápido e hábil da parte de Al mudou a configuração do canal para um que não seria ocupado por um sinal de estação de TV e, de repente, o protótipo Home Pong conseguiu transmitir o sinal para a TV na sala de conferências com perfeição. Essa dificuldade é provavelmente o que resultou em todos os videogames da Atari incluírem um comutador de seleção de canal, para permitir que o proprietário do jogo o definisse como um canal alternativo (3 ou 4) se descobrissem que o canal não sintoniza com o console.
Com a missão do time de vendas bem sucedida, as atenções se voltaram aos laboratórios de engenharia da Atari onde Harold Lee tinha montado um design funcional para Home Pong, e precisaria de mais ajuda. Ele chamou um velho amigo da Standard Microsystems chamado Bob Brown. Bob agora pegava o novo design do chip e passava por testes para garantir que todas as linhas de entrada e saída funcionassem e estivessem dentro das especificações projetadas para este novo circuito integrado personalizado.
Antes da Sears e da Atari assinarem o contrato final para produção do primeiro console dedicado da empresa, um grande impasse surgiu. A Sears só assinaria o contrato para comprar o novo produto da Atari sob a condição de ser criada uma nova marca. Portanto, antes da assinatura do contrato as duas partes ainda precisariam negociar mais ao seu favor. A Sears queria um produto exclusivo, onde apenas eles poderiam vender e mais ninguém. Nolan não queria fechar as portas para possíveis vendas maiores caso o Home Pong fosse bem-sucedido. Então fizeram uma contra-partida: a Atari daria exclusivamente à Sears nas vendas de Natal de 1975, mas a Atari teria seu o nome impresso no produto. Isso era inédito na Sears – seus próprios produtos de marca nunca tinha um nome de fabricante de terceiros. Após discussões a Sears finalmente concordou com a exigência e a marca da Atari apareceria no botão liga / desliga nos consoles da Sears. A Sears então exigiu algo em troca que chocou a Atari: eles queriam 75.000 unidades para seu primeiro pedido, em vez da oferta da Atari de 50.000 unidades via contrato. A Atari argumentou muito sobre a exigência e deu seu contragolpe: entregaria quantos consoles a Sears precisasse, desde que no ano seguinte, unidades do console possam ser produzidos também pela própria Atari. Enfim todos chegariam a um acordo final. Em 17 de março de 1975 Bushnell conseguiu fechar negócio com a Sears para a fabricação do console chamado Tele-Games Pong.
Mas faltava uma coisa muito importante: o aporte financeiro para começar a produção – afinal, Nolan Bushnell não deixaria de produzir seu primeiro console de mesa com seu nome para uma marca de outra empresa sem um bom valor em caixa. Nenhum banco daria à Atari o financiamento necessário para produzir o Tele-Games Pong. No entanto, a Sears ainda possuía seu próprio banco em Chicago, e em uma rápida visita no mesmo dia a Atari já tinha o financiamento necessário para tocar a parceria.
Hora de voltar a Sunnyvale e relembrar os estressantes tempos onde a Atari trabalhava freneticamente para produzir seus primeiros arcades de Pong. Para minimizar a tarefa, a Sears concordou em ajudar a Atari com sua vasta experiência em marketing e varejo acelerando seus canais de distribuição e fez com que os envios do projetos para aprovação da FCC fossem processados de maneira mais tranquila, ajudando a Al Alcorn no processo. A FCC é o órgão regulador das normas de telecomunicações e radiodifusão dos Estados Unidos e tem como competência a fiscalização do espectro norte-americano de radiofrequência, a atribuição de canais de rádio e TV, serviços de telefonia, videogames e TV por assinatura.
Al Alcorn se tornou o gerente geral da mais nova divisão da Atari: a de videogames domésticos; coube a ele encarregar-se da produção do chip, das peças plásticas e seus componentes, montagem e testes. Como na experiência vivida por ele no começo da Atari, muita coisa deu errado entre o verão e o inverno de 1975. A Atari contratou uma empresa em Los Angeles para fazer o molde do Tele-Games Pong. Um concorrente que queria os negócios da Atari queria levar Al Alcorn para Los Angeles para uma visita surpresa a empresa contratada, pois a concorrente sabia que não conseguiria atender a demanda. Quando Al chegou, ele se deparou com uma garagem e uma prensa, um torno mecânico e nenhuma base de molde concluída. A concorrente conseguiu pegar o projeto e mesmo cheio de defeitos, concluiu e executau o molde, evitando uma catástrofe na produção. Depois que os primeiros lotes de chips começaram a sair da linha de fabricação, a aprovação na FCC aconteceu de forma tranquila, como prometido pela Sears que anunciava, em agosto de 1975 o Tele-Games Pong.
Próximo do período de distribuição do console, as empresas fabricantes de chips contratadas começaram a ficar sem o produto e a Intel foi contactada emergencialmente, mas estava muito ocupada trabalhando no novo chip 8085, sem tempo para atender novos pedidos. Harold Lee passou de ficar envolvido no design do chip do Super Pong, mas ele ainda estava recebendo relatórios de engenharia nos testes dos consoles, onde os fornecedores estavam tendo problemas com os novos chips Home Pong – as linhas de entrada do circuito encontravam tensões com vazamento e isso fazia com que as raquete tremessem na tela. A questão logo foi resolvida mas o tempo estava passando e as remessas precisam ser feitas em breve, pois a temporada de vendas do Natal estava se aproximando rapidamente.
No final tudo acabou dando certo para a Atari que atendeu o pedido dos 75.000 consoles Tele-Games Pong. Tão impressionada com as vendas do natal de 1975, a Sears encomendaria outras 75.000 unidades logo após o Ano Novo. A Atari começaria a vender seus próprios consoles Atari Pong construindo 50.000 unidades em 1976. Estabeleceu-se assim a entrada da Atari no mercado de videogames.
A combinação do canal de varejo da Sears com sua publicidade impressa e televisiva, o nome da Atari e a conhecida marca “PONG” ofuscaram a popularidade da linha de consoles dedicados da Magnavox: o Odyssey, projetado por Ralph Baer, visto que as unidades do Tele-Games Pong e Atari Pong venderam 200.000 unidades apenas no primeiro ano de vida. O Odyssey foi o primeiro console de videogame doméstico, mas os fracos argumentos de marketing e vendas que tentavam dar aos compradores a impressão de que o Odyssey só funcionaria em um aparelho de TV Magnavox para tentar aumentar as vendas de TV causou péssimo impressão.
A partir dessa data o relacionamento Atari-Sears só se tornaria mais forte nos anos seguintes, com a Atari fabricando seus outros produtos de Consumo com a marca Sears Telegames por muitos anos. Apesar desse novo relacionamento forte e dos lucros para a Sears, aparentemente quebrando o protocolo da empresa como Tom Quinn havia feito – permitir que uma empresa externa vendesse para um departamento da Sears não era algo que um relacionamento positivo ou lucros pudessem ignorar. Tom Quinn seria demitido por seu estilo “independente” e por pensar …
Tudo corria bem nos planos da Atari e da Sears, mas o sucesso de Pong desde sua versão arcade atraiu a atenção de Ralph Baer, o inventor do Magnavox Odyssey, e seu empregador, a Sanders Associates. A Sanders tinha um acordo com a Magnavox para o sublicenciamento do Odyssey, que incluía lidar com a violação de seus direitos exclusivos (Baer, Sanders e Magnavox eram muito criteriosas com esses assuntos). No entanto, a Magnavox não havia instaurado uma ação legal contra a Atari e várias outras empresas que lançaram clones de Pong, até que em abril de 1974 a Magnavox entrou com uma ação contra a Atari, a Allied Leisure, a Bally Midway e a Chicago Dynamics. O argumento foi que Atari havia violado as patentes de Baer e seu conceito do jogo de tênis com base em registros detalhados que a Sanders mantinha no processo de design do Odyssey desde 1966. Outro processo foi criado especificamente contra a Sears em 22 de setembro de 1975, próximo ao lançamento do Tele-Games Pong, pelos mesmos motivos. Os documentos do processo incluíam depoimentos de testemunhas e um livro de visitas assinado que demonstrava que Nolan Bushnell havia visto o aparelho. Em resposta às alegações de que ele viu o Odyssey, Bushnell afirmou muitos anos mais tarde que realmente viu o jogo no Odyssey, mas não achou que fosse muito interessante.
Depois de considerar suas opções sobre o caso, Bushnell decidiu negociar com a Magnavox fora dos tribunais. O advogado de Bushnell até achou que eles poderiam ganhar a causa; no entanto, Nolan estimou custos legais na ordem de US $ 1,5 milhão, o que excedia os fundos da própria Atari. A Magnavox ofereceu à Atari um acordo em junho de 1976 para se tornar um licenciado por US $ 700.000. Nolan exigiu que outras empresas que produzissem clones de Pong, e obviamente concorrentes diretas da Atari, teriam que pagar royalties também. Além disso, a Magnavox obteria os direitos dos produtos da Atari desenvolvidos ao longo do próximo ano, até junho de 1977.
A Magnavox continuou abrindo ações legais contra as outras empresas, e os procedimentos começaram logo após o acordo da Atari em junho de 1976. Para evitar que a Magnavox obtivesse direitos sobre seus projetos futuros, a Atari decidiu adiar o lançamento de vários novos produtos por um ano e reteve informações dos advogados da Magnavox durante as visitas às instalações da Atari, incluindo o projeto Stella (com uma equipe de notórios profissionais mantida secretamente, o Think Tank) que seria, no final de 1977, o console de video game da Atari mais bem sucedido de todos os tempos. Nesse ínterim, a Atari desenvolveu e lançou inúmeras versões diferentes do Tele-Games Pong para a Sears, todas baseadas em variações do mesmo modelo do console lançado pela Atari (você pode ver todos os modelos de Pong lançados pela Atari clicando neste link). Os consoles dedicados da Sears duraram até meados do ano de 1978, quando deixaram de ser fabricados e encerraram suas vendas, juntamente com as unidades restantes das variações do Atari Pong.
Tele-Games Pong
Esta é a primeira versão do console de mesa Pong feito pela Atari, que foi distribuído pela Sears. O primeiro anúncio para o público foi em agosto de 1975 na página 410 do catálogo da Sears Wish Book for the 1975 Christmas Season com o preço de US$98,95. Entre os dias 1 e 4 de junho do mesmo ano houve a Consumer Electronics Show (CES) em Chicago, onde geralmente as empresas de entretenimento e tecnologia apresentam seus produtos, mas não foram encontrados registros da participação da Atari ou da Sears no evento. O console foi oficialmente lançado em 1 de outubro de 1975 por US$99,95.
O console apresenta o mesmo jogo Pong do arcade programado com o chip 3659 personalizado da Atari: consiste em duas barras verticais (as raquetes) rebatendo uma pequena “bola” que aumentava sua velocidade com o tempo. A raquete foi programada em seu código para que fizesse com que a bola mudasse seu ângulo de movimento de acordo com a parte que atingisse.
O projeto do console (modelo C-100) tinha recursos importante que a maioria dos outros concorrentes não possuía até essa data: o uso de um único chip que fornecia aos jogos pontuação digital na tela, som (pelo console) e as cores vibrantes. Essa decisão se deu principalmente como uma forma de se diferenciar dos diversos clones que estavam começando a aparecer no mercado. Lembrando que para este console a tela era colorizada, isto é, não existia uma renderização de pontos de cor como nos videogames que conhecemos – a cor era simulada pelo próprio sinal da TV. De fato, outros sistemas ainda estavam usando circuitos analógicos ou digitais usando componentes discretos para compor esses elementos. A pontuação digital na tela exigiria mais componentes nos circuitos, daí um aumento no preço de varejo. Como a Atari projetou um chip PONG especial para ela, o sistema poderia ser vendido a um preço normal com recursos avançados.
O console possui dois controladores de movimento para as raquetes fixos no aparelho, uma simples chave liga / desliga com a marca da Atari e um botão para resetar uma partida. Abaixo do aparelho fica o compartimento de pilhas e na parte traseira um adaptador para uma fonte de energia A/C de 5.5V 100ma. Fica bem presente o nome PONG no meio do console e logo acima a marca Tele-Games.
Ficha Técnica
Nome: Tele-Games Pong
Geração: Primeira
Fabricante: Atari (distribuído pela Sears)
Data de lançamento: 1 de outubro de 1975 (EUA)
CPU: Atari chipset (3659-1C/C2566 pong-in-a-chip)
Controles: Dois dials Dial (semelhante a um seletor de rádio) ou Potenciômetro de Fio (paddle)
Mídia: não possui
Jogo famoso: Paredão
Cores: colorido (via sinal de TV)
Som: Alto-falante embutido
Portas I/O: Saída de vídeo TV RF
Alimentação: Baterias: 4 baterias tamanho D ou fonte de alimentação externa (6v)
Tele-Games Hockey Pong
O Hockey Pong (C-120) é um dos modelos mais estranhos da linha de Pongs planejado pela Atari. Foi aprovado pelo FCC em 7 de junho de 1976 e anunciado em agosto de 1976 nas páginas 390-391 do catálogo de natal Christmas Wish Book da Sears por US$69.95. O aparelho foi lançado em 8 de setembro de 1976 por US$69.99.
O registros desse console apontam que embora a Atari tivesse seus próprios chips para esse modelo (teoricamente versões oriundas do chip de Super Pong), a Atari resolveu lançar esse sistema com uma série de adaptações, começando com um plugue de antena de RF padrão e o mais curioso: um chip AY-3-8500 da General Instruments (chip usado na maioria dos consoles concorrentes da Atari) para ter o jogo de hóquei que não poderia ser exibido pelo chip da Atari naquela época (a programação feita para os jogos não informa um jogo de Hockey). Portanto, algumas mudanças técnicas tiveram que ser feitas para alimentar o chip. como o compartimento da bateria (o mesmo que o construído para os consoles da Magnavox), com 6 baterias de 1,5 volts em vez das baterias de 1,5 volts necessárias aos chips da Atari, bem como os outros plugs de entrada. Em contrapartida, os jogos acabaram ficando todos em preto e branco.
A versão do console da Sears foi fabricado nos Estados Unidos, sendo que o modelo de Hockey Pong da Atari foi produzido na Coréia. O que sabemos sobre os jogos é que são quatro modalidades, provavelmente os jogos pré-configurados do chip AY-3-8500 adaptados para o console e são escolhidos por um seletor na parte inferior do painel frontal com os números 1, 2, 3 e 4 (o mesmo sistema foi utilizado no Super Pong):
- Pong – formado por duas raquetes (retângulos verticais), uma linha vertical e uma bola (na verdade um quadrado mesmo). Cada jogador controlava sua raquete usando seu botão giratório para se deslocar verticalmente.
- Hóquei – foram adicionadas duas paredes em cada extremidade da tela (direita e esquerda) com um buraco no meio, imitando um gol. Neste modo de jogo são adicionadas duas raquetes para cada lado do time, que ficam no campo de jogo do oponente e são controlados ao mesmo tempo pelo jogador.
- Squash – típico paredão. No lado esquerdo da tela é desenhada uma linha que serve como parede, onde a bola ricocheteia para as raquetes. Os jogadores devem alternar suas jogadas e acertar a bola, bem como um jogo de Squash.
- Treino – Um jogo de paredão com modo de apenas um único jogador.
O painel frontal do console possui chaves para ajustes dos jogos:
- Power ON / OFF – liga e desliga o aparelho
- Paddle LG / SM – altera o tamanho das raquetes para pequeno ou grande
- Speed S / F – altera a velocidade da bola de lento para rápido
Ficha Técnica
Nome: Tele-Games Hockey Pong
Geração: Primeira
Fabricante: Atari (distribuído pela Sears)
Data de lançamento: agosto de 1976 (EUA)
CPU: Atari chipset (AY-3-8500 General Instruments)
Controles: Dois dials Dial (semelhante a um seletor de rádio) ou Potenciômetro de Fio (paddle)
Mídia: não possui
Jogo famoso: Paredão
Cores: preto e branco
Som: Alto-falante embutido
Portas I/O: Saída de vídeo TV RF
Alimentação: Baterias: 4 baterias tamanho D ou fonte de alimentação externa (6v)
Tele-Games Super Pong
O Tele-Games Super Pong (modelo C-140) foi o sucessor direto para o primeiro “Home PONG” nos Estados Unidos, o C-100, e foi anunciado em agosto de 1976 nas páginas 390-391 do catálogo de natal Christmas Wish Book da Sears por US$78.95, com a novidade de quatro jogos integrados, assim como o Hockey Pong (modelo C-120) e foi lançado em 8 de setembro de 1976 por US$79.99. Uma das suas maiores características continuava sendo o uso de um único chip, dessa vez usando o modelo melhorado do Home Pong, o projeto da própria Atari chamado Super Pong. Imediatamente após concluir seu trabalho com o Home Pong, Harold Lee começou a trabalhar em Super Pong. Ele acrescentou dois novos jogos de seu próprio projeto para o novo console, alterando bastante a arquitetura do chip, produzindo um novo e mais versátil componente, o C010073. Agora os jogadores em casa poderiam selecionar 4 variações diferentes de jogos Pong para diversão em família.
Visualmente o console é exatamente igual ao Home Pong e com os mesmos recursos. A diferença está em um seletor deslizante abaixo do painel frontal do aparelho com indicações numéricas 1, 2, 3 e 4, representando os quatro jogos a serem escolhidos pelo jogador. Muitas diferenças são percebidas entre a versão da Sears e da Atari para este console. A maior delas é a presença de controles destacáveis na versão Tele-Games e ajustes no molde do console para acondicionar esses controles, sendo que o Super Pong da Atari os controles são fixos, mantendo o design do Home Pong. O design do modelo da Sears tem detalhes em impressão imitando madeira, enquanto que o Super Pong da Atari continuava com seu visual todo em plástico. Outra diferença foi a adição de um terceiro botão no painel central do console com a opção de ajustar a velocidade da bola (automático / rápido) – naturalmente em Pong depois da oitava rebatida a velocidade da bola aumenta, e com esse botão o jogo já se iniciava com a velocidade máxima da bola. Essa opção não estava disponível no Super Pong da Atari, o que deixava o modelo da Sears ser mais desejado pelos consumidores.
Jogos
Como dito anteriormente, os jogos do Super Pong são variações do Pong original, reprogramados por Harold Lee e escolhidos nessa ordem:
- Catch (jogo #1) – as raquetes são invertidas formando duas linhas com pequenas aberturas onde a bola deve passar por dentro delas para ganhar pontos
- Solitaire (jogo #2) – o controle da direita se transforma em um grande paredão e pode ser controlado para gerar uma abertura, o jogador da esquerda deve acertar essa abertura personalizada; por isso esse jogos é individual
- Pong (jogo #3) – jogo de original Pong; duas raquetes nas laterais rebatem uma bolinha no meio e quem deixar a bolinha passar perde pontos.
- Super Pong (jogo #4) – o mesmo jogo Pong, mas com raquetes duplas
Modelo 3D
Ficha Técnica
Nome: Tele-Games Super Pong
Geração: Primeira
Fabricante: Atari (distribuído pela Sears)
Data de lançamento: 13 de junho de 1976 (EUA)
CPU: Atari chipset (C010073-3 pong-in-a-chip)
Controles: Dois dials Dial (semelhante a um seletor de rádio) ou Potenciômetro de Fio (paddle)
Mídia: não possui
Jogo famoso: Paredão
Cores: colorido (via sinal de TV)
Som: Alto-falante embutido
Portas I/O: Saída de vídeo TV RF
Alimentação: Baterias: 4 baterias tamanho D ou fonte de alimentação externa (6v)
Tele-Games Pong IV
Uma versão da Atari para arcades chamada Pong Doubles foi projetada para os consoles da Sears chamado Pong IV, que permitia que se adicionassem mais dois jogadores às partidas. Foi anunciado em agosto de 1976 nas páginas 390-391 do catálogo de natal Christmas Wish Book da Sears por US$64.95. Embora registros indiquem que esse modelo nunca foi às lojas, assim como a versão da Atari chamado de Pong Doubles, algumas unidades são mostradas por colecionadores, tornando esse aparelho algo bem raro.
O grande diferencial dessa versão era que os dois controles adicionais seriam destacáveis, permitindo que até quatro jogadores possam participar da mesma partida sem muitos inconvenientes. Este modelo (C-160) é exatamente a versão Home Pong inicial, mas com dois conectores traseiros para os controles destacáveis, o que levou a pequenas alterações no chip da versão anterior, talvez para diminuir o custo do produto. O design dos controles tem o desenho muito parecido com os futuros paddles que seriam usados pelo Atari VCS no ano seguinte.
O design do aparelho volta a ter o formato do Home Pong, com as cores muito parecidas com Hockey Pong. Para diferenciar os modelos que foram simultaneamente lançados em 1976, a etiqueta central do console vinha com o nome do modelo.
Ficha Técnica
Nome: Tele-Games Pong IV
Geração: Primeira
Fabricante: Atari (distribuído pela Sears)
Ano de lançamento: agosto de 1976 (EUA)
CPU: Atari chipset (3659-3 pong-in-a-chip)
Controles: Dois dials (semelhante a um seletor de rádio) ou Potenciômetro de Fio (paddle) mais dois destacáveis
Mídia: não possui
Jogo famoso: Paredão
Cores: colorido (via sinal de TV)
Som: Alto-falante embutido
Portas I/O: Saída de vídeo TV RF
Alimentação: Baterias: 4 baterias tamanho D ou fonte de alimentação externa (6v)
Tele-Games Super Pong IV
O Super Pong IV é o mesmo modelo do Atari Super Pong Ten (modelo (C-180) e seria o último dos consoles no estilo “Pedestal” fabricado pela Atari e distribuído pela Sears. O console adicionou a capacidade de até 4 jogadores participarem das partidas simultaneamente. Foi anunciado em agosto de 1976 nas páginas 390-391 do catálogo de natal Christmas Wish Book da Sears por US$98.95 e foi lançado em 8 de setembro de 1976 por US$99.99.
Com o projeto similar ao Super Pong, o console contou com a adição de controladores tipo paddle externos e não eram mais obrigados a sentarem-se perto do console, podendo bater seus cotovelos com seus colegas jogadores gerando desconforto ao jogar. todos os jogadores poderiam sentar-se em algum espaço mais confortável e afastado entre eles para jogar os vários jogos de Pong disponíveis.
A continuidade do uso dos controladores do tipo paddle atestaram a forma criativa de usar o controle e uma tendência no design de games que seguiriam em muitas outras gerações de controladores de jogos nos projetos da Atari e de concorrentes – o uso de uma mão para apoiar o controle e a outra mão para acionar suas funções. Seu design de forma em cunho influenciaria o design dso controladores Atari para consoles da segunda e terceira gerações, até mesmo os joysticks de controle remoto para o projeto do Atari 2700 (não lançado), os joysticks do Atari 5200 e do Atari 7800. O aparelho continuava com a chave liga / desliga, o botão de resetar jogo, o botão de velocidade e um seletor de jogo com quatro opções numeradas.
Jogos
Por ser um console baseado em Super Pong, o seu chip foi atualizado com outros jogos, saindo o jogo Solitaire e entrando os jogos Handball e Basketball, formando cinco jogos base que poderiam ser usados por até quatro jogadores simultâneos. Veja os jogos listados para o console:
- Catch (jogo #1) – de 2 a 4 jogadores – as raquetes são invertidas formando duas linhas com uma pequena abertura de cada lado controlada pelo jogador onde a bola deve passar por dentro delas para se ganhar pontos.
- Handball (jogo #2) – de 1 a 2 jogadores – um paredão na direita rebate uma bola para que uma ou duas raquetes na esquerda também possa rebate-la. O paredão precisa ser ajustado no controle da direita para cobrir toda a tela.
- Basketball (jogo #2) – de 1 a 2 jogadores – um paredão na direita com uma pequena abertura na parte superior rebate uma bola para que uma ou duas raquetes na esquerda também possa rebate-la, tentando acertar a abertura. Assim como em Handball o controle da direita precisa ajustar a abertura para a posição desejada.
- Super Pong (jogo #3) – de 2 a 4 jogadores – o mesmo jogo Pong, mas com raquetes duplas para cada jogador
- Pong (jogo #4) – de 2 a 4 jogadores- jogo de original Pong; duas a quatro raquetes nas laterais rebatem uma bolinha no meio e quem deixar a bolinha passar perde pontos.
Ficha Técnica
Nome: Tele-Games Super Pong IV
Geração: Primeira
Fabricante: Atari (distribuído pela Sears)
Ano de lançamento: 20 de fevereiro de 1977 (EUA)
CPU: Atari chipset (C010073-01/C2607 pong-in-a-chip)
Controles: Dois dials (semelhante a um seletor de rádio) ou Potenciômetro de Fio (paddle) mais dois destacáveis
Mídia: não possui
Jogo famoso: Paredão
Cores: colorido (via sinal de TV)
Som: Alto-falante embutido
Portas I/O: Saída de vídeo TV RF
Alimentação: Baterias: 4 baterias tamanho D ou fonte de alimentação externa (6v)
Tele-Games Super Pong
A Atari lançaria um novo design e mudando totalmente a aparência da linha de consoles Pong a partir desse modelo (C-200) em 1977, garantindo ao mesmo tempo que seus produtos parecessem únicos, profissionais em qualidade e atraentes para os consumidores da Sears. Chamado de Tele-Games Super Pong, não tem registro de data de anúncio, e por muitos anos não se sabia da existência desse console. Foi descoberto que em agosto de 1977 as páginas 4 a 7 do Sears Wish Book for the 1977 Christmas Season, que tinham informações sobre o lançamento dos videogames da Sears para o natal de 1977, incluia a disponibilidade do novo Super Pong, vendido por U$$39,95. Contudo especula-se que o console provavelmente foi lançado antes, entre maio e junho do mesmo ano. O modelo similar da Atari era o Super Pong Pro-AM.
O aparelho apresentou um recurso que já havia sido visto nos consoles dessa linha da Sears: níveis de dificuldade com a velocidade da bola – com o tempo os jogadores de videogame rapidamente se tornariam tão hábeis em jogar PONG que a Atari acrescentaria um novo toque aos seus consoles. Agora, os jogadores poderiam escolher entre os conjuntos de habilidades Profissional ou Amador, para que os iniciantes tenham um tempo de jogo mais fácil e agradável, enquanto jogadores mais qualificados possam selecionar o nível de habilidade mais difícil para uma partida mais desafiadora. No modo AM (amador, o jogador começa com uma bola lenta, e quando a rebate pela quarta vez a velocidade aumenta. Com mais quatro rebatidas a bola fica na velocidade rápida. Escolhendo o modo PRO (profissional) a bola já inicia com a velocidade mais rápida.
O manual do console afirmava um recurso muito inovador: o jogador podia jogar contra o computador, dispensando um amigo para jogar com o outro controle. Na verdade não existia um oponente ou inteligência artificial: nos jogos de basquete e handball se jogava sozinho e caso o o jogador errasse, era marcado um ponto contra ele. A partir desse modelo todos os controladores de jogo dos consoles da Atari passariam a ser destacáveis e o Super Pong permite até dois jogadores simultâneos nas partidas, sendo que os fios dos controles destacáveis são presos no console – isso acarretou uma customização no console do chip original baseado no Super Pong para esse aparelho e também uma adaptação no design para que esses controles, quando não são usados, se encaixem nos vincos laterais da parte superior do aparelho.
Este é um dos consoles mais intrigantes que a Atari juntamente com a Sears já produziu. Primeiro que não existe anúncio oficial do console e os registros informam que ele nunca foi comercializado oficialmente. Assim como o console Pong Doubles, provavelmente algumas unidades foram vendidas para teste de mercado, e imagens desse aparelho são extremamente raras. Com o lançamento do Super Pong IV praticamente no mesmo período e com um preço quase igual, a fabricação em massa desse console deve ter sido cancelada.
Jogos
De acordo com o manual do console, Super Pong da Sears possui cinco jogos, escolhidos a partir de um seletor com quatro posições, assim divididos para dar mais destaque ao jogo Pong como primeira opção, em relação ao modelo anterior:
- Pong (jogo #1) – para dois jogadores, este é o jogo original Pong; duas raquetes nas laterais rebatem uma bolinha no meio e quem deixar a bolinha passar perde pontos.
- Handball (jogo #2) – para um jogador – um paredão na direita, que deve ser ajustado pelo segundo controle, rebate uma bola para que uma raquete na esquerda também possa rebate-la. Esse jogo tem o oponente do computador que também rebate a bola. Quem deixar a bola passar 15 vezes perde o jogo.
- Basketball (jogo #2) – para um jogador – um paredão na direita com uma pequena abertura (que seria a cesta de basquete) na parte superior (que deve ser ajustada com o segundo controle para essa posição) rebate uma bola para que uma raquete na esquerda também possa rebate-la, tentando acertar a abertura. Também usa o computador como oponente e o jogador também pode aumentar e diminuir o espaço da abertura.
- Catch (jogo #3) – para dois jogadores – as raquetes são invertidas formando duas linhas com pequenas aberturas onde a bola deve passar por dentro delas para ganhar pontos.
- Super Pong (jogo #4) – para dois jogadores – o mesmo jogo Pong, mas com raquetes duplas.
Ficha Técnica
Nome: Tele-Games Super Pong
Geração: Primeira
Fabricante: Atari (distribuído pela Sears)
Ano de lançamento: entre maio e agosto de 1977 (EUA)
CPU: Atari chipset (C010073-01 pong-in-a-chip)
Controles: Dois dials (semelhante a um seletor de rádio) ou Potenciômetro de Fio (paddle) destacáveis
Mídia: não possui
Jogo famoso: Paredão
Cores: colorido (via sinal de TV)
Som: Alto-falante embutido
Portas I/O: Saída de vídeo TV RF
Alimentação: Baterias: 4 baterias tamanho C ou fonte de alimentação externa (6v)
Tele-Games Super Pong IV
Este console é a mesma versão do Super Pong IV no modelo em pedestal, mas com o design do novo Super Pong (denominado assim como modelo C-202). Assim como no Super Pong IV anterior, podem se jogar até 4 jogadores, com o seletor de dificuldade para iniciantes ou jogadores mais avançados, O console mantém os recursos de seus antecessores como pontuação digital na tela, cores vivas em TVs coloridas e o som tradicional dos jogos Pong. Não existem registros do anúncio do console, que foi lançado entre maio e junho de 1977 por US$54,99. Em agosto do mesmo ano as páginas 4 a 7 do Sears Wish Book for the 1977 Christmas Season tinham informações sobre o lançamento dos videogames da Sears, incluindo o novo Super Pong, vendido agora por U$$49,95.
O aparelho possui o mesmo design do Super Pong modelo 1977 da Sears, mas tem entradas adicionais para mais dois controles destacáveis na traseira do aparelho. Na frente, além dos controles que são destacáveis o botão único que deixa o aparelho desligado ou no modo amador ou profissional, da mesma maneira do modelo anterior. Logo acima se apresenta o seletor de jogo com numeração de 1 a 4 para selecionar um dos jogos. Atrás pode-se conectar uma fonte de alimentação externa caso não se queira usar a bateria presente no compartimento do console e também se encontra o cabo para conectar à TV. O modelo similar da Atari para este console é o Super Pong Pro-AM Ten.
Jogos
Por ser um console baseado em Super Pong, o seu chip foi atualizado com outros jogos, saindo o jogo Solitaire e entrando os jogos Handball e Basketball, formando cinco jogos base que poderiam ser usados por até quatro jogadores simultâneos. Veja os jogos listados para o console:
- Catch (jogo #1) – de 2 a 4 jogadores – as raquetes são invertidas formando duas linhas com uma pequena abertura de cada lado controlada pelo jogador onde a bola deve passar por dentro delas para se ganhar pontos.
- Handball (jogo #2) – de 1 a 2 jogadores – um paredão na direita rebate uma bola para que uma ou duas raquetes na esquerda também possa rebate-la. O paredão precisa ser ajustado no controle da direita para cobrir toda a tela.
- Basketball (jogo #2) – de 1 a 2 jogadores – um paredão na direita com uma pequena abertura na parte superior rebate uma bola para que uma ou duas raquetes na esquerda também possa rebate-la, tentando acertar a abertura. Assim como em Handball o controle da direita precisa ajustar a abertura para a posição desejada.
- Super Pong (jogo #3) – de 2 a 4 jogadores – o mesmo jogo Pong, mas com raquetes duplas para cada jogador
- Pong (jogo #4) – de 2 a 4 jogadores- jogo de original Pong; duas a quatro raquetes nas laterais rebatem uma bolinha no meio e quem deixar a bolinha passar perde pontos.
O jogador ainda pode escolher a dificuldade do jogo, como é feito no modelo C-200. No modo AM (amador, o jogador começa com uma bola lenta, e quando a rebate pela quarta vez a velocidade aumenta. Com mais quatro rebatidas a bola fica na velocidade rápida. Escolhendo o modo PRO (profissional) a bola já inicia com a velocidade mais rápida.
Ficha Técnica
Nome: Tele-Games Super Pong
Geração: Primeira
Fabricante: Atari (distribuído pela Sears)
Ano de lançamento: entre maio e junho de 1977 (EUA)
CPU: Atari chipset (C010073-03 pong-in-a-chip)
Controles: Quatro dials (semelhante a um seletor de rádio) ou Potenciômetro de Fio (paddle) destacáveis
Mídia: não possui
Jogo famoso: Paredão
Cores: colorido (via sinal de TV)
Som: Alto-falante embutido
Portas I/O: Saída de vídeo TV RF
Alimentação: Baterias: 4 baterias tamanho C ou fonte de alimentação externa (6v)
Tele-Games Pong Sports II
O Tele-Games Pong Sports II (modelo C-402S) representa a última geração de consoles dedicados da Atari e o sucessor direto do Super Pong de 1977. O chip C010765 foi a atualização final da série de chips originalmente projetado por Harold Lee. Desta vez, essa atualização veio para competir com praticamente todos os componentes “Pong in a chip” atuais, notadamente da Genetral Instruments, National Semicontudor, MOStek e Universal Research, e que forneciam seus componentes para os principais concorrentes da Atari.
O console foi lançado meses depois da Atari, na 11ª Consumer Electronics Show (CES), que ocorreu em Chicago entre 5 e 8 de junho de 1977, usando em seu stand o slogan “We take fun seriously” (Nós levamos o divertimento a sério), ter anunciado sua versão similar para este console, o Ultra Pong por US$42,95. Só que a principal atração da CES daquele ano não seria Pong, e sim o VCS, que foi apresentado causando muito espanto na mídia local. O mais incrível é que a Atari havia também anunciado que todos esses consoles estariam disponíveis para compra em julho do mesmo ano, o que não acabou acontecendo.
As expectativas para o lançamento do Atari VCS eram tamanhas que o interesse nos consoles dedicados de Pong foi diminuindo e com isso os atrasos na fabricação do sistema foram acontecendo. O console foi lançado finalmente nas lojas em 30 de outubro de 1977 por U$39,99 e foi o último videogame de primeira geração da Sears (era vendido como se fosse uma versão econômica do Pong Sports IV). O Pong Sports II tem uma biblioteca de 16 jogos variantes de Pong. Os jogos apresentam gráficos coloridos e vibrantes, a partir do mesmo processo de sinal de TV das versões anteriores.
O console em si mantém o novo formato retangular do Super Pong – na parte traseira existem as entradas para quatro controles (da mesma maneira que era o Atari Ultra Pong) – os conectores “A” servem para jogos em duplas e os conectores “B” são para até 4 jogadores (a caixa do Pong Sporst II vinha apenas com dois controles e não se tem notícia de serem vendidos controles adicionais na época). Diferentemente dos modelos anteriores, o console poderia aceitar mais controles que poderiam ser adquiridos separadamente. A traseira do console também possui entrada para fonte externa e saída para a TV.
O aparelho funciona também com quatro pilhas tipo C e tem um revestimento de plástico que nos modelos anteriores gerou muita polêmica pela péssima qualidade, que por mais duro e espesso que seja, com qualquer impacto, se despedaçava e, ao longo de tempo, ficaria mais quebradiço ainda, como se fosse uma fibra velha. Na parte frontal do console, uma imagem ilustrativa de todos os jogos disponíveis, um botão para selecionar o jogo ou resta-lo e o botão liga / desliga.
Jogos
Para essa nova versão da série Tele-Games Pong, o console abusa de todas as possíveis combinações de mecânicas do sistema de jogo já conhecido como “Ball and Paddle”, e pode ser selecionado apenas apertando o botão de seleção de jogo com certas ressalvas – quando existe um placar realizado (algum jogador fez algum ponto) é preciso clicar no botão uma vez para resetar o jogo e somente depois clicar novamente para mudar de jogo – em suma, um novo mode de jogo só poderá ser escolhido se o placar estiver zerado. Outra mudança é a aparência das raquetes dos jogadores na tela: o jogador da esquerda possui a raquete totalmente sólida, sendo que o jogador da direita tem sua raquete com listras. Os jogos não possuem muita diferença, iniciam-se automaticamente, quem marcar 15 pontos primeiro é o vencedor. A lista de jogos em ordem de seleção é esta:
- Pong – o famoso jogo Pong, onde duas raquetes rebatem uma bola em um campo de jogos similar a uma quadra de tênis.
- Super Pong – mesmo jogo Pong, mas com raquetes duplas.
- Maxi Pong – mesmo jogo Pong, mas com raquetes duplas e uma das raquetes está no campo de jogo do adversário.
- Team Pong – mesmo jogo Pong, mas com raquetes triplas e uma das raquetes está no campo de jogo do adversário.
- Hockey – o campo de jogo se assemelha a uma quadra de hóquei com dois gols próximos da extremidade lateral da tela. Duas raquetes rebatem uma bola e o jogador que atingi-la dentro do gol adversário ganha um ponto.
- Super Hockey – mesmo jogo Hockey, mas com raquetes duplas.
- Maxi Hockey – mesmo jogo Hockey, mas com raquetes duplas e uma das raquetes está no campo de jogo do adversário.
- Team Hockey – mesmo jogo Hockey, mas com raquetes triplas e uma das raquetes está no campo de jogo do adversário.
- Barrier Pong – mesmo jogo Pong, mas são adicionadas um par de barreiras nas extremidades superiores e inferiores centrais da tela.
- Super Barrier Pong – mesmo jogo Barrier Pong, mas com raquetes duplas.
- Maxi Barrier Pong – mesmo jogo Barrier Pong, mas com raquetes duplas e uma das raquetes está no campo de jogo do adversário.
- Team Barrier Pong – mesmo jogo Barrier Pong, mas com raquetes triplas e uma das raquetes está no campo de jogo do adversário.
- Barrier Hockey – mesmo jogo Hockey, mas são adicionadas um par de barreiras nas extremidades superiores e inferiores centrais da tela.
- Super Barrier Hockey – mesmo jogo Barrier Hockey, mas com raquetes duplas.
- Maxi Barrier Hockey – mesmo jogo Barrier Hockey, mas com raquetes duplas e uma das raquetes está no campo de jogo do adversário.
- Team Barrier Hockey – mesmo jogo Barrier Hockey, mas com raquetes triplas e uma das raquetes está no campo de jogo do adversário.
Em resumo, as diferentes versões dos jogos são alterações interativas, adicionando elementos como várias raquetes e alterando suas posições, colocando barreiras, mas com o mesmo objetivo. Basicamente o Ultra Pong tem dois jogos: Pong e Hockey.
Ficha Técnica
Nome: Tele-Games Pong Sports II
Geração: Primeira
Fabricante: Atari (distribuído pela Sears)
Ano de lançamento: 30 de outubro de 1977 (EUA)
CPU: Atari chipset (C010765 pong-in-a-chip)
Controles: Dois dials Dial (semelhante a um seletor de rádio) ou Potenciômetro de Fio (paddle) destacáveis
Mídia: não possui
Jogo famoso: Paredão
Cores: colorido (via sinal de TV)
Som: Alto-falante embutido
Portas I/O: Saída de vídeo TV RF
Alimentação: Baterias: 4 baterias tamanho C ou fonte de alimentação externa (6v)
Tele-Games Pong Sports IV
O Pong Sports IV da Sears (modelo C-402D) foi anunciado meses depois da 11ª Consumer Electronics Show (CES) que ocorreu em Chicago entre 5 e 8 de junho de 1977, mesmo evento que revelou os últimos Pongs e VCS da Atari, com um preço sugerido de US$49,99.
Esta versão do console é exatamente idêntica ao Pong Sports II e portanto, também é um Atari Ultra Pong. A diferença para o Pong Sports II era que dentro na caixa, ao invés de dois controladores haviam quatro. O console só foi lançado em 4 de outubro de 1977, um mês depois do lançamento do Atari VCS. Estava claro que a Atari não tinha mais interesse na plataforma, e para poder ainda ter concorrência com as dezenas de milhares de outros clones de Pong do mercado, se sentiu obrigada a vender seu console a quase preço de custo.
Mas a Sears queria aproveitar ao máximo desse último console, lançando essa versão antes do Pong Sports II, tentando vender todo o seu estoque e faturando o máximo da já obsoleta plataforma. Nas páginas 650 a 655 do catálogo da Sears Wish Book for the 1979 Holiday Season, era possível ainda ver disponibilidade do Pong Sports IV por US$24,95, ao lado de videogames de ponta como o Video Arcade (outra parceria que a Sears faria com a Atari para vender o VCS) e o computador Atari 400.
Jogos
Pong Sports IV tem os mesmos 16 jogos de Pong Sports II. Dependendo da quantidade de controles plugados no console, os jogadores vão perceber que automaticamente o campo de jogo do Pong Sports IV vai mudar, se dividindo em até quatro quadrantes iguais divididos por linhas centrais horizontal e vertical. O movimento de cada raquete controlada pelos jogadores está limitada a esse quadrante. Todos os 16 modos de jogo do Ultra Pong irão receber, portanto, mais dois grupos de raquetes de cada lado e as regras de jogos se mantém as mesmas, com os mesmos padrões, barreiras e quantidades, dependendo de cada jogos escolhido. Percebe-se que certas combinações de jogo com quatro jogadores poderiam confundir os jogadores, tendo ao mesmo tempo até 16 raquetes em uma mesma tela.
Ficha Técnica
Nome: Tele-Games Sports Pong IV
Geração: Primeira
Fabricante: Atari (distribuído pela Sears)
Ano de lançamento: outubro de 1977 (EUA)
CPU: Atari chipset (C010765 pong-in-a-chip)
Controles: Quatro dials (semelhante a um seletor de rádio) ou Potenciômetro de Fio (paddle) destacáveis
Mídia: não possui
Jogo famoso: Paredão
Cores: colorido (via sinal de TV)
Som: Alto-falante embutido
Portas I/O: Saída de vídeo TV RF
Alimentação: Baterias: 4 baterias tamanho C ou fonte de alimentação externa (6v)
Mercado
A confiança do público de classe média na Sears – assim como o alcance onipresente da empresa no território norte-americano – foi uma acertada escolha para a Atari. No final, ambas as empresas se aproveitaram do que tinham de melhor, e isso caracteriza ema uma boa parceria. Até o Natal de 1975 foram vendidos 150.000 dos consoles da Sears: 75 mil no lançamento do produto e mais 75 mil como pedido urgente da Sears para as festas de fim de ano. Este enorme sucesso pavimentou um relacionamento entre as duas empresas que seria duradouro. De um lado, uma empresa antiga e séria com um enorme mercado; do outro lado uma jovem e ousada empresa que conheceria seu ápice vendendo arcades e agora videogames. O videogame se tornou o produto de maior sucesso da Sears na época, o que rendeu à Atari um Prêmio de Excelência em Qualidade oferecida pela Sears a seus fornecedores.
Como visto, ainda existem muitas dúvidas sobre datas de anúncio e lançamento dos consoles. Demorou décadas para descobrir todos os detalhes na catalogação das versões de Pong da Atari e da Sears. Somente essas duas empresas produziriam mais de vinte consoles derivados do Home Pong. A estratégia era simples: todo e qualquer produto desenvolvido pela engenharia da Atari deveria ter uma versão para a Sears. Para ajudar na identificação de cada unidade, seu respectivo ano e similaridades, a tabela abaixo ajuda na relação entre os consoles da Sears e da Atari
Nome Sears | Jogos | Jogadores | REF | Ano | Modelo | Nome Atari | Chip |
PONG | 1 | 2 | 25796 | 1975 | C-100 | PONG | 3659-1C |
Hockey-PONG | 4 | 2 | 99721 | 1976 | C-120 | Hockey-PONG | AY-3-8500 |
Super PONG | 4 | 2 | 99736 | 1976 | C-140 | Super PONG | C010073-3 |
PONG IV | 1 | 4 | 99717 | 1976 | C-160 | PONG Doubles | 3659-3 |
Super PONG IV | 4 | 4 | 99737 | 1976 | C-180 | Super PONG TEN | C010073-1 |
Super Pong | 4 | 2 | 99788 | 1977 | C-200 | Super PONG PRO-AM | C010073-1 |
Super PONG IV | 10 | 4 | 99789 | 1977 | C-202 | Super PONG PRO-AM TEN | C010073-3 |
PONG Sports II | 16 | 2 | 99707 | 1977 | C-402S | Ultra PONG | C010765-5 |
PONG Sports IV | 16 | 4 | 99708 | 1977 | C-402D | Ultra PONG Doubles | C010765-5 |
Semelhante ao movimento dos arcades, várias empresas começaram a produzir e lançar clones de Pong para capitalizar o sucesso do console doméstico, muitas das quais continuaram produzindo novos consoles e videogames. Um exemplo emblemático foi a Magnavox, que relançou seu sistema Odyssey (originalmente projetado por Ralph Baer) com hardware simplificado usando chips únicos de vários fabricantes, adicionando novos recursos a cada console, que saíam em questão de meses. A Coleco entrou no mercado de videogames com seu console Telstar; possuindo três variantes do Pong e também foi sucedido por modelos mais aprimorados. A própria Nintendo iniciou sua empreitada dentro da indústria dos jogos eletrônicos lançando o Color TV Game 6 em 1977 no Japão, que reproduz seis variações de Pong. No ano seguinte, foi seguido por uma versão atualizada, o Color TV Game 15, que apresentava quinze variações.
Os consoles dedicados de Pong e os numerosos clones se espalharam no mundo todo como um vírus e tornaram-se, desde então, os sistemas de jogos eletrônicos mais difíceis de se catalogar; Os consoles Pong da Atari são mais comuns e vendidos na casa das centenas de milhares, enquanto que consoles como o TV Fun da APF Electronics são mais raros de achar. Além disso, temos uma infinidade de empresas de “fundo de quintal” que livremente fabricavam seus próprios aparelhos, claramente usando componentes vendidos no mercado – uma estratégia prevista por Bushnell que travou sua propriedade intelectual mas não conteve os aproveitadores de ideias que inovavam a cada dia.
Vendo que a própria Atari fazia isso com a Sears, talvez seria prudente pensar que ela já não mais ligava para isso, por dois motivos: primeiro, seu interesse era muito maior no Atari VCS; segundo: quanto mais empresas criassem clones de Pong, mais processos ganhariam da Magnavox e provavelmente deixariam de competir no mercado. Um jogo de xadrez para uma indústria que começava a perceber que negócios e entretenimento deveriam ser tratados de uma forma diferente da atual, ou uma crise poderia se instalar nessa mercado.
Curiosidades
- Não foi a toa que os primeiros Pongs da Sears tinham a marca da Atari no botão de ligar e desligar: era uma forma de sempre lembrarem que quem fez aquele produto acontecer foi a Atari.
- Os conhecidos catálogos da Sears, chamados de Wish Books, tinha um número de páginas exageradamente alto: alguns chegavam a ter até 800 páginas.
Referências
Old Computers
Atari Museum
Pong Story
Kent, Steve L. The Ultimate History of videogames
Manual de instruções dos aparelhos
Atari History Timelines por Michael Current
Dylan & Mikayla List of Gaming Systems
Atualiazado em 23/06/2020 por Daniel Gularte